domingo, 25 de abril de 2010

Liga Sagres - Vitória de Setúbal 2 FC Porto 5

24/04/2010
Destaco a arbitragem do Pedro Henriques pela negativa. Excessivamente rigoroso para os jogadores Azuis e Brancos sancionando e admoestando a torto e direito, e, permissivo até dizer basta para os da casa! Tal foi a disparidade no critério adoptado que podemos até considerar que usou e abusou de má fé para com os Dragões quando resolveu por dá cá aquela palha mostrar o cartão amarelo ao Falcao pois ele sabia que o ia impedir de alinhar contra o Benfica no próximo jogo.



Foram cinco golos sul-americanos que deram ao FC Porto uma vitória justa e robusta sobre o Vitória de Setúbal (2-5), em pleno Estádio do Bonfim. Falcao, por duas vezes, Maicon, Guarín e Belluschi fizeram o gosto ao pé, em lances bem desenhados que marcaram a superioridade dos Dragões sobre os sadinos. O perfume do futebol portista foi evidente em várias fases do jogo, num terreno difícil e perante um adversário aguerrido. A única nódoa no encontro surgiu já nos últimos minutos, por obra e graça da arbitragem.
A equipa da casa apenas se conseguiu superiorizar nos primeiros cinco minutos. Foi uma espécie de estímulo que o FC Porto deu aos setubalenses, para depois colocar tudo na ordem. Alvaro Pereira, aos seis minutos, deu o primeiro aviso, com um remate ao lado. Aos 13 minutos, após canto de Raul Meireles, Falcao pôs os azuis e brancos em vantagem, e não mais os Dragões abandonariam essa posição. Donos e senhores do encontro, manobrando a bola no meio-campo contrário, os comandados de Jesualdo Ferreira chegaram ao 2-0 em novo pontapé de canto. Desta vez foi Belluschi a assistir e Maicon a marcar.
No início da segunda parte, a equipa da casa fez o que lhe competia e tentou forçar o golo. Com felicidade, na sequência de outro pontapé de canto, Henrique reduziu para 2-1. No entanto, quem observava o encontro percebia que eram os Dragões a comandar e que mais golos seriam inevitáveis. Abandonadas que estavam as tácticas cautelosas, o Vitória de Setúbal expunha-se ao jogar olhos nos olhos com o adversário. E foi assim que, aos 58 minutos, Guarín fez o 3-1, assistido por Hulk. Foi o terceiro tento do colombiano em partidas consecutivas.O FC Porto não tirou o pé do acelerador e as transições rápidas continuaram a colocar em pânico a defesa sadina. Belluschi fez o 4-1, após toque de calcanhar de Guarín, aos 71 minutos, e colocou um ponto final na decisão sobre o vencedor da contenda. O fim do encontro estava à vista, mas antes ainda surgiu um golpe de teatro. O árbitro Pedro Henriques interpretou de forma muito peculiar um lance em que Falcao foi duplamente carregado em falta e admoestou o colombiano com um amarelo que o impede de dar o contributo à equipa no próximo desafio da Liga.
Coincidências, dirão alguns. O que já não foi coincidência foi a união da equipa em torno de Falcao, ainda a tempo de proporcionar ao avançado bisar na partida. O compatriota Guarín serviu-o para um toque sublime, com o goleador a picar a bola sobre o guarda-redes contrário. Ficou como amostra da sua classe, que, por muito que custe a alguns, vai continuar a fazer mossa nos adversários.
FICHA DE JOGO - Liga 2009/10, 28.ª jornada
Estádio do Bonfim, em Setúbal
Árbitro: Pedro Henriques (AF Lisboa)
Assistentes: Gabínio Evaristo e Tiago Rocha
Quarto árbitro: Luís Reforço
FC PORTO: Beto; Fucile, Rolando, Maicon e Alvaro Pereira; Fernando, Belluschi, Raul Meireles e Guarín; Hulk e Falcao
Substituições: Raul Meireles por Tomás Costa (76m), Fucile por Miguel Lopes (76m) e Belluschi por Valeri (92m)
Não utilizados: Nuno Espírito Santo, Nuno André Coelho, Farias e Orlando Sá
Treinador: Jesualdo Ferreira
VITÓRIA DE SETÚBAL: Nuno Santos; Collin, André Pinto, Ricardo Silva e Ruben Lima; Sandro, Kazmierczack, Ney Santos, Neca e Hélder Barbosa; Henrique
Substituições: Ruben Lima por Bruno Ribeiro (46m), Kazmierczack por Rui Fonte (64m) e Sandro por Zoro (75m)
Não utilizados: Matos, Paulo Regula, Luís Carlos e Zarabi
Treinador: Manuel Fernandes
Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Falcao (13m e 94m), Maicon (41m), Henrique (51m e 90m), Guarín (58m) e Belluschi (71m)
Disciplina: cartão amarelo para Alvaro Pereira (61m) e Falcao (79m)



DECLARAÇÕES de jesualdo ferreira e rolando
Jesualdo Ferreira e Rolando, que terminou o jogo com a braçadeira de capitão, após a saída de Raul Meireles, destacaram a qualidade da exibição do FC Porto em Setúbal.Jesualdo Ferreira: «Durante grande parte do jogo, o FC Porto foi uma equipa coesa, solidária e fez exibição correcta para este adversário. Durante a primeira parte, controlámos em absoluto. Na segunda parte, não entrámos tão bem, mas há mais mérito do Vitória do que demérito nosso. Depois o jogo estragou-se e não comento mais nada a partir do 4-1. Ainda houve um golo mais do Falcao, que não vi, mas que me deixa muito contente. Não faço juízos de valor, mas parece-me que o amarelo que lhe mostraram é injusto. Fui expulso pela primeira vez em muitos anos, mas foi em defesa da minha equipa»Rolando: «Foi uma vitória incontestável, fomos melhores, dominámos o jogo e marcámos golos que tornaram a nossa tarefa mais fácil. Resolvemos as coisas como equipa. Amanhã é dia de folga e vamos descansar. Tínhamos de ganhar este jogo e fizemo-lo de forma clara. Lamentamos sempre as baixas, especialmente da forma como esta surgiu»

Sem comentários: