segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

Sugestões para a equipa técnica do FC Porto

60 anos a observar o futebol: treinos e jogos ditam-me o seguinte:
1 – Horário: começar às 09h00
2 – Estabelecer objectivos em função do plantel disponível. Se possível ter duas equipas competitivas. Se a composição do plantel não permitir vencer todas as provas então fazer pontaria para a principal: a conquista do campeonato (liga NOS).
De modo a não se apontar para objectivos inatingíveis, ou seja, para não se correr o risco de se pretender ganhar todas as competições e não se vencer nenhuma. (já lá diz o povo: “quem tudo quer tudo perde”)
3 – Plantel ideal 2 futebolistas de nível semelhante para cada posição
4 – Planificar a época que é uma maratona; e observar a necessidade de estabelecerem-se/atingirem-se picos de forma dos futebolistas para os jogos mais exigentes
5 – Estudar o carácter (ambição/motivação), a capacidade atlética e analisar a predisposição física e mental dos atletas para as competições a disputar, de modo a constatar-se a possibilidade de atingirem-se os objectivos da época.
6 – Preparar os futebolistas do plantel, em princípio 16 jogadores titulares da equipa “A”; mais os 16 jogadores da equipa “B”
7 – Reunir o plantel das equipas “A” e “B” para se discutir e analisar as possibilidades das equipas ultrapassarem as dificuldades e as exigências das provas a disputar durante a época.
8 – Estudar e analisar os comportamento; os critérios dos árbitros portugueses e agir-se em conformidade.
9 – Tornar os treinos competitivos mas atractivos (praticar futebol de salão?) de modo a não cansar psicologicamente.
10 – Treinar a técnica individual, o domínio da bola. Potência: treinar os futebolistas aos pares: um a correr com a bola e outro a agarrá-lo a fim de impedi-lo de progredir com ela. Exercícios físicos: treinar a corrida: resistência e velocidade (sprints)
11 - Treinar os automatismos da equipa na circulação de bola, de modo a trocarem a bola duns para os outros de olhos fechados.
12 – Utilizar bastante tempo do treino para praticar os remates à baliza.
13 – Treinar musculação no ginásio : de modo a desenvolver as pernas e o tronco (coração e pulmões também fortes) . Prescrever normas de alimentação.
14 – Estudo e análise dos jogos das outras equipas, principalmente dos processos de jogo dos benfiquistas...etc... etc...

Sem comentários: