quarta-feira, 28 de julho de 2021

A AS Roma de Mourinho farta-se de dar pau...!!

Num jogo da UEFA com um árbitro menos benevolente alguns italianos teriam sido advertidos com as respectivas cartolinas.
A Roma tem essencialmente uma equipa de cavalões com grande capacidade de choque; peituda, de combate, e portanto, perigosa nos lances de bola parada. Joga no seu meio campo e procura os lances de contra ataque

Os portistas por seu lado ainda à procura do seu melhor, são mais apologistas da prática do futebol macio, tecnicista. Tem elementos para isso: viu-se como Francisco Conceição e João Mário nas oportunidades que tiveram desenvencilharam-se dos contrários que quase sempre recorriam ao choque a roçar a falta para anular as investidas dos craques portistas.

Os Golos
AS Roma - Gianluca Mancini 56'

FC Porto - Vítor Ferreira 89'
De realçar que Mehdi Taremi teve o 2-1 ao alcance. Nos minutos finais desferiu um potente pontapé que passou ao lado do poste e foi por um triz que não deu golo

Análise à partida - FC Porto e Roma empataram a uma bola num jogo de verdadeira preparação para a temporada que se avizinha. No segundo, e último, embate no âmbito do estágio que estão a realizar no Sul do país, os Dragões dividiram o resultado com os comandados de José Mourinho (1-1) e deram seguimento aos trabalhos de pré-época com grande dedicação e intensidade. Lançado no decorrer da etapa complementar, Vítor Ferreira restabeleceu a igualdade e ganhou créditos na luta por um lugar na equipa portista.
Em relação ao jogo do último domingo frente ao Lille (2-0), Marcano saiu do onze e Pepe entrou em campo com a braçadeira do FC Porto. Logo a abrir, Pepê esteve perto de inaugurar o marcador do Estádio da Bela Vista, mas o remate do internacional olímpico brasileiro saiu ligeiramente por cima da baliza adversária, que Sérgio Oliveira viria a visar de livre direto, ainda que sem sucesso, pouco depois. Perto do décimo minuto, Mehdi Taremi lançou o companheiro de ataque, mas Toni Martínez rematou para defesa de Rui Patrício numa altura em que a agressividade da Roma roçava os limites. O lance de perigo seguinte pertenceu a Taremi, voltou a obrigar o guardião da seleção nacional a aplicar-se e foi fruto da vocação ofensiva de João Mário, novamente titular na lateral direita. Antes do descanso, após falta cobrada por Sérgio Oliveira, Otávio dispôs da melhor oportunidade da noite: nas alturas, o “baixinho” cabeceou ao poste mais distante e permitiu mais uma defesa do guarda-redes português ao serviço do emblema da capital italiana.
No arranque da segunda parte os comandados de José Mourinho viraram-se para o ataque e dispuseram das primeiras, e únicas, situações de perigo no encontro. Com um remate ao lado, Dzeko avisou. Do meio da rua, Diawara reforçou as intenções transalpinas. Mas foi Mancini quem concretizou. Após canto de Zaniolo sobre a direita, o defesa central subiu ao segundo andar e cabeceou para o fundo das redes azuis e brancas. Daqui em diante, a Roma voltou a recuar as linhas e o FC Porto lançou homens frescos. Marko Grujic e Luis Díaz renderam Bruno Costa e Pepê, depois o trio de jovens composto por Vítor Ferreira, Francisco Conceição e Evanilson substituiu Otávio, Sérgio Oliveira e Toni Martínez e as mexidas viriam a surtir efeito no penúltimo minuto do tempo regulamentar. E que efeito. Francisco pegou na bola sobre a direita, soltou para Vítor que descobriu Evanilson. O esférico dirigido ao camisola 30 foi devolvido ao recetor que não se fez rogado: de primeira, Vitinha repôs alguma justiça no resultado e fez o 1-1. Até ao final, no derradeiro minuto dos seis de compensação, um tiro de Taremi com o pé esquerdo passou perto da baliza giallorosi, mas não o suficiente para carimbar uma merecida reviravolta.

Ficha do jogo - Estádio da Bela Vista - Algarve - 28 de Julho de 2021

Árbitro:
Assistentes:
4º Árbitro:

AS ROMA : 1Rui Patrício
61Riccardo Calafiori 69', 2Rick Karsdorp, 6Chris Smalling23Gianluca Mancini
55Ebrima Darboe 45', 77Mkhitaryan 69', 42Amadou Diawara 95', 22Nicolò Zaniolo 69'
7Lorenzo Pellegrini, 9Edin Dzeko

SUPLENTES : 63Pietro Boer, 87Daniel Fuzato, 24Marash Kumbulla, 3Roger Ibañez 69'
59Nicola Zalewski, 52Edoardo Bove 95', 8Gonzalo Villar 45', 65Filippo Tripi, 92El Shaarawy 69'
21Borja Mayoral, 31Carles Pérez 69', 54Riccardo Ciervo

TREINADOR :José Mourinho

FC PORTO: 1Diogo Costa
23João Mário, 19Mbemba, 3Pepe, 18Wilson Manafá
28Bruno Costa 70', 25Otávio 83', 27Sérgio Oliveira 83'
11Pepê 70', 29Toni Martínez 83', 9Mehdi Taremi

SUPLENTES : 12Cláudio Ramos, 24Francisco Meixedo, 15Carraça
22Nanu, 2Fábio Cardoso, 13Zaidu, 5Marcano, 4Diogo Leite
21Romário Baró, 7Vítor Ferreira 83', 20Fábio Vieira, 14Rodrigo Valente
16Marko Grujic 70', 10Francisco Conceição 83', 30Evanilson 83'
26Fernando Andrade, 7Luis Díaz 70'

TREINADOR : Sérgio Conceição

Sem comentários: