segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FC Porto 2 Rio Ave 1

29/11/2009 Liga Sagres
Mais uma exibição pouco consistente da equipa do FC Porto. A continuar assim não é difícil augurar mais um desaire no próximo jogo quando os azuis e brancos forem a Guimarães defrontar o Vitória local. É que os Dragões jogam pouco, não há fio de jogo, nota-se desafinação na equipa, acontecem muitos passes errados, joga-se um futebol aos repelões sujeitos à inspiração individual do Hulk ou do Varela. Não! A continuar assim estão para vir grandes amargos de boca para os portistas. É que enerva ver o tão pouco que a equipa como conjunto joga...! Já sabemos que perdemos o Lucho e que a posição dele não foi devidamente colmatada com qualidade equivalente. Pelo que é normal nos tempos que correm ouvir-se comentar que à equipa falta um organizador que seja ao mesmo tempo distribuidor de jogo, enfim que faça a diferença.
Portanto dado o facto acima mencionado eu no lugar do responsável Técnico da equipa adoptaria o sistema de jogar de início com os dois goleadores: Farias e Falcao; para isso é evidente que teria de adoptar um tipo de futebol mais directo, jogando com os 4 defesas normais e dotaria o meio-campo com 4 médios polivalentes que defendessem e atacassem bem, de modo a garantir em primeiro lugar segurança defensiva, para depois sem grandes rodriguinhos procurar colocar a bola com precisão nos dois goleadores, que são os elementos do Plantel que melhor finaliza.
Quanto aos médios a escolher começaria por pensar seriamente se não seria melhor para já, colocar o Fernando no banco por alguns jogos, em face do desacerto actual do seu futebol. Os outros sairiam deste lote de elementos do Plantel: Meireles, Varela (defende bem e ataca), Mariano, Belluschi, Valeri, Prediguer, Rodriguez e Hulk.
Claro que jogariam sempre aqueles que defendessem e distribuíssem melhor.

Comentários:
Jesualdo Ferreira
O campeão "não reagiu da forma mais inteligente". Quando "era preciso controlar a bola e a ansiedade", cedeu até sentir "mais dificuldades do que antes". Tal como na primeira parte, em que esqueceu que "a primeira coisa a fazer", depois de um golo, é "controlar a resposta do adversário", assistiu-se à "mesma boa reacção do Rio Ave e à mesma falta de reacção do FC Porto". Ficou a lição para o futuro: "Estes jogadores têm de ser mais serenos, acreditar no que valem, porque têm capacidade." Agora mais próximo do líder do campeonato, o FC Porto prepara-se para uma "nova página", com o Guimarães, antes de voltar à Liga dos Campeões. "Gerir muito bem os recursos" é imperativo, e o treinador está optimista: "Estou seguro de que vamos subir mais, teremos capacidade para jogar com mais agressividade e para melhorar o défice de eficácia que, nalguns jogos, nos penalizou."
OJOGO
Depois, apareceu o golo salvador de Varela. Resultado: o FC Porto aproxima-se da liderança, mas ainda com um futebol sem convencer.

A JUSTIÇA SEGUNDO VARELA

Foi um golo de Varela, aos 81 minutos, que deu justiça ao marcador e permitiu ao FC Porto vencer o Rio Ave por 2-1, na 11.ª jornada da Liga. Farías tocou de cabeça, após canto apontado por Raul Meireles, e Varela estourou para o fundo das redes.
Verdade seja dita, o Rio Ave foi um adversário diferente do habitual: o FC Porto costuma receber equipas encolhidas e a jogar em contenção, mas os vilacondenses procuraram o jogo pelo jogo. Os comandados de Carlos Brito defenderam com muitos homens, mas tentaram dar um ar da sua graça no ataque.

Isso não quer dizer que o Rio Ave tenha criado muitos lances de perigo na área do FC Porto. Bem pelo contrário, os portistas assumiram o controlo desde o apito inicial e aos dois minutos até já tinham atirado por duas vezes perto do alvo, por intermédio de Belluschi e Álvaro Pereira. O tento de Hulk, que furou a defesa do Rio
Ave, sempre em progressão, aos 23 minutos, foi o corolário lógico do rumo do desafio.

Porém, pouco mais de um minuto depois, na primeira jogada de verdadeiro perigo vilacondense, João Tomás fez o empate, com sabor a injustiça. Todo o trabalho que estava para trás tinha de ser refeito e o FC Porto pôs mãos à obra logo no minuto seguinte: Bruno Alves cabeceou, na sequência de um canto, e Zé Gomes cortou em cima da linha.

Perante tudo isto, teria sido tremendamente injusto que o FC Porto não saísse do relvado do Dragão com os três pontos. A justiça acabou por aparecer através do pé direito de Varela, que ultrapassou o feitiço que Carlos parecia ter lançado para proteger a sua baliza.

FICHA DE JOGO

Liga 2009/10, 11.ª jornada
29 de Novembro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 22.512 espectadores.

Árbitro: Paulo Costa (AF Porto).
Assistentes: João Santos e Nuno Manso.
Quarto árbitro: Artur Soares Dias.


FC PORTO: Beto; Fucile, Maicon, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Raul Meireles e Belluschi; Hulk, Falcao e Rodríguez.
Substituições: Belluschi por Varela (65m), Farías por Rodríguez (68m) e Guarín por Raul Meireles (85m).
Não utilizados: Nuno, Sapunaru, Rolando e Valeri.
Treinador: Jesualdo Ferreira.

RIO AVE: Carlos; Zé Gomes, Gaspar, Fábio Faria e Sílvio; Vilas Boas, Vítor Gomes e Wires; Bruno Gama, João Tomás e Sidnei.
Substituições: Vítor Gomes por Tarantini (11m), Sidnei por Chidi (62m) e Wires por Wesllem (86m).
Não utilizados: Mora, Bruno Mendes, Ricardo Chaves e Evandro.
Treinador: Carlos Brito.


Ao intervalo: 1-1.
Marcadores: Hulk (23m), João Tomás (25m) e Varela (81m).
Disciplina: cartão amarelo a Sílvio (10m), Gaspar (37m), Álvaro Pereira (69m), Bruno Gama (73m), Carlos (77m), Tarantini (80m), Maicon (84m) e Beto (93m).

domingo, 29 de novembro de 2009

FC Porto: Jogar com o Farias e o Falcao

À atenção do Jesualdo.
O saudoso Morais adjunto do Mestre Pedroto disse um dia: pode-se jogar com 10 médios e jogar ao ataque.
Teoria com a qual concordo em absoluto.
Por isso digo, o Jesualdo deve juntar o Farias e o Falcao na frente de ataque e escalar 4 médios + 4 defesas.
A seguir deve mentalizar a equipa para se deixar de rodriguinhos, logo que conquiste a posse da bola, é para solicitar os dois avançados. Estes devem correr em direcção à baliza adversária fazendo diagonais. Um faz a diagonal para a direita e o outro para a esquerda. No caso de eventualmente os avançados se encontrarem em fora de jogo os médios em vez de meterem a bola neles, devem tentar colocar a bola num outro médio que se desmarque, ou seja, que saia de trás.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FC Porto 0 Chelsea 1

Na forma actual da equipa azul e branca, tendo em conta a forma como vem jogando só por milagre poderia acontecer uma vitória do FC Porto.
Na minha opinião, os Dragões conseguiram equilibrar o jogo durante os primeiros 30 minutos, jogando ao primeiro toque e por isso mesmo conseguindo realizar jogadas de belo efeito. Numa delas com um pouco mais de sorte o remate do Belluchi ao travessão até podia ter dado golo. A partir daqui o Chelsea controlou o jogo como quis e marcou quando quis, alcançando mais uma saborosa vitória para as suas côres.
É um facto que a equipa do FC Porto este ano está mais fraca. E a responsabilidade é em parte da FC Porto-Futebol, SAD, pois as aquisições para colmatar a saída dos: Cissokho, Lucho e Lisandro, não foram preenchidas com jogadores de qualidade equivalente, daí eu achar em face dos resultados, que a equipa esta época é qualitativamente inferior à da época passada.
Outro aspecto também muito importante é o facto da equipa jogar mal. Os automatismos não se verificam, ou só acontecem durante 20 a 30 minutos! Levando-me a pensar se tal facto não será devido a uma deficiente condição física...?!
Conclusão: o trabalho da equipa técnica chefiada por Jesualdo Ferreira esta época está a decepcionar...! Vamos ver até quando.

Prestação da equipa do FC Porto em confronto com a do Chelsea

Hulk pseudo craque (fiasco)
Durante a primeira parte até se pode dizer que a equipa azul e branca equilibrou bem as operações a meio-campo não permitindo grandes veleidades ao Chelsea cuja equipa não conseguiu impor o seu (deles) jogo.
O problema começou a surgir quando o Jesualdo substituiu o Varela pelo Hulk . Conhecendo-se as dificuldades do Sapunaru em questões de velocidade e sabendo-se que o Hulk agora, tem a mania que é craque, e por isso não se preocupa em ajudar o colega da faixa a defender, é pouco solidário, aí começou a derrota dos Dragões até porque Sapunaru estava a revelar sentir-se já algo cansado. É que o Varela enquanto jogou, não só foi muito mais eficaz a atacar como a ajudar o Sapunaru, do que o Hulk cuja ajuda ao lateral nunca existiu. Outro dado importante, é o incrível facto do Malouda conseguir percorrer toda a sua faixa de terreno, andar acima e abaixo o tempo todo de jogo e os nossos avançados que jogam nas faixas laterais não conseguem! O mesmo se pode dizer das actuações do Anelka e do Drogba, avançados muito móveis, sempre em movimento, alardeando uma condição física fantástica! Outro aspecto do jogo é o facto do Chelsea conseguir defender sempre com muita gente. A equipa é um autêntico harmónio.
Esta é umas das diferenças muito importantes direi até cruciais entre as duas equipas em confronto. Enquanto todos os avançados do Chelsea estão mentalizados e devidamente preparados para defender, alguns avançados da equipa azul e branca (alternativo laranja) esquecem-se de ajudar os colegas da equipa.
Também me causa uma certa estranheza a passividade dos dois centrais e do Beto, os quais ficaram estáticos, sem reacção, no lance do golo do Chelsea. Consentiram que o Anelka cabeceasse perfeitamente à vontade para o lado que quis! Nem sequer tentaram esboçar estorvar o dianteiro do Chelsea, o qual teve tempo e espaço para finalizar à vontade.

Reacções da equipa técnica
25/11/2009

Já tinha sido assim em Londres. Injusto.

Se dúvidas havia quanto ao projecto de jogo do FC Porto, já qualificado para os oitavos-de-final da Champions, um minuto foi tempo de sobra para as desfazer. Aos 52 segundos, muito antes de qualquer ensaio de encaixe, Raul Meireles estava já cara-a-cara com Cech, num lance que deixaria de valer numa decisão equív
oca da equipa de arbitragem sueca.

O ajuste estratégico chegou depois, em 15 minutos de ponderação e cálculo, método com que o Chelsea procurava emergir, não conseguindo, no entanto, provocar mais do que uma intervenção atenta de Beto. No extremo oposto, Cech revelar-se-ia decisivo pouco depois, defendendo remate de Belluschi e recarga de Falcao.

Na altura, já o campeão português definia os ritmos e reaproximava o adversário da sua baliza, que não tardaria a estremecer num remate de Belluschi que embateu na trave, enquanto Cech, não podendo fazer mais, se limitava a seguir a trajectória da bola com o
olhar.

Mas o resultado, que pouco, ou quase nada, quis ter a ver com o que se passara no relvado, seria selado por Anelka. Indiferente à reacção e à persistência portista, manteve-se inalterável num cabeamento de Rodríguez e, posteriormente, num remate de Hulk.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League, Grupo D, 5ª jornada
25 de Novembro de 2009
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 38.410 espectadores

Árbitro: Jonas Eriksson (Suécia)
Assistentes: Fredrik Nilsson e Mathias Klasenius
4º Árbitro: Martin Ingvarsson

FC PORTO: Beto; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap» e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi e Raul Meireles; Varela, Falcao e Rodríguez
Substituições: Varela por Hulk (60m), Belluschi por Guarín (71m) e Sapunaru por Farías (79m)
Não utilizados: Nuno, Valeri, Maicon e Tomás Costa
Treinador: Jesualdo Ferreira

CHELSEA: Cech; Ivanovic, Ricardo Carvalho, John Terry «cap» e Zhirkov; Mikel; Ballack, Deco, Malouda; Anelka e Drogba
Substituições: Ballack por Essien (68m), Deco por Joe Cole (76m)
Não utilizados: Turnbull, Kalou, Alex e Belletti
Treinador: Carlo Ancelotti

Ao intervalo: 0-0
Marcador: Anelka (69m)
Disciplina: cartão amarelo a Fernando (50m), Ballack (58m) e Raul Meireles (79m
)


Jesualdo Ferreira: O resultado não é justo
No rescaldo do jogo com o Chelsea (0-1), da quinta jornada do grupo D da UEFA Champions League, o treinador Jesualdo Ferreira sublinhou o facto do resultado ter sido injusto face à prestação dos Dragões. «Houve uma boa atitude dos jogadores do FC Porto, uma clara subida do rendimento colectivo, com alguns atletas a estarem melhor individualmente, também. O Chelsea ganhou pelo grande mérito dos dois atacantes que tem. Nas ocasiões que tivemos não fomos eficazes», afirmou.

Avaliação positiva
O técnico alargou depois a sua apreciação sobre o encontro: «Era muito importante avaliar as capacidades que tínhamos para fazer um bom jogo, olhos nos olhos, dividindo-o com o adversário. O resultado não é justo, o FC Porto teve condições e oportunidades para pelo menos empatar. Tivemos um bom volume ofensivo, algumas ocasiões claras de golo, mas ele não apareceu no momento desejado».

Equipa a crescer
Depois de assegurar que o FC Porto pretende ir «o mais longe possível na competição» e de prever «níveis de rendimento superiores» no futuro, Jesualdo Ferreira não escondeu que o desaire desagrada à equipa. «Ninguém no FC Porto aceita um resultado negativo seja com quem for. Porém, não quero fazer uma análise em função do resultado, mas sim do momento actual. Depois de todos os problemas que tivemos, e foram bastantes, conseguimos uma prestação acima da média do que fizemos antes», declarou.

À atenção dos pseudos experts do Scouting Azul e Branco

Sapunaru central adaptado a lateral na Roménia (buraco), Alvaro Pereira, muito inferior ao Sissokho (1/2 buraco) A principal caracteristica dum lateral é a velocidade de pernas, exemplo Bosingwa. Sugestão à FC Porto-Futebol,SAD: ofereçam ao Guimarães dinheiro e Alvaro Pereira por troca com o Desmarets. Este sim! Um lateral esquerdo valente, grande personalidade e excelente técnica! Exibição fantástica frente ao Benfica.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Jesualdo Ferreira: Jogar bem é fundamental

24/11/2009

O facto do FC Porto já estar apurado para os oitavos-de-final da UEFA Champions League, o que acontece pelo quarto ano consecutivo, não tira a ambição à equipa. O treinador Jesualdo Ferreira antecipou uma postura competitiva dos Dragões no desafio com o Chelsea (quarta-feira, 19h45), da quinta jornada do grupo D. «O objectivo é ser capaz de jogar no mesmo registo de uma equipa grande como o Chelsea e superá-la», afirmou.

Jogo importante
Jesualdo Ferreira tem uma «perspectiva positiva» para o encontro, que considera «muito importante, face à «melhor equipa inglesa»: «Não tivemos competição durante mais de duas semanas, mas fomos capazes de trabalhar com mais jogadores do que o normal, devido a esta paragem por causa das selecções nacionais. Temos feito um trajecto com algumas dificuldades, sem poder contar com alguns jogadores, mas aproximamo-nos da normalidade e vamos estar a um nível bem su
perior ao das últimas duas ou três semanas».






Equipa em avaliação
Para bater os ingleses, o FC Porto vai ter de atingir os «limites» da sua capacidade: «Amanhã, vamos fazer uma avaliação do nosso trabalho, não em termos finais mas em termos globais. Sei que os jogadores evoluíram e vão estar a um nível superior. Vamos jogar com uma grande equipa e isso é bom, é o único processo que nos permite avaliar em que fase é que estamos. Vai ser um jogo que vai dar pistas nesse sentido».

Rodríguez está pronto
Na conferência de imprensa de antevisão do desafio também esteve presente o urugaio Cristian Rodríguez, que se mostrou «pronto para o jogo»: «Todos sabemos que o Chelsea é uma das equipas grandes no mundo, vai ser um jogo lindo e difícil. Vamos ter o apoio dos adeptos, deixamos o máximo em campo por eles, porque merecem todo o respeito. Oxalá corra tudo bem e possamos conseguir a vitória».

CINCO REGRESSOS PARA A RECEPÇÃO AO CHELSEA

Os regressos de Bruno Alves, Raul Meireles, Hulk, Alvaro Pereira e Fernando são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a recepção ao Chelsea (5ª jornada do Grupo D da UEFA Champions League), agendada para as 19h45 desta quarta-feira, no Estádio do Dragão.

Em comparação com a lista de seleccionados para o desafio anterior (quarta eliminatória da Taça de Portugal), saem Mariano, Nuno André Coelho, Prediger, Abdoulaye e Yero.

Os azuis e brancos finalizaram a preparação para o encontro frente à equipa inglesa esta terça-feira, no Estádio do Dragão, de onde saem mais logo para estágio.

Helton e Fucile estão aptos, enquanto Orlando Sá voltou a cumprir um plano de treino integrado condicionado.

Lista de convocados: Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Varela, Farías, Tomás Costa, Sapunaru, Beto, Fernando e Nuno.

sábado, 21 de novembro de 2009

Jesualdo garante equipa forte para seguir em frente na Taça

20/11/2009

Na véspera do desafio entre Oliveirense e FC Porto, da quarta eliminatória da Taça de Portugal, o treinador Jesualdo Ferreira garantiu que os Dragões não vão facilitar, face a um adversário de um escalão inferior. «Vamos a Oliveira de Azeméis para ganhar e seguir em frente na Taça, até porque se trata de um jogo em que não há recuperação possível», garantiu.

Condições difíceis
O técnico referiu-se às condições difíceis que o FC Porto vai encontrar no Estádio Carlos Osório: «Não tem condições para um jogo entre uma equipa da Honra e outra da Primeira Liga. A festa da Taça poderá não acontecer. Ninguém se vai sentir bem, com todo o respeito pela Oliveirense e pela sua massa associativa. Trata-se de um estádio em que vai jogar o F.C. Porto, tetracampeão, representante legítimo do futebol Português na Champions League. Criticámos a FIFA por ter permitido que se realizasse o jogo de Portugal com a Bósnia naquele palco. Agora, não mexeram uma palha para que
o encontro se realizasse num estádio melhor, onde se assistisse a um bom jogo. Certamente ninguém pode esperar um bom espectáculo».

Gestão de recursos
Jesualdo Ferreira assegurou ainda que o «onze» portista será aquele que apresentar «melhores condições» para triunfar: «Poupança não existe, existe uma gestão clara dos recursos de que dispomos neste momento. Temos um grupo há 15 dias a treinar muito bem, atletas que recuperaram de lesões e a precisar de jogar, outros que vieram das selecções. Vamos formar uma equipa competitiva e capaz de ganhar o jogo».

Superação diária
O grande objectivo do FC Porto é «ser mais forte» no dia-a-dia: «A nossa vida tem sido sempre assim. Nos últimos três anos e meio temos estado sempre por cima. Vencemos a Supertaça e passámos aos oitavos da Liga dos Campeões, são dois objectivos cumpridos. No campeonato faltam 20 jogos, ainda não perdemos nada e podemos ganhar tudo. No momento, o nosso objectivo é ganhar jogo a jogo». Jesualdo Ferreira congratulou-se ainda com a presença de vários futebolistas portistas nas respectivas selecções nacionais: «A janela de promoção dos jogadores é a equipa do FC Porto, que será sempre a base de trabalho deles».

SEIS ALTERAÇÕES PARA O JOGO DA TAÇA DE PORTUGAL

As entradas de Nuno, Valeri, Varela, Nuno André Coelho, Abdoulaye e Yero são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a visita à Oliveirense, referente à quarta eliminatória da Taça de Portugal, agendada para as 14h30 deste sábado, no Estádio Carlos Osório, em Oliveira de Azeméis.

Em comparação com a lista de seleccionados para o desafio anterior (10ª jornada da Liga), saem Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Hulk, Alvaro Pereira e Fernando.

Os Dragões deram por terminada a preparação para o encontro em ensaio esta sexta-feira, no Olival, onde já treinaram os internacionais portugueses Bruno Alves, Raul Meireles e Rolando. O uruguaio Alvaro Pereira ainda não treinou.

Helton e Orlando Sá continuam a fazer treino integrado condicionado e Fucile permanece em treino condicionado.

Destaque ainda para as presenças do central Abdoulaye e do avançado Yero, dupla de senegaleses dos sub-19.

Lista de convocados: Guarín, Belluschi, Valeri, Falcao, Rodríguez, Mariano, Rolando, Maicon, Varela, Nuno André Coelho, Farías, Tomás Costa, Sapunaru, Beto, Prediger, Nuno, Abdoulaye e Yero.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Transições rápidas ou ataque rápido

Conforme o que já aqui deixei escrito num outro "post" atrás, a estratégia do Jesualdo Ferreira, a tal das transições rápidas já é muito conhecida e adoptada pelos colegas adversários.

Carvalhal quer a equipa a "trabalhar o ataque rápido" - conseguiu-se ouvir -, sem descurar o envolvimento dos laterais nas movimentações ofensivas.

Portanto como podem constatar a estratégia do Jesualdo já não é novidade para os colegas adversários.

domingo, 15 de novembro de 2009

Pinto da Costa promete "continuar a lutar" pelo FC Porto

"Porque ainda faz mossa"

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, prometeu este domingo “continuar a lutar” pelo emblema “azul e branco”, para combater as tentativas de “destabilizar” o clube, porque sente que ainda faz mossa.

No discurso de encerramento da segunda gala anual dos Dragões de Leiria, Pinto da Costa voltou a desmentir as notícias de que o FC Porto teria sido responsável pela permanência na Académica do treinador André Villas-Boas, que era pretendido pelo Sporting, devido à alegada existência de um pré-acordo com os portistas.

“Era uma maneira de tentar atingir o FC Porto e destabilizá-lo. Quando as pessoas têm isso como uma autêntica paranóia e sonham como hão-de inventar, caiem no ridículo de, em primeiras páginas - talvez por falta de escutas para esse dia -, porem noticias como essa”, afirmou.

Pinto da Costa frisou que o treinador Jesualdo Ferreira é “tricampeão nacional” e tem contrato com o FC Porto “para esta época e a próxima”.

Respondendo ao apelo para que se recandidatasse feito pelo presidente da Casa do FC Porto - Dragões de Leiria, Luís Rijo, o presidente do FC Porto prometeu “continuar a lutar” pelo clube.

“Enquanto sentir que essas pessoas que odeiam o FC Porto, que sistematicamente me pretendem ofender e perseguir, continuarem a descer ao ridículo e à imbecilidade deste grau, é evidente que tenho de considerar que ainda lhes faço mossa com a minha presença à frente do FC Porto e, por isso, perante todas estas asneiras e invenções, tenho apenas uma palavra: desprezo”, sublinhou.

Aproveitando a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Leiria, Gonçalo Lopes, o dirigente “azul e branco” enalteceu o “respeito” e o “interesse” da “autarquia pelo desporto, voltando a criticar a gestão de Rui Rio no município portuense e o adiamento da regionalização.

“Com uma presença numa delegação, demonstram bem o interesse que para todos vós tem o desporto. Felicito-o por isso, felicito os leirienses e, se tiverem umas horas vagas, vão dar umas lições à Câmara do Porto, que eu fico muito agradecido”, referiu.

Nesse sentido, Pinto da Costa considerou ser “muito difícil” estar “na linha da frente a lutar com um pais cada vez mais centralista” para “quem não vive à volta da capital”, manifestando, novamente apoio à regionalização: “Quando os ouvimos falar disso, vemos-lhes crescer o nariz”.

Durante a manhã, o dirigente procedeu à inauguração das novas instalações da Casa do FC Porto - Dragões de Leiria.

Na segunda gala anual dos Dragões de Leiria foram homenageados, com os prémios “Chama do Dragão”, nove jovens atletas do clube.

domingo, 8 de novembro de 2009

Futebol Liga Sagres - Marítimo 1 FC Porto 0

O FC Porto perdeu este domingo na Madeira em casa do Marítimo com um auto-golo do Rolando e depois nunca mais foi capaz de dar a volta ao resultado. Este resultado representa a segunda derrota dos Dragões para o campeonato, época 2009/2010.

Pelo que se está a ver o Professor Jesualdo Ferreira estagnou e por conseguinte está a ser ultrapassado em questões de estratégia futebolística ( e não só) pelos colegas adversários.
Já aqui dei a entender no meu anterior "Post" que actualmente os técnicos adversários do FC Porto no campeonato nacional, conhecem bem a forma de actuar da equipa Azul e Branca, pois já tiveram mais que tempo de estudar, aprofundar e encontrar antídotos de modo a anular as estratégias seguidas pelo Professor.
Chegados a este ponto, é evidente que se queremos continuar a ganhar, é preciso inovar, evoluir, é premente que se mude de processos, de modo a surpreender os adversários.
Ora o que constatamos no momento, é que a equipa actual do FC Porto, nem consegue praticar futebol apoiado, nem futebol directo. Joga muito lento, muito denunciado, e, por tal motivo dá oportunidade aos adversários de jogarem em antecipação, anulando deste modo, demasiado facilmente o futebol ofensivo dos Dragões.
Depois o equivoco táctico do Jesualdo Ferreira, ao guardar tipo arma secreta, um hipotético trunfo, para utilizar como recurso! E como é bom de ver não resultou porque Farias quando entrou (tipo salvador da Pátria) a equipa do FC Porto já actuava mais com coração do que com cabeça. Daí as bolas chutadas para fora (golos perdidos), os passes transviados...etc...etc.
Eu já aqui preconizei, ou seja sugeri, que na actual conjuntura do futebol português, o Farias e o Falcão deviam entrar a jogar logo de início, e, a equipa com estes dois elementos, devia passar a praticar um futebol mais directo. Colocava os médios a jogar mais próximos dos defesas, de modo a garantir a eficácia defensiva, e, quando de posse da bola colocá-la rapidamente na frente, mas com precisão de modo a que o Falcão e o Farias pudessem recepcionar, dominar bem a bola e dar continuidade aos lances. Até porque o Rodriguez neste momento não está em forma, e actua em sub-rendimento. Na lateral esquerda o Álvaro Pereira também não me convence, corre muito, mas o seu futebol ofensivo não resulta e defensivamente, por vezes, compromete a equipa. Portanto já que é nulo ofensivamente, eu punha a jogar o André Coelho, o qual pelo menos defensivamente dá mais garantias. Outro aspecto que é notório é a falta na equipa dum armador para organizar o jogo ofensivo da equipa, um distribuidor que desempenhe uma função parecida com a que o Lucho fazia a época passada, a fim do jogo da equipa ser mais fluido e mais eficaz.
Há algumas coisas que são imperdoáveis na direcção técnica do Jesualdo Ferreira, é que a equipa do FC Porto jogue tão mal contra equipas que têm um orçamento muito inferior ao dos Dragões. A segunda relaciona-se com o facto do FC Porto ter um Plantel de 26 (mesmo não podendo contar com os lesionados) jogadores de nível semelhante e o técnico faça jogar sempre os mesmos , não fazendo descansar os mais sacrificados. Por vezes é preferível jogar com as segundas opções na plenitude dos seus recursos físicos, do que jogar com os consagrados a 50% do seu rendimento normal por estarem cansados.

FICHA DE JOGO - Liga 2009/10 (10ª jornada)

Estádio dos Barreiros, no Funchal
Árbitro: Paulo Baptista (Portalegre)
Assistentes: José Braga e Luís Tavares
4º árbitro: Ricardo Lourenço


MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, João Guilherme, Fernando e Alonso; Roberto Souza e Bruno «cap.»; Djalma, Marcinho e Manu; Baba
Substituições: Manu por Briguel (65m), Paulo Jorge por Taka (82m) e Marcinho por Pitbull (85m)
Não utilizados: Luís Carlos, Miguel Ângelo, Olberdan e Kléber
Treinador: Mitchel Van der Gaag


FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves «cap.» e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodriguez
Substituições: Guarín por Mariano (46m), Rodríguez por Farías (61m) e Sapunaru por Tomás Costa (75m)
Não utilizados: Beto, Belluschi, Maicon e Prediger
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rolando (29m, na p.b.)
Disciplina: Cartão amarelo a Fernando (45m), Sapunaru (73m), Alvaro Pereira (76m), Tomás Costa (85m) e Baba (90m)

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Convocados para o jogo na Madeira

06/11/2009 - Duas alterações para a visita ao Marítimo

Os regressos de Mariano e Prediger são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a deslocação ao terreno do Marítimo (10ª jornada da Liga), agendada para domingo, às 18h00, no Estádio dos Barreiros, no Funchal.

Em comparação com o grupo de seleccionados anterior (APOEL-FC Porto, 0-1, 4ª ronda do Grupo D da UEFA Champions League), saem o médio Dias e o avançado Claro, jogadores dos sub-19.

A lista de eleitos foi divulgada após o final do treino desta sexta-feira, cumprido no Olival, no decurso do qual Varela, Fucile, Valeri, Miguel Lopes e Orlando Sá desenvolveram os respectivos programas de recuperação (treino integrado condicionado para o primeiro; treino condicionado para os dois seguintes; tratamento e treino condicionado para a outra dupla).

Destaque ainda para as presenças de Abdoulaye, Bacar, Bosingwa e Yero, jogadores dos sub-19.

A comitiva azul e branca viaja já amanhã para o Funchal. O voo, com saída do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, está marcado para 8h55 (chegada prevista duas horas depois).

Mais tarde, às 16h30, os Dragões realizam, à porta fechada, um derradeiro ensaio para a partida frente aos insulares.

Lista de convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Falcao, Rodríguez, Mariano, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Sapunaru, Beto, Fernando e Prediger.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Não há que inventar a fórmula está encontrada

Até porque os adversários do FC Porto no campeonato nacional "Liga Sagres", já tiveram tempo de estudar, aprender, imitar, e, até encontrar antídotos para responder aos desafios colocados pela estratégia/táctica do 4x3x3 e das transições rápidas que caracterizam o futebol do professor Jesualdo. Por conseguinte está mais que na hora do Jesualdo Ferreira mudar de processos, ou seja, inovar no sentido de voltar a surpreender os adversários nacionais, caso contrário corre o risco de ser ultrapassado e derrotado pelos seus colegas de profissão.

Falcão - Farias, dupla afinada num golo lindo (mais um)

Ora marco eu, ora marcas tu. Esta parece ser a máxima de Falcão e Farias nos dois últimos jogos do FC Porto. O argentino fez o empate diante do Belenenses, numa jogada que envolveu o companheiro do ataque. No Chipre os papéis inverteram-se e foi o colombiano a beneficiar de um passe de El Tecla para selar o resultado final e carimbar a passagem do FC Porto aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Aliás, usar os dois ao mesmo tempo no ataque, alterando o sistema táctico para um 4x4x2 é solução a que Jesualdo Ferreira tem recorrido com frequência. Na prática, sempre que a bola teima em não entrar na primeira parte dos jogos. Foi o que aconteceu com a Académica, o Belenenses e o APOEL. "Foi lindo. Foi um golo especial, claro, porque se tratou de uma boa jogada. Todos os golos são especiais, mas este significa muito, porque deu a passagem aos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Foi também uma boa jogada realizada por quase toda a equipa", sublinhou Falcao. A jogada, antes de ganhar força dos pés do colombiano, passou por Hulk e Farías.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Administração da SAD do FC Porto é a mais bem paga

16:59 - Futebol - FC Porto

As remunerações dos administradores da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Porto no exercício fiscal 2008/2009 totalizaram 1 915 815 euros, mais do dobro do auferido conjuntamente pelas administrações das SAD do Benfica e Sporting.

Segundo os dados disponibilizados pelos três clubes no sítio Internet da CMVM, só os 700 000 euros recebidos pelo presidente da SAD do FC Porto, Pinto da Costa, excedem a soma das retribuições auferidas pelos três administradores remunerados da SAD do Benfica (673 266 euros).

O relatório e contas 2008/2009 da SAD do FC Porto indica que a parte fixa da remuneração dos quatro administradores com salário totaliza 1 075 815 euros e a componente variável atinge 840 mil euros.

Os administradores Adelino Caldeira e Fernando Gomes receberam um total de 420 mil euros e Reinaldo Teles auferiu 375 815 euros.

Na SAD do Benfica, em que o presidente e vice-presidente da SAD não são remunerados por fazerem parte dos órgãos sociais do clube e estatutariamente não poderem ter retribuições no Benfica ou em qualquer empresa participada, o administrador com maior retribuição no exercício 2008/2009 foi Domingos Soares de Oliveira (291 641 euros).

Rui Costa (235 777 euros) e Maria Teresa Claudino (145 848 euros) são os outros dois administradores remunerados da SAD do Benfica, na qual os cinco administradores são todos executivos.

Rita Corrêa Figueira, a única administradora executiva da SAD do Sporting remunerada no exercício 2008/2009, recebeu 165 620 euros de retribuição fixa no exercício passado e a comissão de accionistas não atribuiu prémios, segundo a informação disponível no relatório e contas.

O outro administrador executivo da SAD do Sporting, Pedro Mil-Homens, não é remunerado por deter uma empresa que presta serviços de consultoria à sociedade.

As remunerações variáveis atribuídas à administração da SAD do FC Porto são em função do desempenho desportivo e dos lucros do exercício e não dependem da cotação das acções nem de qualquer outra variável, segundo o relatório e contas.

O documento indica que os administradores da SAD não recebem remunerações de outras empresas do grupo FC Porto.

Pela vitória no campeonato português os membros da administração da SAD do FC Porto recebem mais 75 por cento do seu salário anual, por uma vitória na Liga Europa auferem mais 100 por cento e por ganharem a Liga dos Campeões mais 120 por cento.

O relatório indica que a administração renunciou à remuneração variável a que teria direito pelo segundo e terceiro lugares no campeonato português (50 por cento do vencimento bruto).

O presidente da SAD tem, ainda, direito a um prémio de dois por cento sobre os lucros da SAD e os restantes administradores remunerados a um por cento, mas isso não poderá acontecer enquanto os capitais próprios forem inferiores a 100 por cento, tal como a distribuição de dividendos.

A SAD do FC Porto, a única dos três principais clubes a apresentar resultados positivos, registou no exercício 2008/2009 um lucro de quase 5,54 milhões de euros.

A SAD do Sporting tem como parâmetros para definir a remuneração variável o alinhamento dos interesses dos membros executivos com os interesses da SAD e a avaliação individual e colectiva do desempenho, tendo em conta, entre outros factores, os resultados desportivos e financeiros.

A política de remunerações da SAD do Sporting não prevê a atribuição de acções nem participação nos lucros.

O relatório de governo da SAD do Benfica indica que as remunerações atribuídas aos titulares do órgão de administração não estão dependentes dos resultados da sociedade ou da evolução da cotação das acções e precisa que a SAD do Benfica não dispõe de qualquer sistema de incentivos com acções.

Fonte oficial da SAD do Benfica disse à agência Lusa que a SAD não divulga os parâmetros para as remunerações e prémios do exercício fiscal passado, garantindo apenas que "não têm nada a ver com o desempenho desportivo".

Remunerações em 2008/09 dos administradores das SAD dos "três grandes" (em euros):

- FC Porto:

Jorge Pinto da Costa, 700 000.

Adelino Caldeira, 420 000.

Fernando Gomes, 420 000.

Reinaldo Teles, 375 815.

Jaime Lopes, não remunerado.

- Benfica

Luís Filipe Vieira, não remunerado.

Rui Manuel Cunha, não remunerado.

Domingos Soares de Oliveira, 291 641.

Rui Costa, 235 777.

Maria Teresa Claudino, 145 848.

- Sporting

Filipe Soares Franco, não remunerado.

Miguel Ribeiro Telles, não remunerado.

Rita Corrêa Figueira, 165 620.

Carlos Freitas, não remunerado.

Pedro Mil-Homens, não remunerado.

Champions League - Apoel (Chipre) 0 FC Porto1

Destaques do jogo: Hulk não obstante todo o seu potencial, parece-me acusar algum efeito de vedetismo, que faz com que alterne jogadas de belo efeito com outras menos consistentes, direi até perdas de bola infantis.
Ao Falcão deve-lhe ter feito bem este golo que marcou, pois já há uns tempos para cá que andava a falhar demasiado e por conseguinte a perder confiança, com o risco de ficar afectado psicologicamente permanentemente.
Na defesa lateral do lado direito, é notória a falta de Fucile pois Sapunaru ainda não consegue evidenciar nem sequer aproximar-se do rendimento do uruguaio. Na lateral do lado esquerdo Alvaro Pereira, dá-me a impressão de por vezes não ser tão eficiente como seria desejável. Levando-me a pensar se o Nuno André Coelho nesta posição não daria mais garantias e mais rendimento para a equipa. O meio-campo constituido pelo Fernando, Raul Meireles e Guarin, embora sem o fulgor d'outros tempos esteve pendular.
Quanto ao ataque Rodriguez parece-me nitidamente ainda à procura da forma ideal. Finalmente Farias que tem funcionado como uma espécie de arma secreta, parece-me que principalmente contra equipas que se fecham muito deveria entrar logo de início para ajudar o Falcão a lutar contra defesas super povoadas, e, até porque se vê que se entende bem com Falcão. Isto claro, pelo menos, enquanto o Rodriguez e o Varela...etc...não estiverem aptos, ou seja a 100 %.

Jesualdo Ferreira pediu atitude e os jogadores corresponderam com uma exibição decidida e um triunfo que coloca, desde já, o FC Porto nos oitavos-de-final da UEFA Champions League. Os Dragões marcaram aos 84 minutos, por Falcao. Se bem que houve outras oportunidades desperdiçadas por inépcia, ou displicência.
Aos 30 minutos Hulk isolou-se e incompreensivelmente frente ao guarda-redes Chiotis, por displicência ou inépcia, permitiu que o guarda-redes do Apoel levasse a melhor. Perdida incrivel inaceitável para um atleta que se crê craque e acredita ter qualidade para jogar na selecção brasileira.
Na etapa complementar, o domínio azul e branco intensificou-se ainda mais, com Falcao e Hulk a tentarem desfeitear o guardião adversário, que foi sustendo as investidas dos Dragões ao máximo: aos 55m, defendeu um remate e um cabeceamento praticamente seguidos do internacional colombiano; aos 63m, anulou, ainda que somente à segunda, um livre directo de Hulk.O avançado brasileiro viria a assustar Chiotis novamente aos 75 e 77m, sendo que no primeiro caso (de livre, mais uma vez) aplicou um forte pontapé, que errou o alvo por centímetros e no segundo ensaiou uma boa jogada, repleta de força, pelo corredor esquerdo, cruzando com bastante perigo para o interior da área, com o recém-entrado Farías a não conseguir a emenda por muito pouco.Aliás Farias não viria a marcar, mas foi ele que fez a assistência que permitiu o pontapé vitorioso de Falcão, instantes depois de ter entrado. E assim Falcao conseguiu finalmente inaugurar o marcador, e, com este golo finalmente demonstrar todo o seu potencial ao rematar com êxito (tenso e cruzado), não dando hipótese a Chiotis de defender. Com este resultado a equipa do FC Porto conseguiu desde já carimbar a passagem aos oitavos-de-final, dado que o outro jogo do Grupo "D" Atlético vs Chelsea acabou empatado a duas bolas.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League (4ª jornada do Grupo D)
Estádio GSP, em Nicósia, na ilha de Chipre (3 de Novembro de 2009)

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)
Árbitros Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin
4º Árbitro: Roberto Ponis


APOEL: Chiotis; Poursaitides, Broerse, Kontis e Elia; Nuno Morais, Satsias, Charalambides, Hélio Pinto e Jean Paulista; Mirosavljevic
Substituições: Elia por Grncarov (57m), Jean Paulista por Nectarios (61m) e Kontis por Papathanasiou (87m)
Não utilizados: Tasos Kissas; Dimitris Kyriakou, Chrysostomos Michail e Mário Breska
Treinador: Ivan Jovanovic


FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Rodríguez por Farías (69m), Guarín por Tomás Costa (83m) e Falcao por Belluschi (90m)
Não utilizados: Beto; Maicon, Dias e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo para Charalambides (51m), Elia (52m), Hélio Pinto (74m) e Alvaro Pereira (86m)
Marcadores: Falcao (84m)

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Convocados para o jogo com o Apoel (Chipre)

Jesualdo Ferreira: "Espero uma resposta positiva" (da equipa do FC Porto)

31/10/2009 - Três alterações para a visita ao Apoel
As entradas de Maicon e dos juniores Claro e Dias são as principais novidades da convocatória do FC Porto para a deslocação ao terreno do APOEL (4ª jornada do Grupo D da UEFA Champions League), agendada para as 19h45 (hora portuguesa) da próxima terça-feira, no Estádio GSP, no Chipre.

Em relação ao grupo seleccionado para o encontro anterior (9ª jornada da Liga Portuguesa), saem Mariano, a cumprir castigo, e Nuno André Coelho e Prediger.

A pensar na partida contra a formação de Nicósia, os azuis e brancos regressaram já este sábado ao trabalho, no Olival, onde marcaram presença cinco atletas dos sub-19 (o central Abdoulaye, os laterais Bacar e David, o médio Amorim e o avançado Claro).

Valeri, Fucile, Varela, Miguel Lopes e Orlando Sá permanecem ao cuidado do Departamento Médico (tratamento e gin
ásio para o primeiro; tratamento para o segundo; tratamento e treino condicionado para os restantes).

Nuno também esteve indisponível. O guarda-redes apresenta uma constipação, pelo que se encontra a ser medicado e em repouso.

O plantel azul e branco tem novo treino agendado para amanhã, desta feita no Estádio do Dragão (9h30 – porta fechada).

Mais tarde, pelas 12h30, a comitiva segue para o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, onde tem lugar, às 12h45, a fastflash de antevisão da visita ao APOEL (ver notícia com o programa do FC Porto para mais informações).

O voo para o Chipre está marcado para as 13h30.

Lista de convocados: Helton, Bruno Alves, Raul Meireles, Guarín, Belluschi, Falcao, Rodríguez, Hulk, Rolando, Alvaro Pereira, Maicon, Farías, Tomás Costa, Sapunaru, Beto, Fernando, Dias e Claro.

PS - Jesualdo Ferreira: "O FC Porto precisa de se adaptar aos desafios que os adversários colocam e a minha convicção é que todos esses problemas se resolvem com trabalho".

E seguindo os bons exemplos (nossa opinião) !

André Villas-Boas, treinador da Académica - No dia em que se estreou a vencer na Liga Sagres, André Villas-Boas fez questão de atribuir todos os louros ao plantel: "Todos me surpreenderam. Eles é que são os verdadeiros protagonistas." Satisfeito, destacou a "bravura" e "capacidade de adaptação ao jogo agressivo e directo do Guimarães", recusando-se a colocar em bicos dos pés: "Houve um passo evolutivo, mas ainda temos de fazer muita coisa."