Do mundo (09/04/24)
A autarquia portuense quer implementar um projeto-piloto de transporte a pedido entre 50 locais predefinidos e numa distância máxima de 2,5 quilómetros. A operação do serviço “+perto”, exclusivo a detentores do Cartão Porto, estará a cargo dos operadores de táxi da Invicta, nos carros poderão viajar três pessoas, cada viagem custa 1€ e deverá ser marcada até quatro horas antes da data pretendida. A fase de testes arranca amanhã.
Se os japoneses não alterarem a lei do casamento, daqui a 500 anos toda a população se chamará Sato. O Japão é o único país do mundo que obriga os cônjuges a partilharem o apelido, ninguém é tratado pelo nome próprio e um estudo feito pela Universidade de Tokohu prevê que ao ritmo atual, se o Governo nipónico não mudar a legislação, em 2531 todos os cidadãos responderão por Sato-san. “Se assim for talvez tenhamos de ser tratados por números”, constatou o autor da investigação.
Do mundo (10/04/24)
Portugal saiu do topo dos países com maior despesa mensal em deslocações e passou para a quinta posição, de acordo com o barómetro de mobilidade da Europe Assistance. No nosso país, gastam-se em média 132 euros por pessoa, um valor menor do que a média europeia (147 euros). A Bélgica é o país com mais gastos, seguindo-se a Áustria, a Alemanha e a Itália.
A petição pelo fim do projeto-piloto de manuais digitais nas escolas já foi entregue na Assembleia da República, na passada sexta-feira, e conta com mais de duas mil assinaturas. Junto a algumas escolas no distrito do Porto, o Porto Canal recolheu a opinião de vários encarregados de educação, que recusaram esta ideia “principalmente no ensino básico”, onde o manuseamento dos livros é considerado essencial.
Do mundo (12/04/24)
Durante 128 anos, ganhar uma medalha de ouro nos Jogos não garantia qualquer
encaixe financeiro; agora, pela primeira vez, cada campeão olímpico vai receber 46 mil euros (mas só
no atletismo). A World Athletics reservou 2,2 milhões de euros para atribuir
prémios monetários em Paris 2024 e pretende alargá-los aos medalhados de prata
e bronze em Los Angeles 2028, mas é improvável que as outras modalidades sigam
o exemplo.
A ligação ferroviária entre Espanha e Marrocos poderá ficar concluída até 2030,
ano de Mundial nos dois países e em três estádios portugueses: Dragão, Luz e
Alvalade. A obra consiste em dois túneis contíguos com 39 quilómetros de extensão no
estreito de Gibraltar, uma ideia em tudo semelhante à do Eurotúnel que liga
a Grã-Bretanha ao continente europeu. Prevê-se que a construção demore três
anos e que arranque em 2025.
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