quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Êxitos internacionais do FC Porto

De casa
Os leitores que nos desculpem, mas hoje não abrimos o Dragões Diário com uma notícia sobre o FC Porto *. Ontem, num grande jogo de futebol, o Ajax e o Bayern Munique empataram a três bolas, em Amesterdão. “E o que temos nós a ver com isso?”, perguntarão os mais distraídos… A resposta é fácil: os alemães somaram apenas um ponto, terminaram a fase de grupos da Liga dos Campeões com 14, o que significa que nenhuma equipa igualou ou superou os 16 alcançados pelo FC Porto. Por outras palavras: fomos a melhor equipa da primeira fase da mais difícil competição de futebol do mundo.

(*Como se vê, era brincadeira, aquele jogo tinha mesmo alguma coisa a ver connosco. E, num país em que a maior parte da imprensa e da opinião pública se deixa encandear com as luzes que alegadamente iluminam outras paragens, não podemos abdicar de destacar mais um feito histórico da única equipa portuguesa que honra Portugal na Champions.)

Outra consequência dos jogos de ontem e do encerramento da fase de grupos da Liga dos Campeões foi a definição dos possíveis adversários do FC Porto nos oitavos de final: Ajax, Atlético Madrid, Liverpool, Lyon, Manchester United, Roma e Tottenham . O sorteio realiza-se na segunda-feira, às 11h00, em Nyon (Suíça).

Efeméride - Aconteceu
Há 31 anos, o FC Porto disputou pela primeira vez a Taça Intercontinental e tornou-se a primeira (e única, até ver) equipa portuguesa a alcançar o estatuto de campeã do mundo de clubes. Sob e sobre a neve de Tóquio, que colocou mesmo em risco a realização do jogo, os Dragões superaram-se a si próprios, impuseram-se ao Peñarol e venceram por 2-1, já no prolongamento, com golos de Gomes e de Madjer. Pode recordar tudo e ouvir os testemunhos de alguns dos protagonistas deste feito nesta reportagem do Porto Canal.

Sem comentários: