quinta-feira, 31 de julho de 2014

Jackson bem encaminhado para continuar, renovar e...

31/07/2014 - Relativamente à questão dos dois elementos para cada posição, vou especular mas não muito, é capaz de vir o avançado do América (clube mexicano), o Jimenez...!

É também possível que ainda venha o Clasie do Feyenoord

Jordy Clasie é um futebolista holandês que joga como médio. Actualmente, joga no Feyenoord.

Nascimento: 27 de Junho de 1991 (23 anos), Haarlem, Países Baixos
Altura: 1,69 m
Peso: 69 kg
Início de carreira: 2010
Times actuais: Feyenoord, Seleção Neerlandesa de Futebol

SUB-19 - Alemanha vence Portugal e conquista título europeu

31/07/2014 - Alemanha vence Portugal pela margem mínima e sagra-se campeã europeia
A Alemanha é campeã europeia de sub-19, depois de ter vencido Portugal por 1-0, na final de Budapeste. O golo que deu o título aos alemães foi apontado por Hany Mukhtar, aos 39 minutos.


Quando grande parte da imprensa desportiva elogia (justamente) André Silva pelos golos que marcou, eu pretendo chamar a atenção dos portistas para outro avançado do FC Porto da selecção sub-19, de seu nome Ivo Rodrigues, o qual na minha opinião merece que se dividam os elogios entre o André Silva e ele (Ivo Rodrigues) também um nome a reter pelas suas muitas potencialidades.

Bruno de Carvalho não gosta de verdades incómodas

31/07/2014 - O populista Bruno de Carvalho não gosta de afirmações incómodas, quando abre a boca ou entra mosca ou sai asneira, e ainda por cima, tem o desplante de mandar calar os outros! Quem se julgará ele?! Se calhar "the big boss" do futebol português...!
É o resultado da importância que lhe atribui grande parte da imprensa desportiva lisboeta, a qual na sua sanha persecutória contra Pinto da Costa e o FC Porto, dá relevo a qualquer "pateta" que se proponha denegrir o líder dos dragões...!


ESTORIL - Tiago Ribeiro espera que Figueiredo "tenha vergonha na cara"

Tiago Ribeiro, presidente da SAD do Estoril, espera que Mário Figueiredo tenha "vergonha na cara" e não se recandidate às eleições na Liga, que o Conselho de Justiça federativo mandou repetir. Em declarações à Rádio Renascença, esta quarta-feira, o dirigente lembrou ainda a responsabilidade dos clubes que viabilizaram a recondução do presidente da Liga. "Cabe àqueles clubes que subscreveram terem consciência do mal que fizeram", referiu, sem esquecer "os que se aliaram a uma prática que ficou demonstrado ser completamente ilegal, abusiva - inclusivamente, deu processo disciplinar ao presidente e à vice-presidente da Mesa da Assembleia Geral". "Isso não é gratuito", sublinhou. "Cabe agora ao senhor Mário Figueiredo ter vergonha na cara e retirar-se, não se apresentar", rematou, ansioso por ver ultrapassada toda a polémica e a instabilidade, para que "os clubes trabalhem em conjunto para administrar a Liga que lhes pertence".

Mário Figueiredo foi reconduzido no cargo com os votos favoráveis de Sporting, Paços de Ferreira, Belenenses, Leixões, Farense, Santa Clara e Atlético.
Tiago Ribeiro incómodo para Bruno de Carvalho

O presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, comentou esta quarta-feira a decisão do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, de mandar repetir as eleições da Liga. À margem da apresentação da equipa de andebol, no Multidesportivo de Alvalade, voltou a pedir "dirigentes com consciência, verdade, rigor e modernidade"



(à moda de Bruno de Carvalho, isto é, qualquer coisa que seja conveniente para os seus desígnios (interesses) !) 

e criticou o presidente do Estoril, a quem acusou de "falar de mais". 

Pois é, ó Bruno, não gostas que se mencionem os factos...?!
Ó Bruno, diz o povo com razão, "quem não quer ser lobo não lhe veste a pele", portanto assume as tuas "calinadas" que só te fica bem (aquelas que foste o autor e produziste).


Em declarações à Rádio Renascença, Tiago Ribeiro aludira, horas antes, à responsabilidade dos clubes que subscreveram e apoiaram Mário Figueiredo, eleito com os votos do Sporting, Paços de Ferreira, Boavista, Leixões, Farense, Santa Clara e Atlético. Bruno de Carvalho não gostou. Tiago Ribeiro "faz de tudo para surgir" e "fala de mais", acusou, pedindo para que, no assunto da Liga, "quem andou a brincar meta a mão na consciência".


Ah! Ah! Ah! Que consciência?! A tua que pelos vistos é muito elástica...?!
É caso para perguntar: mas o "modus operandi" de Bruno de Carvalho serve de exemplo para alguém?!

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Andrés Fernandez e as dispensas de Licá e Abdoulaye

30/07/2014 - ANDRÉS FERNÁNDEZ: "Sou trabalhador e rápido"

Guarda-redes contratado ao Osasuna revela as suas características e mostra-se feliz por chegar a um clube como o FC Porto.

Andrés Fernández nas primeiras declarações como dragão, o ex-Osasuna espelhou alegria e motivação por estar num clube que luta por títulos.

"Estou contente por estar num clube tão grande e num plantel com tanta qualidade. É o clube mais importante da minha carreira, vai estar nas competições europeias e lutar por títulos", afirmou o guarda-redes espanhol ao Porto Canal.

Convidado a descrever-se como jogador, Fernández destacou ser "muito trabalhador" e destacou a "velocidade" como uma das suas armas na baliza.

Boa sorte para Licá e Abdoulaye

Que consigam progredir na carreira de molde a regressarem ao FC Porto com o prestígio aumentado que lhes garanta um estatuto de nível mais elevado.

Licá e Abdoulaye vão jogar no Rayo Vallecano até ao final da temporada. Dado que os dois jogadores não entram nas contas de Lopetegui , serão emprestados ao clube espanhol, que na última época terminou em 12º lugar na liga espanhola.

De notar que tanto o avançado como o defesa têm treinado à parte no Dragão, depois de terem sido preteridos por Lopetegui após o estágio na Holanda.

Licá, de 25 anos, tem contrato com o FC Porto até 2017, enquanto Abdoulaye, de 23, está ligado ao clube até junho de 2016. 

Novas do Dragão

30/07/2014 - Andrés Fernández já está no Porto

Andrés Fernández já chegou. O guarda-redes espanhol, que vai reforçar as opções para a baliza dos dragões, chegou na manhã desta quarta-feira ao aeroporto Francisco Sá Carneiro, proveniente de Madrid.
Fernández, 27 anos, representou o Osasuna nas últimas temporadas, preparando-se para a primeira aventura fora de Espanha. Deve ser oficializado como jogador dos dragões ainda hoje.


José Ángel, Indi e Jackson já a treinar

O plantel do FC Porto realizou um treino na manhã desta quarta-feira, com José Ángel, Martins Indi e Jackson. O trio, que já tinha treinado terça-feira, marcou presença na sessão, que teve os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.

Julen Lopetegui contou com 25 jogadores, sendo de realçar as ausências de Kayembe, que integrou o estágio da equipa B em Seia, e Carlos Eduardo, possivelmente entregue ao departamento médico.

FC Porto e o caso Rolando

30/07/2014 - Rolando mal aconselhado pelo seu agente só tem dado barraca
(gente honesta cumpre os contractos que assinou livremente)

Rolando não quer continuar a jogar no FC Porto! Muito bem, dado que tem mais um ano de contrato, indemniza o FC Porto e já pode ir jogar para onde quiser.

Mas a atitude do Inter também é reprovável porque tem responsabilidades acrescidas na posição agora assumida pelo Rolando. Por um lado faz constar que deseja o jogador e por outro não quer valorizar (pagar) o jogador de acordo com as pretensões do clube detentor do seu passe...! Ora o Rolando ao proceder assim está a incorrer em falta de honestidade e de profissionalismo, porque quando assinou o contrato com os dragões ninguém lhe apontou uma pistola à cabeça, ou seja, fê-lo livremente.

Contornos do caso e processos de actuação comuns aos italianos

Rolando tem pretendentes no futebol russo mas quer o Inter de Milão. A notícia tem origem em Itália e diz que o central continua num braço de ferro com a direcção do FC Porto na tentativa de rescindir contrato.
A oferta do clube de Milão foi curta para as pretensões dos portistas e desde então as negociações simplesmente pararam. Além disso, garantem de Itália, os dragões terão sido abordados por um clube de Moscovo, que apresentou uma oferta mais tentadora. O problema é que o jogador não estará interessado em jogar na Rússia.

Processo para Rolando e treinos fora do Olival

A recusa de Rolando em ir para o estágio de Horst vai-lhe valer, previsivelmente no regresso, um processo disciplinar por parte da SAD do FC Porto. O jogador tem contrato com o clube por mais um ano e teve todas as condições para regressar, primeiro por iniciativa de Julen Lopetegui e depois através do próprio Pinto da Costa, que chegou a afirmar publicamente que estavam todos a contar com o defesa-central para a nova época.
Apesar desta oportunidade, o jogador entendeu que não fazia sentido regressar depois de um ano e meio fora e voltou a pedir para sair. Ao perceber que seria incluído no lote de jogadores que seguiriam para estágio, recusou-o (!), atitude que lhe vai custar um castigo. Para já, o jogador nem sequer está a treinar no Olival, ao contrário de outros excedentários, como Kléber ou Djalma, que trabalham com a equipa B. É difícil que regresse e, se entretanto não houver fumo branco para uma transferência lucrativa ao FC Porto, então a acção disciplinar será mesmo inevitável.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Novas relacionadas com o FC Porto

29/07/2014 - JACKSON: "Falei com Lopetegui e quero continuar"

Jackson chegou ao Porto para "começar a trabalhar" e afastar a ideia de que pretende mudar de clube; garantiu que só sairá mediante o pagamento da cláusula de rescisão e também se mostrou disponível para renovar...

Martins Indi é jogador do FC Porto, assinou por quatro temporadas


"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar, nos termos do artigo 248º nº1 do Código dos Valores Mobiliários, ter chegado a acordo com o Feyenoord Rotterdam para a aquisição dos direitos desportivos e a totalidade dos direitos económicos do atleta Bruno Martins Indi pelo montante de 7.700.000 euros (sete milhões e setecentos mil euros). Mais se informa que esta sociedade celebrou com o jogador um contrato válido por 4 épocas desportivas, ou seja, até 30 de Junho de 2018, tendo acordado uma cláusula de rescisão no montante de 40.000.000 euro (quarenta milhões de euros)", refere o comunicado do FC Porto.

Jiménez confessa estar ansioso por se juntar ao amigo Reyes

Avançado mexicano espera por notícias, admite ser um sonho jogar no FCP e não vê a hora de juntar-se a Herrera e ao amigo Reyes
Segundo o canal desportivo mexicano Fox Sports o empresário de Raul Jiménez está no Porto para conversar com os dragões sobre o avançado do América, insistentemente apontado como alvo portista. Entrevistado pelo canal, cuja reportagem foi toda centrada à volta da hipótese FC Porto, onde poderia juntar-se a Herrera e ao amigo Reyes, Jiménez, de 23 anos, confessou-se entusiasmado com a hipótese. "O objetivo seria triunfar e fazer as coisas bem, mas deixo o assunto nas mãos do meu representante, que é quem está lá a ver isso por mim e vou esperar que me dê notícias. Ele avisar-me-á se o negócio se faz ou não. Estou tranquilo, independentemente do que venha a passar-se. É muito bom que o meu nome seja falado na Europa; jogar lá é um sonho de miúdo e oxalá que o possa cumprir."
Jiménez, que tem sido suplente, porque o treinador entende que as especulações de mercado têm mexido com o jogador, entrou e marcou no último jogo, numa vitória tangencial (2-1). "Estou focado no América", garantiu Raul, apesar de não esconder o interesse por jogar no FC Porto. Entre 2011 e 2014, em 91 jogos, marcou 32 golos e é visto como um dos mais promissores avançados do México. O América queria, pelo menos, conservá-lo mais seis meses.
Entretanto e aproveitando o facto de continuarem a insistir numa proposta do FC Porto para o contratar, Jiménez até já adiantou o trabalho de casa. "Conversei muito com o Diego Reyes sobre como seria…”

DRAGON FORCE abre nova escola no Algarve e na Colômbia

Treinos arrancam a 6 de Setembro e as inscrições já estão abertas

​A nova escola Dragon Force do Algarve, que vai funcionar no Estádio Municipal de Almancil, abre a 6 de Setembro e as inscrições já estão abertas, podendo ser formalizadas na sede do Internacional Club Almancil.
Com mensalidades a partir de 20 euros, treinadores qualificados e orientados pela metodologia FC Porto, instalações de referência e uma gestão e operacionalização certificada pela APCER, nas normas ISO 9001:2008, a escola Dragon Force transmite segurança, responsabilidade e qualidade.


FC PORTO e COLÔMBIA mais perto

​Esta quarta-feira, pelas 16h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, irá ser assinalado um importante passo para o estreitar de relações com uma instituição colombiana, numa conferência de imprensa que irá contar com a presença do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa e dos jogadores internacionais colombianos do clube.
Neste momento, o FC Porto conta no seu plantel com Jackson Martínez e Quintero, mas já houve muitos mais jogadores desta nacionalidade, como Falcao, James Rodríguez e Freddy Guarín, a fazer história vestidos de azul e branco. O FC Porto passou ainda pela Colômbia na última pré-temporada, tendo sido muito bem recebido.

Portugal na Final do Euro Sub-19 com cinco portistas

​​Cinco jogadores do FC Porto fizeram parte do "onze" que, nesta segunda-feira, garantiu o apuramento da selecção portuguesa para a final do Europeu Sub-19. Rafa, Tomás Podstawski, Francisco Ramos, André Silva e Ivo Rodrigues foram titulares no empate (0-0) frente à Sérvia, tendo o apuramento para a final sido decidido no desempate por grandes penalidades (4-3).

André Silva (actualmente o segundo melhor marcador da prova, com cinco golos), Ivo Rodrigues e Tomás Podstawski foram escolhidos como marcadores de grandes penalidades, tendo o último desperdiçado a sua oportunidade. No entanto, uma defesa de Tiago Sá ao remate dos 11 metros de Milinković-Savić ditou a vitória portuguesa na Pancho Arena, em Felcsút, na Hungria, e o apuramento para a final, frente à Alemanha (no Ferenc Szusza Stadium, em Budapeste, na quinta-feira, às 18h00 de Portugal Continental).

Calendário dos jogos das equipas "A" e "B" para 2014/15

DRAGÕES COMEÇAM LIGA A RECEBER O MARÍTIMO

O sorteio da Liga 2014/15, que se realizou este domingo, no Edifício Tecmaia, na Maia, ditou que o FC Porto se vai estrear com a recepção ao Marítimo. A primeira jornada está marcada para 17 de Agosto, sendo que o FC Porto nunca perdeu em casa frente aos madeirenses (o registo é de 32 vitórias e dois empates em 34 encontros).

O primeiro clássico dos azuis e brancos disputa-se à sexta jornada, programada para 28 de Setembro, com o FC Porto a deslocar-se ao terreno do Sporting. Na segunda volta, as duas equipas encontram-se à 23.ª jornada, no Estádio do Dragão (1 de Março de 2015). O Benfica será o adversário nas 13.ª e 30.ª rondas (14 de Dezembro de 2014 e 26 de Abril de 2015), sendo que a primeira volta será jogada no Porto. O dérbi da cidade, entre FC Porto e Boavista, regressa a 21 de Setembro (quinta jornada), no Estádio do Dragão.

Na cerimónia - em que foi entregue a Jackson Martínez o prémio de melhor marcador da última Liga portuguesa, com 20 golos, e atribuído ao FC Porto B o Prémio Fair Play da Segunda Liga 2013/14 -, foi também sorteado o calendário desta última prova. Na ronda inaugural, o FC Porto B recebe a Oliveirense.

Confira de seguida os calendários das equipas principal e B, sendo que, na segunda volta, invertem-se as posições de visitado e visitante.

Calendário do FC Porto

Jornada 1 (17/08/2014) e 18 (25/01/2015): FC Porto-Marítimo
Jornada 2 (24/08/2014) e 19 (01/02/2015): Paços de Ferreira-FC Porto
Jornada 3 (31/08/2014) e 20 (08/02/2015): FC Porto-Moreirense
Jornada 4 (14/09/2014) e 21 (15/02/2015): Vitória de Guimarães-FC Porto
Jornada 5 (21/09/2014) e 22 (22/02/2015): FC Porto-Boavista
Jornada 6 (28/09/2014) e 23 (01/03/2015): Sporting-FC Porto
Jornada 7 (05/10/2014) e 24 (08/03/2015): FC Porto-SC Braga
Jornada 8 (26/10/2014) e 25 (15/03/2015): Arouca-FC Porto
Jornada 9 (02/11/2014) e 26 (22/03/2015): FC Porto-Nacional
Jornada 10 (09/11/2014) e 27 (04/04/2015): Estoril-FC Porto
Jornada 11 (30/11/2014) e 28 (12/04/2015): FC Porto-Rio Ave
Jornada 12 (07/12/2014) e 29 (19/04/2015): Académica-FC Porto
Jornada 13 (14/12/2014) e 30 (26/04/2015): FC Porto-Benfica
Jornada 14 (21/12/2014) e 31 (03/05/2015): FC Porto-Vitória de Setúbal
Jornada 15 (04/01/2015) e 32 (10/05/2015): Gil Vicente-FC Porto
Jornada 16 (11/01/2015) e 33 (17/05/2015): FC Porto-Belenenses
Jornada 17 (18/01/2015) e 34 (24/05/2015): Penafiel-FC Porto

Calendário do FC Porto B

Jornada 1 (09/08/2014) e 24 (25/01/2015): FC Porto B-Oliveirense
Jornada 2 (17/08/2014) e 25 (01/02/2015): Sp. Covilhã-FC Porto B
Jornada 3 (24/08/2014) e 26 (07/02/2015): FC Porto B-União da Madeira
Jornada 4 (27/08/2014) e 27 (14/02/2015): Feirense-FC Porto B
Jornada 5 (31/08/2014) e 28 (18/02/2015): FC Porto B-Santa Clara
Jornada 6 (13/09/2014) e 29 (22/02/2015): Farense-FC Porto B
Jornada 7 (17/09/2014) e 30 (25/02/2015): FC Porto B-Oriental
Jornada 8 (21/09/2014) e 31 (01/03/2015): Beira-Mar-FC Porto B
Jornada 9 (01/10/2014) e 32 (07/03/2015): Portimonense-FC Porto B
Jornada 10 (05/10/2014) e 33 (11/03/2015): FC Porto B-Olhanense
Jornada 11 (22/10/2014) e 34 (15/03/2015): Aves-FC Porto B
Jornada 12 (26/10/2014) e 35 (18/03/2015): FC Porto B-Freamunde
Jornada 13 (02/11/2014) e 36 (22/03/2015): Desp. Chaves-FC Porto B
Jornada 14 (05/11/2014) e 37 (04/04/2015): FC Porto B-Tondela
Jornada 15 (09/11/2014) e 38 (11/04/2015): Trofense-FC Porto B
Jornada 16 (30/11/2014) e 39 (15/04/2015): FC Porto B-Académico de Viseu
Jornada 17 (03/12/2014) e 40 (19/04/2015): Leixões-FC Porto B
Jornada 18 (07/12/2014) e 41 (26/04/2015): FC Porto B-Atlético
Jornada 19 (14/12/2014) e 42 (02/05/2015): Sporting B-FC Porto B
Jornada 20 (21/12/2014) e 43 (06/05/2015): SC Braga B-FC Porto B
Jornada 21 (04/01/2015) e 44 (10/05/2015): FC Porto B-Vitória de Guimarães B​
Jornada 22 (11/01/2015) e 45 (17/05/2015): Benfica B-FC Porto B
Jornada 23 (18/01/2015) e 46 (24/05/2015): FC Porto B-Marítimo B

Finalmente parece que vai ser possível arrumar a casa

29/07/2014 - Finalmente vai ser possível impor legalidade na Liga dos Clubes Portugueses de Futebol


Os apologistas da manipulação e da instrumentalização, muito a custo, vão ter que se subordinar à legalidade e ao estado de direito em que a maioria do povo português pretende viver.

Conselho de Justiça da FPF impõe novas eleições na Liga de Clubes


A Liga de Clubes terá novo processo eleitoral conforme decisão tomada hoje pelo Conselho de Justiça da FPF.

O Conselho de Justiça concedeu, por unanimidade, provimento parcial aos recursos interpostos pelo V. Guimarães e Estoril, anulando a decisão do Presidente da Mesa da Assembleia Geral da LPFP de 9 de Junho de 2014, na parte em que decidiu admitir às eleições para os órgãos sociais da Liga a Candidatura da lista D (encabeçada por. Mário Figueiredo) e na parte em que decidiu a rejeição da candidatura da lista C (encabeçada por Fernando Seara) às mesmas eleições.
No acórdão pode ler-se que "a Assembleia Geral do dia 11 de Junho, na qual foram eleitos os órgãos sociais da Recorrida (...) foi o culminar de um processo eleitoral pejado e inquinado de ilegalidade e atropelos, de tal forma grave que a reposição da legalidade e a salvaguarda do interesse público prosseguido pela Recorrida só são possíveis através da invalidação de todo o processo eleitoral e da sua repetição no estrito cumprimento da lei, dos regulamentos e dos estatutos vigentes".
Foi igualmente decidido admitir a lista encabeçada por Fernando Seara, bem como a possibilidade de Mário Figueiredo corrigir as irregularidades na sua lista de forma a poder a recandidatar-se.
Está ainda pendente um recurso de Rui Alves, que conforme se sabe era um dos três candidatos a par de Seara e Figueiredo. Rui Alves foi impedido de apresentar-se a sufrágio pelo presidente da AG da Liga, tal como sucedera com a lista de Seara.

Aos visitantes portistas desta humilde página

29/07/2014 - A fim de funcionar como incentivo para continuar o meu esforço de essencialmente dar relevo às notícias que interessam aos que como eu são adeptos do azul e branco, por favor não se limitem a visualizar os meus "posts", comentem qualquer coisinha, nem que seja para criticar, desde que seja construtiva, será aceite. Só não aceitamos insultos e provocações dos adeptos dos nossos principais rivais porque com telhados de vidro vêm para aqui "tal donos da verdade e ética desportiva" (virgens ofendidas) acusar-nos de situações sem primeiro olharem bem para dentro de sua casa, ou seja, sem se aperceberem que as actuações dos dirigentes líderes dos seus clubes não são de molde a servir de exemplo para alguém.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

Jogo de apresentação aos sócios

28/07/2014 - Extracto da análise de OJogo ao jogo de apresentação aos sócios do FC Porto

Dragão de tracção à frente precisa de um retrovisor
Empate foi lisonjeiro para o FC Porto e a exibição frustrou as expectativas dos adeptos nesta primeira amostra. A qualidade de ataque não tem cobertura defensiva. Fabiano e Maicon evitaram a derrota e do meio-campo salvaram-se os antigos e um miúdo.
Saint-Étienne teve sete contra-ataques de golo iminente…


Declarações de Julen Lopetegui

Os jogos de pré-temporada servem para testar soluções e perceber o que é preciso melhorar.

Conclusões sobre o jogo: "Foi mais uma partida de pré-temporada, lançámos alguns jogadores com pouco mais de quatro dias de treino, quisemos que alguns deles acumulassem minutos. O jogo serviu para ir testando soluções e tirámos boas e más conclusões, o normal na pré-temporada".

Primeira parte mais forte: "Os jogadores que começaram o jogo tinham mais 27 treinos do que os lançados na segunda parte e isso nota-se nestes jogos. A pré-temporada serve para isto, para trabalhar e perceber onde devemos melhorar".

Rúben Neves titular: "Os que demonstrarem capacidade para jogar terão a sua oportunidade e todos merecem a nossa atenção. O Rúben é um miúdo de apenas 17 anos, mas com muita vontade. Estamos encantados com ele".

Lopetegui espera mais reforços, dependendo das saídas até ao fim do fecho do mercado

Sobre Martins Indi: "Chegou hoje e vai fazer parte da equipa. É um central forte a sair, um central duro, e queremos que adquira rapidamente a forma, porque necessitamos dele".

Três defesas: "Foi opção circunstancial. Queríamos ver mais um jogador e testar situações limite, com exigência física muito maior e correr riscos".

Assobios na segunda parte: "Exigência é futebol. Nas equipas grandes é assim. Estamos a atentos e ainda nos falta trabalhar muito".

Reforços: "Acredito que ainda vamos incorporar mais jogadores. Precisamos de reforços em algumas posições. Acredito que venham novos jogadores".

Mais saídas? "Neste momento, contamos com todos. Mas o mercado só encerra daqui a um mês. Também depende de virem novos reforços. A ideia é que haja competitividade".

Fabiano e mais um guarda-redes: "Fabiano tem toda a nossa confiança. Uma coisa não impede a outra. Queremos exigência em todas as posições. Hoje esteve fantástico".

Tello: "Fiquei surpreendido com o ambiente no Dragão"

Ambiente no estádio: "Foi uma apresentação muito boa e acredito que poderemos fazer grandes coisas. Fiquei surpreendido com o ambiente que se fez sentir no Dragão Não estava à espera de tanto apoio dos adeptos. A equipa sentiu-se muito apoiada".
Início da temporada: "Estamos ainda no começo da preparação e, pouco a pouco, vão aparecer os resultados. Tenho aprendido coisas novas e, por isso, estou muito satisfeito".

Depoimento de ÓLIVER TORRES : "A equipa está cansada"

Óliver Torres foi dos reforços mais aplaudidos pelos adeptos do FC Porto. O espanhol gostou e explicou a exibição da equipa na apresentação.

Jogo de apresentação: "Foi uma festa bonita, os adeptos acolheram-nos da melhor
maneira. A equipa está a trabalhar bem, estamos em pré-temporada e a equipa está cansada porque estamos a preparar o que será uma época intensa".

A exibição colectiva: "O treinador pede sempre para conquistarmos a bola cedo e depois criar oportunidades de golos. O empate serve para ajudar a equipa a crescer, bem como os erros que cometemos. A equipa está a trabalhar bem e vamos chegar a bom porto".

Exibição individual: "Todos os jogadores gostam de ouvir aplausos, porque todos vivemos da confiança. Com o apoio dos adeptos jogaremos melhor. Estou feliz por jogar num estádio tão bonito e com adeptos tão bons".

A apresentação do FC Porto contou com a presença de oito reforços.
Os números que utilizarão durante a temporada de 2014/15.

Reforços e números

Martins Indi: 3, Casemiro: 6, Brahimi: 8, Tello: 11, Evandro: 15, Adrian López: 18, Sami: 19, Óliver: 30

Manchetes da imprensa desportiva alfacinha

28/07/2014 - Os títulos das capas do panfleto da queimada e do rascord são deveras elucidativos da má vontade, para não dizer o ódio, que eles professam ao FC Porto!

Panfleto da queimada: 



DA FESTA AOS ASSOBIOS E DRAGÃO SEM GOLOS E SEM REFORÇOS









Rascord: 


Dragão de Lopetegui desilude








Chega a ser enternecedora a preocupação manifestada pela imprensa desportiva (concorrente) adepta dos dois grandes da segunda circular alfacinha!

Porque se quisessem ser construtivos podiam ter escrito: o teste a que o FC Porto foi sujeito foi positivo porque defrontou um conjunto afinado que já vem da época passada, o do St Etienne, uma equipa do futebol francês, difícil, que pratica um futebol muito físico e a demonstrar estar já com a preparação mais avançada para o início da época.

domingo, 27 de julho de 2014

Em jogo morno - FC Porto 0 St Etienne 0

27/07/2014 - No Dragão (o teatro dos sonhos dos portistas)

Época 2014/2015 - Jogo de apresentação do plantel aos sócios

Contra um conjunto, St Etienne, já entrosado, a praticar um futebol bastante físico e de pressão sobre o adversário na posse da bola, parecendo já numa fase de preparação mais avançada, o conjunto azul e branco ainda muito emperrado, não conseguiu melhor do que o empate a zero.

O jogo valeu no entanto para mostrar as novas individualidades contratadas tendo ficado a ideia de que num futuro mais ou menos próximo, logo que o conjunto esteja afinado, o rendimento da equipa portista irá substancialmente subir.

E dado que foi praticamente o primeiro jogo contra um adversário mais apetrechado que impôs um futebol mais exigente, pode-se considerar que o resultado final não foi mau e serviu para evidenciar os aspectos menos positivos da defesa e da falta de entrosamento do meio-campo e ataque, da equipa portista, que precisam de ser corrigidos e melhorados.

Futebol, época 2014/2015

27/07/2014 - Prognóstico (processo especulativo, mas não muito)

Pelo que tenho visto os dirigentes da FC Porto-Futebol, SAD estão dispostos a proporcionar um bom lote de jogadores a Julien Lopetegui para que este possa realizar a tarefa a que se propôs.
É minha impressão e da grande maioria dos portistas, estamos confiantes, que a nova época que agora vai começar vai ter um desfecho muito diferente do que foi a passada época (2013/14).
Só há um porem, que é a presença nos cargos dirigentes do futebol português dos "jagunços" (o nomeações, o big boss da arbitragem, certos juízes do apito anti-portistas e dirigentes das estruturas de disciplina da FPF...etc...etc..) do "Bieira".
Neste aspecto mantenho-me expectante, direi mesmo algo receoso, com as possíveis manobras e trapaças que os ditos/cujos possam arquitectar de modo fazer inclinar o campo para o seu lado.
Confesso, só estes me infundem algum receio, porque no jogo a sério dentro do campo entre as equipas de jogadores não há problema, os problemas podem vir sim através das arbitrariedades dos homens do apito e não só...

Clasie e Co Adriaanse arrependido...

27/07/2014 - Dragões ainda lutam por Clasie

O FC Porto ainda não desistiu, embora reconheça que será difícil convencer o Feyenoord.
O agente do jogador disse não poder revelar se os dragões aumentaram a parada. "Isso é um assunto para o Feyenoord esclarecer". "Só posso dizer que o assunto não está encerrado, que o FC Porto quer o jogador, mas o negócio não será fácil".

Co Adriaanse: 
"Sair do FC Porto foi o grande erro da minha carreira"

O antigo treinador do FC Porto, Co Adriaanse, foi peremptório ao recordar a passagem pelos Dragões.
"Sair do FC Porto foi o grande erro da minha carreira", começou por dizer o holandês, no intervalo do Utrecht-Sporting.
Co Adriaanse saiu em litígio do Dragão ao fim da primeira época (2005/06), com mais dois anos de contrato pela frente. "Se tivesse continuado lá, a minha carreira poderia ter sido diferente".

André Silva, uma história de sucesso!

27/07/2014 - André Silva o nome a reter dum predestinado para jogar futebol

Cinco golos no EuroSub19, pormenores riquíssimos, perfil de enorme competitividade: André Silva, avançado do FC Porto, é um dos nomes do momento.

História dum menino prometedor. 18 anos e uma notável compleição física, 1,85 metros, por 78 quilos de peso, aliada a um evidente talento inato.

Está aqui um possível (futuro) ponta-de-lança de selecção para tratar com o cuidado exigível. Curiosamente, um ponta-de-lança que já jogou noutras posições em campo antes de se instalar, possivelmente em definitivo, no coração das áreas contrárias.

André Silva nasceu para o futebol no histórico Salgueiros. Jogou lá sete anos. Até que na manhã dum domingo de 2010 encheu o campo da Constituição com uma exibição portentosa.

O Salgueiros venceu por 3-2 e o FC Porto já não o deixou ir para lado nenhum.
«O Porto até aí só tinha vitórias e fomos lá surpreender. Toda a equipa esteve óptima, mas o André deu nas vistas. Fez um golo e foi o melhor em campo», relata o ex-treinador de André Silva nessa altura.

A transferência, porém, acicatou os ânimos entre os vizinhos. O FC Porto não pagou o que o Salgueiros exigia. Tudo foi resolvido através da AF Porto. «Foi paga uma taxa de compensação, na ordem dos mil euros. Só isso (uma pechincha!)».

Nessa altura, recorda o seu ex-treinador, o menino de Baguim do Monte tinha uma alcunha muito especial. «Todos o tratavam por Deco. Pois, ele não era ponta-de-lança. Jogava a extremo, na esquerda ou na direita, e antes disso era um número dez. Daí a comparação com o Deco».

«Estamos a falar de um miúdo fora do comum», adverte o seu ex-treinador. «Alia o talento à vontade, quer sempre mais e mais, possui uma predisposição natural para tratar a bola e jogar futebol».

O seu ex-treinador recorda-o como um atleta «determinado» e «obcecado com a evolução», mesmo que os 14 anos pudessem sugerir alguma rebeldia sem causa. «Nada disso, ele queria era treinar. Tive muitas vezes de me aproximar dele e mandá-lo para o duche: André, chega, faz só o que eu mando. Não exageres!. Como vê, não posso estar surpreendido com o que ele está a conseguir».

Contribuições - O «bom enquadramento familiar» e «o aproveitamento excelente na escola» são pormenores coerentes no traço comportamental de André. Tudo faz sentido.

«Eu digo sempre que o André é muito bom em muita coisa. Já me passaram centenas de atletas pelas mãos e este rapaz é mesmo especial».

André Silva, potencial ponta-de-lança de futuro da Seleção Nacional?

O André tem toda a capacidade para singrar em qualquer posição como avançado...!

«Possui uma capacidade incrível de mudar de velocidade, tem boa técnica, joga sem problemas com os dois pés e a finalizar tem: capacidade, técnica, precisão e potência de remate».

Resenha sobre regulamento (imposições) da UEFA

27/07/2014 - Informação (Registo para memória futura)

Na época passada, os dragões inscreveram apenas 21 jogadores na chamada Lista A, deixando de fora Sinan Bolat, Carlos Eduardo e Kelvin. O cenário deverá ser repetido nesta temporada, já que escasseiam os elementos formados no clube entre as principais escolhas.

Regulamento - Cada equipa pode inscrever 17 jogadores sem restrições, 4 jogadores formados localmente (no país) e outros 4 formados no clube, chegando assim a um máximo de 25.

Constatação - Após o estágio na Holanda, Julen Lopetegui deixou de contar com Josué e Licá, Abdoulaye e Ghilas, este sem qualquer treino realizado. O argelino, segundo a imprensa argelina deste sábado, pode rumar ao Sp. Braga.

Bruno Martins Indi apresenta-se neste domingo, enquanto Jackson Martínez (deve começar a trabalhar na segunda-feira, como previsto) e Silvestre Varela – pode sair neste defeso – continuam afastados da preparação.

Previsível - O técnico espanhol, tudo leva a crer, deverá avançar para mais algumas dispensas nas próximas semanas e fatalmente, terá de se preparar para outras escolhas, quando o FC Porto tiver de enviar a lista de jogadores para a disputa das competições europeias. Os dragões entram no play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões.

Certezas - Sem ter em conta os reforços que estão a caminho, eis o cenário atual (nesta contabilidade já não entra Mangala, que tem tudo acertado com o Manchester City).

Contabilidade - Jogadores não formados localmente: Fabiano, Helton, Alex Sandro, Danilo, Lichnovsky, Maicon, Reyes, Opare, Martins Indi, Brahimi, Carlos Eduardo, Casemiro, Evandro, Herrera, Óliver, Quintero, Defour, Adrián, Kayembe, Tello e Jackson.

Destes 21 jogadores, Lopetegui terá de escolher apenas 17. Helton, Lichnovsky e Kayembe são escolhas óbvias, mas há pelo menos dois/três reforços a chegar (Andrés Fernández seguramente, Ivan Marcano e/ou José Angel), portanto há mais três ou quatro jogadores em risco nesta lista para a Europa.

Jogadores formados localmente: Ricardo Quaresma, Silvestre Varela, Ricardo Nunes, Ricardo Pereira, Sami e Kelvin.

Problema - Seis jogadores para quatro vagas. Kelvin, excluído na época passada, cumpriu a sua segunda temporada no Dragão e a terceira em Portugal (foi emprestado ao Rio Ave no primeiro ano). Por isso, passa a ser um jogador formado localmente mas – cenário que o deve favorecer – pode igualmente surgir na Lista B do FC Porto, para jogadores nascidos após 1 de janeiro de 1993 que tenham dois anos consecutivos no emblema em causa. Sobram cinco nomes para quatro cadeiras. Quem fica de fora?

Jogadores formados no clube: Kadu, Ruben Neves e Mikel.

Neste lote estão apenas jovens que podem igualmente entrar na Lista B, destinada aos produtos da formação. Kadu e Ruben Neves têm trabalhado com Julen Lopetegui e surgem como alternativas nas competições europeias. Mikel lesionou-se com alguma gravidade. O técnico espanhol não poderá deixar de contar ainda com outras promessas, como Graça ou Gonçalo Paciência – bem como os sub-19 que têm brilhado no Europeu da categoria.

Conclusão - Resumindo, escolhas por fazer no plantel do FC Porto e um reflexo do cenário na época passada, em que o grupo reduzido e uma onda de lesões obrigou a alguns sacrifícios e a presença de Mikel no banco de suplentes frente a Nápoles e Sevilha.

Deco, extracto da crónica de Pedro Marques Lopes

27/07/2014 - Deco (o mágico)

…No livro, O Preço da Glória, Deco diz acerca da vitória de Sevilha: “estava cumprido um dos meus sonhos, ver o meu nome bem marcado na história do FC Porto”.

Fica descansado, grande mágico, estás marcado a ferro e fogo na nossa memória. És mais que memória, és um dos nossos. És um jogador à Porto, e maior elogio, bem sabes, não podemos fazer.

…Insisto, esta época, vamos ter um grande conjunto de jogadores e, estou certo, uma grande equipa. Mas se não tivermos mentalidade à Porto, nenhuma estrela nos salvará.

Rúben Neves (o novo puto maravilha dos dragões)

Já sei, não se pode elogiar muito que os rapazes pensam logo que são os novos Decos.
A minha resposta é sempre a mesma: se lhes sobe à cabeça a fama que ainda não mereciam e se se perdem pelo caminho é porque não tinham qualidade suficiente para chegar ao topo. Mais, tenho muito mais medo da rematada estupidez do “ainda tem de crescer”, e por isso são colocados em clubes com baixos níveis de exigência, com treinadores de qualidade inferior e com colegas que não os fazem evoluir, do que de elogios mais que merecidos.
Eu vi o futuro, mas também vi o presente: chama-se Rúben Neves. Eu quero lá saber se foi contra o Genk, se o jogo era a feijões, se o rapaz estava com uma descontracção que não seria habitual num jogo a sério. Podem vir os especialistas todos deste mundo e do outro, podem vir com as teorias que quiserem, podem até puxar dos galões: o rapaz é um grande jogador.
Um miúdo de 17 anos que joga com aquela categoria não engana (pois, é como o algodão...!). Um rapaz que entra em campo como se fosse um veterano, com vontade de mandar no jogo e sem medo de o assumir, que joga com aquele arrojo simples e confiante, com aquela intensidade, sempre de cabeça levantada, é um predestinado.
Por todas as alminhas, por todos os santinhos: esqueçam o bilhete de identidade e e ponham-no a jogar. Dêem-lhe espaço, dêem-lhe confiança, não matem aquele talento.

Uma questão de portismo

27/07/2014 - Muito bem caríssimo Manuel! Gostei...!

Contra os detractores de Pinto da Costa e profetas da desgraça...

Enaltecer o portismo_Ver aqui

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Relativamente às performances dos guarda-redes e ...

24/07/2014 - Há uns anos trás quando o Silvino de Almeida Louro adjunto do Mourinho treinava os guarda-redes do FC Porto, abordei-o para lhe dizer: Silvino, os guarda-redes nos lances aéreos, cruzamentos para a pequena área, não podem deixar que os avançados contrários cabeceiem a bola à vontade, porque é meio caminho andado para serem desfeiteados; ao que ele respondeu: é tudo uma questão de velocidade do guarda-redes em sair ao encontro da bola...!

Explicação dada por quem sabe, ou seja, pelo profissional.


Actualmente já se pretendem guarda-redes que sejam bons entre os postes, seguros, bons de pés e ainda por cima que consigam jogar como autênticos liberos, mas estes são uma raridade e quando surgem são logo absorvidos pelos clubes de maiores recursos (os tubarões).

É que hoje em dia os guarda-redes das equipas grandes que joguem com a linha dos quatro defesas muito subida. Têm de ser completos: ter boa visão dos lances de modo a ter a noção exacta de quando deve sair da baliza e ser rápido a fazê-lo. Tem também de jogar bem a bola com os pés, ser capaz de dominá-la e passá-la com precisão ao colega desmarcado.

PS - Amigos Portistas!

Neste momento fala-se muito na possibilidade da saída do Jackson porque tanto ele como o seu empresário, há uns tempos atrás, andaram a falar de mais aos jornais desportivos, na possibilidade do Jackson sair...!

Relativamente ao guarda-redes, também eu no lugar do Lopetegui quereria um GR que me desse total confiança, porque um GR pode prejudicar/manchar  todo o trabalho da equipa e do seu técnico, com a sua inépcia.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Especular com plantel, nomes a reter e mais umas coisinhas...

23/07/2014 - Eis possivelmente o Plantel para a época 2014/15:
G Redes 3 Fabiano, Kadu e G. Redes a contratar.

Defesas 7: Danilo, Alex Sandro, Opare, Martins Indi, Maicon, Marcano, D Reyes.

Médios 8: Casemiro, Herrera, Brahimi, C Eduardo, Evandro, Quintero, Olivier e Ruben Neves.

Avançados 7: Adrian Lopez, Quaresma, C Tello, Jimenez ou Jackson, Sami, Kelvin e Ricardo.

Regulamento da EUFA

Para as suas competições a UEFA exige que, na Lista A de 25 jogadores, 8 sejam jogadores formados localmente, e só permite a inscrição de 17 Estrangeiros (não incluídos atletas estrangeiros formados no Clube, no caso, Kadu e Kelvin).

Nomes da formação a reter

Já deu para confirmar que os sub-19 do FC Porto que estão a disputar na Hungria o campeonato da Europa, são realmente muito promissores. E nos juniores já me tinham chamado a atenção: Rafa, Tomás Podstawski, Ivo e André Silva, os quais acredito, que dentro de muito pouco tempo deverão ter lugar no plantel sénior.
Faço votos para que Lopetegui repare neles, pois há ali qualidade e portismo.

Especular

Os benfiquistas e o Serpa ainda não perceberam que o Mendes os abandonou? O Mendes fez e agora desfaz… sem ele já não conseguem voltar.
Foi ele que trouxe Lopetegui e quem está a trazer todos os reforços para o Porto...
dizer que há petróleo quando alguns são emprestados dá para rir. Pelos vistos as vendas de Mangala, Fernando e Iturbe não contam…! Já para não falar na possível venda do Jackson…
Esta comunicação social desportiva afecta aos clubes da segunda circular de Lisboa é: torpe, nojenta e deveria ser erradicada de Portugal.
Sugiro que peguem na máquina de calcular (a doença não os deixa enxergar direito) façam as contas e vejam quanto é que o Porto facturou este ano e quanto facturaram os Galinhas Futebol Clube? Eles venderam quase o plantel todo pelo mesmo valor que nós vendemos 3 jogadores e um emprestado...e não obstante ...é uma vergonha!

Previsão da qualidade existente

Se temos um esboço, com qualidade, ainda faltam unidades de treino, tempo, para criarem as rotinas/os automatismos, e termos uma equipa que dê garantias, até lá, vamos atentamente observando o processo a maturar, com a certeza de que estamos no bom caminho, mas sem precipitações, nem euforias antecipadas que são sempre perniciosas!

Nuno Luz é intelectualmente desonesto

23/07/2014 - Nuno Luz um jornalista, sebento, bafiento, abjecto, porque na reportagem transmitida ontem pela SIC Notícias sobre a preparação dos árbitros de futebol para a próxima época (2014/2015), entrevistou Pedro Proença e aproveitou para lembrar o lance do golo do FC Porto, Maicon, fora-de-jogo (milimétrico) de há duas épocas atrás, que o assistente de Pedro Proença validou, assumindo este o erro como um erro da equipa de arbitragem; mas Nuno Luz não ficou por aqui e foi mais longe; afirmou mesmo que o FC Porto foi campeão nessa época devido a esse erro de arbitragem.

Ora Nuno Luz, em vez de se reportar a duas épocas atrás, podia e devia ter-se reportado à época que acabou de findar para analisar as possíveis falhas dos árbitros porque por mais recentes estarão mais vivas na memória das pessoas. Mas não, não convinha, porque o Benfica esta época foi campeão e não convinha escalpelar jogadas negativas que retirassem mérito ao seu clube do coração, além de que o Sporting de Lisboa também ficou em segundo lugar na classificação geral, situação muito conveniente para os lados da segunda circular.
E o que é facto é que nesta época que acabou (2013/2014) Pedro Proença foi protagonista de pelo menos dois erros grosseiros de arbitragem no jogo de Alvalade Sporting-FC Porto, ao não assinalar uma carga de Cedric pelas costas a Jackson na área sportinguista, seria penalty e cartão vermelho; e o seu assistente validou o golo do Sporting que foi precedido de fora-de-jogo; com reflexos no resultado e na classificação geral.
Podia também ter aproveitado para analisar os lances do recente (p.p.) Benfica-FC Porto na Luz, no qual Soares Dias fez nitidamente e grosseiramente, inclinar o campo para o lado dos encarnados, beneficiando descaradamente o Benfica. Mas não, dar relevo a erros grosseiros de arbitragem prejudicando o FC Porto não foi conveniente!
Não foi por acaso que Pinto da Costa indignado com a actuação de Artur Soares Dias e Rui Silva nesse célebre jogo solicitou que:

Pinto da Costa, em declarações à imprensa desportiva, pediu que Rui Silva e Artur Soares Dias não voltassem a apitar jogos dos azuis e brancos.

Mas nós sabemos como é, os cargos de decisão e poder do futebol estão nas mãos do Benfica e do Sporting pelo que se pode: tripudiar, instrumentalizar, distorcer à vontade que não há azar…no passa nada…!

terça-feira, 22 de julho de 2014

“Business as usual” extracto da crónica de Miguel Sousa Tavares

22/07/2014 - Os excertos da crónica que segundo o meu critério merecem relevo

Nortada – “Business as usual” extracto da habitual crónica de Miguel Sousa Tavares

Comecemos pela anunciada iminente falência da própria Liga de clubes, que obrigou o seu presidente, o notável Mário Figueiredo, a ter de fazer uma insólita declaração de que os campeonatos não estavam em risco. Porém, ao que parece, tal declaração não terá tranquilizado ninguém, pois que, como aqui se explicava há dias, consta que, enquanto o seu presidente continua a auferir o seu generoso salário e a usufruir de motorista em carro topo de gama, os funcionários da Liga já não receberão salários e os fornecedores não são pagos – todos à espera que o Sr. Figueiredo produza a montanha de dinheiro que prometeu sacar à Olivedesportos pelas transmissões televisivas, e assim sem mais. Este homem, passe o seu descaramento, é, de facto, um fenómeno: deve ser o único presidente de uma qualquer instituição planetária que conseguiu manter-se em funções porque o seu presidente da Assembleia Geral recusou-se sistematicamente a convocar uma assembleia para o destituir, invocando sucessivos pretextos jurídicos, até terminar num deveras inatacável: ele não concordava com as razões para a destituição e era ele, não os sócios, que tinha de concordar. Depois, ainda teve o topete de se reapresentar a eleições e, sempre contando com a mesma ajuda, inventou um esquema infalível para evitar a sua mais do que certa derrota, qual foi o de declarar irregulares todas as candidaturas menos a sua. E, assim reeleito com 25% dos votos, incluindo o do Sporting, cujo presidente viu nele o verdadeiro símbolo da transparência no futebol, o papel higiénico capaz de limpar as emanações escatológicas do orifício anal (conforme explicou num discurso que para sempre marcará a história do nosso futebol e dos seus dirigentes), o Sr. Mário Figueiredo aí está, firme como uma rocha, a fazer da Liga de Clubes um cadáver adiado, cuja única razão de ser reduz-se a manter o seu próprio tacho e fazer os favores necessários aos clubes que o apoiarem, com o Sporting à cabeça e o Benfica na expectativa. Anuncia-se um desastre inaudito: talvez a suspensão ou anulação do campeonato, aí por alturas do Natal, quando se perceber que o Sporting não vai ser campeão. Seria mais uma fórmula inédita de garantir a transparência.

 2 –
Lá pela minha terra, no meu clube, sucedem-se as revoadas de contratações (justificadas e assertivas, Miguel) que tanto animam e agitam os dirigentes nesta época do ano. Desta vez, parece que a animação é maior do que nunca, com cenas de bofetadas, de insultos e de chega-para-lá entre empresários e dirigentes (!). Segundo relatam os jornais, guerra intestina estará a ser ganha pelo ex-filho pródigo do presidente, regressado em força e em grande estilo para prestar ao clube os relevantes serviços que os sócios tão bem conhecem do passado. Mas não hei-de morrer sem ver o meu clube ser dirigido por gente que nada queira ganhar com ele (lirismo do Miguel porque não existe no mundo tal gente).
Do novo treinador e dos reforços, nada posso dizer, por enquanto (mas podemos nós os adeptos mais atentos garantir a sua qualidade). A verdade é que não conheço um nem os outros. Gosto que a escolha tenha recaído num estrangeiro, mas, como todos, sinto alguma apreensão por se tratar de alguém que vai aprender agora a treinar um clube, e não já selecções jovens. Quanto aos reforços, dizem-me que são bons e eu quero crer que sim, mas també sinto alguma apreensão, pela sustentabilidade dos investimentos feitos num clube em pré-falência, como todos, e que, mais uma vez, dá indicações de ir desprezar as escolas de formação do clube, a experiência da equipa B e o mais defunto projecto Dragon Force. Os clubes estão cheios de boas intenções que, na época dos negócios, são rapidamente esquecidas. (resultante de falta informação ao Miguel)
Neste momento, e sem ainda ter visto nada, o que tenho de mais sólido e esperançoso, a nível de reforço da época portista, é o desmembrar da grande equipa que o Benfica tinha e uma vaga, ténue possibilidade, (mas em que francamente não acredito) da venda de Varela e Defour (este último, com uma única aparição no Mundial, onde revelou o seu ponto mais forte, já conhecido dos portistas, que é a de se fazer expulsar ainda na primeira parte dos jogos mais importantes). De resto, duas certezas: uma, a de a língua oficial do clube, este ano, é o espanhol; e outra, a de que não vai ser fácil preencher a quota de jogadores formados no clube, para efeitos de inscrição na Champions. Aliás, a entrada no quadro final desta competição, ultrapassando a pré-eliminatória, vai ser, desde logo, o primeiro objectivo a atingir na época, sob pena de as grandes expectativas que se estão a criar levarem logo um forte e traumático rombo inicial.
3 – Grande parte destes negócios de compra e venda de jogadores, sobretudo nos grandes, passa por essa entidade misteriosa que são os fundos de jogadores….

4 – Muito cautelosas e avisadas as declarações iniciais dos treinadores dos três principais e crónicos candidatos ao título. Julien Lopetegui mostrando-se satisfeito com a evolução dos trabalhos e com a equipa que terá ao dispor – grande parte dela escolhida a dedo por si. Jorge Jesus assistindo, sem angústias aparentes, ao desmoronar da equipa que na época passada tinha ao dispor, dizendo que o Benfica está a pagar o preço do sucesso. E Marco Silva recusando, com a elegância que sempre mostrou, o favoritismo que os dirigentes do clube querem atribuira ao Sporting – como de costume, sem se preocuparem em levar em conta o que os rivais possam fazer. Oxalá todos mantenham a mesma contenção ao longo da época, a benefício de uma disputa sem golpes baixos, imune à histeria e desejo de protagonismo dos dirigentes.


Miguel, os sócios adeptos e simpatizantes do FC Porto estão empolgados sem euforia desmedida e creio que têm razões para isso, por tanto calma que esta época temos tudo para chegarmos ao TOP.

Dispensados, trio de espanhóis, Jackson e novas dos rivais

22/07/2014 - Com a chegada de Adrián López, e a intenção da SAD em segurar Jackson, os responsáveis do FC Porto entenderam que dificilmente Ghilas teria esta época os minutos de competição que deseja. Vai ser emprestado para jogar com regularidade…

Apesar de ter aparecido bem neste arranque de pré-temporada - marcou três golos em quatro jogos -, Josué não conseguiu convencer Lopetegui de que poderia ser útil ao plantel. No último particular, frente ao Genk, foi testado a médio-defensivo…

Abdoulaye - A sua saída estava prevista há muito, mas mesmo assim Abdoulaye apresentou-se para o arranque da pré-época. O senegalês procura agora, juntamente com o FC Porto, um novo desafio para a carreira que, ao que tudo indica, prosseguirá no estrangeiro…

Licá - A lesão que Licá sofreu no primeiro treino do estágio na Holanda só serviu para acelerar o que há muito parecia inevitável: a dispensa do FC Porto. O excesso de soluções para o ataque fez o resto. A SAD procura agora vendê-lo por 1,5 milhões de euros…

Muito bem, Antero Henrique, por defender os interesses do FC Porto



Jackson só sai pela cláusula de rescisão (40 milhões de euros)

Antero Henrique (SAD intransigente), director-geral portista, reafirma que a intenção do clube é manter o avançado e, por isso, não está interessado em negociar com eventuais interessados. Quem quiser, que pague a cláusula.












Quintero já trabalha com o plantel
Quintero trabalhou pela primeira vez às ordens de Julen Lopetegui, esta terça-feira. O médio colombiano, que marcou presença no Mundial do Brasil, foi um dos jogadores que estiveram no relvado na sessão das 11:30.
Os 15 minutos abertos à comunicação social deram para ver que, além de Quintero, Sami, Alex Sandro, Danilo, Lichnovsky, Maicon e Casemiro estiveram no relvado, sendo que esta foi a primeira aparição do ex-Real Madrid perante os jornalistas.
O FC Porto repete esta terça-feira o programa da véspera, com três sessões agendadas: 9h00 (porta fechada), 11h30 (com 15 minutos abertos à comunicação social) e 17h00 (porta fechada).

Steven Defour (quem não tem dinheiro não tem vícios)

Não está fácil o entendimento entre FC Porto e PSV para a transferência de Defour e o belga, a
pós marcar presença no Mundial, já treina nos dragões. O médio não foi visto nos 15 minutos abertos à comunicação social durante a sessão da 11:30, mas Kayembe deu a ver Defour já com equipamento de treino. "Retorno do camarada Steven Defour".
Paul Stéfani, empresário de Defour, continua à espera de um contacto dos dragões e do PSV Eindhoven para resolver a situação do médio belga, apesar de a Imprensa holandesa garantir haver uma diferença de valores muito grande. A proposta do PSV pelo belga não irá além dos 4,5 milhões de euros, valor que não agradou ao FC Porto, que teria pedido 8,5 milhões de euros. "Espero que esta semana traga desenvolvimentos. Mas o FC Porto é a chave do negócio, tudo depende deles.

Novas dos nossos principais rivais


O primeiro dérbi da temporada, deixou uma dupla certeza: tanto Jorge Jesus como Marco Silva não escondem que estão preocupados. Cada um ao seu jeito, falaram para dentro, visando os dirigentes. Curiosamente, as preocupações são contrárias, pois enquanto o Jorge Jesus reivindica um aumento de qualidade no plantel, que significa a necessidade de ir ao mercado contratar jogadores de selecção, Marco Silva já se contenta só em manter os actuais elementos da equipa que tem à sua disposição.
O animado confronto do Restelo mostrou um Sporting adulto e trabalhado em cima daquilo que de bem feito ficara da época passada. Marco Silva não tem pressa de implementar os seus processos, as suas ideias, vai introduzindo o seu cunho pessoal lentamente, garantindo a consolidação dos processos antes de passar às alterações de fundo.
O que se viu no Restelo foi uma equipa competitiva, concentrada, afinada, deixando claro que os reforços, se existirem, terão dificuldade em entrar.

Nota importante

Acredito que tal como na época passada, com a ajuda dos senhores do apito (um exemplo: Pedro Proença em Alvalade não quis ver a carga de Cedric sobre Jackson na área do Sporting e validou o golo do Sporting precedido de fora de jogo!!!) e dos dirigentes convenientes nos cargos de poder da Liga, aos dois clubes da segunda circular de Lisboa, nem seja preciso aquisições sonantes de jogadores para atingirem os seus objectivos, ou seja, logo à partida, fazer inclinar o campo para os lados dos seus clubes (da águia e do leão) inquinando o campeonato.

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Porto canal uma parceria com o FC Porto

21/07/2014 - O Porto canal como televisão generalista tem pouco interesse para os sócios, adeptos e simpatizantes portistas, porque como "informação e divertimento" os canais da concorrência estão muito melhor apetrechados em equipamento e meios humanos do que o Porto Canal. Pelo que, caso passasse a FC PortoTV seria muito mais interessante para os Dragões por à partida garantir como espectadores, ou seja, prender ao ecran da televisão todos os sócios, adeptos e simpatizantes azuis e brancos.

Neste momento a SportingTV (completamente financiada por privados) acabou de transmitir, numa fantástica emissão de propaganda, uma retrospectiva (resumos) dos jogos do Sporting relativos à época 2013/2014. E como é previsível só mostram as jogadas (positivas) dos golos do Sporting escamoteando as jogadas polémicas negativas nas quais o Sporting (jogos) foi beneficiado. Depois exortam (incentivam) o fervor clubista divulgando só a informação que lhes é conveniente!

Propõe-se também transmitir os jogos de futebol, duas horas depois do jogo acabado, em diferido, e as outras modalidades do clube, tais como por exemplo: o futebol de salão (que está neste momento 19:38 a transmitir).

Datas previstas do playoff, pré-eliminatória da Champions

21/07/2014 - O FC Porto irá a sorteio naturalmente como cabeça de serie nesse playoff, o sorteio será realizado no dia 8 de Agosto (uma sexta-feira).

Vão-se realizar entretanto entre 29/30 de julho e 5/6 agosto, a 3ª pré-eliminatória da Champions, dependente dos apurados/eliminados que se irão cruzar, eis os possiveis adversários do FC Porto para esse Play Off: Lille, Feyenoord, Besiktas, Panathinaikos, Dnipro, Copenhaga ou Standard Liège, de realçar que estes possiveis adversários, a garande maioria já começaram as suas Ligas, e estão com ritmo competitivo, por exemplo o Copenhaga da Dinamarca, está já na 15ª Jornada.

Treino, Quintero está a chegar e diversos

21/07/2014 - Treino do FC Porto - Plantel dividido

O treino do FC Porto era aguardado com enorme expectativa, tendo em conta o regresso dos internacionais e a possível presença de Brahimi e Marcano, dois alvos dos dragões, mas os 15 minutos abertos à comunicação social não deram para tirar dúvidas.
Julen Lopetegui agendou três sessões para esta segunda-feira. A primeira teve início às 09:00, no Olival, e a segunda às 11:30, com os primeiros 15 minutos abertos à imprensa, que só viu sete jogadores no relvado: Fabiano, Ricardo (guarda-redes), Reyes, Ricardo Pereira, Herrera, Evandro e Tello. Os restantes ficaram a trabalhar no ginásio.
Às 17:00 está marcada uma nova sessão que vai decorrer à porta fechada.

Quintero está a chegar ao Porto. Partiu domingo da Colômbia.

Bakkali novamente apontado ao Dragão

O interesse do PSV em Defour, reacendeu a hipótese que circulou há dias: Zakaria Bakkali, extremo do PSV, de 18 anos, natural da Bélgica mas com ascendência marroquina, trocaria os holandeses pelo Dragão.
Bakkali é também pretendido pelo Liverpool e tem contrato com o PSV por mais um ano, com proposta para renovar. O extremo já tem uma internacionalização pela principal seleção belga.

Abdoulaye

Abdoulaye até já se viu ultrapassado pelo chileno Lichnovsky, que foi contratado para a equipa B mas jogou a titular com o Venlo e ontem foi a primeira alternativa. Com Maicon e Reyes seguros no plantel e Bruno Martins Indi e Ivan Marcano a chegar, Abdoulaye não terá espaço.

PS - Diz quem sabe e eu acredito!

Jorge Jesus: "Trabalho não chega, é preciso qualidade"

"Aquilo que posso prometer é qualidade no trabalho. Vou tentar valorizar a equipa, os jogadores, e isso só se consegue com trabalho. Agora, só trabalho, trabalho e trabalho não chega, também é preciso qualidade"

sábado, 19 de julho de 2014

JULEN LOPETEGUI, Herrera e Sami

19/07/2014 - Julen Lopetegui - "Casemiro tem o que procuramos"

O FC Porto derrotou o Genk por 3-1 num teste exigente, segundo Julen Lopetegui. "Foi o nosso jogo mais exigente, frente a uma equipa que vai começar a competição na próxima semana. Exigiu-nos mais ritmo e intensidade, foi um bom teste", começou por dizer o treinador dos dragões.

"Estou muito contente com o estágio. Agora é tempo para consolidar conceitos, pouco a pouco a equipa melhora, com trabalho. O objetivo é esse, mas ainda nos falta muito. Estamos a trabalhar para ter o melhor plantel possível e trabalhar da melhor forma para que, quanto antes, adquiramos os conceitos que desejamos. Que seja o quanto antes, pouco a pouco. Há que dar tempo ao tempo. A equipa está a dar passos em frente em muita coisa. Estou muito satisfeito com o esforço e compromisso da equipa. A exigência é parte do profissionalismo", acrescentou Lopetegui , antes de se referir a Casemiro.
"O Casemiro agrada-nos. Tem o que procuramos para essa posição. Virá competir com outros pelo lugar e melhorar o plantel".

Predisposição e confiança de HECTOR HERRERA


Hector Herrera afirmou hoje, após a vitória sobre o Genk (3-1), na Bélgica, que se sente "mais confiante e com muito mais ritmo". O médio, um dos jogadores em destaque no Mundial 2014 pela seleção do México, entrou na segunda parte da partida contra os belgas, naquele que foi o seu primeiro ensaio desde que chegou de férias, na terça-feira, revelando "estar muito contente por regressar e conhecer os novos companheiros e a nova equipa técnica".

Após cinco dias de trabalho com o novo timoneiro portista, Julen Lopetegui, Herrera considera-o "um técnico muito exigente, que gosta de circulação rápida", confessando que teve uma conversa consigo, mas "apenas sobre coisas essenciais ao futebol e ao seu sistema de jogo". "Não pretende nada diferente do que o FC Porto está habituado. O clube vai continuar com a mesma mística, só vai mudar pequenas coisas", assegurou.

Herrera diz-se "melhor, com mais ritmo e com mais confiança no grupo e com as pessoas do clube", afirmando desconhecer a existência de qualquer proposta para uma eventual transferência. "Estou muito contente e gostava de ganhar títulos com o clube, conseguir coisas importantes para ficar na sua história", afirmou, a propósito.

Quanto aos novos companheiros, é da opinião de que "são jogadores com grande nome e importância, mas também são muito humildes e vêm para ajudar a que o FC Porto continue a ganhar".

Sami é mesmo reforço!


Com dois golos, Sami destacou-se no particular que o FC Porto disputou e venceu (3-1) com o Genk. "Sabíamos que íamos defrontar um adversário complicado, já entram em competição para a semana. Mas estamos a trabalhar bem, a fazer o que o treinador pediu e temos conseguido fazê-lo da melhor forma. Mais um bom resultado, a equipa jogou bem e está de parabéns", afirmou Sami, que se sente com força para lutar pela titularidade.
"Estaria mal se não pensasse assim. Venho para ajudar. Sou mais um a trabalhar para tentar fazer parte deste grupo e o mister depois decide. Trabalhar, trabalhar, é o que tenho vindo a fazer. Fazendo o que o treinador me pede. Pressionar, ajudar a equipa, trabalhar. Estamos a evoluir na circulação de bola, triangulações, pressão, como ele nos tem pedido. Ainda temos muito tempo para trabalhar, acertar agulhas, melhorar e voltar às vitórias, como temos vindo a fazer".

Reyes, que só esta semana chegou ao estágio, assume a titularidade no centro da defesa, ao lado de Maicon.

Pré-época - Genk 1 FC Porto 3









Equipa do FC Porto já é oficial. Opare falha este ensaio pela lesão no joelho direito.

FC Porto: com Fabiano, Danilo, Maicon, Reyes e Alex Sandro, Carlos Eduardo, Josué e Óliver; Quaresma, Tello e Adrián.

Confirma-se a titularidade de Tello, que marcou na estreia. Josué também agarra oportunidade no meio-campo.
Carlos Eduardo continuará a ser testado numa missão mais defensiva, enquanto não chega Casemiro à equipa.

Genk joga com Bizot, Mbodji, Hamalainen, Hyland, Gorius, Buffel, Cissé, Kabasele, Masika, Schrijvers e Vossen.

FC Porto joga com equipamento alternativo, cor de rosa.
Quaresma é o capitão. Começou o jogo.
Nos primeiros momentos, é Josué quem está num papel mais defensivo e não Carlos Eduardo, como era esperado, embora o brasileiro também pise terrenos recuados.

Cruzamento de Quaresma obriga Bizot a mergulhar. Quaresma começou à direita, Tello à esquerda.

8’ GOLO! Quaresma. Depois de um primeiro remate de Carlos Eduardo, após roubar a bola a Mbodji, que Bizot não conseguiu agarrar, surgiu Quaresma, na pequena área, a empurrar para o golo. Fácil.

11’ GOLO! - Vossen marca. Erro tremendo de Reyes. Mexicano tenta passar a bola a Maicon e entrega ao adversário, que só tem de correr com ela controlada e bater o desamparado Fabiano.

15’ - No meio dos centrais portistas, avançado do Genk não contava com tantas facilidades e cabeceia ao lado, após cruzamento da direita.

16’ - Remate de Carlos Eduardo. Forte mas por cima.

20’ - Ataque do FC Porto, conduzido por Quaresma, que tenta assistir Danilo. Defesa do Genk corta.

23’ - Adrián não consegue chegar a um lançamento longo de Quaresma.

24’ - Canto do Genk e cabeceamento perigoso de Cissé, no coração da área. Por cima.

25’ - Paragem no jogo para os jogadores se hidratarem. Lopetegui aproveitou para passar instruções.

32’ - Cruzamento de Danilo para o coração da área, onde Adrián surge a cabecear. Por cima.

42’ - Contra-ataque do FC Porto, com Quaresma a fugir pela esquerda, a fintar um adversário e a assistir o remate de Óliver, que bate num adversário e sai pela linha de fundo. Canto sem consequências.

46’ - Rúben Neves, Herrera e Ricardo Pereira entram; Quaresma, Josué e Carlos Eduardo saem.

47’ - Bom corte de Reyes a antecipar-se a Vossen, na área.

55’ - Grande oportunidade para o Genk. Reyes voltou a facilitar na defesa, permitiu um cruzamento da direita e o remate de Schrijvers a assustar Fabiano.

57’ - Saem Adrián e Tello; entram Kelvin e Sami

59’ - Excelente Sami, a roubar a bola a um defesa e a avançar para o remate. Bizot evita o golo.

60’ - Sami é o ponta de lança. Bom trabalho de Kelvin, a tirar um adversário do caminho, e a rematar, ao lado.

62’ - A vez de Ricardo rematar. Também ao lado, mas a ganhar canto, porque a bola desvia-se num defesa.

62’ - GOLO! Sami. Canto bem marcado por Rúben Neves para um desvio de cabeça de Sami.

64’ - Sai Óliver entra Evandro; sai Reyes e entra Lichnovsky. No Genk sai Vossen e entra Tchimanga

68’ - Bizot rouba golo a Kelvin. Herrera recupera bem a bola à entrada da área, avança e cruza e a bola desvia num defesa belga; sobra para Sami, que toca para Kelvin rematar. Bizot desvia.

70’ - Excelente defesa de Bizot, após magnífico remate de Rúben Neves, de fora da área

75’ - Sai Masika e entra Castagne

78’ - GOLO! Sami. Jogada de Ricardo pela esquerda, a tocar para Sami, que tirou um adversário do caminho e estourou, de pé direito, para o golo.

83’ - Sai Schrijvers e entra Milinkovic. Erro de Lichnovsky a permitir remate perigoso do Genk

Fim do jogo. FC Porto vence mais um jogo da pré-temporada e encerra estágio.

PS - O FC Porto regressa a Portugal ainda hoje, depois do jogo, dando por encerrado o estágio que efetuou na Holanda

O FC Porto apresenta-se no Dragão no próximo domingo, dia 27, com o Saint-Étiènne

O jogo é no estádio do Genk, na Bélgica. Cerca de três mil nas bancadas, ainda despidas, mas ouvem-se muitos portugueses.

Em agosto, o FC Porto vai estagiar em Inglaterra e tem mais dois jogos agendados para essa altura, um com o Everton e outro com o West Bromwich 
GENK
1-3
FC PORTO

CASEMIRO É DRAGÃO

19/07/2014 - O célebre Casemiro - Mais uma grande contratação do galinha "orelhas".

Meus amigos, não foi este o craque que o orelhas foi a Madrid tentar contratar?! Pelo menos, foi isso que li nos jornais na semana que passou...!

Casemiro vem por empréstimo para o FC Porto mas com opção de compra.
Empréstimo do médio ex-Real Madrid, por uma temporada, prevê opção de compra

O FC Porto assegurou a cedência, por empréstimo, do médio brasileiro Casemiro, do Real Madrid, por uma temporada, com os Dragões a terem opção de compra no final desse período. Casemiro, de 22 anos, vai falar este sábado pela primeira vez como jogador do FC Porto, a partir das 20h00, no Porto Canal.

Nascido a 23 de Fevereiro de 1992, em São José dos Campos, no Brasil, Carlos Henrique Casemiro deu nas vistas ao serviço do São Paulo e levou o Real Madrid a avançar para a sua contratação, ainda que inicialmente a título de empréstimo. Casemiro foi adquirido definitivamente no Verão de 2013 e assinou com o emblema da capital espanhola um contrato válido por quatro temporadas. Agora, vai prosseguir a sua carreira no FC Porto.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Temos treinador competente e reforços de qualidade

18/07/2014 - Lopetegui um técnico competente

Por aquilo que tenho lido e visto, as aquisições que a direção do clube tem feito (o esforço financeiro), o FC Porto está a construir uma boa equipa ganhadora. Claro que ainda é cedo para se tirar ilações mas tenhamos fé que a próxima época tem tudo para correr bem...!


Extracto da crónica de Pedro Marques Lopes

Meu Mundial

O meu Mundial está a começar e as unhas já vão no sabugo. Nunca mais começa o futebol a sério. O que me perturba a alma, o que me faz regressar à infância todos os fins de semana (e quartas bater violentamente em madeira), o que me faz viver a minha assolapada paixão pelo FC Porto. Parece estar tudo a correr bem , mas, claro, o meu coração anda inquieto. Os rapazes novos são mesmo bons? Quem sai? Quem fica? Já tenho muitos anos disto e é sempre a mesma coisa, a mesma angústia. Podia dizer que tenho a sensação de que estamos a construir uma equipa muito especial, mas, sinceramente, não sei se é a minha razão ou o meu coração a falar – como muitas vezes, quando de futebol se trata, não sei.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

Bruno de Carvalho o bazófias

17/07/2014 - "Temos mais de três milhões de adeptos" (diz ele à semelhança dos que afiançam ser 6 milhões)

A razão de ser do canal: "Esta vai ser uma forma de conseguir ter a alma mais calma e, sobretudo, e estarmos mais descansados sobre o que vamos ouvir sobre o Sporting. Queremos que o canal transmita a grandeza do Sporting, algo que até hoje alguma comunicação social nunca fez".

Contundente: "Não somos um canal regional, nem queremos transmitir jogos"

Bruno de Carvalho, à entrada para a primeira emissão da Sporting TV, deixou recados à concorrência. "Temos um canal isento", defendeu. ... Será?! Veremos...

Ao chegar aos estúdios da Sporting TV, em Carnaxide, Bruno de Carvalho afiançou que "não há ambição de transmitir os jogos do clube", à imagem do que sucede, por exemplo, com a Benfica TV. E explicou porquê: "Este é um canal isento, pautado pelo rigor. Um canal de um clube não deve ser responsável pela transmissão dos jogos, pela tentação e o risco de se verificar a manipulação de imagens."
A Sporting TV vai transmitir os jogos da equipa principal em diferido, uma a duas horas após o seu final, e transmitir em directo os jogos em casa da equipa B. Os recados do presidente dos leões, porém, não se ficaram por aqui. "Não precisamos de um canal regional ou de um semi-canal de clube(!). O Sporting é um clube de dimensão nacional e vai ter um canal próprio a partir de hoje", declarou o presidente dos leões.

“Ah! Ah! Ah! Conversa da treta” dizemos nós!

Entrada de leão … veremos no futuro como será a saída…!

Horst pré-época

17/07/2014 - Depois de se estrear com a camisola dos dragões, o avançado espanhol juntou-se ao restante plantel esta manhã. Herrera, Reyes, Graça e Kadu também ficaram a treinar para além da hora.
A sessão de treino matinal do FC Porto foi ligeira, com exercícios de recuperação para praticamente todo o plantel, à excepção dos futebolistas Tello, Herrera, Reyes, Graça e Kadu, hoje obrigados a meia hora extra.

No primeiro dia completo de Christian Tello com os "dragões" em Horst, na Holanda, o mais recente "reforço", emprestado pelo FC Barcelona, teve a companhia dos dois internacionais mexicanos e do jovem da equipa B, que terminaram a sessão com exercícios de finalização, com o guarda-redes Kadú por opositor.

O guardião da equipa B foi alvo de trabalho intenso durante mais de hora e meia, com técnico-adjunto Juan Carlos Arevalo a obrigá-lo a intensidades máximas, quer em termos físicos, quer nos exercícios com bola.

Para recuperar do desgaste do jogo do dia anterior, uma goleada, por 6-2, sobre o Venlo, da segunda divisão holandesa, o restante plantel apenas fez exercícios de recuperação física, que terminaram com uma praxe aos quatro jogadores da equipa B presentes neste estágio: Rúben Neves, João Graça, Gonçalo Paciência e Kayembé.

Licá, a recuperar de uma entorse, e Helton, ainda em fase de tratamento, trabalharam à parte do restante plantel.

O FC Porto volta a treinar hoje à tarde, à porta fechada, e terá sessão dupla na sexta-feira, dia que antecede o último jogo previsto para este estágio, contra o Genk, na Bélgica.

UEFA altera regra da acumulação de amarelos

17/07/2014 - A conclusão é simples: a partir da temporada 2014/15 só a expulsão nas meias-finais retirará ao jogador a possibilidade de disputar a final da Liga dos Campeões ou da Liga Europa.

Na verdade, a UEFA estende às provas de clubes o regulamento que vigora já nas competições de selecções, ou seja, os cartões amarelos exibidos na fase de grupos expiram após os quartos-de-final, pelo que "não serão, assim, transportados para as meias-finais"», explicou o organismo que dirige o futebol europeu.

Brahimi acordo iminente e Sami

17/07/2014 - Brahimi
Segundo o director-desportivo, Juan Carlos Cordero, o Granada pretende assegurar uma percentagem numa transferência futura do jogador que deverá custar 8,5 milhões de euros ao FC Porto.

"Este é um tema que está a ser tratado pelos presidentes e por isso há que esperar pelo desfecho das negociações. Estamos perto de um bom acordo parta o Granada", disse Cordero, citado pelo jornal Mundo Deportivo.

O argelino deve assinar contrato por cinco temporadas, mas já não deve ir a tempo de integrar o estágio na Holanda, que termina no sábado.

Estágio em Horst - Sami

Presente no estágio dos dragões em Horst, na Holanda, o reforço azul e branco revelou que os leões mostraram interesse em contratá-lo

Balanço da pré-época: "Faço um balanço muito positivo. Em termos de resultados também tem sido, porque temos vindo a fazer bons jogos, com muitos golos e só temos de tirar boas notas"

Os primeiros tempos como jogador do FC Porto: "Tenho de agradecer a forma como fui recebido. Sinto-me bem aqui e tenho uma boa relação com toda a gente. Estou no processo de adaptação a uma nova realidade e tem sido muito bom"

Expectativa: "Temos de pensar sempre no colectivo, no clube e em conseguir títulos. Ser mais um em ajudar é o meu objectivo"

Concorrência: É saudável. O FC Porto é um grande clube, com grandes soluções. Vou fazer o meu trabalho"

Jogar no meio: "Já houve alturas em que joguei nessa posição, tal como ontem. Jogo onde o mister quiser".

Pré-época- FC Porto goleia a equipa do Venlo

17/07/2014 - Está visto! Com Lopetegui temos treinador e com as novas aquisições: jogadores de selecção!
Pelo andar da carruagem estou convicto que esta época vamos voltar às vitórias...! pois acredito nesta equipa técnica e consciente de que o FC Porto está a fazer um grande esforço financeiro para proporcionar de novo grandes alegrias aos sócios.


Venlo 2 FC Porto 6

Venlo: Maenpaa; D'Alberto, Promes, Balkestein e Fleuren; Altheer, Gijzen e Schorijen; Otsu, Wolter e Khalouta

FC Porto: Fabiano; Danilo, Maicon, Lichnovsky e Alex Sandro; Rúben Neves Evandro e Óliver; Quaresma, Gonçalo Paciência e Adrián López

Dos 27 que estão em estágio na Holanda apenas Helton, Licá, Herrera e Reyes não fazem parte da ficha de jogo

Helton e Licá estão lesionados, enquanto que Herrera, Reyes e Tello só ontem se juntaram à equipa

FC Porto inicia os exercícios de aquecimento

Finalizados os exercícios de aquecimento, as duas equipas recolhem aos balneários

Ao contrário do que foi inicialmente avançado, Tello começa o jogo no banco de suplentes

Início do encontro

Confirma-se Quaresma do lado direito e Adrián López do lado esquerdo

0-0 Ao intervalo
39’ – GOLO do Venlo! FC Porto em desvantagem. Woltters aproveitou da melhor maneira um mau alívio

46’ Saem Fabiano, Evandro e Gonçalo, entram Ricardo, Ricardo Pereira e Carlos Eduardo

52’ Golo! FC Porto empata com um golo na própria baliza de Leemans.

54’ Saem: Adrián, Danilo e Quaresma, entram Opare, Sami e Kelvin

56’ Na barra, Maicon! Livre batido pelo central, à entrada da área, com a bola a bater com estrondo na barra da baliza do Venlo

57’ Saem: Alex Sandro, Lichnovsky e Óliver, entram Kayembe, Josué e Abdoulaye

62’ Golo, Josué! Assistência de Kelvin

66’ Golo, Ricardo! Remate em jeito, à entrada da área, com a bola a entrar junto ao poste esquerdo da baliza de Venlo

68’ Entra Tello, sai Rúben Neves

Josué assume a posição de trinco, enquanto Tello vai para o lado esquerdo do ataque

73’ Golo! FC Porto! Cruzamento de Opare, Sami falha o desvio e Carlos Eduardo, ao segundo poste, a encostar para o fundo das redes

75´Sai Maicon, entra Graça

76’ Esteve à vista o quinto do FC Porto! Canto apontado por Tello e Ricardo a cabecear ligeiramente ao lado da baliza do Venlo!

81’ Golo! Tello! À segunda, o jogador espanhol a conseguir bater o guarda-redes

82’ Golo! Sami! FC Porto! Kelvin permitiu a defesa mas Sami, na ressaca, a empurrar para o fundo das redes

84’ Tello esteve muito perto de bisar no encontro. Arrancou do meio campo mas, na cara do guarda-redes, adiantou demasiado a bola e permitiu a defesa

92’ Golo! Venlo! Sevinc a reduzir para 6-2

JULEN LOPETEGUI: "Há ainda muito para melhorar"

O treinador do FC Porto, Julen Lopetegui, não quis analisar desempenhos individuais, mas explicou as opções em termos de modelo de jogo.

"As primeiras impressões são positivas. Foi um jogo de pré-época bom para correr, trabalhar, ganhar resistência, melhorar a carga, assimilar conceitos novos. Estou satisfeito com o trabalho dos jogadores".

"Defrontámos uma equipa com mais disponibilidade física, que trabalham há mais tempo. É normal que na primeira parte o ritmo tenha sido mais lento, mas trabalhamos bem. Na segunda parte existiram mais espaços, mas no cômputo geral estou satisfeito. É evidente que há muita coisa para trabalhar e melhorar, mas é para isso que cá estou".

"Tello jogou um bocadinho, mas esteve bem, nada mais. Prefiro falar no geral e no colectivo. Mas a equipa trabalhou bem, tentou pressionar alto, por vezes o físico não chegou, mas é normal que estejam cansados. Treinámos de manhã e temos tido dias preenchidos com sessões duplas. Mas quisemos ter a iniciativa do jogo e jogar em todo o campo. Pouco a pouco a equipa vai assimilar conceitos e ganhando capacidade física".

"Tentámos apenas dar minutos a todos e pouco a pouco vão ganhando ritmo, mas ainda é cedo para tirar qualquer tipo de conclusões em relação ao onze. Vamos trabalhando, vendo como evoluem e pouco a pouco aprofundando mais as coisas.

Ponta de lança fixo e três avançados mais móveis: "São maneiras diferentes de atacar. Nos jogos há momentos em que temos de atacar de determinada forma e noutras alturas com soluções diferentes, com uma linha de três, porque vamos ter jogos em que nos vão ser exigidas soluções diferentes".

PS - FC Porto B derrotado pelo Nottingham Forest
Apesar de ter marcado logo nos primeiros minutos e de ter estado em vantagem por duas vezes, o FC Porto B foi surpreendido na parte final, acabando por perder frente ao Nottingham Forest, da II Liga Inglesa, em mais um jogo de preparação, no Estádio Jorge Sampaio.

Kléber com um remate de fora da área, aos 4', e o central alemão Leander Siermann, de cabeça, após um canto, aos 56', marcaram para os portistas, que foram superiores em grande parte do jogo. Os golos dos ingleses foram apontados por Lansbury, aos 44', Veldwijk, aos 80', e Mclaughlin, aos 85'.