domingo, 4 de abril de 2010

FC Porto 4 Marítimo 1





FALCAO INICIOU REVIRAVOLTA COM PONTAPÉ FANTÁSTICO
Pode dizer-se que o golo apontado por Taka foi o mais rápido da Liga 2009/10. Porém aos 10 minutos de jogo, o FC Porto já tinha dado a volta ao resultado. Falcao, com dois tentos, tornou-se no melhor marcador da Liga e Hulk voltou a facturar, tendo ainda mostrado pormenores desconcertantes.
Por volta dos 4 minutos Guarín cruzou da direita e Falcao, num fantástico pontapé de bicicleta restabeleceu a igualdade 1-1. Golos destes transformam o futebol num espectáculo de grande nível.
Quatro minutos depois, já o FC Porto se posicionava na frente do marcador: cruzamento largo de Miguel Lopes e Raul Meireles a corresponder, de cabeça, surpreendendo Peçanha.
Porém, seis minutos depois do recomeço, o destino dos madeirenses ficou irremediavelmente traçado, com o segundo golo de Falcao. Pleno de oportunidade, o colombiano correspondeu da melhor maneira a um canto apontado por Hulk. Aliás, pouco depois, o Hulk voltou a mostrar todas as qualidades de um futebolista de excepção, com uma jogada individual na direita em que ultrapassou Alonso e Rafael Miranda, desferindo de seguida um «tiro» defendido a custo pelo guarda-redes do Marítimo.
No entanto, Hulk não sairia do relvado do Dragão de mãos a abanar, aos 78 minutos, lançado por Tomás Costa, o avançado iniciou uma cavalgada que culminou com o marcador do Dragão em  4-1.
Apesar duma boa exibição da linha avançada dos Dragões, como é costume dizer-se: não há bela sem senão! Não gostei da equipa no capítulo defensivo, pois concedeu muitas facilidades aos avançados insulares os quais só não marcaram mais golos por inépcia sua e mérito do Helton.
Quanto ao juiz do apito, continua-se a fazer gala do excesso de zelo e as intimidações aos jogadores azuis e brancos com a amostragem de cartões amarelos por dá cá aquela palha, e não se sancionam muitas das faltas cometidas sobre os atletas do FC Porto, sobre o Hulk inclusive. É esta dualidade de critérios dos árbitros que aos portistas faz espécie! Por exemplo: os benfiquistas são tratados como quem lida com ovos, em contra partida os jogadores do FC Porto são vistos como se fossem praticantes de rugby.
FICHA DE JOGO
Liga 2009/10, 25.ª jornada
3 de Abril de 2010
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 25.909 espectadores


Árbitro: Paulo Costa (AF Porto)
Assistentes: João Santos e Vítor Carvalho
Quarto árbitro: Cosme Machado


FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Bruno Alves e Alvaro Pereira; Fernando, Guarín, Raul Meireles e Ruben Micael; Hulk e Falcao
Substituições: Raul Meireles por Belluschi (24m), Guarín por Tomás Costa (69m) e Ruben Micael por Valeri (80m)
Não utilizados: Beto, Fucile, Maicon e Orlando Sá
Treinador: Jesualdo Ferreira
MARÍTIMO: Peçanha; Paulo Jorge, Robson, João Guilherme e Alonso; Taka, Roberto Sousa e Rafael Miranda; Manú, Kléber e Djalma
Substituições: Taka por Pitbull (36m), Manú por Tchô (69m) e Djalma por Baba (77m)
Não utilizados: Bak, Bruno, Briguel e Diakité
Treinador: Mitchell Van der Gaag


Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Taka (1m), Falcao (4m e 51m), Raul Meireles (8m) e Hulk (78m)
Disciplina: cartão amarelo para Paulo Jorge (34m) e Fernando (40m)

2 comentários:

dragao vila pouca disse...

Como é que um árbitro pode fazer boa arbitragem se ele acompanha as jogadas a 50 metros de distância?

Um abraço

Dragaoatento disse...

Tens razão Vila Pouca. Também já há tempos atrás constatei e me referi a este facto.
Grande parte dos árbitros analisam os lances de longe, e depois na dúvida decidem contra o FC Porto porque sabem que se decidirem a favor a Comunicação Social dos lampeões cai-lhes em cima.