quinta-feira, 29 de maio de 2014

Curosidades e enredos actuais

29/05/2014

1 - Maicon em entrevista.

Nem Paulo Fonseca, nem Luís Castro nem sequer a SAD. O central, agora capitão em campo, atribui  ao plantel a responsabilidade do fracasso na última época e a obrigação de devolver o FC Porto aos títulos. Na época passada, faltou atitude e mais respeito pelas equipas pequenas.

2 – A FC Porto-Futebol,SAD espera conseguir resistir ao mercado e manter os avançados. Gonçalo Paciência também será opção para Julen Lopetegui.

Jackson é um dos jogadores mais pretendidos da atualidade, mas a SAD do FC Porto espera conseguir manter o avançado no plantel da próxima temporada. Se não houver surpresas ditadas por propostas irrecusáveis para qualquer um dos homens da frente, Lopetegui começará a época com três avançados: Jackson, Ghilas e Gonçalo Paciência que vai ter oportunidade de trabalhar com o plantel principal.

3 - Luís Filipe Vieira
"De certeza que esse telefonema nunca existiu. De certeza absoluta. Ele chegou há pouco tempo ao futebol. Não sei se vê fantasmas ou não, mas nem me lembrava desse caso já. Sob a minha palavra de honra que nunca fiz esse telefonema ao Bruno de Carvalho. Eu não sou populista, nem demagogo, mas não é preciso recorrer a invenções para garantir votos. Os sócios do Benfica sabem com quem é que contam. Não vou alterar nada daquilo que sou. Trabalho muito em prol do Benfica. Volto a dizer: nunca telefonei ao Bruno de Carvalho. É feio dizer mas ele mentiu"

4 - Bruno de Carvalho

Na apresentação da equipa de andebol adaptado do Sporting, o presidente Bruno de Carvalho
confrontado com as declarações de Luís Filipe Vieira, Bruno de Carvalho recorreu à ironia e ao sarcasmo para explicar o alegado telefonema. "Fui questionado sobre o presidente do Benfica que teria dito que teria falado num telefonema onde me teria dito que já tinha os pontos suficientes para não descer de divisão. E, no mesmo telefonema, ele estava a contar que apesar dos milhões gastos o melhor reforço eram as nomeações. Quer um quer o outro ironizaram. Mas não é ironia quando o Luís Filipe Vieira disse publicamente que, mais importante do que contratações, era ter as pessoas certas nos órgãos de poder do futebol. Adoro pessoas que me façam rir e ontem fartei-me de rir", declarou o presidente do Sporting que, perante a insistência para confirmar a existência do telefonema, atirou: "Estávamos a ironizar os dois, mas acho mais importante o presidente do Benfica dizer que é importante ter pessoas nos lugares certos."
Já sobre a possibilidade de a situação poder colocar em causa a relação entre os dois clubes, afirmou: "Quando uma pessoa me faz rir pode pôr em causa a relação?"

Não confirmando a candidatura do vice-presidente do Sporting Vítor Ferreira à presidência da Liga de Clubes, Bruno de Carvalho mostrou-se agradado com a ideia: "Terá de perguntar ao próprio Vítor Ferreira. Ao Sporting agrada, mas sabem que o Sporting luta há um ano por um futebol diferente, moderno, transparente e claro. O Sporting apoiará a pessoa que abraçar a causa de um desporto digno."

PS - Entenda-se por um desporto digno tudo que beneficie o Sporting...!

A soberba de certos pseudo-democratas

29/05/2014 - Pelos vistos perder a compostura significa: discordar do autor de discutível texto, procurar debater o problema sem recorrer a ofensas pessoais, nem provocações, procurando unicamente discutir os efeitos práticos das teorias e o esclarecimento.

Desculpas para acções prepotentes: tenho convicções fortes (mesmo que controversas),  não admito insinuações (!), perdeu a compostura (quando e onde?!) acusa-se o oponente de petulância (!Só se for por ter a ousadia de contestar o iluminado...),  e,  se não concorda desampare-me a loja por que não estou para o aturar...!
Já fica a saber que não publico mais nenhum comentário seu... (isto já me cheira a censura bafienta, e, onde é que já vi isto?!)

Quando faltam os argumentos recusa-se o debate impondo mordaças, porque o interlocutor é alguém que se presume não estar ao nosso nível, porque simplesmente não nos apetece debater o problema, mas eu desconfio que principalmente se trata, de falta de argumentos plausíveis de contestação aos argumentos contrários.
Se isto é ser petulante (acusação injustificável) eu vou ali e já venho...!


PS - Estratégias dos apologistas da abstenção


Quem sabe se a estratégia não é mesmo essa, aproveitar o descontentamento dos eleitores para defender posições como a abstenção de modo a impedir que os eleitores descontentes com a política seguida pelo governo, se desviem do rumo traçado pela sociedade conservadora e possam ser atraídos por partidos como a coligação CDU (verdes+comunistas) e até pelo PS...!


Pablo Neruda:
"Você é livre para fazer suas escolhas, mas  prisioneiro das consequências"

terça-feira, 27 de maio de 2014

FC Porto esta época perdeu 22 milhões

27/05/2014 -  FC Porto-Futebol, SAD vai receber menos 22 milhões de euros do que a época passada...!
Uma prova da desastrada planificação da época 2013/14 que os dirigentes da SAD fizeram.


A SAD do FC Porto apresentou hoje os resultados consolidados do terceiro trimestre de 2013/14, com um Resultado Líquido Consolidado Acumulado negativo em 38,703 milhões de euros, a 31 de março de 2014.

De acordo com o documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os dragões lembram que este resultado é pior do que o do período homólogo, em que tinham tido um Resultado Líquido Consolidado Acumulado negativo de 6,565 milhões.

Segundo a SAD do FC Porto, este resultado deve-se, sobretudo, "à diminuição dos resultados com transacções de passes de jogadores".

Os proveitos operacionais, excluindo os valores de passes e apesar da diminuição das receitas de participação nas competições europeias, chegam aos 56,180 milhões de euros, ligeiramente superior ao período homólogo (55,724 milhões).

Os dragões receberam neste período menos 22,114 milhões de euros em transacções de passes de jogadores, que atingiram os 11,994 milhões.

O passivo diminui 11,220 milhões euros face a 30 de Junho de 2013, mas mantém-se acima dos 200 milhões, com um total de 209,005 milhões.

Os dragões realçam que estes são resultados intermédios e que, "devido à grande sazonalidade em diversos custos e proveitos desta sociedade, e de outras do mesmo sector de actividade, principalmente os relacionados com transacções de passes de jogadores, não se poder daqui retirar ilações conclusivas sobre a evolução do comportamento económico-financeiro" da sociedade.

"O terceiro trimestre é geralmente o trimestre que apresenta piores resultados e este exercício não foi excepção, tendo a sociedade obtido um resultado líquido acumulado negativo de 38,703 milhões de euros, resultado este bastante inferior ao obtido em igual período da época transacta", refere a SAD.

Segundo o FC Porto, "esta diferença assenta principalmente ao nível das rubricas relacionadas com passes de jogadores, pela diminuição dos resultados com transacções de passes registados no período. No entanto, o resultado operacional, excluindo resultados com passes, sofreu também um agravamento comparativamente ao 3.º trimestre de 2012/2013".

A nível desportivo, a SAD "azul e branca" admite que "os primeiros nove meses da época não correram como era expectável e o rendimento da equipa ficou abaixo do que estava previsto", apesar da conquista da Supertaça no primeiro encontro da temporada.

"A equipa não conseguiu, no entanto, manter o desempenho dos anos anteriores e no início da segunda volta do campeonato caiu para o terceiro lugar do campeonato nacional, posição em que viria a terminar a competição", refere o documento enviado à CMVM.

sábado, 24 de maio de 2014

Silly season ou defeso futebolístico

24/05/2014 - No intervalo entre o fim da época e o início da próxima aproveito para divulgar um poema muito bonito de:

Ary Dos Santos e música de Paulo Carvalho


"Roseira, botão de gente"

A Força, Que eu tive no momento

Tecendo o teu corpo, A primeira vez

Está agora no teu ventre, Em movimento

No filho que a gente fez

Depois irá pouco a pouco, Ficando maior

Por dentro de ti, E o teu corpo me segreda

Quando toco, Que o meu filho está ali

Eu fui a semente, Tu és o canteiro,

Dum cravo de carne, Que tem o meu cheiro.

Eu fui o arado, Tu és a seara

Seara de trigo sem fim, Seara lavrada por mim,

O que um homem sente, Quando a companheira

Dá flor no presente, Para a vida inteira.

É como se o sangue, Fosse uma roseira,

Roseira botão de gente, Rosa da minha roseira

A vida que tece outra vida, É vida parida,

É vida maior, Tens agora a palpitar,

A minha vida, No teu ventre meu amor.

Depois vamos os dois, P'rá vida nova'

Será uma flor, Flor de carne

A despontar da primavera, Do teu ventre meu amor.

Eu fui a semente, Tu és o canteiro,

Dum cravo de carne, Que tem o meu cheiro.

Eu fui o arado, Tu és a seara

Seara de trigo sem fim, Seara lavrada por mim,

O que um homem sente, Quando a companheira

Dá flor no presente, Para a vida inteira.

É como se o sangue, Fosse uma roseira,

Roseira botão de gente, Rosa da minha roseira

Intro: Eu fui a semente, Tu és o canteiro,

Dum cravo de carne, Que tem o meu cheiro.

Eu fui o arado, Tu és a seara,

Seara de trigo sem fim, Seara lavrada por mim,

Voz: O que um homem sente, Quando a companheira

Dá flor no presente, Para a vida inteira. É como se o sangue

Fosse uma roseira, Roseira botão de gente,

Rosa da minha roseira

sexta-feira, 23 de maio de 2014

FC Porto - O novo projecto do futebol

23/05/2014 - Declarações do novo técnico dos dragões que revelam inteligência e (acredito) competência e capacidade de liderança...!

Lopetegui falou sobre o projeto do FC Porto

 Numa entrevista à revista Dragões, Julen Lopetegui contou o que sentiu na primeira conversa que teve com Pinto da Costa durante as negociações que o trouxeram até ao FC Porto. "A primeira vez que falei com o presidente, ele transmitiu-me muita segurança e acreditava muito no que eu lhe dizia. Foi muito, muito fácil, foi muito rápido. O presidente queria um projeto, eu queria um projeto".

Lopetegui revelou ainda que sabe ser amigo dos jogadores, mas também confessou que sabe ser rigoroso. "Creio que sou amigo quando o devo ser, que sou rigoroso quando o devo ser. Não gosto da palavra severo, gosto mais de rigoroso e exigente, como exige esta profissão. Mas como em todas as relações profissionais, a primeira palavra que deve existir é respeito pela profissão".

 
PS -Iturbe (o incompreendido)

Vítor Pereira, treinador bicampeão pelo FC Porto, justificou o pouco uso que deu a Iturbe com as "muitas lacunas" apresentadas pelo jogador. Ninguém de boa-fé as desconhecia: para ele, defender era uma noção abstrata; jogar ao primeiro toque nunca lhe passara antes pela cabeça e só com alguns bons talhões de relva disponíveis conseguia ser decisivo, ora disparando, supersónico, por entre defesas apanhados em contrapé, ora chutando de longe com toneladas de potência.
Talvez alguns portistas tenham entendido este ponto de vista, mas não está na natureza dos adeptos deslembrar o resto; os poucos golos e jogadas que ia deixando cair (ou que lhe iam permitindo), entre toda a grande confusão que foi (de facto) o futebol dele em Portugal. Golos que só jogadores de elite alcançam, como sabem todos os que consomem jogos atrás de jogos à espera de momentos daqueles.
Não é fácil, para quem compra bilhete, abrir mão de um exemplar como Iturbe, mesmo pressentindo, eventualmente, que seria preciso dar-lhe uma volta completa para o moldar ao jogo do FC Porto.
Provavelmente, agora nunca será um jogador de espaços curtos e disponibilidade defensiva, como queria Vítor Pereira, até porque fez nome no Verona com o futebol oposto (em contra-ataque, também teria jogado no Dragão) e os clubes interessados já o querem por ter essas exatas características. Mas também nunca saberemos o que Iturbe poderia ser agora se Vítor Pereira, e depois Paulo Fonseca - ou melhor, para não cometer injustiças -
se o FC Porto tivesse olhado menos às "muitas lacunas" e mais ao "potencial inato". 

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Como no domingo há eleições para o parlamento europeu

21/05/2014 - No próximo domingo há eleições para o parlamento europeu, mas que se poderão reflectir imenso na política interna do País. Por isso meus amigos é muito importante levantarem o traseiro do sofá e irem votar, quanto mais não seja, pelo seguinte:

Caros amigos que vêm consultar o meu blog!

Lamento que haja alguém que pense em abster-se, pois eu que me considero esclarecido, nunca fui enganado, pela simples razão de:

a) Não votar em partidos eleitoralistas que prometem o céu e quando chegam ao poder pregam-nos com o inferno...

b) Durante os 40 anos da existência da nossa novel democracia, nunca me senti defraudado, porque como me despi de preconceitos, tenho estado sempre apto a contribuir para ajudar a eleger qualquer dos partidos existentes, entenda-se deputados: desde a direita à esquerda, consoante e unicamente a minha opção política.

c) O meu critério para escolher aqueles que me irão representar na assembleia da república, tem a ver com os meus interesses económicos, meus e da minha família.

d) Estou de acordo que o voto não deve ser obrigatório, mas como não quero delegar em ninguém a possibilidade de tentar influenciar a política a colocar em prática, para mim o voto é uma obrigação cívica.
A abstenção, significa que "tanto se lhe dá como se lhe deu". Implica, aceitar todas as filosofias de vida, todas as políticas, passar cheques em branco aqueles que detêm o poder.

e) Em democracia o voto é a arma do povo. O que eu prezo, é a minha liberdade de escolha, e por isso, advogo o debate e o esclarecimento. Entendo que se deve ter consciência política.

f) O 25 de Abril de 1974 aconteceu porque as pessoas queriam eleições livres, queriam liberdade de pensamento e de imprensa, preconizavam e defendiam o desenvolvimento do País que era um dos mais atrasados do mundo. Por isso não me venham falar em desistir de participar.

Cordiais cumprimentos

Armando Monteiro

Encaixe significativo para os cofres do FC Porto

21/05/2014 - Cinco portistas já estão certos no Brasil e faltam quatro verem os nomes confirmados.

A FIFA paga 2180 euros por dia por cada um deles.

Encaixe significativo para os cofres da FC Porto- Futebol, SAD


Ponto prévio: ainda falta conhecer as listas definitivas de algumas seleções, mas é praticamente certo que o FC Porto terá nove jogadores no Mundial do Brasil e que renderão aos cofres da SAD mais de meio milhão de euros, pagos pela FIFA como indemnização por fornecer atletas às seleções. Uma verba que subirá consoante o rendimento das equipas. Varela, Herrera, Reyes, Mangala e Defour já sabem que fazem parte das escolhas finais dos respetivos selecionadores, faltando Quintero, Jackson, Ghilas e Fucile verem os nomes confirmados. Opare também fará o Mundial como reforço do FC Porto, mas neste caso a verba deve ir parar ao Standard de Liège.
As contas são simples de fazer: a FIFA informou que vai pagar 2180 euros por jogador e por dia, neste Mundial, um valor bem superior ao que distribuiu há quatro anos, no campeonato do mundo disputado na África do Sul e que foi de 1224 euros; esta compensação começa a ser contabilizada duas semanas antes do jogo inaugural e vai até à última partida da respetiva seleção, pelo que já há um mínimo de 28 dias a ter em consideração porque a prova arranca a 12 de junho e a última jornada da fase de grupos será no dia 26. Assim, no caso de se confirmarem os nove internacionais em causa, renderão ao FC Porto 549 360 euros, ou seja, 19 620 euros diários.

PS - Qual vai ser a estratégia desportivo-financeira do FC Porto no futuro próximo?

http://www.reflexaoportista.pt/2014/05/angelino-ferreira-maio-de-2013.HTML

PS2 - ALBERT LUQUE : "O FC Porto seria melhor para Ayoze"

É nesse quadro de interesse que o portal Deporpress falou com Albert Luque, um dos espanhóis cuja carreira incluiu uma passagem pelo clube da Premier League. Luque, que não hesita em revelar ter-se arrependido da opção por aquele clube inglês, considera que, a confirmar-se a decisão, Ayoze escolheu mal. "É uma equipa que joga um futebol tipicamente britânico, de jogo direto. Tratam bem os jogadores estrangeiros, mas acabam por preferir os britânicos. Na hora de escolher um clube há diversos fatores a ter em conta e talvez o FC Porto fosse o mais indicado para Ayoze".

PS3 - Um povo submisso

 
O historiador João Sedas, fez mesmo uma comparação entre o internacional português e o povo luso, beneficiando, claro está, o craque do Real Madrid.

"Ele é o homem que os portugueses raramente conseguem ser: ótimo profissional e dono do próprio nariz. Contrasta com o traço comum de submissão deste país".

Pinto da Costa: oposição ao centralismo político

21/05/2014 - FC PORTO - Pinto da Costa em Vila Nova de Gaia

 "Contra tudo, contra todos e contra os tolos"

Jorge Nuno Pinto da Costa esteve, esta quarta-feira, na Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia para assinar um protocolo de andebol com o autarca local, Eduardo Vítor Rodrigues, que permitirá ao FC Porto, por exemplo, utilizar alguns espaços desportivos da cidade.

O presidente dos dragões não falou de futebol e, à semelhança do edil gaiense, teve um discurso muito político, marcado pela oposição ao centralismo.
De resto, a frase com que o encerrou não poderia ter sido mais forte. "Contra tudo, contra todos e contra tolos", referiu Pinto da Costa.

terça-feira, 20 de maio de 2014

A comunicação social encarnada facciosa e vendida...!

20/05/2014 - O exagero é estupidez

Euforia desenfreada

Lista dos clubes vencedores das provas da UEFA

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_UEFA_club_competition_winners


PS - Quem ganha consecutivamente habitua-se; quem ganha esporadicamente fica eufórico, extasiado...

PS1 - Opinião

Carlos Carbonero seria um bom reforço. A custo-zero e pelo que vi dele é um bom jogador, extremo muito forte fisicamente e muito lutador, não dá uma bola por perdida e trabalha muito para a equipa...


 
PS2 - O Bruno fanfarrão

PORTISTAS DE TODO O MUNDO E ADEPTOS DO FUTEBOL EM GERAL

20/05/2014 - DIVULGAR PELAS REDES SOCIAIS:

O FC Porto fez o Triplete (Treble em inglês) por duas ocasiões, em 2003 com José Mourinho e em 2011 com André Villas-Boas:

1- Campeonato Nacional

2- Taça de Portugal

3- Competição Europeia: Taça UEFA (2003) e Liga Europa (2011)Treble na Wikipédia:


Fifa divulga treble do FC Porto

http://en.wikipedia.org/wiki/Treble_(association_football)

O FC Porto juntou ainda a estes troféus a respectiva Supertaça Cândido de Oliveira em 2003 e 2011, vencendo 4 troféus numa só temporada.

O FC Porto é o único clube do Mundo que conquistou o Triplete/Treble por duas vezes: 2003 e 2011.

O FC Porto, Liverpool e Chelsea FC são os únicos clubes que venceram a Taça UEFA e a Liga dos Campeões em anos consecutivos. O FCP conquistou a Taça UEFA em 2003 e em 2004 venceu a Liga dos Campeões. 

O FC Porto tem 5 Tripletas Domésticas (ver Wikipédia em inglês): Campeonato + Taça de Portugal + Supertaça. O Sporting tem 2 e o Benfica só agora conquistou a 1ª (em vez da Supertaça ganhou a Taça da Liga).

Nota: A Taça da Liga é uma competição recente (desde 2007/2008), pelo que era impossível conquistar a Taça da Liga em 2003 e 2004.

Benfica tem Recorde Negativo na Europa: Perdeu 2 finais da Liga Europa seguidas (2013 e 2014).

O Benfica não fez história, para fazer história teria de vencer uma Competição Europeia e a Supertaça Cândido de Oliveira, como fez o FC Porto em 2003 e 2011. O FC Porto é que fez História e o resto são cantigas para adormecer leitões.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

A euforia no Portugal dos pequeninos

19/05/2014 - surripiado do dragão até à morte
Nota final:
JJ, aproveita o triplete da tanga e dá de frosques... quem te avisa...


Terminou a época do futebol português e o Benfica, pelos vistos, fez história: ganhou o campeonato e as Taças de Portugal e da Liga. Quando não havia Taça da Liga e só havia campeonato, Taça de Portugal e Supertaça, podemos concluir pelo que se ouviu hoje e não se ouviu no passado, que o F.C. Porto nunca fez história. Como também não fez história quando à Supertaça, juntou campeonato, Taça de Portugal e Liga Europa. OK, levem lá a bicicleta, aproveitem bem, festejem muito, porque na temporada que se segue os Dragões estarão de volta. Este jogo mostra bem a diferença entre uma época para a História e uma época para a história. Mostra bem o nível de exigência de uns e de outros.

PS - Quadriplete único no futebol português

Quadriplete único no futebol português

Apesar da poderosa máquina de propaganda encarnada

19/05/2014 - Apesar de tudo, entenda-se, da poderosa máquina de propaganda benfiquista: Jornal A Bola, RTP, SIC, TVI, e SportTV, manipular, instrumentalizar, influenciar o sector da arbitragem (são todas as épocas levados ao colo pelos árbitros) e dos seus testas de ferro nas instituições do poder do futebol (Conselho de Disciplina da FPF e C J da FPF, Presidência do Conselho de Arbitragem, Presidente de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol (Vítor Pereira)...etc...etc...

Apesar de tudo como acima referi ainda conseguimos contabilizar mais dois troféus do que os nossos rivais que precisam dos troféus, taça da cerveja/ Lucílio Baptista, para se aproximarem dos portistas.
Mas mais, nos totais internacionais, mais importantes porque não sofrem a influência das instituições de poder portuguesas, o clube da águia perde de goleada: 7 a 2.


Com a 25ª Taça de Portugal, as águias chegaram aos 72 troféus, tendo os dragões mais dois.

Confira os parciais:


Competições Internacionais

FC Porto/SL Benfica


Taça Intercontinental/Taça Toyota 2/0

Taça dos Clubes Campeões Europeus/Liga dos Campeões da UEFA 2/2

Taça UEFA/Liga Europa 2/0

Supertaça Europeia/Supertaça da UEFA 1/0

Total Internacional
7/2Competições NacionaisFC Porto/SL Benfica

Campeonato Nacional 27/33

Campeonato de Portugal 4/3

Taça de Portugal 16/25

Taça da Liga 0/5 (taça da cerveja ou lucílio baptista)

Supertaça Cândido de Oliveira 20/4

Total Nacional 67/70

Total: FC Porto 74/ SL Benfica 72


domingo, 18 de maio de 2014

FC PORTO - Opare despediu-se do Standard de Liège

18/05/2014 - A concretizar-se, é uma boa aquisição

O jogo deste domingo contra o Genk foi o último de Daniel Opare com a camisola do Standard de Liège. No final do encontro, o defesa ganês cujo contrato com o emblema belga termina a 30 de junho, usou o Twitter para anunciar a sua saída.

O estilo de Daniel Opare

http://www.ojogo.pt/Futebol/1a_liga/Porto/interior.aspx?content_id=3882789


PS - Nuno Espírito Santo
 
Segunda parte: "Oportunidades claras da nossa parte. O Benfica tem a sorte de ter um grande guarda-redes. Sabíamos que o Benfica ia jogar assim e na segunda parte fomos muito melhores"

Nós concordamos, e até sugerimos, Oblak efectivamente será, actualmente, o melhor guarda-redes a actuar em Portugal.

FC Porto deixa jovem promessa romena rumar aos leões

18/05/2014 - Avançado do Dínamo de Bucareste, de apenas 18 anos, é apontado ao Sporting.

Rotariu, de 18 anos, foi observado há dias pela dupla de diretores Augusto Inácio-Virgílio Lopes, que de imediato encetaram o diálogo com a agente do jogador, Anamaria Prodan. Trata-se de um canhoto que pode atuar nas alas e no meio, como um 10 no apoio direto ao ponta de lança, e que faz da velocidade e drible forte em situações de um para um as suas armas, características que cativaram os leões, que pretendem renovar o lote de opções para as alas do ataque. Pelo Dínamo de Bucareste, na presente época, participou em 34 encontros, marcando nove golos, aos quais juntou ainda seis assistências.

Veja a promessa romena em ação

http://www.youtube.com/watch?v=BvvLBjF1n04

SAD na corrida por Pité

Médio de 19 anos foi uma das boas surpresas da II Liga e interessa aos dragões, mas a concorrência é forte. Tem contrato com os aveirenses, mas deve estar de saída...

Lopetegui define alvos no mercado espanhol
Treinador deu nomes e pediu reforços que conhece dos anos que passou nas seleções. Direção tenta satisfazer as prioridades definidas pelo basco

Estratégias: Onde é que já vi, ouvi ou li, isto?!

 18/05/2014 - Em Turim como cá, sempre no chão, de modo a fazer perder tempo...!
Pirlo diz que o Benfica fez uma "gestão inteligente» da vantagem". "Na prática, nunca se jogou e esta também é uma lição. Eles jogam na Europa há anos e são mais experientes", apontou, sem deixar de lançar algumas críticas aos jogadores que "foram parar ao chão uma dúzia de vezes", com a "permissão do árbitro".

FC PORTO EMITE EMPRÉSTIMO OBRIGACIONISTA "FC PORTO SAD 2014-2017"

15-05-2014 - ​A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vai lançar uma nova Oferta Pública de Subscrição de Obrigações, destinada ao público em geral, no montante global inicial de até 15 milhões de euros, o qual poderá ser aumentado por opção da FC Porto SAD até ao dia 28 de maio de 2014, inclusive (e, nesse caso, será publicada adenda aos subscritores no website da CMVM). A apresentação à comunicação social será feita esta segunda-feira, às 11h00, no Museu Caffé, com a presença do administrador Fernando Gomes.

O período de subscrição vai decorrer entre os dias 21 de maio e 3 de junho de 2014 (inclusive), e a liquidação financeira e física da Oferta ocorrerá no dia 6 de junho de 2014. O preço de subscrição é de € 5 por obrigação, com um montante mínimo de subscrição de € 100, correspondente a 20 obrigações.

O número máximo de Obrigações que pode ser subscrito por cada investidor está limitado à quantidade de Obrigações que estão a ser oferecidas à subscrição estando a quantidade a atribuir sujeita a rateio, caso a procura exceda a oferta e conforme descrito no Prospeto da Oferta. Nesta situação e dados os respetivos critérios a aplicar, poderá vir a ser determinante o momento em que a ordem é dada, considerando que se privilegiarão as ordens que primeiro o sejam. Assim sendo, quanto mais cedo colocar a sua ordem para esta oferta, maior será a probabilidade de, em caso de rateio, a mesma vir a ser totalmente satisfeita. Caso exista alteração da ordem, a data a ter em consideração para efeitos de rateio será a data da alteração.

O empréstimo terá a duração de três anos, ocorrendo o seu reembolso, ao valor nominal, de uma só vez, em 6 de junho de 2017.

A taxa de juro anual nominal bruta (fixa) é de 6,75%* ao ano, sendo o pagamento de juros semestral e postecipado, em 6 de junho e 6 de dezembro de cada ano, até e incluindo a data de reembolso, ocorrendo o primeiro pagamento em 6 de dezembro de 2014.

No caso de estar interessado em subscrever estas obrigações basta dirigir-se às sucursais, balcões ou Centros de Atendimento/Investimento do seu banco entre as 8h30m do dia 21 de maio de 2014 e as 15h00m do dia 3 de junho de 2014.

*Taxa Anual Nominal Bruta (sujeita ao regime fiscal em vigor. Solicite ao seu intermediário financeiro a simulação da rentabilidade líquida, após impostos, comissões e outros encargos)

Não dispensa a consulta do prospeto disponível aqui e em
www.fcporto.pt.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Imprensa adepta encarnada cria animosidade

15/05/2014 - Não há dúvida, é a comunicação social adepta do clube da águia, com o jornal A Bola à frente, seguidos de muito perto por: Correio da Manhã, RTP (Carlos Daniel), SIC, TVI e até a SportTV, que see esconder algum desaire, invariavelmente, optam por denegrir o presidente adversário comportam como se fossem a BenficaTV, que contribuem decisivamente para o clima de animosidade, direi mesmo de guerra, entre o FC Porto e o Benfica. Depois, Luís Filipe Vieira e até o novel presidente dos sportinguistas Bruno de Carvalho, quando querem protagonismo  a fim de atraírem os media e assim ganharem publicidade gratuita.

Como resultado desta situação, acontece que a grande maioria dos portistas acabam por exultar com os desaires do SLB nas provas europeias, quando, se o clima fosse de colaboração para os interesses comuns e de competição sadia, todos os portugueses apoiariam tudo o que é nacional fora de portas.

PS - Surripiado de http://www.reflexaoportista.pt/

PS1 - A RTP 1, a SIC e a TVI, que passaram o dia com uma programação de alienação colectiva centrada no Benfica, que interromperam os telejornais no intervalo do SL Benfica x Sevilha (entre as 20:30 e as 20:45), para fazer directos em locais onde se encontravam benfiquistas a assistir à Final, quando o jogo acabou puseram no ar… telenovelas.

PS2 - A RTP, uma empresa 100% pública, paga pelos contribuintes portugueses, enviou quatro (!) jornalistas para Turim (Carlos Daniel, Noé Monteiro, Alexandre Albuquerque e outro que não fixei o nome), mais os respectivos operadores de câmara e um manancial de meios humanos e técnicos de apoio. Durante um telejornal, cheguei a ver três destes jornalistas a entrarem em directo (um estava nas imediações do estádio, outro à porta do hotel onde ficou o SLB e o terceiro andava pelas ruas de Turim a entrevistar benfiquistas). E tudo isto, quando a televisão que detinha os direitos de transmissão da Liga Europa era a SIC.

 
PS3 - Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço!

(A maldição de Béla Guttmann mais uma vez cumpriu-se)

Mais tarde, Beto, confrontado pelos jornalistas portugueses, sobre as declarações de Jorge Jesus - acusando o guarda-redes de dar uns passos à frente antes de Cardozo bater o penálti -, disse: "Ele também sai da área técnica dos treinadores".

terça-feira, 13 de maio de 2014

Futebol em Inglaterra _ Técnicos que se destacaram

13/05/2014 - Brendan Rodgers, do Liverpool, foi eleito o treinador do ano em Inglaterra, pela Associação de Treinadores de Futebol, em cerimónia realizada na noite desta segunda-feira.

O organismo distinguiu ainda Tony Pulis, do Crystal Palace, com o prémio de treinador do ano na Premier League.

Nigel Pearson (Leicester City), Kenny Jackett (Wolverhampton Wanderers), Russell Slade (Leyton Orient), Ross Wilcox (Scunthorpe) e Nigel Clough (Sheffield United) foram os restantes premiados.

 
PS - Matic
 
André Gomes é um grande jogador, vai ser o melhor da Liga portuguesa, no próximo ano ou no futuro.Curiosa esta afirmação do Matic quando segundo alguns suprassumos portistas com quem troquei impressões, sobre o André Gomes, me informaram que este quando estava a ser formado no FC Porto, nem era grande coisa, segundo eles...!
É caso para dizer: certa gente, apesar das peneiras, não se enxerga mesmo...!

 
PS1 - O que diz Paulo por Joel Neto
Romântico, celebrei aqui a contratação de Paulo Fonseca pelo FC Porto. Deixei-me encantar com a ideia de ver um de nós ("um de nós", os homens normais) na chamada cadeira de sonho - e, quando as coisas começaram a correr mal, senti-me tão traído pelo destino como um adepto portista. Ler agora que Paulo Fonseca diz ter aprendido muito com a passagem pelo Dragão quase me devolveu a esperança. Mas fui conferir as letras pequeninas. E o que Fonseca aí diz não é o que aprendeu. O que ele aí diz é que os egos dos jogadores foram o seu principal obstáculo. Quanto ao resto, uma frase: "Terei a minhas responsabilidades e assumo-as." Como assim, "terei"? Ainda não sabe quais são? Aliás, admite mesmo não as ter tido? Pois, então, não aprendeu grande coisa. Sinto-me duplamente traído.

segunda-feira, 12 de maio de 2014

FC Porto B vence Atlético e é vice-campeão

11-05-2014 - ​Um golo de penálti de Tozé, apontado aos 67 minutos, foi suficiente para o FC Porto B vencer no terreno do Atlético, último classificado da Segunda Liga, e garantir assim o segundo lugar da competição. Os Dragões poderiam ainda chegar ao título nesta última jornada, no caso do Moreirense empatar ou perder em casa com o Tondela, mas tal não sucedeu. Fica como registo a melhor classificação de sempre duma equipa B em Portugal, que daria até acesso à subida de divisão, se estas formações não estivessem impedidas de o fazer.

Os alcantarenses, já despromovidos e sem hipótese de abandonar o último posto, nada tinham a ganhar, mas criaram dificuldades aos portistas no primeiro tempo, dispondo das duas melhores oportunidades nesse período, ambas negadas pelo guarda-redes Caio. O forte calor e alguma ansiedade também impediram os azuis e brancos de apresentar o seu melhor futebol.

No segundo tempo, o FC Porto B foi mais agressivo e esteve mais próximo da baliza contrária, chegando ao golo num penálti convertido por Tozé, após mão de Marco Bicho na área do Atlético. Mais serena, a equipa portista dominou o desafio até ao final, não permitindo qualquer lance de perigo ao Atlético.

 A época do FC Porto B termina assim com um impressionante registo de 23 vitórias, oito empates e 11 derrotas, numa Liga muito competitiva e em que a aposta foi direcionada para os jovens jogadores formados no Dragão. Registo ainda para o facto de Tozé se ter sagrado o segundo melhor marcador da prova, com 20 golos.

FICHA DE JOGO

Segunda Liga, 42.ª jornada - 11 de Maio de 2014

Estádio da Tapadinha, em Lisboa

Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Assistentes: Paulo Vieira e José Gomes

Quarto árbitro: André Campos

ATLÉTICO: Mika, Pedro Caipiro, Fábio Marinheiro, Hugo Pina, Kiki, Marco Bicho, Afonso Taira, Pedro Moreira, Diego Lima, João Mário e Rui Varela

Substituições: Diego Lima por Almani Moreira (68m), João Mário por Diego Gonçalves (75m) e Kiki por Manuel Liz (86m)

Não utilizados: Filipe Leão, Mauro Antunes, Luís Dias e Bacar

Treinador: Jorge Simão

FC PORTO B: Caio, David Bruno, Tomás Podstawski, Tiago Ferreira, Quiño, Pedro Moreira, Tozé, Leandro, Frederic, Gonçalo Paciência e Kayembe

Substituições: Leandro por Pavlovski (57m), Frederic por Ivo (65m) e Gonçalo Paciência por Bruno Silva (90m+1)

Não utilizados: Stefanovic, Rafa, Bruno Costa e André Silva

Treinador: José Guilherme

Ao intervalo: 0-0

Marcador: Tozé (67m, pen.)

Disciplina: cartão amarelo a Quiño (35m), Rui Varela (57m), Hugo Pina (66m), Marco Bicho (66m) e Ivo (90m+4)

Lupetegui o novo técnico do FC Porto

12/05/2014 - Tenho fundadas esperanças que Lupetegui tenha êxito no seu trabalho no FC Porto. E é por isso que espero que os dirigentes do FC Porto lhe proporcionem, dentro das nossas possibilidades financeiras, claro, as condições mínimas, os meios, para que o profissional consiga atingir os objectivos traçados pela hierarquia do FC Porto.

Diz-me a experiência que um dos aspectos que é muito importante, é garantir ao técnico pelo menos 22 futebolistas de nível semelhante a fim de promoverem uma competição sadia entre todos os elementos do Plantel. É que se os titulares perceberem que são muito melhores do que os seus possíveis substitutos, terão tendência a facilitar por acharem que não precisarão de se esforçar, trabalhar muito para manter o lugar na equipa principal (lugar garantido). Por outro lado se perceberem que caso o seu rendimento não seja o normal, poderão ser substituídos com vantagem na equipa, de certeza que terão muito mais cuidado com a sua (deles) forma física e técnica. Por conseguinte, das duas uma, ou os titulares indiscutíveis justificam mesmo, ou então terão de perder o estatuto de indiscutíveis e ser substituídos pelos colegas alternativos.

domingo, 11 de maio de 2014

Luís Castro: "Gostei muito da exibição da equipa"

10-05-2014 - ​Depois do último compromisso oficial do FC Porto em 2013/14, Luís Castro considerou que os Dragões foram justos vencedores na recepção ao Benfica (2-1), sublinhando a exibição colectiva da equipa que liderou até agora. O técnico portista aproveitou ainda para manifestar o seu "total apoio" a Julen Lopetegui, o senhor que se segue no banco do FC Porto.

​"O jogo teve um vencedor merecido, embora saibamos que a justiça é feita pelos golos que se marca e se sofre. Foi um jogo bem disputado, em alguns momentos intenso, durante o qual estivemos quase sempre por cima. Com Quintero e Josué, voltámos a ter mais bola, depois de um período de algum adormecimento, mas creio que fizemos uma primeira parte melhor do que a segunda. O resultado é justo. Gostei muito da exibição da equipa. Todos os jogadores foram fantásticos e deixo as avaliações individuais para outros. Mas é óbvio que fico satisfeito por ver jogadores a evoluírem e a lutarem pelo seu lugar no FC Porto", começou por dizer Luís Castro na conferência de imprensa que se seguiu ao desafio com os lisboetas.

Numa espécie de retrospectiva daquilo que foi o FC Porto sob o seu comando, Luís Castro lamenta a irregularidade de resultados, mas ressalva a forma como a equipa técnica se entregou à "missão" que lhe foi atribuída. "Tivemos muitos jogos com um grau de dificuldade muito elevado. Foram várias montanhas que tivemos de subir. Tivemos resultados maus, mas também tivemos resultados muito bons. Em alguns, a nossa vitória até pecou por escassa. Resumindo, tivemos momentos bons e momentos maus. Entregámo-nos de corpo e alma à missão que nos foi incumbida. Gostaríamos de ter dado mais ao clube e aos adeptos, mas trabalhámos sempre com a máxima entrega e dedicação. Terminamos com o sentimento de que demos o nosso máximo", prosseguiu o técnico.

Luís Castro acredita que o triunfo sobre o Benfica no último jogo da presente época pode e deve servir de estímulo para a próxima, reservando ainda algumas palavras para o seu sucessor, o espanhol Julen Lopetegui. "Este jogo revestia-se de uma especificidade própria. Não tínhamos nada a ganhar, mas tínhamos muito a perder. Fundamentalmente, esta vitória deve servir de ponte para a próxima época. Foi a imagem de um FC Porto com gente nova, ambiciosa e com muita entrega. Enquanto treinador da estrutura do FC Porto, terá todo o meu apoio. Desejo-lhe as maiores felicidades, pois o seu sucesso será o nosso sucesso. Tem muita competência e muita gente a apoiá-lo".

sábado, 10 de maio de 2014

Um Porto corriqueiro chegou e sobrou

10/05/2014 - Um Porto corriqueiro chegou e sobrou para vencer um Benfica só sem quatro habituais titulares (Luisão, Garay, Lima e Rodrigo). Quero com isto dizer que um bom Porto de honra teria goleado o super Benfica.
A primeira parte dos portistas foi avassaladora de tal modo que os encarnados quase que só cheiraram a bola. Na segunda parte o jogo já foi mais repartido e discutido nas proximidades das duas grandes áreas.
 
FC PORTO
BENFICA
 
30.ª JORNADA
24'  Ricardo 39'  Jackson Martínez  (pen)
126'  Enzo Pérez  (pen)









Sábado, 10 Maio 2014 18:00

Competição: Primeira Liga - Estádio: Dragão, Porto - Assistência: 25.121

Árbitro: Rui Costa (Porto)

Assistentes: Nuno Manso e Miguel Aguilar

4º Árbitro: Pedro Ferreira

 
FC Porto: 24 Fabiano, 2 Danilo (90+2'), 4 Maicon (c), 13 Reyes (25'), 26 Alex Sandro

(74'),46 Mikel, 35 Defour, 16 Herrera, 21 Ricardo, 9 Jackson Martínez, 7 Quaresma 

Suplentes: 41 Kadú, 8 Josué, (71' Defour), 10 Quintero, (61' Herrera), 17 Varela, 19 Licá

23 Abdoulaye, 28 Kelvin, (79' Quaresma)

Treinador: Luís Castro

SL Benfica: 13 Paulo Lopes, 70 João Cancelo, 3 Steven Vitória, 33 Jardel (c) (40'), 34 André Almeida (38'), 18 Salvio, 30 André Gomes, 35 Enzo Pérez, 90 Ivan Cavaleiro, 10 Djuricic, 9 Funes Mori (90+2')

Suplentes: 52 Bruno Varela, 50 Markovic, (60' Ivan Cavaleiro), 67 Hélder Costa, 77 Rúben Pinto, 83 Rui Fonte, 92 Vítor Lindelof, (65' João Cancelo), 94 Bernardo Silva, (82' Djuricic)

Treinador: Jorge Jesus


FC Porto - Site
O FC Porto venceu este sábado o Benfica, por 2-1, terminando assim da melhor forma uma temporada que não fica na história azul e branca. Ricardo e Jackson, de penálti, apontaram os golos dos Dragões, que assim impuseram a segunda derrota da época aos lisboetas. Num encontro em que nada havia para decidir em termos classificativos, superiorizou-se a formação que mais vontade mostrou de ganhar.

Aos cinco minutos, o FC Porto já tinha criado duas oportunidades de golo e concretizado uma, ambas por Ricardo. O extremo atirou ao lado aos três minutos, mas aos quatro não perdeu a oportunidade de rematar cruzado na grande área e abrir o marcador. Com uma atitude agressiva e de pressão alta sobre o adversário, o FC Porto dominou completamente o adversário nos primeiros 20 minutos, com Jackson a ficar perto do segundo golo, aos nove, com um toque de calcanhar que saiu ao lado.

Apresentando um "onze" com alguns jogadores menos utilizados e dois elementos da formação B - João Cancelo e Funes Mori -, o Benfica foi-se adaptando ao ritmo do encontro, mantendo porém uma postura cautelosa e reactiva. Não se previa um golo dos forasteiros, mas uma desatenção defensiva dos Dragões redundou num penálti de Reyes sobre Salvio, que Enzo Pérez converteu (26m). O encontro baixou depois de ritmo, mas o FC Porto ainda foi a tempo de chegar ao intervalo na frente do marcador: uma falta clara de André Almeida sobre Jackson originou um penálti que o próprio colombiano não desperdiçou, chegando ao 20.º golo na Liga e aproximando-se cada vez mais do título de melhor marcador da prova, pelo segundo ano consecutivo.

O segundo tempo arrancou com um lance de penálti ao qual o árbitro fez vista grossa - toque de Jardel nas costas de Reyes - e um cabeceamento de Djuricic à barra, num lance em que o sérvio se antecipou a Maicon e à saída de Fabiano da sua baliza. Adivinhavam-se 45 minutos com um Benfica com mais bola, em busca do empate, e assim sucedeu. O encontro foi-se desenrolando de forma equilibrada, mas lenta, sem o ritmo imposto pelos portistas nos primeiros 20 minutos.

Até ao final do encontro, apenas Paulo Lopes foi forçado a uma defesa - a remate de Quintero, aos 64 minutos - e pertenceria igualmente ao colombiano a grande ocasião para "fechar" o jogo, aos 84. Danilo trabalhou bem na direita e serviu o camisola dez, que atirou ao lado na zona da marca de penálti, sem opositores. Para além disso, apenas há a destacar novo lance de Jardel, que parece (fez mesmo um triângulo com o tronco e o braço)tocar voluntariamente a bola com (braço)
a mão na área do Benfica.
É justo dizer que o FC Porto não teve desta vez a infelicidade que lhe tocou noutros confrontos com o Benfica ao longo da época, em que as exibições até foram superiores ao que se registou este sábado, podendo ser recordada a vitória magra (1-0) na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. Porém, isso já é apenas passado e, para o futuro, ficam na retina as exibições de dois jovens promissores: o extremo Ricardo e o médio Mikel, do FC Porto B, que agarrou a herança de Fernando e teve um jogo sem falhas.

Brasão abençoado de PML

Subscrevo na integra este texto de Pedro Marques Lopes

Zorte on, Julen

Não entro na tolice que tantas vezes ouço: “é o treinador do meu clube, logo é o melhor do mundo”. Até pode ser que Lopetegui se torne no melhor do mundo, mas, infelizmente, não o é e talvez nunca o chegue a ser. O mesmo se podia aplicar a todos os jogadores e treinadores do FC Porto, passados, presentes e futuros.
É, sim, o treinador das minhas cores; o treinador do, para mim, melhor clube do mundo. Defenda bem o FC Porto e terá o meu respeito, ganhe ou perca; conduza-o a vitórias, e terá a minha eterna gratidão; se não o defender bem e não o respeitar, terá o meu mais absoluto desprezo. A partir de agora é o nosso treinador, é um dos nossos. Quero passar os próximos anos a elogiar o Julen Lopetegui e quero criticá-lo muito raramente. Não há nada que deseje mais.
Mas, caro Mister, no FC Porto só o nosso brasão abençoado é sagrado. Não duvide, será muito apreciado se nos servir bem, mas ninguém o poupará se nos servir mal.
Gostamos demasiado do nosso clube para não criticar; o FC Porto é originário duma cidade que ama demasiado a liberdade, ninguém se calará, ninguém poupará críticas se for caso disso.
De nós terá tudo, mas também lhe será exigido tudo. Ao senhor foi dada uma honra única, faça por merecê-la. Acredite, nenhum povo lhe ficará mais grato.

TRÊS REGRESSOS E UM “BÊ” PARA RECEBER O BENFICA

09-05-2014 - ​Os regressos de Quaresma, Josué e Alex Sandro e a chamada de Mikel, do FC Porto B, são as novidades da convocatória elaborada por Luís Castro para o jogo com o Benfica, o último encontro oficial do FC Porto da época 2013/14, a contar para a 30.ª jornada da Liga (sábado, 18h00).

​Relativamente ao último compromisso oficial dos Dragões, frente ao Olhanense, da 29.ª jornada da Liga, registam-se as saídas de Carlos Eduardo, Fernando, Tozé e Kayembe (estes dois últimos do FC Porto B) da lista de convocados.

Na última sessão de trabalho antes do jogo com os lisboetas, que contou com Danilo em pleno e com a presença de Mikel, não esteve Mangala, que se manteve em treino condicionado. Fernando realizou trabalho de ginásio, enquanto Ghilas voltou a realizar tratamento a uma distensão na coxa esquerda e Helton prosseguiu a recuperação à lesão no tendão de Aquiles.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Kadú (g.r.); Danilo, Maicon, Quaresma, Josué, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Herrera, Varela, Licá, Ricardo, Abdoulaye, Alex Sandro, Kelvin, Defour e Mikel.

Árbitro: Rui Costa

Assistentes: Nuno Manso e Miguel Aguilar

4º Árbitro:

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Mensagem para todos os benfiquistas

07/05/2014 - Mensagem para todos os benfiquistas: Sei que estás feliz, fico feliz por ti e aguardo pela tua glória.
Já te falta pouco. Já só te falta ver o Benfica dar 5-0 ao Porto. Já só te falta ver o Benfica ser bi-campeão e depois tri-campeão e tetra-campeão. Com Jesus do teu lado, sabes que Deus é grande e até podes sonhar em ser penta-campeão.
Depois só te falta ganhar a Liga Europa, a Champions, a Supertaça Europeia e a Taça Intercontinental.
Não desistas. E quando tudo isto acontecer, liga-me. Se ainda for vivo, gostava de festejar contigo.
Abraços. O teu amigo dragão.

O Presidente do FCP surgiu em grande forma

07/05/2014 - Pela conferência de imprensa convocada pelo FC Porto, pudemos constatar que Pinto da Costa e restantes elementos da direcção do FC Porto estão muito bem, unidos e recomendam-se.

Aqueles que já anunciavam o tal fim de ciclo e o afastamento de Pinto da Costa por incapacidade física deste, puderam agora verificar que se precipitaram, que foram prematuras as suas previsões, porque o mítico líder do FC Porto surgiu agora em grande forma e disposto a derrotar por meios iminentemente lícitos, entenda-se salvaguardando a ética desportiva (ganhando no campo), algo que tenho a certeza que Filipe Vieira e Bruno de Carvalho (dois habilidosos) não têm, nem querem ter, porque se propõem ganhar manipulando, instrumentalizando psicologicamente os agentes da arbitragem do futebol, pois há muito que vêm manifestando a sua principal preocupação, que é em ter os seus testas de ferro (homens de mão) no topo das estruturas do poder do futebol, entenda-se FPF, CJ da FPF, Liga de Clubes e Comissão Disciplinar da Liga...

Relativamente à nova equipa técnica contratada, sou daqueles que desde já apoio a decisão da direcção do FC Porto na escolha desta equipa técnica porque o seu CV é bom, é aliás um atestado de competência, e por conseguinte acredito que temos todos os ingredientes necessários para triunfar na próxima época de futebol 2014/2015.
Aguardemos, pois...

  

PS - FC Porto Definida equipa técnica de Lopetegui

A equipa técnica chefiada por Julen Lopetegui, que hoje foi apresentado como treinador do FC Porto para a época 2014/15, será composta pelos assistentes Juan Carlos Martínez, Julian Calero (43 anos) e Juan Carlos Arevalo (52, este último será o treinador de guarda-redes. Todos eles, à imagem do treinador, com passagem pelas seleções jovens espanholas.

Rui Barros, anunciado pelo presidente Pinto da Costa, será o único adjunto português da equipa técnica dos 'dragões'.

terça-feira, 6 de maio de 2014

Benfica TV e Porto Canal - Diferenças

06/05/2014 - As diferenças estão no facto da Benfica TV ser um canal de televisão exclusivamente suportado financeiramente pelo Benfica e para os benfiquistas, enquanto o Porto Canal pretende ser um canal de televisão generalista com uma parceria financeira do FC Porto. Não é portanto exclusivamente do FC Porto e 100% portista. À semelhança da televisão dos lampiões, advogo a criação e manutenção dum canal de televisão exclusivamente do FC Porto e 100% portista. Só assim poderíamos ter uma informação 100 % favorável às nossas cores e servindo para desmontar as cabalas e os boatos de certa imprensa desportiva que nos é hostil...!

Miguel Sousa Tavares muito bem até se estender ao comprido

06/05/2014 - Extracto do artigo de Miguel Sousa Tavares

2 - No fim do Benfica-Juventus, da Luz, apostei com dois benfiquistas que o clube passaria em Turim.
Porque a elogiada facilidade atacante do Benfica garantia, à cabeça, um golo fora, e a excelência do seu sector central defensivo (Oblak, Luisão, Garay), tornava muito pouco provável consentirem dois. Afinal, o Benfica passou, sim, mas de forma diferente. Épica, histórica, heroica e muitos outros adjectivos terminados em co, que lhe foram abundantemente distribuídos. Ou seja: com o autocarro que já havia estado no Dragão, as melhores oportunidades de golo dos adversários aconteceram 11 contra 11. A partir do momento, em que se viu reduzido a dez, o Benfica, que até aí defendia com oito e deixava dois vagamente adiantados, passou a defender com nove, sem ninguém para lá das imediações da grande área.
É uma lição que Mourinho ensinou no célebre jogo do Inter em Barcelona, uns quatro anos atrás: quando uma equipa apenas quer defender o resultado, mas tem vergonha de o fazer de uma forma chocante devido aos seus pergaminhos, o melhor que lhe pode acontecer é ter um jogador expulso. A partir daí tudo lhe é consentido e o que antes era chocante passa a ser heroico. Só mesmo o entusiasmo do momento pode ter levado Jorge Jesus a dizer que a Juventus não tinha tido oportunidades flagrantes, que o Benfica defendera com linhas altas e até a reclamar um penalty, que só deve ter existido na sua imaginação, visto que, dentro da área adversária, ninguém viu o Benfica.
Em dois jogos seguidos, terminados com a eliminação dos adversários, o Benfica não marcou um golo, nem criou uma só oportunidade para tal. Aproveitem e desfrutem, porque não acontece mais vezes!

3 -
Entusiasmado com o momento também, cego pela baraka em que a equipa, independentemente dos seus méritos, anda a viver, o vice-presidente do Benfica e meu colega de comentário aqui, Sílvio Cervan, escreveu agora, para ganhar amanhã a Taça da Liga ao Rio Ave, os jogadores do Benfica não se podem convencer que " a final com o Rio Ave vai ser tão fácil como foi a meia final no Dragão". De facto, mais difícil e mais feliz do que essa vitória, só se for por moeda ao ar e depois de passar hora e meia com todos os jogadores posicionados sobre a linha de golo.

4 - Há quem não saiba ganhar e há quem não saiba perder. No passado recente, o Benfica já tinha mostrado que não sabe perder, e agora há quem, lá dentro, queira mostrar que também não sabe ganhar. Eis uma coisa de que ninguém nos pode acusar, esta época. Perdemos tudo e em toda a linha, de forma até humilhante. Mas perdemos em silêncio, sem provocações aos adversários, sem qualquer incidente causado pelos nossos adeptos em qualquer estádio do país, sem recriminações à moda do Sporting contra os árbitros, apesar de eles nos terem feito perder nada menos do que 9 pontos nas visitas aos nossos adversários mais próximos - 2 no Estoril, 1 na Luz, 3 em Alvalade e 3 na Choupana (como o Eduardo Barroso, nas suas minuciosas contas, diz que, no total, fomos beneficiados em 3, precisa, pois, de encontrar 12 pontos que os árbitros nos tenham oferecido. Fico à espera para ver).
Como toda a gente reparou, o FC Porto não atribuiu a ninguém mais as culpas do seu fracasso esta época, não tentou ganhar jogos ou competições na secretaria, não produziu esquadrões de camisas negras para intimidar os adeptos adversários, não apagou a luz nem abriu a rega do estádio, quando os jogadores do Benfica e o seu treinador festejaram no relvado a miraculosa passagem à final de amanhã. Mas, se estamos à espera que alguém o reconheça, o melhor é esperarmos sentados.
 

5 - Neste penoso final de época, não temos, de facto, qualquer motivo para alegrias ou esperanças. Tudo parece desmoronar-se e as notícias que vêm de fora sobre o que lá dentro da SAD se passa são ainda mais perturbantes, embora sirvam para se perceber as causas desta hecatombe.

Miguel é preciso ter em atenção a proveniência dos boatos...!

 Mesmo assim, às vezes ainda consigo sorrir. Como quando li, também neste jornal, o sportinguista Sérgio Abrantes Mendes garantir que o FC Porto está na "travessia do mesmo deserto que os leões, com garra e vontade, começaram agora a abandonar". A "travessia do deserto" por ter ficado um ano sem ganhar nada? Ó senhor desembargador, o senhor já foi ao deserto?
Mas sorrir, mesmo com vontade, foi descobrir a reviravolta que Michel Platini levou na estima de tantos benfiquistas ilustres! O outrora paladino da verdade desportiva a nível europeu, precioso aliado de Benfica e Guimarães na tentativa escabrosa de tentar ganhar na secretaria o lugar na Champions que o FC Porto ganhara em campo, virou agora o renegado Platini, sinistra figura que, na sombra, tudo fez agora para que a sua Juventus afastasse, de forma tortuosa, o nosso Benfica da final de Turim! Ah, abençoados benfiquistas, muito obrigado por nos terem proporcionado esta barrigada de riso! Deus vos pague, em Turim!

6 - E, para domingo que vem, de novo no Dragão e de novo contra meia reserva do Benfica, vamos despedir-nos da época, mais cedo do que nunca e mais acabrunhados do que nunca. Vão seguir-se dois meses sem futebol com as nossas cores, mas com as habituais intensas jogadas negociais de bastidores. Como de costume, iremos vender alguns dos melhores, manter todos os que não têm préstimo, porque ninguém os quer, e comprar mais uma dúzia de sul-americanos, pois é necessário alimentar o mercado das transferências, das comissões, dos agentes, dos fundos. O que vale é que também vem aí o Verão e a água do mar tudo apaga.


Miguel ias tão bem lançado... ! Tinhas forçosamente de arranjar o parágrafo 6 para borrares a pintura!
Afinal segundo parece pelo que escreves só no FC Porto é que compram dúzias de jogadores sem préstimos nenhuns e se distribuem comissões! Pelos vistos o FC Porto tem, todos estes anos, ganho troféus com futebolistas medíocres! Os casos de: Madjer, Falcao e muitos outros que ajudaram o FC Porto a conquistar troféus não valeram!
Mais, será que por exemplo, o Benfica acerta sempre quando contrata e não paga comissões...?!

Parabéns ao Benfica de Vieira? Nem pensar!

Surripiado do dragaodoente.blogspot.pt

Na época 2007/2008 o F.C. Porto derrotou o Estrela da Amadora, no Dragão, por 6-0, conquistou o 23º título a 5 jornadas do fim. O Benfica nesse campeonato, recorde-se, ficou a 23 pontos do campeão.
Época 2011/012 o F.C. Porto conquista o 26º título a 2 jornadas do fim, o Benfica, 2º classificado ficou a 6 pontos do campeão.
No primeiros dos títulos em referência, Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, no jogo que o seu clube empatou no Bessa 0-0 com o Boavista, na mesma jornada em que o F.C. Porto se sagrou campeão, disparou, dizendo que o campeonato estava viciado. Voltou a falar do mesmo em entrevista ao panfleto da queimada - adivinhem a quem? Pois, a esse mesmo, o freteiro Delgado.

No segundo título em referência, já não foi Vieira, foi o director de comunicação do clube do regime, João Gabriel a botar faladura e a exclamar, novamente com direito a capa do panfleto da queimada: "O título do F.C. Porto é um tributo dos árbitros". Não foram adeptos, não foram colunistas, não foram paineleiros, foram o mais alto responsável do Benfica e o seu responsável pela comunicação. Isto é, não só não tiveram uma palavra de reconhecimento pelo mérito do F.C. Porto, como ainda por cima fizeram declarações vergonhosas, miseráveis, acerca da justiça dos títulos conquistados pelos Dragões. Serve isto par dizer o seguinte: não me venham com essa conversa do desportivismo, para reconhecer o mérito do Benfica, dar os parabéns ao Benfica. Não, a este Benfica de Vieira, Sílvio Cervan, Rui Gomes da Silva e tutty quanti, nem pensar!



Ontem no panfleto da queimada, o freteiro do Delgado, saiu a terreiro para criticar António Conte, técnico da Juventus pelas declarações que fez após o jogo da segunda-mão com o Benfica. Diz o rafeiro que o técnico do clube de Turim teve um discurso patético e foi criticado sem dó nem piedade pelos jornalistas italianos. Pois foi, agora compare-se o comportamentos dos italianos, com o comportamento do faccioso Delgado e do panfleto da queimada. Uns, os italianos, são sérios, têm a espinha direita, não dão cobertura a desculpas baratas de mau pagador; já os portugueses da queimada, são aquilo que sempre foram, uns vendilhões do templo, uns freteiros sem vergonha na cara. Tanto quer dizer o freteiro, que nem percebe o ridículo em que cai.

Ao novo treinador dos Dragões: sê benvindo Lopetegui

06/05/2014 - Finalmente aconteceu o que todos os portistas esperavam: o FC Porto convocou os jornalistas para uma conferência de imprensa e o Presidente do FC Porto tomou a palavra para mais uma vez anunciar a chegada dum excelente treinador e reacender a chama do Dragão.

Dito isto, vamos às novidades:

1 - Foi apresentado à Imprensa o novo técnico Lopetegui responsável pelo futebol profissional que será coadjuvado pelo nosso excelente Rui Barros.

2 - Pelo que pude avaliar através do seu CV, este técnico espanhol de futebol, tem o perfil certo, estatuto e prestígio para treinar os craques portistas.

3 - Resta-me dar-lhe as boas vindas, que tenha muita sorte e seja suficientemente feliz para ficar na história do clube azul e branco

Tem a palavra o Presidente do FC Porto: Jorge Nuno Pinto da Costa


Não ganhar como é costume. Esse foi o falhanço. Quando o FC Porto ganha ganham todos, quando não se ganha cada um tem também a sua responsabilidade. Falhou porque não ganhou".

Para dar a volta à situação, Pinto da Costa escolheu um treinador espanhol. A nacionalidade, garantiu, podia ser qualquer uma. "O futebol é universal e o FC Porto comigo já teve êxitos internacionais com treinadores portugueses, mas também com treinadores estrangeiros. Não tem que ser português ou espanhol, mas sim competente e enquadrar-se nos nossos desejos e ambição. Senti que estava identificado com o nosso projeto. Se fosse francês ou italiano era absolutamente indiferente".

Presidente diz que o Lopetegui é a escolha certa para iniciar novo capítulo vitorioso, daí um contrato de três épocas.
Pinto da Costa falou aos jornalistas durante a cerimónia de apresentação de Julen Lopetegui como novo treinador do FC Porto, com quem o clube assinou um contrato de três temporadas. O líder dos dragões demonstrou grande confiança no capítulo que agora arranca e deixou críticas a pessoas que considera "hostis ao FC Porto".
"É com todo prazer que vos apresento o novo treinador e creio que não precisará de muita explicação em face da sua carreira vitoriosa em Espanha. Depositamos nele a máxima confiança, daí termos feito um contrato de três anos, porque queremos construir uma equipa sólida e com garantias de que nos próximos anos seremos o que normalmente temos sido. Queremos continuar a perder de vez em quando e não passar a ganhar de vez em quando. Apresenta-se aqui hoje a equipa técnica, de que fará parte também Rui Barros , um homem da casa", começou por dizer Pinto da Costa. "Quando falei com o mister disse que era a minha primeira, segunda e terceira opção. Não dei margem para dizer que não. Tive a preocupação de garantir Lopetegui e garantir Luís Castro na equipa B", acrescentou.

"Estamos preparados para enfrentar o futuro. Temos muita gente hostil ao FC Porto e naturalmente que isso para nós não é um obstáculo, mas sim um estímulo. Estou preparado e com espírito como se fosse iniciar novos 32 anos à frente do FC Porto. Há pessoas que são pagas para dizer mal, se disserem bem vão para o desemprego. Espero que vivam muitos anos e que tenham necessidade de nos combater. Estamos todos preparados para mais este desafio, com grande vontade de o vencer e entusiasmo. É isto que esperamos igualmente de Lopetegui", finalizou.

O novo treinador:  Ulen Lopetegui: "Jogadores têm que ser protagonistas"

Julen Lopetegui, novo treinador do FC Porto, começou por revelar "satisfação" por ter a oportunidade de representar um clube desta grandeza. "Estou ansioso por falar em português, mas vou tentar exprimir-me o melhor possível. Estou orgulhoso por estar neste clube e deixo palavras de reconhecimento ao anterior treinador do FC Porto, Luís Castro", começou por dizer o treinador espanhol de 47 anos.

Questionado sobre o estilo de jogo que normalmente adota, o técnico espanhol revelou:

"Vamos analisar muitas coisas do que se passou este ano, vamos falar, ouvir e tomar decisões. Obviamente, temos uma ideia de jogo, queremos transmitir uma filosofia ganhadora sempre tendo em conta os jogadores que o FC Porto tem e as suas características, sempre com vontade de ser protagonistas em todas as competições, em todos os jogos e queremos jogadores que queiram ser protagonistas".

"É um prazer, um orgulho, uma responsabilidade muito grande e um desafio enorme fazer parte da história deste clube", acrescentou Lopetegui, fazendo ainda um "agradecimento ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, "por ter confiado" nele para "assumir este projeto".Treinador espanhol garantiu que a planificação da próxima época não começará a ser feita esta semanaE o técnico espanhol explicou as razões desta decisão:

"Há um jogo histórico, um clássico, no próximo sábado [com o Benfica, às 18 horas, no Estádio do Dragão] e por isso vamos respeitar. Não vamos falar para já de jogadores para a próxima época", disse.

A uma pergunta do jornalista de O Jogo, relacionada com o facto do também espanhol Victor Fernandez ter tido bons resultados a nível internacional [conquistou a Taça Intercontinental], mas ter falhado a nível interno, tendo reconhecido que não conhecia bem o futebol português, Lopetegui explicou como vai tentar ultrapassar o pouco conhecimento que tem da nossa Liga. "O meu trabalho é conhecer rapidamente o futebol português. Gosto da Liga portuguesa, vejo muitos jogos, tem jogadores magníficos, equipas fantásticas, vamos tentar construir a nossa história, o nosso futuro, temos que nos preparar nesse sentido", afirmou Lopetegui, que prometeu "construir uma equipa sólida" para que "um clube habituado a ganhar volte a triunfar".

FC PORTO - Pinto da Costa dá conferência de imprensa às 13 horas

06/05/2014 - O FC Porto convocou os jornalistas para uma conferência de Imprensa no Estádio do Dragão, às 13 horas. Pinto da Costa estará no Auditório José Maria Pedroto, ao início da tarde, para uma conferência de Imprensa cujo tema não foi desvendado pelos dragões.

A convocatória surge numa altura em que se adivinha a chegada de Lopetegui para o comando da equipa de futebol. O treinador espanhol, sabe O JOGO, está em Portugal.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

O Porto Canal devia imitar minimamente a Benfica TV

05/05/2014 - Assim como a Benfica TV valoriza e enaltece desmedidamente, diga-se exageradamente, tudo que se refere ao clube da águia, também o Porto Canal devia fazê-lo, mesmo que minimamente, mas em relação ao FC Porto, esforçando-se por divulgar e valorizar tudo o que é relativo aos Dragões.

Neste minúsculo País, alguns consideram-no muito próximo do nível duma república das bananas, a Imprensa Desportiva é extremamente facciosa e intelectualmente desonesta. Porque um certo tipo de jornalistas afectos aos dois grandes clubes de Lisboa, vestem desavergonhadamente a camisola dos seus clubes, instrumentalizando, escamoteando e deturpando a seu bel prazer as notícias, como e o que lhes convém; retirando: objectividade, realidade, bom senso e até verdade às notícias veiculadas pelos ditos/cujos.

São os casos dos jornais: A Bola e o Record; das televisões: RTP, SIC, TVI e SportTV.

Perante este cenário, chega a ser surpreendente: a ausência, porque se demite da sua função, do Porto Canal em valorizar o que de bom e bem, faz o FC Porto, uma instituição que suporta (penso eu) parte dos encargos financeiros do acima citado canal de televisão.

O Porto Canal relativamente ao FC Porto pode ser considerado um canal de televisão quase inócuo. Mas o mais surpreendente é o próprio Órgão de Comunicação do clube azul e branco permanecer praticamente inerte.

Portistas! Bom senso acima de tudo.

05/05/2014 - Portistas,

Muito bem! Bom senso acima de tudo.

Um aparte: já viram a "euforia" da capa da Bolha?

É como sabem, em parte, isso que nos atormenta...

Mas vamos acreditar que melhores dias virão...

FC Porto acima de tudo e todos!

domingo, 4 de maio de 2014

"Bês" Vencem Braga B e lutam pelo título até à última jornada

04-05-2014 - ​O FC Porto B deu a volta ao resultado e venceu este domingo o Sporting de Braga B, por 3-2, em encontro da 41.ª e penúltima jornada da Segunda Liga. Com um auto-golo de Hugo Basto e golos de Gonçalo Paciência e Frederic, os Dragões aproveitaram o empate do Moreirense frente ao Marítimo B (1-1) para se colocarem a apenas dois pontos do líder. Os "bês" ainda se podem sagrar campeões, em caso de vitória no terreno do Atlético, na última ronda, e de uma escorregadela (empate ou derrota) do Moreirense, na recepção ao Tondela.

Sem Tozé e Kayembe, chamados à equipa principal, José Guilherme promoveu a estreia de Frederic como titular, que se juntou a Ivo e Gonçalo Paciência na frente de ataque. O marcador funcionou logo aos cinco minutos, com um golo de Piqueti, que aproveitou um erro do guarda-redes Stefanovic, que se deixou desarmar quando era o último homem do FC Porto. Depois, o avançado bracarense só teve de atirar para a baliza deserta.

Apesar da primeira parte ter sido disputada a um ritmo lento, os Dragões chegaram ao empate logo aos 14 minutos, graças a um auto-golo de Bruno Basto, que desviou para a própria baliza um cruzamento de Frederic. Excepção feita a um remate perigoso de Leandro, que saiu ao lado, pouco mais se passou de relevante na primeira parte.

No segundo tempo, José Guilherme trocou Pavlovski por Zé António (recuando Mikel para a posição de defesa central e Pedro Moreira para o vértice mais recuado do meio-campo) e o FC Porto B regressou ao terreno com uma atitude mais agressiva e pressionante. Em apenas dois minutos, os portistas somaram três situações de golo iminente (por Frederic, Mikel e Ivo) e o 2-1 viria a surgir mesmo num remate cruzado e rasteiro de Gonçalo Paciência (54 minutos), que assim obteve o seu quinto golo na competição.

A reacção bracarense foi ténue e apenas aos 78 minutos Stefanovic foi incomodado, evitando o golo de Erivaldo. Antes, já Frederic tinha desperdiçado duas ocasiões soberanas para o 3-1, mas, à terceira, aos 79, o jovem avançado portista, apontou o seu primeiro golo na Segunda Liga, após ter sido isolado por Pavlovski, um suplente que esteve em excelente plano.

Aos 82 minutos, Diogo RIbeiro ainda reduziu para 3-2, mas o FC Porto B controlou o resto do encontro e garantiu três pontos que lhe permitem manter-se na luta pelo título. Apesar da derrota, o Sporting de Braga B garantiu a permanência na Segunda Liga, graças à derrota do Atlético no terreno da Oliveirense (3-2).

 4 de Maio de 2014 - FICHA DE JOGO

FC Porto B-Sporting de Braga B, 3-2

Segunda Liga, 41.ª jornada

Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)

Assistentes: Pedro Garcia e Hernâni Fernandes

Quarto árbitro: Paulo Soares

FC PORTO B: Stefanovic; David Bruno, Tiago Ferreira, Zé António e Quiño; Mikel, Pedro Moreira (cap.) e Leandro; Frederic, Gonçalo Paciência e Ivo

Substituições: Zé António por Pavlovski (46m), Ivo por André Silva (74m) e Frederic por Tomás Podstawski (89m)

Não utilizados: Caio, Rafa, Bruno Costa e Bruno Silva

Treinador: José Guilherme

SPORTING DE BRAGA B: Pedro Cavadas; Tomás Dabó, Hugo Basto, Gonçalo Silva (cap.) e André Pires; Djibril, Patrão, Thales e Nuno Valente; Erivaldo e Piqueti

Substituições: André Pires por Chidi (64m), Nuno Valente por Platiny (69m) e Djibril por Diogo Ribeiro (80m)

Não utilizados: André, Michal Grunt, Artur Jorge e Zhestkov

Treinador: Bruno Pereira
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Piqueti (5m), Hugo Basto (14m, na própria baliza), Gonçalo Paciência (54m), Frederic (79m) e Diogo Ribeiro (82m)

Disciplina: Cartão amarelo a Thales (38m), Mikel (82m) e David Bruno (89m)

Um FC Porto desorientado e de gatas em Olhão

04/05/2014 - Estou a ver o Olhanense-FC Porto.

E francamente o Luís Castro está a revelar que não tem unhas para a tarefa. A equipa faz circular mal a bola, erram-se demasiados passes, individualmente os jogadores parecem estar em baixo de forma e mal fisicamente, pois deixam-se constantemente antecipar pelos contrários, chutam quase sempre para a bancada...! Conclusão: alguns elementos até parece que desaprenderam de jogar à bola!

Fim dos primeiros 45 minutos : Olhanense 1 FC Porto 0


Resultado Final: Olhanense 2 FC Porto 1

Na segunda parte foi mais do mesmo!

A equipa demonstrou estar mal preparada: fisica e técnica.

É exasperante ver tanta inépcia...! Jackson nitidamente a mostrar que quer sair pela porta pequena!
O chuveirinho como recurso na parte final do jogo, é desespero e raramente dá...

Passes transviados! Tanta azelhice! As palavras que me ocorrem para esta exibição da equipa portista: miserável e vergonhosa!

Reyes muito macio, Kayembe e Tozé a mostrarem que ainda estão verdes para jogos tão físicos contra adversários muito experientes...!


Domingo, 4 Maio 2014 18:00

Competição: Primeira Liga - Estádio: José Arcanjo, Olhão

Assistência:


Árbitro: Cosme Machado (Braga)

Assistentes: Alfredo Braga e Pedro Fernandes

4º Árbitro: Luciano Maia



OLHANENSE
FC PORTO
29.ª JORNADA
214'  Kroldrup 66'  Dionisi 
182'  Herrera 





Olhanense: 27 Belec (86'), 92 Sampirisi, 4 Ricardo Ferreira, 25 Kroldrup, 6 Jander, 3 Obodo, 88 Lucas Souza, 16 Rui Duarte (c) (10'), 21 Femi, 33 Paulo Sérgio, 79 Dionisi (55')

Suplentes: 1 Ricardo, 15 Luís Filipe, (85' Jander), 13 Vítor Bastos, 20 Celestino, 28 Paulo Regula, (70' Paulo Sérgio), 77 Vojtus, 89 Mehmeti, (81' Dionisi)

Treinador: Giuseppe Galderisi

FC Porto: 24 Fabiano, 2 Danilo, 4 Maicon (c), 13 Reyes, 21 Ricardo (90'), 25 Fernando, 16 Herrera, 20 Carlos Eduardo, 70 Tozé, 17 Varela, 9 Jackson Martinez

Suplentes: 41 Kadú, 23 Abdoulaye, 35 Defour, 10 Quintero, (36' Carlos Eduardo)
28 Kelvin, 77 Kayembe, (46' Tozé), 19 Licá, (71' Varela)

Treinador: Luís Castro

FC Porto - Site


 
O FC Porto perdeu este domingo diante do Olhanense (2-1), em Olhão, em jogo referente à 29.ª e penúltima jornada da Liga portuguesa. Kroldrup (14m) e Dionisi (66m) apontaram os golos da formação algarvia, enquanto Herrera (82m), num remate portentoso, fez o tento dos Dragões.

Com Tozé entre as novidades no "onze" inicial eleito por Luís Castro, o FC Porto entrou melhor no encontro e, logo aos sete minutos, Herrera ficou a centímetros do golo após um excelente lance individual. Melhor sorte teve Kroldrup, pouco antes do primeiro quarto-de-hora, cujo cabeceamento defendido por Fabiano embateu nos seus pés e encaminhou-se caprichosamente para dentro da baliza.

O Olhanense ganhou vantagem no marcador e abalou a equipa azul e branca, não tão dominadora após o golo dos algarvios. Naquela que foi a última oportunidade de golo do primeiro tempo, Jackson Martínez rematou por cima e perdeu a possibilidade de restabelecer a igualdade (36m). Assim, ambas as equipas recolheram aos balneários com o golo de Kroldrup a fazer a diferença.

Na segunda metade, já com Kayembe no lugar de Tozé, os azuis e brancos continuaram a sentir dificuldades para furar a defesa algarvia e travar os contra-ataques. Momentos depois de Varela ter rematado ao lado da baliza defendida pelo guardião esloveno (58m), Dionisi, servido por Jander, aumentou a vantagem do Olhanense num remate da zona da marca de grande penalidade (66m).

A reacção portista, que acabou por não se revelar suficiente, conheceu o seu melhor momento aos 82 minutos. Na sequência de um canto aliviado para a entrada da área, Herrera, sem deixar cair, "encheu" o pé direito e "disparou" para o 2-1, estabelecendo aquele que viria a ser o resultado final. Segue-se o Benfica, no Estádio do Dragão, na 30.ª e última jornada da Liga portuguesa, naquele que será o último compromisso oficial dos Dragões esta temporada.


 04-05-2014 - Luís Castro: "Nunca estivemos bem no jogo"

O treinador do FC Porto admitiu que a exibição dos Dragões frente à Olhanense (derrota por 2-1, em partida da 29.ª e penúltima jornada da Liga portuguesa) ficou "aquém" do necessário para chegar à vitória. Na superflash que seguiu ao final do encontro, Luís Castro lembrou que é "difícil abordar os jogos" face ao actual estado mental da equipa.

"Nunca estivemos bem no jogo. Estivemos sempre muito longe da baliza adversária, andamos muito pelos corredores laterais, mas fomos pouco agressivos e intensos no corredor central, que é o de baliza. Deparámo-nos com uma boa organização do Olhanense, cujos níveis motivacionais estavam no máximo, ao contrário dos nossos, devido à perda dos títulos que queríamos conquistar.

Ficámos aquém da produção que era necessária para vencer" afirmou.

O técnico sublinhou ainda a sua desilusão pela má época do FC Porto: "Quando atingimos um nível mental baixo é difícil abordar os jogos. Temos de fazer sempre o máximo de nós para tentar o melhor resultado possível. Hoje queríamos muito ganhar, mas não trabalhámos da melhor forma para o conseguir. O Olhanense tem mérito pela vitória que conquistou. Queríamos claramente ganhar o jogo e se possível de uma forma confortável. Não foi possível".

Ó Luís não são só os índices de confiança dos jogadores que estão em baixo, os profissionais do FC Porto facilitam porque estão mal orientados e em baixo de forma: física e técnica. Depois a equipa também está mal orientada taticamente: o conjunto, o entrosamento e as jogadas de laboratório não existem!

Jackson Martinez (um caso nítido de baixa de forma), igualmente em superflash, garantiu que "não há explicação" para a derrota e para o momento da equipa. "Tentámos fazer as coisas bem mas a pressão da situação não nos deixa. Temos de tentar terminar a temporada com uma vitória em casa, já tentando preparar a próxima época", resumiu.