quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Champions League - Apoel (Chipre) 0 FC Porto1

Destaques do jogo: Hulk não obstante todo o seu potencial, parece-me acusar algum efeito de vedetismo, que faz com que alterne jogadas de belo efeito com outras menos consistentes, direi até perdas de bola infantis.
Ao Falcão deve-lhe ter feito bem este golo que marcou, pois já há uns tempos para cá que andava a falhar demasiado e por conseguinte a perder confiança, com o risco de ficar afectado psicologicamente permanentemente.
Na defesa lateral do lado direito, é notória a falta de Fucile pois Sapunaru ainda não consegue evidenciar nem sequer aproximar-se do rendimento do uruguaio. Na lateral do lado esquerdo Alvaro Pereira, dá-me a impressão de por vezes não ser tão eficiente como seria desejável. Levando-me a pensar se o Nuno André Coelho nesta posição não daria mais garantias e mais rendimento para a equipa. O meio-campo constituido pelo Fernando, Raul Meireles e Guarin, embora sem o fulgor d'outros tempos esteve pendular.
Quanto ao ataque Rodriguez parece-me nitidamente ainda à procura da forma ideal. Finalmente Farias que tem funcionado como uma espécie de arma secreta, parece-me que principalmente contra equipas que se fecham muito deveria entrar logo de início para ajudar o Falcão a lutar contra defesas super povoadas, e, até porque se vê que se entende bem com Falcão. Isto claro, pelo menos, enquanto o Rodriguez e o Varela...etc...não estiverem aptos, ou seja a 100 %.

Jesualdo Ferreira pediu atitude e os jogadores corresponderam com uma exibição decidida e um triunfo que coloca, desde já, o FC Porto nos oitavos-de-final da UEFA Champions League. Os Dragões marcaram aos 84 minutos, por Falcao. Se bem que houve outras oportunidades desperdiçadas por inépcia, ou displicência.
Aos 30 minutos Hulk isolou-se e incompreensivelmente frente ao guarda-redes Chiotis, por displicência ou inépcia, permitiu que o guarda-redes do Apoel levasse a melhor. Perdida incrivel inaceitável para um atleta que se crê craque e acredita ter qualidade para jogar na selecção brasileira.
Na etapa complementar, o domínio azul e branco intensificou-se ainda mais, com Falcao e Hulk a tentarem desfeitear o guardião adversário, que foi sustendo as investidas dos Dragões ao máximo: aos 55m, defendeu um remate e um cabeceamento praticamente seguidos do internacional colombiano; aos 63m, anulou, ainda que somente à segunda, um livre directo de Hulk.O avançado brasileiro viria a assustar Chiotis novamente aos 75 e 77m, sendo que no primeiro caso (de livre, mais uma vez) aplicou um forte pontapé, que errou o alvo por centímetros e no segundo ensaiou uma boa jogada, repleta de força, pelo corredor esquerdo, cruzando com bastante perigo para o interior da área, com o recém-entrado Farías a não conseguir a emenda por muito pouco.Aliás Farias não viria a marcar, mas foi ele que fez a assistência que permitiu o pontapé vitorioso de Falcão, instantes depois de ter entrado. E assim Falcao conseguiu finalmente inaugurar o marcador, e, com este golo finalmente demonstrar todo o seu potencial ao rematar com êxito (tenso e cruzado), não dando hipótese a Chiotis de defender. Com este resultado a equipa do FC Porto conseguiu desde já carimbar a passagem aos oitavos-de-final, dado que o outro jogo do Grupo "D" Atlético vs Chelsea acabou empatado a duas bolas.

FICHA DE JOGO

UEFA Champions League (4ª jornada do Grupo D)
Estádio GSP, em Nicósia, na ilha de Chipre (3 de Novembro de 2009)

Árbitro: Damir Skomina (Eslovénia)
Árbitros Assistentes: Primoz Arhar e Marko Stancin
4º Árbitro: Roberto Ponis


APOEL: Chiotis; Poursaitides, Broerse, Kontis e Elia; Nuno Morais, Satsias, Charalambides, Hélio Pinto e Jean Paulista; Mirosavljevic
Substituições: Elia por Grncarov (57m), Jean Paulista por Nectarios (61m) e Kontis por Papathanasiou (87m)
Não utilizados: Tasos Kissas; Dimitris Kyriakou, Chrysostomos Michail e Mário Breska
Treinador: Ivan Jovanovic


FC Porto: Helton; Sapunaru, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín e Raul Meireles; Hulk, Falcao e Rodríguez
Substituições: Rodríguez por Farías (69m), Guarín por Tomás Costa (83m) e Falcao por Belluschi (90m)
Não utilizados: Beto; Maicon, Dias e Claro
Treinador: Jesualdo Ferreira

Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão amarelo para Charalambides (51m), Elia (52m), Hélio Pinto (74m) e Alvaro Pereira (86m)
Marcadores: Falcao (84m)

Sem comentários: