segunda-feira, 30 de maio de 2011

Champions League - Manchester United 1 Barcelona 3

Não há dúvida! O Barça tem melhor equipa, ou seja, melhor conjunto, um colectivo mais afinado (tiki, taka) e individualmente melhores artistas a partir das linhas: média e avançada!
Além disso, mais uma vez ficou provada a qualidade individual do Messi que é um autentico (prodígio, portento) exemplo de atitude, de garra, e, desequilibra que se farta! Depois: Xavi, Iniesta, David Villa e Pedro Rodrigues com o seu talento e virtuosismo também contribuem para desnortear os adversários, Messi então, está lá para dar o golpe de misericórdia nos contrários. Também não é para admirar porque aos anos que jogam juntos pode-se dizer que actualmente: já jogam duns para os outros d'olhos fechados.
A superioridade no aspecto da qualidade técnica dos craques do Barça foi de tal modo evidente, que reduziu a super equipa do Manchester à vulgaridade.
Na equipa do Barça não raro é ver o próprio Messi um craque que é campeão do mundo, a fazer pressão sobre os defesas e médios adversários, a disputar a posse da bola como se fosse a última coisa a fazer na vida! E, claro os outros (colegas) elementos ofensivos da equipa, os avançados blaugrana, seguem-lhe o exemplo.
A principal virtude da equipa deste Barça é o seu sistema de jogo: a circulação e posse de bola (tiki, taka), que faz os adversários andarem a cheirar a bola, e, convenhamos este sistema cansa e muito: física e psicologicamente (ataca o ânimo) os adversários.
Um antídoto contra esta equipa do Barça quase que não existe, a não ser os Dragões colocarem em prática a táctica utilizada contra o Villarreal, quero significar, correr alguns riscos, mas tentar impedir que a bola chegue jogável aos virtuosos, talentosos e rápidos dianteiros blaugrana. Para isso é importante que os médios e avançados dos dragões sigam o exemplo dos craques do Barcelona, começando por fazer pressão sobre os defesas do Barça que são individualmente os elementos dos catalães menos talentosos a construir.
PS - José Mourinho citou a influência do dirigente catalão na UEFA
E não vou aqui discutir se o el especial tem ou não razão, mas a verdade é que é um facto incontroverso: os árbitros que apitam os jogos do Barcelona, protegerem os jogadores blaugrana (excelentes actores quando se trata de encarnarem o papel de vitimas, não olhando eles próprios a meios para parar os adversários, quando se torna necessário) das entradas mais (viris) impetuosas dos adversários, intimidando/sancionando com a exibição dos respectivos cartões amarelos, e por vezes, vermelhos, os contrários que adoptarem um tipo de jogo mais viril, ou seja, os talentosos jogadores do Barça podem jogar tranquilos porque está lá sempre um juiz do apito protector a exigir que os adversários dos blaugrana joguem macio contra eles. E não há dúvida que deste modo é muito mais fácil exibir as habilidades dos meninos. E saliento o facto, porque tal critério protector não se vê em mais nenhum jogo internacional.

Sem comentários: