quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Administração da SAD do FC Porto é a mais bem paga

16:59 - Futebol - FC Porto

As remunerações dos administradores da Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do Porto no exercício fiscal 2008/2009 totalizaram 1 915 815 euros, mais do dobro do auferido conjuntamente pelas administrações das SAD do Benfica e Sporting.

Segundo os dados disponibilizados pelos três clubes no sítio Internet da CMVM, só os 700 000 euros recebidos pelo presidente da SAD do FC Porto, Pinto da Costa, excedem a soma das retribuições auferidas pelos três administradores remunerados da SAD do Benfica (673 266 euros).

O relatório e contas 2008/2009 da SAD do FC Porto indica que a parte fixa da remuneração dos quatro administradores com salário totaliza 1 075 815 euros e a componente variável atinge 840 mil euros.

Os administradores Adelino Caldeira e Fernando Gomes receberam um total de 420 mil euros e Reinaldo Teles auferiu 375 815 euros.

Na SAD do Benfica, em que o presidente e vice-presidente da SAD não são remunerados por fazerem parte dos órgãos sociais do clube e estatutariamente não poderem ter retribuições no Benfica ou em qualquer empresa participada, o administrador com maior retribuição no exercício 2008/2009 foi Domingos Soares de Oliveira (291 641 euros).

Rui Costa (235 777 euros) e Maria Teresa Claudino (145 848 euros) são os outros dois administradores remunerados da SAD do Benfica, na qual os cinco administradores são todos executivos.

Rita Corrêa Figueira, a única administradora executiva da SAD do Sporting remunerada no exercício 2008/2009, recebeu 165 620 euros de retribuição fixa no exercício passado e a comissão de accionistas não atribuiu prémios, segundo a informação disponível no relatório e contas.

O outro administrador executivo da SAD do Sporting, Pedro Mil-Homens, não é remunerado por deter uma empresa que presta serviços de consultoria à sociedade.

As remunerações variáveis atribuídas à administração da SAD do FC Porto são em função do desempenho desportivo e dos lucros do exercício e não dependem da cotação das acções nem de qualquer outra variável, segundo o relatório e contas.

O documento indica que os administradores da SAD não recebem remunerações de outras empresas do grupo FC Porto.

Pela vitória no campeonato português os membros da administração da SAD do FC Porto recebem mais 75 por cento do seu salário anual, por uma vitória na Liga Europa auferem mais 100 por cento e por ganharem a Liga dos Campeões mais 120 por cento.

O relatório indica que a administração renunciou à remuneração variável a que teria direito pelo segundo e terceiro lugares no campeonato português (50 por cento do vencimento bruto).

O presidente da SAD tem, ainda, direito a um prémio de dois por cento sobre os lucros da SAD e os restantes administradores remunerados a um por cento, mas isso não poderá acontecer enquanto os capitais próprios forem inferiores a 100 por cento, tal como a distribuição de dividendos.

A SAD do FC Porto, a única dos três principais clubes a apresentar resultados positivos, registou no exercício 2008/2009 um lucro de quase 5,54 milhões de euros.

A SAD do Sporting tem como parâmetros para definir a remuneração variável o alinhamento dos interesses dos membros executivos com os interesses da SAD e a avaliação individual e colectiva do desempenho, tendo em conta, entre outros factores, os resultados desportivos e financeiros.

A política de remunerações da SAD do Sporting não prevê a atribuição de acções nem participação nos lucros.

O relatório de governo da SAD do Benfica indica que as remunerações atribuídas aos titulares do órgão de administração não estão dependentes dos resultados da sociedade ou da evolução da cotação das acções e precisa que a SAD do Benfica não dispõe de qualquer sistema de incentivos com acções.

Fonte oficial da SAD do Benfica disse à agência Lusa que a SAD não divulga os parâmetros para as remunerações e prémios do exercício fiscal passado, garantindo apenas que "não têm nada a ver com o desempenho desportivo".

Remunerações em 2008/09 dos administradores das SAD dos "três grandes" (em euros):

- FC Porto:

Jorge Pinto da Costa, 700 000.

Adelino Caldeira, 420 000.

Fernando Gomes, 420 000.

Reinaldo Teles, 375 815.

Jaime Lopes, não remunerado.

- Benfica

Luís Filipe Vieira, não remunerado.

Rui Manuel Cunha, não remunerado.

Domingos Soares de Oliveira, 291 641.

Rui Costa, 235 777.

Maria Teresa Claudino, 145 848.

- Sporting

Filipe Soares Franco, não remunerado.

Miguel Ribeiro Telles, não remunerado.

Rita Corrêa Figueira, 165 620.

Carlos Freitas, não remunerado.

Pedro Mil-Homens, não remunerado.

Sem comentários: