terça-feira, 9 de abril de 2024

FC Porto B soma e segue

O FC Porto B completou em Viseu cinco jogos consecutivos sem perder na segunda liga, batendo o Académico por 2-0 com o 14.º e o 15.º remates certeiros de Wendel Silva – a que se somam ainda oito assistências – na prova. O avançado brasileiro poderia até ter levado a bola de jogo para casa, mas não conseguiu converter a grande penalidade que daria o hat-trick em tempo de compensação. Com este resultado, os homens de António Folha sobem ao sétimo lugar da tabela classificativa com 40 pontos.
Os Dragões entraram melhor no encontro e, sobretudo através de transições rápidas que tiveram como protagonistas Rodrigo Mora, Jorge Meireles e Gonçalo Sousa, aproximaram-se da baliza de João Monteiro, ainda que sem grande perigo.
A equipa da casa conseguiu virar o rumo da partida a seu favor e, com mais bola e maior proximidade à área de Diogo Fernandes, obrigou o jovem portista a aplicar-se para travar um remate de André Clóvis. Até ao final de uma primeira parte, apenas a registar um remate de Rodrigo Mora que rasou o poste direito da baliza viseense (39m), pelo que o nulo se manteve no regresso aos balneários.
A etapa complementar começou com mais lances de alerta de ambos os lados do campo. Primeiro, uma bola longa de Henrique Gomes isolou Arthur Chaves, que na área azul e branca atirou muito perto do poste (52m). Na resposta, Martim Fernandes cruzou à direita e Gonçalo Sousa desviou em boa posição, mas sem o sucesso desejado (57m).
O golo apareceu ainda dentro do primeiro quarto da segunda metade (59m). Numa combinação à direita, Gonçalo Sousa deu para Rodrigo Mora, que de primeira desmarcou Vasco Sousa. O médio, já dentro da área adversária, foi derrubado pelas costas por Marquinho e, na marca de grande penalidade, Wendel Silva não tremeu, colocou a bola no lado oposto ao do guarda-redes e celebrou o 14.º remate certeiro na presente edição do campeonato.
O avançado brasileiro voltou a ser protagonista aos 76 minutos quando, à direita, recebeu de Abraham Marcus após uma falha do seu marcador direto, dominou de peito e fuzilou a baliza de João Monteiro para o 2-0. O hat-trick poderia ter chegado já em tempo de compensação (90m+1), mas, após uma grande penalidade cometida por Nduwarugira sobre Gabriel Brás, o camisola 50 não conseguiu acertar na baliza adversária. Até ao final, brilhou Diogo Fernandes, que manteve a baliza inviolada no Fontelo, e estreou-se no futebol profissional João Teixeira no último dia com 17 anos.

Declarações de António Folha líder técnico do FC Porto B
“Sabíamos que ia ser um jogo extremamente difícil contra uma excelente equipa que tem dado provas que tem excelentes jogadores. Tornámos as coisas mais fáceis na segunda parte.
Na 1ª parte, as equipas estiveram muito encaixadas, sem correr muitos riscos. Procurámos a profundidade para não corrermos riscos e não sofrermos transições.
Na 2ª parte, conseguimos ter mais critério na saída e acabámos por ser felizes. Fizemos dois golos, ganhámos um jogo que nos dá três pontos, é uma boa vitória num campo difícil, mas é de realçar também mais um jovem que se estreia hoje. É mais um que tem mostrado na Youth League que quer dar o salto, a minha função é ver a qualidade que têm e dar-lhes caminhos para serem melhores do que são hoje. É normal que fiquem mais à vontade em campo à medida que vão jogando mais jogos. É de realçar o espírito competitivo que a equipa tem. Quero dar os parabéns aos atletas, que interpretaram bem o que jogo estava a dar e produziram um excelente resultado”.

Os Dragões voltam a entrar em ação no próximo domingo, no Olival, frente à Oliveirense (15h30, Porto Canal/FC Porto TV).

Ficha de Jogo -
Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu-Liga Portugal 2, 28.ª jornada 6/04/24
ACADÉMICO DE VISEU o -FC PORTO B 2

Árbitro: Halim Shirzad da AF de Santarém
Assistentes: Jonathan Babo e Vanessa Gomes
Quarto árbitro: Fábio Loureiro
VAR/AVAR: Catarina Campos e Sílvia Domingos

ACADÉMICO DE VISEU: João Monteiro;
Miguel Bandarra, Arthur Chaves, André Almeida (cap.), Henrique Gomes,
Messeguem, Soriano Mané, Yuri Araújo, Marquinho,
Martim Ferreira e André Clóvis

Substituições: Messeguem por Quizera (52m), Martim Ferreira por Gautier (60m),
Henrique Gomes por Nduwarugira (75m), Yuri Araújo por Samba Koné (75m) e
Soriano Mané por Steven Petkov (75m)

Não utilizados: Mouhamed Mbaye, Rodrigo Pereira, Francisco Machado e Milioransa

Treinador: Jorge Simão

FC PORTO B: Diogo Fernandes;
Martim Fernandes, Romain Correia (cap.), Gabriel Brás, Rodrigo Pinheiro,
Braima Sambú, Vasco Sousa, Gonçalo Sousa, Rodrigo Mora,
Jorge Meireles e Wendel Silva

Substituições: Jorge Meireles por Gui Guedes (71m), Gonçalo Sousa por
Abraham Marcus (71m), Rodrigo Mora por André Oliveira (87m),
Vasco Sousa por Anhá Candé (90m+3) e Wendel Silva por João Teixeira (90m+3)

Não utilizados: Francisco Meixedo, António Ribeiro, Dinis Rodrigues e Rui Monteiro

Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Wendel Silva (59m e 76m)
Disciplina: cartão amarelo a Soriano Mané (31m) e a Nduwarugira (90m+1)

Sem comentários: