terça-feira, 6 de maio de 2014

Miguel Sousa Tavares muito bem até se estender ao comprido

06/05/2014 - Extracto do artigo de Miguel Sousa Tavares

2 - No fim do Benfica-Juventus, da Luz, apostei com dois benfiquistas que o clube passaria em Turim.
Porque a elogiada facilidade atacante do Benfica garantia, à cabeça, um golo fora, e a excelência do seu sector central defensivo (Oblak, Luisão, Garay), tornava muito pouco provável consentirem dois. Afinal, o Benfica passou, sim, mas de forma diferente. Épica, histórica, heroica e muitos outros adjectivos terminados em co, que lhe foram abundantemente distribuídos. Ou seja: com o autocarro que já havia estado no Dragão, as melhores oportunidades de golo dos adversários aconteceram 11 contra 11. A partir do momento, em que se viu reduzido a dez, o Benfica, que até aí defendia com oito e deixava dois vagamente adiantados, passou a defender com nove, sem ninguém para lá das imediações da grande área.
É uma lição que Mourinho ensinou no célebre jogo do Inter em Barcelona, uns quatro anos atrás: quando uma equipa apenas quer defender o resultado, mas tem vergonha de o fazer de uma forma chocante devido aos seus pergaminhos, o melhor que lhe pode acontecer é ter um jogador expulso. A partir daí tudo lhe é consentido e o que antes era chocante passa a ser heroico. Só mesmo o entusiasmo do momento pode ter levado Jorge Jesus a dizer que a Juventus não tinha tido oportunidades flagrantes, que o Benfica defendera com linhas altas e até a reclamar um penalty, que só deve ter existido na sua imaginação, visto que, dentro da área adversária, ninguém viu o Benfica.
Em dois jogos seguidos, terminados com a eliminação dos adversários, o Benfica não marcou um golo, nem criou uma só oportunidade para tal. Aproveitem e desfrutem, porque não acontece mais vezes!

3 -
Entusiasmado com o momento também, cego pela baraka em que a equipa, independentemente dos seus méritos, anda a viver, o vice-presidente do Benfica e meu colega de comentário aqui, Sílvio Cervan, escreveu agora, para ganhar amanhã a Taça da Liga ao Rio Ave, os jogadores do Benfica não se podem convencer que " a final com o Rio Ave vai ser tão fácil como foi a meia final no Dragão". De facto, mais difícil e mais feliz do que essa vitória, só se for por moeda ao ar e depois de passar hora e meia com todos os jogadores posicionados sobre a linha de golo.

4 - Há quem não saiba ganhar e há quem não saiba perder. No passado recente, o Benfica já tinha mostrado que não sabe perder, e agora há quem, lá dentro, queira mostrar que também não sabe ganhar. Eis uma coisa de que ninguém nos pode acusar, esta época. Perdemos tudo e em toda a linha, de forma até humilhante. Mas perdemos em silêncio, sem provocações aos adversários, sem qualquer incidente causado pelos nossos adeptos em qualquer estádio do país, sem recriminações à moda do Sporting contra os árbitros, apesar de eles nos terem feito perder nada menos do que 9 pontos nas visitas aos nossos adversários mais próximos - 2 no Estoril, 1 na Luz, 3 em Alvalade e 3 na Choupana (como o Eduardo Barroso, nas suas minuciosas contas, diz que, no total, fomos beneficiados em 3, precisa, pois, de encontrar 12 pontos que os árbitros nos tenham oferecido. Fico à espera para ver).
Como toda a gente reparou, o FC Porto não atribuiu a ninguém mais as culpas do seu fracasso esta época, não tentou ganhar jogos ou competições na secretaria, não produziu esquadrões de camisas negras para intimidar os adeptos adversários, não apagou a luz nem abriu a rega do estádio, quando os jogadores do Benfica e o seu treinador festejaram no relvado a miraculosa passagem à final de amanhã. Mas, se estamos à espera que alguém o reconheça, o melhor é esperarmos sentados.
 

5 - Neste penoso final de época, não temos, de facto, qualquer motivo para alegrias ou esperanças. Tudo parece desmoronar-se e as notícias que vêm de fora sobre o que lá dentro da SAD se passa são ainda mais perturbantes, embora sirvam para se perceber as causas desta hecatombe.

Miguel é preciso ter em atenção a proveniência dos boatos...!

 Mesmo assim, às vezes ainda consigo sorrir. Como quando li, também neste jornal, o sportinguista Sérgio Abrantes Mendes garantir que o FC Porto está na "travessia do mesmo deserto que os leões, com garra e vontade, começaram agora a abandonar". A "travessia do deserto" por ter ficado um ano sem ganhar nada? Ó senhor desembargador, o senhor já foi ao deserto?
Mas sorrir, mesmo com vontade, foi descobrir a reviravolta que Michel Platini levou na estima de tantos benfiquistas ilustres! O outrora paladino da verdade desportiva a nível europeu, precioso aliado de Benfica e Guimarães na tentativa escabrosa de tentar ganhar na secretaria o lugar na Champions que o FC Porto ganhara em campo, virou agora o renegado Platini, sinistra figura que, na sombra, tudo fez agora para que a sua Juventus afastasse, de forma tortuosa, o nosso Benfica da final de Turim! Ah, abençoados benfiquistas, muito obrigado por nos terem proporcionado esta barrigada de riso! Deus vos pague, em Turim!

6 - E, para domingo que vem, de novo no Dragão e de novo contra meia reserva do Benfica, vamos despedir-nos da época, mais cedo do que nunca e mais acabrunhados do que nunca. Vão seguir-se dois meses sem futebol com as nossas cores, mas com as habituais intensas jogadas negociais de bastidores. Como de costume, iremos vender alguns dos melhores, manter todos os que não têm préstimo, porque ninguém os quer, e comprar mais uma dúzia de sul-americanos, pois é necessário alimentar o mercado das transferências, das comissões, dos agentes, dos fundos. O que vale é que também vem aí o Verão e a água do mar tudo apaga.


Miguel ias tão bem lançado... ! Tinhas forçosamente de arranjar o parágrafo 6 para borrares a pintura!
Afinal segundo parece pelo que escreves só no FC Porto é que compram dúzias de jogadores sem préstimos nenhuns e se distribuem comissões! Pelos vistos o FC Porto tem, todos estes anos, ganho troféus com futebolistas medíocres! Os casos de: Madjer, Falcao e muitos outros que ajudaram o FC Porto a conquistar troféus não valeram!
Mais, será que por exemplo, o Benfica acerta sempre quando contrata e não paga comissões...?!

Sem comentários: