sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Avançado alto para os cruzamentos pelo ar precisa-se na equipa do FCP

À atenção da FC Porto-Futebol,SAD.
Dados os meus 50 anos a viver futebol vou exprimir aqui a minha opinião.
Volto a insistir que existe actualmente uma lacuna muito importante na equipa do FC Porto,e, que a ser resolvida garantiria maior facilidade em resolver desafios, e, e por conseguinte, de certeza absoluta êxitos desportivos assinaláveis.
Faltam centímetros ao ataque da equipa. A prova disto é o facto da equipa precisar da estatura do Bruno Alves para nas áreas adversárias ganhar lances pelo ar às outras equipas. A experiência anterior diz-nos que é fundamental conseguir um atacante alto tipo Jardel, a fim de podermos ter possibilidades de sucesso no tipo de lance, "cruzamentos pelo ar".
Se repararem, os melhores goleadores mundiais são jogadores altos: Bendtner (Arsenal), Drogba (Chelsea), Ibrahimovic (Barça) e até o Cardoso ,etc.
O Orlando Sá, para além de ainda precisar de ser lapidado, mesmo sendo alto, não o é suficientemente, mais uns dez centímetros e seria o ideal.

3 comentários:

Pedro Silva disse...

Caro amigo, estou em total desacordo consigo pelas simples razões:

- O Plantel Portista já tem um Avançado que joga muito bem de cabeça e que dá pelo nome de Falcao;

- O Sistema de Jesualdo não aceita de maneira nenhuma um Avançado á Jardel, pois obriga a que o seu Ponta de Lança seja muito móvel. Foi quando Falcao se tornou mais móvel em vez de ser um Farias 2 que começou a dar mais nas vistas e a jogar melhor. E não nos esqueçamos que Jesualdo não adapta o sistema aos Jogadores.

A lacuna que eu queria que a SAD Portista tratasee é a da fuga de Jovens Talentos que foram para outras equipas e deixar de contratar porcarais como o Guarin, Mariano, Sapunaru, etc.

Grande abraço e saudações Portistas!!!

Dragaoatento disse...

The Blue One!

Uma coisa é ter opinião e outra é ser objectivo...!

Quando afirmo que existe uma lacuna na equipa Azul e Branca, não estou a falar por falar, faço-o baseado em factos (100% convicto):

1- O Falcao quando salta em oposição aos centrais adversários não ganha um único lance de cabeça. Ele joga bem de cabeça mas é quando lhe metem a bola com precisão e não tem oposição de ninguém.

2- Depois é ou não verdade que nos lances de bola parada (cantos) só o Bruno Alves e o Rolando é que mesmo com adversários a estorvarem eles conseguem cabecear com êxito?

3- É ou não verdade que nos lances de bola corrida, com cruzamento a sobrevoar as áreas adversárias o Falcao raramente ganha um lance a um central contrário? Ou então vemos jogos diferentes. Eu pela minha parte, tomo nota, registo o número desses lances.

4- Relativamente ao sistema do Jesualdo, é evidente que ele tem de escalar os jogadores que tem. Quem lhe dera a ele ter um Jardel dos bons velhos tempos de goleador.

5- E para acabar digo-te o seguinte.
Não é por acaso que o Barça que tem uma equipa de médios e avançados fantástica (Iniesta,Xavi, Messi...etc) foi buscar ao Inter e aceitou pagar uma fortuna pelo Ibrahimovic, goleador de elevada estatura.

6- Aconselho-te a olhares à tua volta, não vejas só o FC Porto.
No Chelsea o Drogba com quase 2 metros é preponderante ou não?
E o dinamarquês Bendtner (Arsenal), outro gigante, é ou não é um fantástico goleador. Quando jogou pela Dinamarca contra a selecção Portuguesa, marcou e criou imensos problemas ao Bruno, que é só um dos melhores centrais do mundo.
Pode-se dizer mas o FC Porto não tem dinheiro para contratar estes. Sim não tem, mas pode sempre tentar descobri-los, e é para isso que existe um departamento no FCP chamado "Scouting" que descobriu o Yero 1,96 cm. O Benfica com menos dinheiro do que nós não conseguiu descobrir o Cardoso (decisivo agora contra o Belenenses).

Um abraço

Pedro Silva disse...

Ora viva caro amigo Dragão Atento, Antes de mais deixa que te diga que é uma delícia falar de futebol contigo.

Eu nunca disse que esta tua visão não era fundamentada em factos. Alias é assim que se deve dar uma opinião e não como muitos fazem por esta Blogosgera gora.

Estou de acordo com quase todos os teus pontos á excepção do ponto 4.

Jesualdo faz as omoletes com os ovos que lhe dão é um facto, mas este tem uma forma de as fazer que não muda mesmo que os ovos exijam outra maneira de se fazer as ditas cujas.

È por isto que eu entendo que um Avançado á Jardel nunca daria no Porto actual. Com um outro Treinador quem sabe,mas para já com o Prof.não me parece.

Um grande abraço e saudações Portistas!!!