sábado, 6 de junho de 2020

Futebol critérios de desempate Portugal, Espanha e Itália

Liga portuguesa de futebol profissional - Classificação geral actual

1º - Benfica    golos marcados 52 - golos sofridos 14
2º - FC Porto golos marcados 51 - golos sofridos 18

Futebol – Critérios de desempate em Portugal, Espanha e Itália

É o tema do momento, a polémica de sempre. O critério de desempate no caso de igualdade pontual definido pela Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) é aplicado, apenas, na última jornada e baseia-se no confronto direto entre as duas equipas empatadas em pontos.
Até lá, que é o mesmo que dizer até à jornada 30 da liga portuguesa, esse desempate é feito com base na diferença de golos marcados e sofridos em toda a competição.
Sobretudo porque assumimos a responsabilidade enquanto meio de comunicação social, não só de informar mas também de formar, de ajudar os leitores a perceberem melhor a realidade, pelo que, refletimos da primeira à jornada 30 da Liga Zon Sagres, a classificação tendo o confronto direto como primeiro critério de desempate. É preciso frisar que este critério se aplica não só à liderança, mas também em relação aos lugares que dão acesso às competições europeias e aos que ditam a despromoção do principal escalão do futebol luso. Com base nesta divisão de critérios da LPFP, um vigora durante 29 rondas e o real aplica-se apenas na jornada 30 (estejam ou não cumpridos antes da derradeira jornada os dois jogos que permitem aplicar o confronto direto).

Espanha com ligeiras diferenças
Em Espanha o regulamento espanhol baseia-se, em primeira instância, na diferença de golos marcados nos jogos entre as equipas empatadas em pontos. O seguinte critério a aplicar-se analisa a diferença de golos marcados em todos os jogos da liga e por último analisa-se o total de golos marcados em toda a prova.

Itália, confronto directo é preponderante
A liga italiana tem como primeiro critério de desempate o confronto direto entre as equipas com os mesmos pontos. A segunda regra a aplicar caso a primeira não surta o desempate é a diferença entre golos marcados e sofridos nos jogos entre as equipas empatadas e posteriormente analisam-se todos os golos marcados e sofridos em todo o campeonato. Se, no entanto, continuar a haver igualdade pontual na Serie A fica à frente a equipa que possuir mais golos apontados em toda a liga. Caso todos estes critérios não consigam desfazer a tal igualdade pontual, dizem os regulamentos italianos que se procederá a um sorteio.

Sem comentários: