domingo, 19 de maio de 2013

FC Porto é tri-campeão!

19/05/2013 - Paços de Ferreira 0 - FC Porto 2
É um facto que o FC Porto conquistou os últimos 3 pontos que lhe faltavam para ser tricampeão, mas o que é certo é que não gostei do jogo principalmente devido à exiguidade do rectângulo de jogo, mas também devido aos protagonistas, que não estiveram à altura dos seus pergaminhos e realizaram uma exibição longe d'outras já realizadas esta época...!
Os Dragões recuperaram quatro pontos de desvantagem nas últimas três jornadas, mas convém lembrar que, nos últimos três anos, têm apenas uma derrota. Para além de este ter sido um dos campeonatos mais saborosos de sempre, que ficará sempre na memória pelo golo nos descontos de Kelvin, frente ao Benfica, sublinhe-se ainda que Lucho tem seis títulos nacionais em cinco anos e meio de FC Porto e Helton arrecadou o sétimo, no dia em que cumpriu a 200.ª partida na Liga.
Era preciso ganhar, num campo difícil devido ás pequenas dimensões do mesmo, mas os primeiros 15 minutos foram marcados por muitas faltas e muito luta a meio-campo. As duas equipas sentiram dificuldades em ligar o jogo, mesmo com o FC Porto a assumir a maior parte da posse de bola e a intenção de rematar à baliza (o Paços de Ferreira chegou ao intervalo sem qualquer remate na estatística). A primeira tentativa de golo foi de João Moutinho, aos quatro minutos, e, aos sete, Varela trabalhou na esquerda e Lucho, de primeira, acertou na malha lateral.
A partir dos 15 minutos, o FC Porto subiu de rendimento, talvez por ter sacudido aquela pontinha de nervosismo que subsistia, e passou a adivinhar-se o golo. Aos 21 minutos, Lucho atirou por cima, de primeira, na "ressaca" de uma jogada de ataque. No minuto seguinte, James interceptou um mau passe de Luiz Carlos e obrigou Ricardo a fazer falta, quando o colombiano se isolava. O defesa pacense foi expulso e Lucho converteu a correspondente grande penalidade. Metade do trabalho estava feito e apenas nos descontos o Paços de Ferreira conseguiu ameaçar a baliza de Helton, que se antecipou a Vítor mas não teve mais trabalho nos primeiros 45 minutos.
Logo no recomeço, Varela teve um grande trabalho na esquerda e cruzou para Jackson, que cabeceou a preceito, mas Cássio a evitou o golo em cima da linha. No entanto, aos 52 minutos, o colombiano apontou o golo que atribuiu definitivamente o título: uma bola pingada na área que Lucho ganhou foi parar aos pés do avançado, que não perdoou. O jogo estava controlado, mas houve um factor que obrigou os portistas a sofrer mais um pouco: a expulsão de Danilo, aos 56 minutos, por acumulação de amarelos.
Num contexto de dez contra dez, a matriz de posse de bola do FC Porto era ideal para controlar o encontro até ao apito final e garantir o título. Assim foi, sem grandes sobressaltos, e com um inesgotável Varela na frente de ataque, que conseguiu criar perigo quase a cada lance. Lucho ainda acertou no poste, bem como Jackson, quando tentou um chapéu, já em cima do minuto 90, o que o impediu de superar a melhor marca de golos no campeonato desde que este é discutido a 30 jornadas. "Ficou-se" assim pelos 26 tentos, na época de estreia em Portugal.
FICHA DE JOGO - Liga portuguesa, 30.ª jornada


Estádio da Capital do Móvel, em Paços de Ferreira
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)
Assistentes: Nuno Pereira e Hernâni Fernandes
Quarto árbitro: Jorge Ferreira

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Tony, Ricardo, Tiago Valente e Diogo Figueiras; André Leão, Luiz Carlos e Vítor; Manuel José (cap.), Poulsen e Josué
Substituições: Poulsen por Cohene (24m), Manuel José por Christian (intervalo) e Vítor por Hurtado (74m)
Não utilizados: António Filipe, Caetano, Nuno Santos e Filipe Anunciação
Treinador: Paulo Fonseca

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, João Moutinho e Lucho (cap.); James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Defour por Castro (78m), James por Kelvin (82m) e Varela por Liedson (89m)
Não utilizados: Fabiano, Izmaylov, Abdoulaye e Sebá
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1Marcadores: Lucho (23m, pen.) e Jackson (52m)
Cartões amarelos: Danilo (17m e 56m) e André Leão (78m)
Cartões vermelhos: Ricardo (22m) e Danilo (56m, por acumulação de amarelos)

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Na hora da vitória, apraz-me registar:

3 dias 3 campeonatos, é fantástico ter esta paixão, contra tudo e contra todos ganhamos no andebol, no hóquei e a cereja no topo do bolo o TRI CAMPEONATO.
Parabéns a todos os adeptos, estrutura, todos os jogadores e fundamentalmente aos 3 treinadores com especial incidência para Vítor Pereira.