domingo, 26 de janeiro de 2020

Tribunal das Antas - Uma voz crítica

Embora possa estar de acordo com grande parte do texto abaixo, não posso deixar de lembrar o seguinte:
a) António Oliveira, um accionista de referência da FC Porto-Futebol,SAD e na minha opinião um sério candidato a substituir Pinto da Costa, afirmou recentemente que o FC Porto não arranja melhor treinador do que o Sérgio Conceição.
b) Concordo que esta época a equipa técnica não tem conseguido  obter da equipa A um rendimento consistente de acordo com os objectivos do Clube (direcção, sócios, adeptos), ou seja, sucesso desportivo, conquista de troféus.
c) Mas também sei que se as vitórias não acontecem não é só culpa da equipa técnica, mas também dos dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD, e, por conseguinte ao pôr em causa o trabalho de Sérgio Conceição temos também de pedir responsabilidades ao Líder-Mor, o tal "Ícone" que devido à sua idade talvez já se devesse ter reformado, mas que não obstante continua agarrado ao poder, tipo personagem predestinado, sem ninguém à sua (dele) altura para o substituir. Entretanto vai-se enchendo financeiramente, pois os 15 mil euros mensais dão-lhe muito jeito, daí a dificuldade em abdicar de tal privilegio.


Aí está ele, o Messias que saiu a mal de quase todos os clubes onde esteve. Aí está o Messias para quem a culpa é sempre dos outros, e nunca sua, porque ele veio para Ensinar e não para Aprender.
Estava a demorar, mas ontem finalmente, Sérgio Conceição mostrou o seu lado mais genuíno. Aquele lado que o leva a proteger-se a todo o custo, mesmo que para isso tenha de culpar os outros daquilo que é da sua responsabilidade.
Ficamos ontem a saber que a culpa de a equipa estar a jogar tão mal nestas temporadas, não é dele, é por causa da falta de união no clube.
Afinal de contas, os treinos não servem para nada, porque uma ou duas pessoas no clube não dizem Ámen a tudo o que o Messias, o Pedroto 2.0 (perdoa-os Mestre...), faz.
Nós jogamos mal, porque uma ou duas pessoas dentro do clube, não dizem que jogamos bem, quando não jogamos uma merda.
Para o Messias, o Porto estava bem sendo uma ditadura, onde tudo teria de girar à sua volta.
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", quando teve à sua disposição o maior orçamento na história do clube?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se foi com ele que o clube mais gastou em transferências numa temporada?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se a direcção lhe deu poderes que não deu a mais nenhum treinador, na história do nosso clube?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se depois de ter sido eliminado pelo poderoso Krasnodar, a direcção ainda o defendeu?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se depois de ter perdido um campeonato que chegou a liderar com 7 pontos de vantagem, a direcção lhe deu o poder que teve/tem esta temporada?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube deixou sair o Mário Silva, porque o Messias agora manda na equipa A, na equipa B e nos Sub19, com os resultados que temos visto nestes 3 escalões?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube transformou o espaço de debate, numa versão de cartilha azul e branca, onde quem não diz que o Messias é o maior, é arrumado?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube permitiu que ficasse com 2 jogadores em final de contrato (Herrera e Brahimi), prejudicando e muito a vertente financeira?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube foi buscar um jogador que daqui saiu a custo zero há um par de temporadas (Marcano), tendo jovens valores com muito mais potencial nas suas fileiras?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube permitiu que ficasse com Marega após uma temporada onde teve uma valorização exponencial, e propostas que jamais se repetirão?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se o clube lhe deu carta branca para contratar jogadores, que ele próprio depois desaproveita, com decisões incompreensíveis?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se não foi despedido depois de quase agredir um adepto do próprio clube?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se depois de insultar várias vezes os adeptos que não comem este tascobol, a direcção nada disse?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se continuou a ter apoio da direcção, mesmo depois de ter mandado calar Francisco J. Marques, a quem deveria estar muito agradecido pelo título que conquistou?
Como pode o Messias queixar-se de falta de união e dizer que é difícil trabalhar em "determinadas condições", se tem a lata de dizer que os adeptos que pagam não podem reclamar por espectáculo, e a direcção continua a apoiar-lhe?
E ontem ainda teve a suprema lata de dizer que no seu segundo ano cá, não ganhou por "falta de verdade desportiva". Tem toda a razão nisso, mas o que é que ele fez, enquanto o adversário era levado ao colo? Insurgiu-se contra isso? NÃO, calou-se bem calado, dizendo que no final da temporada ia falar. Falou? Ainda estou à espera.
A SAD tem muita culpa, mais do que o Messias, mas esta temporada fizeram tudo o que o Messias queria, deram-lhe tudo o que pediu. Não é por culpa da SAD que jogamos um futebol de MERDA. Ao contrário do que já andam por aí a dizer os defensores do Messias, o nosso plantel não é mau, o Messias é que faz maus todos os jogadores.
Tirando Marega na primeira temporada, lembram-se de algum jogador que tenha valorizado com o Messias como treinador???
Este ano temos um jovem que quase sempre mostra dotes inigualáveis no plantel, falo de Luis Díaz, e que faz o Messias? Mete-o no banco, para ver brilhar o grande Marega, o afilhado Mor. Aquele que se recusou a treinar há uns tempos atrás.
Gastamos um dinheiral em Zé Luís, com um episódio tão caricato como ridículo de o treinador e o Presidente ligarem em directo para um programa de televisão a dizer que o clube o queria, e depois de começar bem a temporada, onde está Zé Luís agora? A aquecer do lado de fora.
Uribe, outra grande contratação, já é visto como mau, ele que quando chegou tomou conta do nosso meio-campo. Mas coincidência ou não, quanto mais tempo passou a treinar com o Messias, mais desaprendeu de jogar...
Parabéns Messias, dono e senhor de toda a verdade. Bate mais uma ou duas vezes no peito, para enganar aqueles mais ingénuos que dizem a plenos pulmões que és portista, aliás mais portista que muitos portistas, e continuarás a ter o apoio de muitos.
Por mim podes continuar a bater no peito, a mostrar-te forte contra os fracos e pequeninos como o Nakajima. Muito mérito tiveste na primeira temporada, mas o que trouxeste nesse ano, já há muito se perdeu.
Como pode esta pessoa ter sido o treinador com o maior apoio, de longe, de que me lembro de ver no nosso clube? Só porque bate no peito e faz cara feita?
3 Finais perdidas! Eu ainda sou do tempo em que um Presidente de um determinado clube, dizia que as finais não se jogam, ganham-se...
Para os mais distraídos, o clube que já não anda nada bem de finanças, hipotecou completamente o seu futuro, com este Messias. Dando-lhe o maior orçamento, e também a capacidade de gerir contratações e dispensas. Jogadores que saíram ao preço da uva mijona brilham agora noutros clubes, e os nossos têm um valor de mercado baixíssimo. Antevejo uma pré-temporada penosa, onde vamos ter de vender muitos jogadores, para conseguir equilibrar as contas desta temporada desastrosa. O que antes conseguíamos com a venda de 2 ou 3 titulares, este ano vamos ter de vender o dobro, quase de certeza incluindo alguns jovens.
Dito isto, eu quero sempre que o meu clube ganhe, só não como gelados com a testa, e não consigo estar do lado daqueles para quem temos de apoiar até ao fim, porque ainda há coisas para ganhar.
Apoiarei sempre o meu clube, mas com este Messias antevejo mais noites mal dormidas que sorrisos, e vendo que mesmo assim continua a ter tantos e acérrimos defensores, deixa-me ainda mais doente.
P.S. Desculpem o longo texto, mas hoje mal dormi a pensar no nosso clube, a pensar no que esta personagem disse ontem. Certamente esqueci-me de mais alguma coisa, mas é o que sinto, o que sinto há muito tempo.

Sem comentários: