sexta-feira, 5 de abril de 2024

FCP - Newsletter e Árbitro

No mundo (03/04/24)
De acordo com as previsões mais recentes do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o tempo continuará chuvoso durante o dia de hoje, mas as temperaturas vão subir logo a seguir para baixar no fim de semana. A primeira semana de abril promete ser uma montanha-russa meteorológica, pois sábado e domingo trazem o regresso da chuva em todo o território nacional além da descida as temperaturas. O melhor é mesmo manter o guarda-chuva por perto.

Ontem assinalou-se o Dia Internacional da Verificação de Factos e a Google aproveitou para anunciar quatro novas funcionalidades de pesquisa que ajudam o utilizador a avaliar “rapidamente as informações” que estão online e a obter contexto chave. O Dia Internacional da Verificação de Factos é uma iniciativa global que reconhece o papel crucial de informações precisas num mundo interconectado, por isso é que a Google vai destruir dados de milhões de utilizadores que usaram o modo anónimo.

No mundo (04/04/24)Já se pode ver no Norte de Portugal um comboio movido a hidrogénio. Depois de a locomotiva ter sido experimentada em Espanha, os testes na Linha do Minho começaram na terça-feira e vão prolongar-se durante algumas semanas. Nesta fase o veículo circula apenas em “via interdita” e a uma velocidade máxima de 50 km/h ao longo de 87 quilómetros entre as estações de Valença e de Nine, em Famalicão.

Até ao final de 2024 vão nascer 117 novas casas na Quinta do Pinheiro, na freguesia de Cedofeita, em pleno coração do Porto. Os 14 hectares entre as ruas do Pinheiro, dos Mártires da Liberdade e Dr. Ricardo Jorge passam despercebidos, mas já albergaram a Escola Académica do Porto e o Teatro Experimental do Porto. Agora vão acolher 117 apartamentos das tipologias T0 a T4, uma loja e 194 lugares de estacionamento.

No mundo (05/04/24)
O Monumento ao Empresário está a ser montado a 650 metros do Estádio do Dragão, na rotunda da Avenida 25 de Abril, e prevê-se que a empreitada fique concluída dentro de um mês. A escultura de José Rodrigues estava há 31 anos no cruzamento entre a Avenida da Boavista e a Marechal Gomes da Costa, porém as obras do metroBus forçaram a mudança para a zona oriental da cidade, onde irá ter mais destaque num espaço para o qual estão idealizados projetos como o Plano de Urbanização de Campanhã e o Matadouro.

O Inquérito Nacional ao Consumo de Substâncias Psicoactivas concluiu que metade dos portugueses joga a dinheiro, 62,6% fazem apostas desportivas online, 1,3% têm “alguns problemas de dependência” e 0,5% podem ser apostadores patológicos. A prevalência dos jogos de azar decresceu entre 2012 e 2017 (de 65,7% para 48,1%), mas em 2022 este número voltou a subir até aos 56%. Na faixa etária dos 35 aos 64 anos os valores são ainda mais altos, principalmente entre os homens – que preferem o Euromilhões às raspadinhas, a perdição das mulheres.

No mundo (06/04/24)
Mais de 60 tradutores, escritores, editores e livreiros portugueses insurgiram-se contra o uso de ferramentas de inteligência artificial em traduções e pediram medidas de regulação que defendam as obras e os trabalhadores. “Esta política editorial presta um mau serviço aos leitores, escritores, mas também, e acima de tudo, à língua portuguesa”, referem numa carta aberta publicada ontem no jornal Público.

O livro “Jordisk” (“Terrestre”, em português), do dinamarquês Theis Ørntoft, arrecadou o Prémio para a Literatura da União Europeia de 2024. O segundo romance deste autor é definido pela editora como “uma história de longo alcance sobre amor e trabalho, natureza e capitalismo, ouro, prata, petróleo e o lento desaparecimento do Ocidente” que incide sobre “três gerações de uma família ligadas através do tempo e do espaço”. “Lei da Gravidade”, da portuguesa Gabriela Ruivo, era outra das obras nomeadas.

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Fábio Veríssimo para arbitrar o jogo entre FC Porto e Vitória de Guimarães, agendado para o próximo domingo (20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, e referente à 28.ª jornada da Liga.

O árbitro da Associação de Futebol de Leiria terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, sendo Sérgio Guelho o quarto árbitro. O VAR será Cláudio Pereira, assistido por
Hugo Santos.

Árbitro: Fábio Veríssimo AF de Leiria
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4º Árbitro: Sérgio Guelho
VAR: Cláudio Pereira, assistido por Hugo Santos

Sem comentários: