segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

domingo, 30 de dezembro de 2012

Falando de arbitragens

Se no jogo do Estoril, na dúvida (e não só), o juiz bracarense decidia sempre contra o F.C.Porto, em Braga, no jogo Braga B x FC Porto B, mais uma vez os Dragões foram claramente prejudicados (espoliados), com o Paulo Baptista a invalidar, por indicação do seu auxiliar, um golo cristalino ao F.C.Porto.

Taça da Liga- Estoril 2 FC Porto 2

30/12/12 - Resultado ao intervalo 1 - 1
Esta equipa do Estoril é servida por alguns bons jogadores no ataque mas acima de tudo é muito matreira a jogar, os médios e os  defesas além de sarrafeiros, entram sempre em falta nas disputas de bola, desde entradas subtis às pernas dos adversários, puxões na camisola, agarrões, tudo serve desde que o árbitro não veja. É por isso que está a ser difícil jogar contra eles... com um juiz do apito mais rigoroso a fazer cumprir as regras, alguns canarinhos já teriam sido expulsos antes de acabar a primeira parte. 
Um penalti inventado por este árbitro de Braga concedeu o empate ao Estoril.
O Estoril é uma equipa organizada, lutadora e com avançados bastante rápidos, mas não tinha até então criado lances de perigo. 
Os Dragões, por seu lado, veriam Otamendi ser derrubado à entrada da grande área do Estoril, sem que Jorge Ferreira assinalasse qualquer falta. Segundos depois, o juiz não hesitou em mostrar o cartão amarelo a Lucho, num lance praticamente idêntico. Seguindo esse critério, fica igualmente por mostrar o segundo amarelo a João Coimbra, num derrube a Lucho.
Com Defour no lugar de Jackson após o descanso, o FC Porto prolongou a superioridade que vinha evidenciando desde o golo do colombiano. Defour atirou por cima da trave aos 51 minutos e depois foi Kelvin, após cruzamento de Varela, a cabecear para fora, no coração da área. O Estoril respondeu e, aos 53, Helton defendeu dois remates consecutivos de Luís Leal.
O FC Porto tinha mais posse de bola, mas foi o Estoril a chegar ao golo, num lance em que o árbitro assinalou um toque de Otamendi com a mão num lance completamente involuntário. Steven Vitória converteu o penálti, aos 61 minutos, e a formação estorilista passou a defender a magra vantagem. João Moutinho esteve perto de a anular, aos 70, mas Mário Matos defendeu o remate rasteiro.
A justiça no marcador chegou já perto do fim, aos 89 minutos: João Moutinho teve uma nesga de espaço à entrada da área estorilista e disparou sem hipótese de defesa para Mário Matos. O FC Porto nunca desistiu de chegar ao golo e conseguiu-o com justiça, recorrendo ao carácter e ambição do grupo de trabalho.

Ficha do Jogo - Taça da Liga, grupo A, segunda jornada
Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril - Assistência: 3.287 espectadores
Árbitro Principal: Jorge Ferreira (Braga)
Árbitros auxiliares: Inácio Pereira e João Loureiro Dias
Quarto árbitro: Manuel Oliveira

ESTORIL: Mário Matos; Anderson, Bruno Miguel, Steven Vitória e Tiago Gomes; Gonçalo, João Coimbra (cap.) e Evandro; Carlitos, Luís Leal e Licá
Substituições: João Coimbra por Elizeu (69m), Luís Leal por Carlos Eduardo (85m) e Evandro por Pedro Henrique (90m)
Não utilizados: Vagner, Bruno Nascimento, Jefferson e Dieguinho
Treinador: Marco Silva
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Jackson por Defour (46m), Fernando por Atsu (67m) e Kelvin por Sebá (79m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

Marcadores: Steven Vitória (15m e 61m, pen.), Jackson (31m) e (20m)
Cartões amarelos: Danilo (14m), João Coimbra (21m), Lucho (26m), Steven Vitória (58m) e João Moutinho (90m+2) 

PS - Vítor Pereira explica ausência de Jackson
"Revelámos muito carácter e qualidade para conseguir novo empate. O resultado não satisfaz, mas a atitude da equipa, sim. Este resultado pemite que o FC Porto dependa apenas de si para qualificar-se".
"O Jackson fez uma viagem longa, com jet lag, é natural em que não estivesse nas condições ideiais. Ao intervalo apresentou queixas e preferimos não arriscar", explicando depois que o colombiano sofreu uma mialgia de esforço.
A ausência do Jackson afectou a equipa. "É a referência, é o que joga no meio, que segura.... Não foi possível mantê-lo até ao fim, mas com o Varela a ponta-de-lança continuámos à procura do golo". Entretanto também se referiu ao estado do terreno, que no seu ponto de vista explicou o lance em que o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de Otamendi.


Declarações de Villas-Boas ver aqui


SC Braga "B" 1 FC Porto "B" 1

30/12/2012 - Golo de Tozé valeu empate e Braga
O FC Porto B empatou este domingo no terreno do Sporting de Braga B (1-1), em partida da 20.ª jornada da Segunda Liga. Tozé foi o autor do tento portista, aos 13 minutos. Os azuis e brancos estão na 12.ª posição da prova, com 26 pontos.
O golo inaugural surgiu após uma iniciativa de Frederic, que serviu Tozé na grande área bracarense. O médio abriu o marcador com um remate cruzado. Porém, sete minutos depois, o SC Braga B chegou à igualdade, por intermédio de Zé Luís. O equilíbrio foi, de resto, a nota dominante da primeira parte.
Foi anulado um golo ao FC Porto B, na última jogada da partida.
FICHA DE JOGO - Segunda Liga, 20.ª jornada - Estádio 1.º de Maio, em Braga
Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)
SC Braga B: Cristiano; Tomás Dabó, Palmeira, Santos e Guilherme; Victor Nikiema, Mauro e Nuno Valente; Yazalde, Zé Luís e Manoel.
Substituições: Nuno Valente por Xavier (73m) e Manoel por Carlos Eduardo (82m)
Não utilizados: Pedro Cavadas, Aníbal Capela, Afonso Figueiredo, Tiago Ribeiro e Zé Manel
Treinador: António Conceição
FC PORTO B: Stefanovic; David Bruno, Zé António, Tiago Ferreira e Victor Luís; Pedro Moreira, Sérgio Oliveira e Tozé; Frédéric, Dellatorre e Fábio Martins.
Substituições: Tozé por Vion (75m) e Frederic por Edu (75m)
Não utilizados: Elói, Diogo Mateus, Anderson Silva, Mikel e Gonçalo Paciência
Treinador: Rui Gomes
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Tozé (13m) e Zé Luís (20m)
Cartões amarelos: Zé Luís (43m), Tozé (55m), Palmeira (57m), Victor Luís (70m) e Vion (75m)

Taça da Liga- Moreirense 1 SLB 1

Estive a ver o jogo na TVI24 e francamente, é com esta equipa matreira ( a cavar faltas) de batoteiros, que os lampiões, uma equipa vulgar de lineu, querem ser campeões! Os galinhas só conseguem ganhar a jogar em superioridade numérica, quando os árbitros resolvem dar uma ajuda e expulsar futebolistas da equipa contrária, ou então ainda mais fácil, inventar penalties contra esses mesmos adversários.
Nunca vi gente como os lampiões que volta e meia aparecem aqui a disparatar! São facciosos elevado ao quadrado, doentes e Camões!

sábado, 29 de dezembro de 2012

Cavaco 'perdoa' membro dos No Name Boys

Prisão - Cavaco 'perdoa' membro dos No Name Boys (!!!)
Este Natal, o Presidente da República, Cavaco Silva, amnistiou um jovem de 29 anos, membro da claque benfiquista No Name Boys, condenado a uma pena de prisão de seis anos por tráfico de droga, ofensas à integridade física e danos com violência, revela o jornal Público.

Convocados para o jogo com o Estoril



29/12/2012 - Quiño, Kelvin e Sebá, este último do FC Porto B, fazem parte das escolhas do treinador Vítor Pereira para a deslocação ao terreno do Estoril (domingo, 18h15), entrando na convocatória por troca com os lesionados Maicon, James e Kleber. Os dois primeiros têm mialgias de esforço, enquanto o avançado brasileiro contraiu uma rotura muscular na face posterior da coxa direita.
A última sessão de preparação para o encontro da segunda jornada do grupo A da Taça da Liga decorreu este sábado, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. Iturbe continua ao serviço da selecção Sub20 da Argentina.
Lista de 18 convocados: Helton e Fabiano (guarda-redes); Danilo, Lucho, Quiño, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Kelvin, Otamendi, Defour e Sebá.

PS - Braga B x FC Porto B
Gonçalo Paciência, da equipa de juniores A, faz parte da convocatória do técnico Rui Gomes para o desafio entre SC Braga B e FC Porto B (20.ª ronda da Segunda Liga), a disputar no Estádio 1.º de Maio, no domingo, às 15h. Em comparação com lista elaborada há uma semana, para a recepção ao Benfica B, saem M’Bola (lesionado) e Sebá (chamado à formação principal).
No último treino de preparação para o encontro em Braga, este sábado, apenas M’Bola esteve indisponível. Desta feita, Rui Gomes não conta com qualquer elemento da equipa A, sendo que o ainda júnior Frederic se mantém entre os eleitos.
Lista de 18 convocados: Éloi e Stefanovic (guarda-redes); Anderson, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edú, Fábio Martins, Frederic, Gonçalo Paciência, Mikel, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé, Victor Luís, Vion e Zé António.
Na superflash de antevisão do desafio, o treinador fez ainda um balanço da época e considerou que o projecto está "no caminho certo".
Em Braga, Rui Gomes antevê "um jogo equilibrado", frente a um adversário com "bastante qualidade" e que "usa regularmente jogadores previstos para a equipa A". "Penso que a classificação não traduz a sua qualidade. O SC Braga B tem vindo a ter melhores resultados, visto que, tal como nós, precisou de se adaptar a uma nova realidade. Agora está a um nível muito mais próximo daquele que terá na segunda volta. São duas equipas com intenções de praticar um futebol positivo e agradável. Será um encontro interessante de seguir e espero que no fim sejamos nós a sorrir e a ganhar".
O treinador do FC Porto B faz um balanço "extremamente positivo" dos primeiros meses deste projecto: "Há a tendência para olhar apenas pela classificação e nesse aspecto não podemos estar satisfeitos por ocupar um lugar a meio da tabela. Porém, há factores extremamente positivos, como o crescimento de alguns jogadores que estão connosco desde o início. Por outro lado, alguns atletas jogaram na nossa equipa e depois na formação A com prestações extremamente positivas. Não temos dúvidas de que este é um patamar muito importante entre a formação e a permanência na equipa A. Achamos que o projecto tem toda a razão de ser e até agora o que foi feito é bom. Queremos fazer ainda melhor, o que não invalida que tenhamos a consciência de que estamos no caminho certo".

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Aniversário do Presidente do FC Porto (rectificação)

Cumpre precisamente hoje (e não como levado por um erro, ao ler um artigo do Rui Moreira no jornal A Bola aqui publiquei sexta-feira passada) 75 anos de idade o insigne Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.
Presidente, além dos votos de muita saúde, quero apenas manifestar-lhe toda a minha gratidão por todas as alegrias que nos tem proporcionado (aos adeptos portistas).
Conceitos (e não só) de Jorge Nuno Pinto da Costa
Amizade
A amizade é um sentimento único e sublime. Traduz o lado positivo da vida. É, de facto, raro e especial perceber que se tem uma pessoa de quem se pode dizer, no verdadeiro sentido da palavra, que é nosso amigo. Por definição, um amigo não o é por interesse, mas sim por se identificar com os interesses e o carácter do outro. Só o prazer de usufruir da sua companhia e de, muitas vezes, ter o privilégio de lutar ao seu lado por aquilo em que ambos acreditam é um privilégio. Especialmente quando as amizades perduram muitos e muitos anos, como acontece sempre que são verdadeiras.
Amor
O amor também não é mau. Em muitos aspectos, é semelhante à amizade. O amor fraternal pode ser fantástico, o amor no seio da família é muito importante e o amor entre duas pessoas é especial. É algo que nos leva a fazer tudo o que está ao nosso alcance para proporcionar o bem-estar às pessoas que amamos e também um sentimento que nos proporciona uma felicidade ímpar. É um sentimento fundamental para a realização de qualquer pessoa.
Casamento
Há dois tipos de casamentos: um que eu não compreendo, embora tenha sido promulgado e, portanto, sobre esse não falo. Sobre o casamento tradicional, entre homem e mulher, digo que é um relacionamento especial que começa por ser muito bonito, mas pode acabar feio. Quando uma pessoa toma a decisão de casar, naturalmente, está convencido que está a tomar um passo importante e seguro, que muitas vezes não o é. Por isso é que há tantos divórcios. Eu já tenho dois e não vou ficar por aqui porque estou a planear casar uma quarta vez. Mas todos reconhecemos que um casamento que dure 50 anos é algo de fantástico.
Escola
A escola é absolutamente fundamental em qualquer sociedade que pretenda ter um futuro. É com base naquilo que aprendemos na escola que partimos na aventura da vida e por isso mesmo deve haver todo o investimento e todo o cuidado com essa área da sociedade para dispensarmos à educação a atenção que merece.
Justiça
A Justiça é sempre atacada, por tudo e por todos, mas parece-me que exageradamente e de uma forma injusta. Em todos os ramos e actividades há melhores e piores profissionais, mas acho que a Justiça, mesmo tardando, ainda se faz neste país. E eu acredito na Justiça.

A fé ou se tem ou não se tem. Eu tenho. Fui criado no seio de uma família católica, o que muitas vezes não é suficiente, porque muitas pessoas acabam por perdê-la. Eu mantenho a minha fé e as minhas crenças e tenho motivos para isso porque nos momentos mais complicados nunca a perdi e sempre senti que há uma ajuda que ultrapassa o aqui que é explicável e natural.
Família
A família é a base de uma sociedade saudável e funcional. É fundamental para o bem-estar de cada um de nós, para nos sentirmos parte de algo maior e mais importante que nós próprios.
Datas com história
28 Dezembro 1937
Nasce na freguesia de Cedofeita, no Porto.
20 Dezembro 1953
Torna-se o sócio número 26 636 do FC Porto. A quota é de 20 escudos.
1962 - Começa por ser vogal da secção de hóquei em patins.
26 Fevereiro 1967 - Passa a ocupar funções no pugilismo, onde conhece Reinaldo Teles.
Maio 1969 - Empossado como director das Actividades Desportivas Amadoras.
13 Maio 1976
Aceita o convite do presidente Américo de Sá para assumir funções como director do departamento de futebol.
23 Junho 1976 - José Maria Pedroto é anunciado como treinador para a época de 1976/77.
18 Maio 1977 - O primeiro troféu como director do futebol: a Taça de Portugal.
11 Junho 1978 - Ponto final no jejum de 19 anos. O FC Porto sagra-se campeão nacional.
Verão 1980 - Abandona a Direcção, sendo substituído no departamento de futebol por Teles Roxo.
17 Abril 1982 - É eleito presidente do FC Porto, com 4573 dos 5024 votos contabilizados.
23 Abril 1982
Empossado presidente. Nesse ano, o hóquei em patins vence a Taça das Taças e o ciclismo ganha a Volta a Portugal.
1983 - O basquetebol sagra-se campeão nacional.
16 Maio 1984 - O FC Porto perde a final da Taça das Taças diante da Juventus.
21 Junho 1986
O FC Porto sagra-se campeão europeu de hóquei em patins. Nesse ano, o voleibol conquista o título nacional.
7 Janeiro 1985 - Morre José Maria Pedroto, "o treinador de Pinto da Costa".
Maio 1985 - Campeão nacional, com Artur Jorge como treinador.
17 Dezembro 1986
Vitória sobre o Benfica por 1-0, na inauguração do rebaixamento do Estádio das Antas.
27 maio 1987
O FC Porto sagra-se campeão da Europa vencendo o Bayern de Munique por 2-1, no Estádio do Prater.
13 Dezembro 1987 - Campeão do mundo em Tóquio, Japão, ao derrotar, na neve, o Peñarol.
13 Janeiro 1988 - Conquista da Supertaça europeia com dupla vitória sobre o Ajax.
Junho 1990 - O hóquei em patins conquista o segundo título de campeão europeu.
28 setembro 1993 - O FC Porto comemora 100 anos de vida.
Maio 1994 - A equipa de hóquei em patins vence a Taça CERS, feito que repetiria na época seguinte.
27 Agosto 1994 - Na madrugada deste dia, um acidente de viação tira a vida a Rui Filipe.
7 Maio 1995 - O FC Porto, treinado por Bobby Robson, ganha em Alvalade, sagrando-se campeão.
12 Maio 1996 - O bicampeonato é uma realidade. Oitavo título em 12 anos para Pinto da Costa.
18 Setembro 1996
Já com António Oliveira como treinador, o FC Porto conquista a Supertaça Cândido Oliveira derrotando o Benfica, por 5-0, em pleno Estádio da Luz.
17 maio 1997 - Pinto da Costa conquista o tri que escapara ao clube em três ocasiões.
30 Junho 1997 - Os associados aprovam por unanimidade a criação das SAD para o futebol e o basquetebol.
3 Janeiro 1998
Pinto da Costa toma posse para cumprir o sexto mandato. Já soma 16 anos como presidente do FC Porto.
26 abril 1998 - O FC Porto iguala o Sporting conquistando quatro campeonatos seguidos.
12 Abril 1999
O andebol ganha o campeonato, o único título que faltava a Pinto da Costa em 16 anos como presidente.
30 junho 1999
A festa do penta no Estádio das Antas. Uma semana antes, o FC Porto garantira a conquista do título com uma vitória em Alvalade.
5 agosto 2002 - É inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia.
23 abril 2003 - Pinto da Costa completa 20 anos na presidência portista.
21 maio 2003 -
O FC Porto conquista a Taça UEFA ganhando ao Celtic, por 3-2, na final disputada no Estádio Olímpico de Sevilha.
16 Novembro 2003
É inaugurado o Estádio do Dragão, com capacidade para 50 mil espectadores e um dos 10 estádios do Euro'2004.
25 novembro 2003
O FC Porto recebe o Manchester United para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, no primeiro jogo europeu no "Dragão".
31 Dezembro 2003
Pinto da Costa é sócio do FC Porto há precisamente 50 anos. Numa cerimónia organizada pelo Conselho Cultural recebe a roseta de ouro.
26 maio 2004
Pinto da Costa festeja na Alemanha o segundo título europeu do FC Porto com uma vitória na final por 3-0, diante dos franceses do Mónaco. Este é igualmente o jogo da despedida de José Mourinho.
12 Dezembro 2004 - Com Victor Fernandez a treinador, o FC Porto conquista a sua segunda Taça
Intercontinental, diante do Once Caldas.
24 janeiro 2004 - O último jogo oficial no Estádio das Antas.
4 Dezembro 2004 - Pinto da Costa lança o livro "Largos dias têm cem anos".
17 abril 2007 - Pinto da Costa cumpre 25 anos à frente do FC Porto.
23 abril 2007
É lançada a primeira pedra do Dragão Caixa, o pavilhão multiusos do FC Porto, que será inaugurado oficialmente esta noite.
5 abril 2008
O FC Porto goleia o Estrela da Amadora e conquista o tricampeonato. O 23º do clube, 16º da era Pinto da Costa.
16 Junho 2008
UEFA confirma FC Porto na Champions, depois das dúvidas levantadas pelas averiguações decorrentes do processo Apito Dourado. Foi a primeira parte de uma importante vitória jurídica dos portistas, que viria a concluir-se quase um mês depois - 15 de Julho - quando o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) encerrou em definitivo o assunto.
23 Abril 2009
27 anos depois de ter tomado posse, Pinto da Costa concretiza um dos grandes objectivos, inaugurando o pavilhão das modalidades, baptizado como Dragão Caixa.
10Maio 2009
Os dragões ganham por 1-0 ao Nacional e confirmam matematicamente o tetracampeonato. O segundo da história do clube, algo que só o Sporting tinha conseguido até então.
30 Maio 2009
O FC Porto vence no Jamor o Paços de Ferreira, por 2-0, e conquista a 14ª Taça de Portugal, a 10ª da era presidencial de Pinto da Costa.
9 Agosto 2009
Outra vez o Paços de Ferreira como adversário, agora na Supertaça. O FC Porto vence e carimba a 16ª do currículo de troféus.
24 Abril 2010
FC Porto vence a Oliveirense e sagra-se eneacampeão de hóquei em patins. Nove títulos consecutivos, feito inédito na modalidade.
16 Maio 2010
Mais uma final da Taça de Portugal: o FC Porto vence o Chaves, por 2-1, e conquista a 15ª Taça.
7 Agosto 2010
Estreia oficial de André Villas-Boas. O FC Porto vence o Benfica, por 2-0, e garante a 17ª Supertaça .

terça-feira, 25 de dezembro de 2012

Declarações do Presidente do FC Porto à RR

O presidente do FC Porto, em declarações à Radio Renascença, disse ontem que 2013 será sempre um bom ano para os dragões, em especial no dia as eleições autárquicas.
Pinto da Costa espera ver o Sporting sair da crise o mais breve possível. "É óbvio que desejo que o Sporting saia desta crise", declarou à Rádio Renascença. O presidente do FC Porto explica as razões para tal desejo. "Porque é um grande clube, com um extenso historial e não podemos dispensar um clube com essa história e valores. Tenho a certeza de que vai sair da crise".
Escusando-se a comentar a contratação de Jesualdo Ferreira, tricampeão no FC Porto, para manager do Sporting, o máximo dirigente portista preferiu avançar com uma certeza para 2013. "Não vamos abdicar de cumprir com os nossos compromissos, mas custa não sentir apoio dos responsáveis da cidade. Melhores dias virão, de certeza, e 2013 vai ter um dia importante para o FC Porto, que será o das eleições autárquicas. Esse dia, seja qual for o vencedor, marcará uma viragem na política de distanciamento dos responsáveis da cidade para com o FC Porto".

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Desejo um Natal mágico para todos os portistas


Faço votos dum Natal mágico para todos os portistas e que o próximo ano nos traga muitas alegrias e muitas vitórias do FC Porto

domingo, 23 de dezembro de 2012

II Liga- FC Porto B 2 SL Benfica B 2

23 de Dezembro de 2012 - À atenção do Rui Gomes.
Deficiências da equipa "B" portista: insegurança defensiva (falta-lhe um trinco tipo Fernando da equipa "A") e no ataque um goleador tipo Jackson. 
Além de que precisa de treinar muitas vezes com os seniores para ganhar experiência e matreirice, porque por vezes parece uma equipa júnior a jogar.
Destaque: melhor portista em campo Tozé 
Sérgio Oliveira, tarda em confirmar a promessa de tornar-se num jogador de referência
FICHA DE JOGO - Segunda Liga, 19.ª jornada - Estádio do Pedroso, Vila Nova de Gaia
Assistência: 6849 espectadores
Árbitro: Nuno Almeida (Algarve)
Assistentes: Paulo Ramos, Nuno Vicente.
Quarto árbitro: Pedro Vilaça

FC PORTO B: Stefanovic, David Bruno, Zé António, Tiago Ferreira, M’bola, Pedro Moreira, Sérgio Oliveira, Tozé, Sebá, Fábio Martins e Dellatore.
Substituições: Dellatorre por Vion (70m), M’bola por Diogo Mateus (79m)
Não utilizados: Eloi, Diogo Mateus, Anderson, Mikel, Edu, Frederic.
Treinador: Rui Gomes
BENFICA B: Mika, João Cancelo, Sidnei, Fábio Cardoso, Luís Martins, Ascues, Ivan Cavaleiro, Leandro Pimenta, Luciano Teixeira, Miguel Rosa e João Mário.
Substituições: Ivan Cavaleiro por Duarte Duarte (70m), João Mário por Cafú (88m), Miguel Rosa por Carole (90+3m)
Não utilizados: Bruno Varela, Mvom, Carole, Cafú, Elvis, Duarte Duarte e Deyverson.
Treinador: Norton de Matos
Ao intervalo: 2-2
Marcador: Dellatorre (12m), Fábio Martins (15m), Dellatorre (pb) (22m), Leandro Pimenta (35m)
Cartão amarelo: Luís Martins (30m), M´bola (31m), Sidnei (36m), Ascues (52m e 72m)
Cartão vermelho: Ascues (72m)

Futebolistas portugueses

Jorge Maia- extracto - Depois, se cedermos à demagogia e admitirmos que os treinadores e os clubes nacionais têm a obrigação de apostar nos jogadores portugueses, teremos de perguntar se os jogadores portugueses também têm a obrigação de apostar nos clubes portugueses. Se, por exemplo, em vez de forçarem a saída para mercados mais rentáveis, mas muitas vezes desportivamente menos ambiciosos - como Chipre, por exemplo -, têm a obrigação de aceitar ganhar menos para ficarem por cá e contribuírem para o desenvolvimento do futebol português.

Desejos de Jorge Nuno para 2013

Pinto da Costa, presente no habitual jantar de Natal da "Comissão de Recandidura", expressou os seus desejos para 2013, não deixando de destacar o facto de apenas o FC Porto representar Portugal na mais importante competição de clubes da UEFA. "A nível desportivo pretendo ser campeão como neste ano, que é o objetivo principal. Depois, que possamos ir o mais longe possível, e esse mais longe é ir até ao fim, na Liga dos Campeões até porque, infelizmente, somos os únicos representantes de Portugal, o que nos dá uma maior responsabilidade".
Como prenda natalícia, o presidente portista pediu algo complicado de conseguir..."Queria alguém que nos levasse os impostos que caem em cima de nós a toda a hora e, se possível, levasse no carrinho dos presentes, quando ele estiver leve, certos sujeitos que estão a asfixiar os clubes", atirou sem apontar nomes.

II Liga- FC Porto B vs SL Benfica B

O FC Porto B realizou o último treino este sábado antes do jogo com o Benfica B e o treinador Rui Gomes chamou 19 jogadores para o clássico da II Liga. Na lista não consta qualquer nome do plantel da equipa principal, que já se encontra em gozo de mini-férias do Natal.
A partida está marcada para as 16H00 de domingo, no estádio do Pedroso, e terá transmissão no Porto Canal.
Lista de convocados:
Anderson, David, Dellatorre, Diogo Mateus, Edu, Elói, Fábio Martins, Frederic, M'bola, Mikel, Pedro Moreira, Sebá, Sérgio Oliveira, Stefanovic, Tiago Ferreira, Tozé, Victor Luís, Vion e Zé António.

Farina e Centurión valem assim tanto dinheiro?!

Segundo alguns jornais desportivos o clube das águias que é o clube com o maior passivo dos clubes de Portugal, está disposto a perder a cabeça por estes dois futebolistas, e gastar 18 milhões de euros na sua aquisição !!!
Cristian Devia, secretário-geral do clube de Avellaneda, vai tentar garantir mais algum dinheiro na deslocação à capital portuguesa, mas o Benfica não vai além dos 18 milhões de euros.
A oferta pelo médio-ofensivo e pelo extremo foi discutida pela Comissão Directiva do conjunto argentino nos últimos dias - além das contas do último exercício - e apesar de Molina ter-se expressado a favor da continuidade da dupla, visando a vertente desportiva, pois pretende lutar por títulos, a verdade é que a maioria, encabeçada pelo presidente Gastón Cogorno parece ter levado a melhor, seduzida pelos cinco milhões de euros por Fariña, dez por Centurión e ainda por um mínimo de três milhões por 20 por cento de uma futura venda.
PS - Defour confiante
"Claro que o FC Porto é melhor do que o Benfica", começou por responder, admirado com o teor da pergunta. "Temos mais qualidade do que o Benfica", reforçou. "E vamos mostrar isso no próximo jogo na Luz", continuou, como se as duas primeiras manifestações não fossem por si só um sinal de enorme confiança. O belga é um dos que acredita que à 14ª jornada nada ficará resolvido, aconteça o resultado que acontecer. Mas isso não pode servir de desculpa para facilitar. "Penso que não será decisivo, porque temos muitos jogos depois disso. Mas claro que queremos ir lá ganhar"...
PS1 - Trunfo Iturbe ?
Será que Iturbe é suficiente para influenciar ...?
San Lorenzo e Racing foram clubes que, curiosamente, nos últimos dias também estiveram associados a notícias que davam conta do interesse de um suposto interesse do FC Porto em jogadores dos respetivos planteis. Buffarini (San Lorenzo) e Centurión (Racing), mais concretamente.
PS2 - Mercado sul-americano
Das duas uma: ou a luta entre FC Porto e Benfica no mercado sul-americano continua, ou então, os dois rivais já são usados como isco na promoção de jogadores.
O clube argentino tem apenas 50 por cento do passe, pertencendo o resto ao jogador, também conhecido por "Beckham de Boedo [bairro de Buenos Aires]". Buffarini jogava na II divisão e, em março, transitou para o San Lorenzo. Médio direito de grande capacidade física, tornou-se rapidamente numa das figuras da equipa.

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Aniversário do Presidente do FC Porto

Cumpre hoje 75 anos de idade o insigne Presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa.
Presidente, além dos votos de muita saúde, quero apenas manifestar-lhe toda a minha gratidão por todas as alegrias que nos tem proporcionado (aos adeptos portistas).

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Jorge Nuno sublinha consistência defensiva do Málaga



20/12/2012 - Alguns minutos após a realização do sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que colocou o Málaga no caminho do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa assumiu o propósito de vencer a eliminatória e "prosseguir na prova", alertando, no entanto, para o grau de complexidade imposto pelo adversário, vencedor do Grupo C e actual quarto classificado da liga espanhola.
"Quem apresenta a defesa menos batida do campeonato espanhol, tendo sofrido menos golos do que o Real Madrid e o Barcelona, mostra uma grande consistência defensiva e demonstra bem a dificuldade da eliminatória", observou o presidente dos Dragões, acrescentando outros dados pertinentes para melhor caracterizar o adversário europeu.
"Não podemos esquecer que o Málaga foi uma das poucas equipas que se apurou para os oitavos-de-final sem sofrer qualquer derrota e terminou em primeiro lugar o grupo em que estavam o Milan e o Zenit", acrescentou Pinto da Costa, que detectou na curta deslocação à Andaluzia o pormenor mais positivo entre os que sorteio proporcionou. "Ultimamente, temos feito viagens de quatro e cinco horas, e a proximidade vai permitir-nos ter lá uma grande falange de apoio", concluiu. "Vamos ter muitos portistas em Málaga".
20/12/2012 - Málaga regressa à cidade da sua única derrota europeia


O FC Porto vai defrontar o Málaga nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, ditou o sorteio realizado esta quinta-feira em Nyon, na Suíça. A eliminatória está marcada para os dias 19 de Fevereiro e 13 Março, sendo que a primeira mão será no Estádio do Dragão. Curiosamente, os espanhóis deslocam-se à única cidade onde já perderam um jogo das competições europeias.
Claro que o baixo número de derrotas apenas se verifica pela curta experiência europeia do Málaga: esta é apenas a segunda participação em provas da UEFA, sendo que a primeira ocorreu em 2002/03: após vencer a Taça Intertoto (ultrapassando Gent, Willem e Villarreal), conseguiu uma boa campanha na Taça UEFA, eliminando Željeznicar, Amica Wronki, Leeds United e AEK de Atenas, chegando assim aos quartos-de-final. Aí, caiu aos pés do Boavista, no desempate por grandes penalidades, após vencer em Málaga e perder no Porto por 1-0. O FC Porto viria a conquistar essa mesma Taça UEFA frente ao Celtic (3-2), em Sevilha, a apenas 200 quilómetros de Málaga.
Apesar da limitada experiência europeia, os andaluzes serão um adversário duro de roer, como prova a sua campanha europeia desta época: terminaram no primeiro lugar do grupo C, com 12 pontos (menos um do que o FC Porto, no grupo A), correspondentes a três vitórias e três empates. Arrancaram de forma perfeita, com três triunfos em três jogos (3-0 em casa com o Zenit, 3-0 no terreno do Anderlecht e 1-0 na recepção ao Milan) e garantiram o apuramento precisamente em Itália, à quarta jornada (empate por 1-1, com um golo do português Eliseu). Tal aconteceu na mesma noite em que os Dragões confirmavam o mesmo objectivo, em Kiev.
Na última Liga espanhola, classificaram-se no quarto lugar, a melhor posição de sempre do clube, o que lhes permitiu aceder à “Champions”, após eliminarem o Panathinaikos de Jesualdo Ferreira no “play-off”. No actual campeonato, estão de novo em quarto (com os mesmo pontos do Bétis, quinto, e a cinco do Real Madrid, terceiro), apesar de terem perdido vários jogadores, como Ruud van Nistelrooy, Santi Cazorla e Enzo Maresca. Reforçaram-se porém com antigos adversários do FC Porto: o defesa Onyewu e o avançado Saviola.
O actual presidente do clube é o Xeique Abdullah Al Thani, que injectou no clube verbas que permitiram a sua recente ascensão na tabela do campeonato espanhol. O treinador é o chileno Manuel Pellegrini, ex-Real Madrid, e no plantel, para além dos portugueses Duda e Eliseu, estão futebolistas de grande qualidade como o brasileiro Júlio Baptista, o argentino Martín Demichelis e o espanhol Isco.
O estádio do clube é o La Rosaleda (com capacidade para cerca de 30.000 espectadores), que sofreu obras de remodelação profundas entre 2000 e 2006. A distância entre o Porto e Málaga (com cerca de 560 mil habitantes) é de 850 quilómetros, ou seja, é suficientemente curta para permitir e deslocação de automóvel, algo raro nas competições europeias. Em Março, serão certamente muitos os portistas a acompanhar a equipa.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Taça da Liga- Nacional 0 FC Porto 2



Manuel Machado promove quatro alterações no onze, sendo a mais destacada a aposta em Jota, médio de 19 anos que é titular pela terceira vez esta época, segunda contra os dragões (sai aos 45' na derrota para a Taça).
FC Porto no esquema habitual, Nacional com dois médios defensivos: Jota ao lado de Moreno.
15' Minutos FC Porto muito forte no jogo, já a justificar a vantagem.
26' O FC Porto domina, mas o Nacional já mostrou que pode ser perigoso em contra ataque.
32' O ataque do FC Porto trabalha bem e faz chegar a bola a James. O cruzamento sai perfeito e Lucho volta a marcar ao Nacional, desta vez de cabeça, na pequena área.
39' FC Porto baixa o ritmo de jogo. Dado importante: 11 cantos nos primeiros 30 minutos; oito para o FC Porto, três para o Nacional.
44' Livre de muito longe, em zona fronta, que Danilo bate com violência e obriga Gottardi a defender para a frente. Mangala recarga, mas o guarda-redes brasileiro volta a defender.
50' Jogada confusa na área do Nacional. Depois de muitos ressaltos, a bola sobra para a entrada da área, onde surge Otamendi a rematar de primeira, de pé esquerdo.
54' Só dá FC Porto no jogo.
57' Sai Lucho e entra Fernando.
70' Dragões estão em 4x4x2. Varela joga ao lado de Jackson Martínez.
72' Sai João Moutinho e entra Atsu. Também Vítor Pereira esgota as alterações. FC Porto volta ao 4x3x3.
80' O ritmo de jogo abrandou. FC Porto controla e Nacional deixou de ter capacidade para criar perigo.
90' Dois minutos de compensação.

FICHA DE JOGO - Taça da Liga, 3.ª fase, 1.ª jornada
19 de Dezembro de 2012 - Estádio da Madeira, no Funchal - Assistência: 600 espectadores
Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)
Assistentes: Mário Dionísio e Rui Teixeira
NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer e Marçal; Moreno e Jota; Candeias, Isael e Mateus; Keita.
Substituições: Jota por Claudemir (46m), Isael por Diego Barcellos (56m) e Keita por Mário Rondón (66m)
Não utilizados: Vladan, Mihelic, Miguel Rodrigues e Bruno Moreira.
Treinador: Manuel Machado
FC PORTO: Fabiano; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Lucho (cap.) e João Moutinho; James, Jackson Martínez e Varela.
Substituições: Lucho por Fernando (58m), James por Castro (64m) e João Moutinho por Atsu (72m)
Não utilizados: Helton, Maicon, Kléber e Abdoulaye.
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Lucho Gonzalez (31m) e Otamendi (50m) 
O FC Porto volta a jogar a 30 de Dezembro, na Amoreira, novamente para a Taça da Liga, frente ao Estoril. 

Taça da Liga- Nacional vs FC Porto

Lista dos convocados do F.C.Porto: Guarda-redes, Helton e Fabiano;
Defesas, Danilo, Maicon, Abdoulaye, Otamendi, Alex Sandro e Mangala;
Médios, Lucho, Moutinho, Defour, Fernando e Castro;
Avançados, Atsu, Kelvin, Jackson, Kléber, Varela e James.
O árbitro é Bruno Esteves, auxiliado por Mário Dionísio e Rui Teixeira.

Surripiado do  http://www.dragaodoente.blogspot.pt/
Como facilmente constatou quem viu o jogo em directo ou como podem ver aqui, Bruno Esteves, na velha tradição dos árbitros de Setúbal, tem tendência a enganar-se muito contra o F.C.Porto. O jogo Porto B - Trofense, é apenas mais um exemplo... Mas ao contrário do que acontece com o clube da Invicta, quando arbitra o clube do regime, Bruno Esteves, nunca se engana ou quando se engana, imaginem a favor de quem é?... Depois do famigerado Carlos Valente - se Gaspar Ramos, falasse, talvez a a ti te contasse, o que não conta a ninguém...-, Lucílio Baptista, conhecido por SLB - Senhor Lucílio Baptista, tão brilhante que até tem uma Taça, a da Liga, com o seu nome - e Bruno Paixão - onde o café made in Campo Maior, Delta, pois claro! Veio primeiro que o galo à moda de Barcelos -, agora temos mais um exemplar do garboso árbitro sadino, Bruno Esteves, futuro Juíz internacional. Bruno Esteves é o herdeiro natural e no futuro merecerá os maiores elogios de mulheres que parecem homens - apesar de agora, finalmente, terem conseguido o shampô ideal e de já não terem o aspecto de quem lavava a cabeça com óleo, que o azeite está caro -, freteiros com calo e sem calo no cu, mauzinhos, baptizados de bonzinhos, guerras das rosas, vermelhas, claro, manhas e manhosos e terminando num bom queijinho de Serpa.
Ainda não nos livramos de um Bruno e logo aparece outro. Irra, só nos saem Brunos!
Equipas oficiais:
NACIONAL: Gottardi; João Aurélio, Manuel da Costa, Mexer e Marçal; Moreno e Jota; Candeias, Isael e Mateus; Keita.
Suplentes: Vladan, Rene Mihelic, Diego Barcelos, Claudemir, Mário Rondon, Miguel Rodrigues e Bruno Moreira.
F.C. PORTO: Fabiano; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Moutinho e Lucho; James, Varela e Jackson.
Suplentes: Helton, Maicon, Castro, Kléber, Abdoulaye, Fernando e Atsu.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Arbitragens - Apelo ao bom senso

...No laboratório do futebol português as cobaias são os árbitros, à mercê da falta de pulso de federações e comissões e expostos à mais perigosa das inferências, porque o problema não está na má interpretação de um juiz, mas na simples sugestão de que ela foi motivada por uma declaração a montante. Errado é entender-se como natural que, na cabeça de um dirigente ou de um treinador, uma falha de um árbitro em seu prejuízo seja sinal de desonestidade e premeditação e outra que o beneficie demonstre "personalidade" e seja digno de "elogios"... Errada é a impunidade que legitima a suspeita e a insinuação como campainhas que se fazem soar à espera de um reflexo.
(excerto de André Viana - O futebol português a toque de campainha)

Alguns dos méritos indiscutíveis do FC Porto

Surripiado do  http://www.dragaodoente.blogspot.pt/ (extracto)
...Exemplo paradigmático: o F.C.Porto venceu a Taça UEFA em 2003 e a Champions League em 2004; tinha uma equipa fantástica, jogadores e treinador dos melhores do Mundo. Quem ganha lá fora, num quadro competitivo muito mais exigente, naturalmente, também ganhou cá dentro. Esse o raciocínio, lógico, que devia prevalecer. Mas foi isso que aconteceu?! Não, não foi, e, bem sabemos o que fizeram e disseram, com o pico da pouca vergonha e do despudor, a ser a tentativa miserável do quarto classificado, o clube do regime, a tentar ir à prova rainha da UEFA pela porta do cavalo, às custas do CAMPEÃO e legítimo representante do futebol português...
Falta referir entre outras vitórias, que já fomos duas  vezes: campeões do Mundo de Clubes, campeões europeus (Champions League), e, vencemos uma Taça das Taças (ao Ajax).
PS - Quem começou a campanha de intoxicação contra o FCP foram mesmo a Webmaster Piñona, o Gastar Vamos, o Maleiro, o Intestino Delgado, a Cunha Leal e os Realizadores de filmes subsidiados a 110% a fundo perdido, que ninguém viu, ninguém vê!!
PS 1 - Os pasquins da imprensa (jornais e TVs afectas ao clube do regime) andam obcecados e tudo
fazem para denegrir o nosso Clube; porque têm "consciência" do seu valor e superioridade. Isso é
normal, para quem não consegue vencer por mérito próprio e se sente frustrado, desesperado e
com poucas esperanças para vencer lealmente o rival do Norte. Até porque o FC do PORTO
tem vencido CATEGÓRICAMENTE O CAMPEONATO e é "sempre" reconhecido como a melhor equipa portuguesa. Daí, a inveja, a azia e o ódio que nos têm! Mas ainda bem; porque isso é sinal que estamos no bom caminho e continuamos a vencer.
Não podemos ficar indiferentes às provocações e pactuar com esta corja, sem escrúpulos e
sem decoro. Temos de lhes responder com a mesma veemência e determinação; pois "quem cala consente" e nós jamais aceitamos humilhações, escarnecimentos e blasfémias. Eles há muito tempo que passaram para segundo plano e almejam voltar à supremacia do Futebol Português... pois consideram-se os "eternos gloriosos", "os águias", "os soberanos", "o clube dos milhões",
etc... e não passam duns galinácios ou tigres de papel.
Em suma, temos de continuar a combater estes biltres; usando as nossas modestas armas e gritando bem alto ao mundo que jamais nos nos deixamos humilhar,ludibriar e vencer.
PS 2 - http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=PUIOPfD5D1M

sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Vitória de Setúbal vs FC Porto

Lista de convocados :
Guarda-redes, Helton e Fabiano; Defesas, Danilo, Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi, Alex Sandro e Mangala; Médios, Lucho, Moutinho, Defour, Fernando e Castro; Avançados, Atsu, Kelvin, Jackson, Kléber, Varela e James.

O árbitro é Pedro Proença, auxiliado por Tiago Trigo e André Campos
Comentário: Ora aqui está um juiz do apito que não merece a minha confiança. Sob a capa de disciplinador normalmente exagera na exibição de cartões amarelos (a torto e a direito) aos futebolistas azuis e brancos! E é claro que os setubalenses vão baixar o pau a fim de tentarem intimidar os portistas. Por isso atenção ao jogo à margem das leis por parte dos protagonistas.
Esperemos que tenha condição física para seguir os lances de perto a fim de ajuizar com consciência. Mais, espero que não tenha influência no resultado, e, que não se dê por ele.
Jogo adiado no Bonfim. As más condições climatéricas impediram a realização do encontro. O jogo irá disputar-se no próximo dia 23 de janeiro, confirmou o presidente do FC Porto, Pinto da Costa.

Jovens promissores seguidos pelo FC Porto

1 - "É parecido com Higuaín, finaliza muito bem". Foi desta forma que César Ramirez definiu Mauro Caballero, desde há algum tempo apontado como reforço do FC Porto.
César ramirez, elogiou o jovem paraguaio. "É muito jovem, mas já mostrou que tem bastante futuro. Ao serviço do Libertad já mostrou personalidade e por isso acredito que pode triunfar no FC Porto", disse sobre o compatriota.
2 - Seguido há muito pelo FC Porto, Diego Reyes tornou-se num alvo prioritário dos portistas, que pretendem agora avançar para a contratação do defesa-central do América.
Para ficar a conhecer melhor Diego Reyes, que também actua como trinco, veja um vídeo com algumas das melhores jogadas do mexicano, como aquele jogo em que conseguiu tirar James Rodríguez do sério. Ou quando parou Hulk.
O FC Porto terá dado os primeiros passos para a contratação do polivalente jogador mexicano, campeão olímpico em Londres'2012.

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Inauguração da FC Porto Store na Baixa do Porto

Centenas de pessoas passaram esta terça-feira pela nova FC Porto Store, na Baixa do Porto. À porta do espaço, com cerca de 160 m², uma multidão foi entoando cânticos alusivos ao clube, enquanto decorria a inauguração. O presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, o treinador Vítor Pereira e os jogadores Lucho González e Helton foram presenças notadas.
Lá dentro estava exposta a taça alusiva ao título nacional 2011/12, mas há muitos outros elementos alusivos ao clube, como fotografias de grandes momentos de João Moutinho, James ou Jackson Martínez. No piso inferior, os adeptos podem fotografar-se num painel que simula o Estádio do Dragão. Dos porta-chaves às camisolas (personalizáveis no balcão de estampagens), a loja representa o universo do Dragão e isso pode ser conferido igualmente por Moncho López, coordenador do projecto Dragon Force para o basquetebol, e pelos andebolistas Ricardo Moreira e Tiago Rocha.
“É uma loja de muito bom gosto, com novos artigos, diferentes do habitual, e vi com muita satisfação que há uma área dedicada às crianças”, notou o presidente do FC Porto. Lucho González sublinhou o calor humano transmitido pelos adeptos: “Sabemos que são momentos muito emocionantes para estas pessoas. Sabemos a importância que dão a isto e ainda mais quando estamos perto deles”. Para Vítor Pereira, o espaço está “no coração da cidade e dos adeptos”: “É a loja do nosso clube, um emblema do Norte e do país. Está bonita e já se sente o entusiasmo”.

Os passivos bancários dos três grandes

A Sociedade Anónima Desportiva (SAD) ‘encarnada’ é a mais endividada. A dívida à banca subiu de 157 milhões para 199,6 milhões de euros no fim da época passada (2011-2012).

Os ‘leões’ também aumentaram a sua dívida bancária de 95 milhões para 116,4 milhões de euros. Mas no caso do Sporting, a situação é ainda mais grave não só porque os custos salariais são superiores às receitas mas também porque esta época com a eliminação da Liga Europa na fase de grupos, as receitas arrecadadas na Europa foram escassas.

Acrescenta o Público, que a excepção foi o FC Porto, cujos empréstimos desceram de 98 milhões para 95,9 milhões de euros. Também o Sporting de Braga já liquidou a maior parte do passivo bancário de 7,4 milhões, que tinha no final da época passada.

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Elogio do post do Dragão até à morte

Surripiado do Blog ww.dragaodoente.blogspot.pt
...ontem, mais uma vez, Kadaffi dos Pnéus, resolveu atacar. Com as costas quentes por uma comunicação social submissa, de cócoras e vendida ao mito dos "6 milhões"; capaz de transformar um flop total como foi a saída da Champions, numa vitória que quase tocou o Céu; ou branquear 11 anos e apenas dois títulos - os muito badalados campeonatos do Estoril-Gate e dos túneis da pouca vergonha, Braga e Luz -, com a desculpa esfarrapada que só há pouco tempo Ventoínha se virou para o futebol - os investimentos loucos que quadruplicaram o passivo, pelos vistos não significaram nada - Vieira cheio de bazófia atacou de forma rasca o presidente do Sporting e embalado também se meteu com o F.C.Porto... (veja-se o texto integral no blog acima mencionado)!

domingo, 9 de dezembro de 2012

FC Porto "B" 3 Santa Clara dos Açores 2

Mais uma saborosa vitória arrancada a ferros pela equipa "B" do FC Porto.
A equipa "B" dos portistas é essencialmente formada por jovens que estão a ganhar experiência, traquejo, ou seja, a amadurecer para um dia poderem ascender à equipa "A".
E acontece que quase sempre as equipas adversárias que defrontam são: maduras, matreiras, formadas por elementos experientes daí as dificuldades muita vezes sentidas pelos jovens Dragões, os quais embora sejam muito talentosos denotam contudo falta de maturidade para defrontarem adversários muito coreáceos que praticam um futebol muito físico. Talvez fosse bom para o Kléber jogar alguns jogos na equipa "B" para ganhar confiança.
09/12/2012 - Ficha do Jogo

sábado, 8 de dezembro de 2012

Liga Portuguesa- FC Porto 1 Moreirense 0

Que se passa com a equipa do FC Porto?! E o Mister Vítor Pereira que parece não ter mão nos miúdos! Vamos lá a ver, as últimas actuações dos portistas foram tão fracas que grande parte dos adeptos portistas já se estão a perguntar: qual a razão de tanta inépcia de tanta falta de atitude, tanta falta de profissionalismo?! Ou será que a equipa depois de atravessar um pico de forma, começou a entrar em declínio?! 
08/12/2012 - Ficha do jogo
Liga, 11.ª jornada - Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.610 espectadores
Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: João Santos e Ludovico Santos
Quarto árbitro: João Lamares
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Defour, Lucho (cap.) e João Moutinho; James, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Lucho por Kelvin (46m), Varela por Kleber (57m) e James por Atsu (90m)
Não utilizados: Fabiano, Iturbe, Miguel Lopes e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira
MOREIRENSE: Ricardo Ribeiro; Paulinho, Ricardo Fernandes, Anilton e Augusto; Júlio César e Filipe Gonçalves (cap.); Pablo Olivera, Pintassilgo e Fábio Espinho; Ghilas
Substituições: Pablo Olivera por Wagner (73m), Pintassilgo por Castro (78m) e Júlio César por Renatinho (83m)
Não utilizados: Ricardo Andrade, Ricardo Pessoa, Rafael Lopes e Diego Gaúcho
Treinador: Jorge Casquilha
Ao intervalo: 0-0
Marcador: Jackson Martínez (71m)
Cartão amarelo: Filipe Gonçalves (52m), Alex Sandro (62m), Mangala (77m), Fábio Espinho (85m)

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Possíveis adversários do FCP na Champions League

Os Portistas terminaram a fase de grupos da Champions League no segundo lugar do Grupo A e vão encontrar o primeiro de um dos restantes grupos
Manchester United, Barcelona, Borússia de Dortmund, Bayern, Málaga, Schalke e Juventus: um destes será o adversário do FC Porto na Liga dos Campeões. Os dragões terminaram a fase de grupos na segunda posição do Grupo A, com 13 pontos, (a dois do PSG) e terão pela frente o primeiro classificado de um dos restantes sete grupos.
 O Manchester United já havia garantido o primeiro lugar do grupo H (Braga) antes da última jornada, assim como o Barcelona. O Borússia de Dortmund, uma das sensações desta edição da Liga dos Campeões, também terminou na primeira posição, à frente de Real Madrid e do Manchester City, tal como o surpreendente Málaga, que venceu o Grupo C, com 12 pontos, à frente de Milan e Zenit.
 O Schalke 04, líder do Grupo B, é outra das possibilidades, assim como Juventus e Bayern de Munique, que hoje garantiram o primeiro lugar dos respetivos grupos.
 Recorde-se que nos oitavos de final da Liga dos Campeões os primeiros classificados da fase de grupos jogam com os segundos. Não se podem encontrar, no entanto, equipas do mesmo país nem do mesmo grupo. Assim sendo, o Manchester United já sabe que não irá jogar com o Arsenal, tal como o Valência tem assegurado que não irá defrontar nem o Barcelona nem o Málaga. O Bayern, por sua vez, evita Borussia de Dortmund e Schalke 04.

PS - FC Porto é 18º plantel mais valioso
FC Porto é a equipa portuguesa melhor colocada nesse ranking e posiciona-se na frente do Benfica (19º), por uma diferença de dois milhões de euros. Uns lugares mais abaixo surge o Sporting, no 27º lugar, destacado do Braga (67º), cujo plantel valerá 83 milhões.
O estudo da Pluri Consultoria englobou os 60 campeonato mais importantes do mundo e no top 100 figuram 93 clubes europeus e sete brasileiros, semdo que entre estes a primazia pertence ao Santos (35º lugar), avaliado em 121 milhões de euros.
No ranking referente a países, a Inglaterra surge no primeiro lugar (3.584 milhões de euros), seguida da Espanha (2.300), Itália (1.813), Alemanha (1.604) e França (914), sendo que Portugal está na oitava posição.

Texto a divulgar

Resolvi divulgar este texto copiado do "Dragão até à morte" como resposta a alguns benfiquistas fanáticos que volta e meia aparecem por aqui...!
Surripiado do blog http://www.dragaodoente.blogspot.pt/
O filme é a preto e branco, mas eles dizem que é a cores.
O F.C.Porto passou aos oitavos-de-final da Champions League, conseguiu-o a duas jornadas do fim, fez 13 pontos e ficou em 2º lugar. Cumpriu portanto, como disse ontem, e bem, a sua obrigação. O clube do regime, num grupo fácil, fez apenas 8 pontos, ficou em terceiro e vai para a Liga Europa. Num país sério, em que o mérito fosse reconhecido(valorizado), o F.C.Porto devia ser elogiado, o Benfica, senão criticado, pelo menos, não tão elogiado! Mas não! Quem os vê e ouve, até parece que o F.C.Porto, ao contrário do clube do regime, não cumpriu o seu objectivo. Hoje, pasme-se! O JN resolveu colocar uma pergunta a várias personalidades, ditas notáveis (VIPs) do F.C.Porto e que é a seguinte: "Há crise no F.C.Porto após duas derrotas consecutivas?" Como não sou notável, não corro o risco de me perguntarem, mas se me perguntassem, a resposta seria curta e grossa: "Crise só na vossa cabeça, onde a massa cinzenta deu lugar a outra porcaria qualquer... "Na mesma linha de raciocínio, ontem na Bola Branca das 18:15, ouvir aqui, e quando depois de falar do Benfica, o assunto foi F.C.Porto, a entrada foi "fantástica": «E o F.C.Porto que falhou o primeiro lugar do Grupo A...» É assim, desvalorizando o que um consegue e branqueando o que o outro (SLB) não consegue, que por um lado se mantém a chama, e por outro, se cria uma exigência absurda, com o êxito (FCP) a ser tratado como um fracasso, o que, lamentavelmente, influencia algumas cabecinhas menos pensadoras.
Como disse um amigo meu: "Deixa lá Vila, é natural a euforia vermelha. Conseguir um empate, frente a um Barça, ontem, seríssimo e que utilizou todos os seus melhores jogadores, é motivo de festa. Merecem soltar os foguetes". Deixo, deixo... tenho pena é que neste combate as armas sejam desiguais e muitos que têm mais e melhores oportunidades para lutar contra isto, não o façam.
Ah, mais uma nota: já sabemos que a partir de agora a Liga Europa é mais importante do que a Champions League!

PS - Relatório e Contas do clube do regime
Agora, como podem ver a aqui e porque alguém deu-se ao cuidado e foi ver o Relatório e Contas do clube do regime (SLB), ficamos a saber e esclarecidos, acerca do grande "negócio". Para o Benfica são 40,7 milhões... mas por Witsel, Javi, Emerson e Yartley. Ora, já nem falo em Emerson e Yartley, mas será que o Javi só rendeu 700 mil euros?! Foi impressão minha, terei ouvido mal, ou há dias na Bola-Branca, Domingos Soares de Oliveira veio confirmar que sim, foram 40 milhões a verba que o Benfica recebeu por Witsel? Só por sofisma se pode dizer que a transferência de Witsel rendeu 40 milhões ao Benfica. Sintomático! Ninguém da Comunicação Social Desportiva, pegou neste assunto e repôs a verdade dos factos.
Com papas e bolos se vão enganando os tolos.

O actual Plantel do futebol azul e branco

Tenho lido muitos comentários acerca das lacunas do actual plantel do futebol portista e na minha opinião (vale o que vale) o plantel é pelo menos, tão bom como o do ano passado.
Se eu fosse no FC Porto responsável pelas aquisições de futebolistas, aprovaria tudo o que foi contratado até à data e só acrescentaria um jogador: o Ederzito um jogador (rápido de pernas, joga bem de cabeça , bom domínio de bola e potente) que admiro muito, para ser alternativa ao Jackson, mas que como também joga bem pelas alas, quem sabe, talvez em alguns jogos pudessem até jogar os dois na frente de ataque, numa táctica de 4x4x2 (quatro defesas, quatro médios e dois avançados).
É preciso notar que o FC Porto foi eliminado da Taça de Portugal em Braga porque jogamos com o Kléber a ponta de lança, o qual segundo opinião geral, quase unânime, é neste momento, pouco mais que zero. Portanto, pura e simplesmente não tivemos no jogo da Taça quem acertasse com a baliza do Braga, e, assim sendo, não marcando golos não se ganham jogos.
PS - Comentário que aprovo
A equipa joga melhor que o ano passado disso não tenho dúvidas, tem algumas coisas a melhorar obviamente, serem mais letais a rematar e rematar mais, gosto da troca de bola mas chega um altura em que eles têm que rematar e não continuar com passes inconsequentes.
Eu acrescentaria, é preciso na equipa melhorar: a recepção da bola (domínio bola), a precisão do passe e acelerar (aumentar a velocidade) o ritmo de jogo. e ficaríamos autênticos craques a jogar a bola.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Texto digno de ser divulgado

Surripiado do blog: http://www.dragaodoente.blogspot.pt/
Quem lê e ouve o Saraiva e a mania que ele tem de se julgar intelectualmente superior, até pode dar-lhe uma importância que ele não tem. Saraiva é um mito, Saraiva é só fachada. O seu artigo no Rascord é uma coisinha de pobre de espírito, desonesto, um mero exercício do mais primário anti-portismo. Saraiva fala do trágico acontecimento de Braga e porque lhe dá jeito para o objectivo do seu artigo, ignora o que disse a polícia - foi o apedrejamento de autocarros do F.C.Porto que deu origem ao que se passou a seguir e que obviamente se lamenta -, baseia-se em alguns testemunhos e parte para um ataque baixo aos portistas, tratando todos por igual, esquecendo que bons e maus adeptos há em todo o lado. Não se lembrará o Saraiva de um certo Benfica/F.C.Porto, final da Taça de Portugal de 1980, o tal da santa aliança, em que os adeptos e comitiva portista foram violentamente atacados à pedrada, agredidos numa autêntica caça ao homem e nem um único adepto do F.C.Porto conseguiu entrar com bandeiras no estádio? Bandeiras que foram queimadas perante os gritos histéricos dos anti-portistas. Não se lembra o Saraiva do autocarro de adeptos do F.C.Porto incendiado em Lisboa por adeptos do Benfica? Não se lembra o Saraiva do cobarde ataque à comitiva de Hóquei do F.C.Porto à saída do Pavilhão da Luz e em que só não houve mortos porque não calhou? Se não se lembra pergunte ao Filipe Santos que ele explica-lhe. Mas o Saraiva lembra-se, só que resolveu vomitar o seu ódio pelo F.C.Porto. Coitado do Saraiva, tantos anos de azia mexem com o cérebro, até dos "adiantados" mentais.
 Este, como o personagem anterior, não atiram pedras, mas incendeiam, agitam, fomentam o ódio, com o que dizem e escrevem da turba (multidão desordenada) unida pelo fanatismo anti-portista?

Sem ovos não se fazem omeletas

Gostaria de lembrar aos meus prezados amigos portistas que o actual Plantel do FC Porto não tem alternativa ao Jackson Martinez.
Já aqui fiz referência ao Ederzito que na minha opinião é um bom ponta de lança e que deveria ter sido alvo da atenção dos dirigentes da FC Porto- Futebol,SAD.
Ainda ontem Paulo Teixeira Pinto escrevia no jornal a sua estranheza por os dirigentes portistas não terem contratado o Ederzito https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhJeE4b_9YPBuuSvYhTDR0E_K8VmlsKC1vbcBzCNu9vGk3zxxlprjLOJk3qYTKS1dc1K1HG-hs4CgkyIBgOGoM8e3tC89DXQ-F39JH34x2J7emnVkDKZJBE-FfhZw0ExHMRVX6yTLV1mQA/s1600/Digitalizar0005.jpg
futebolista que na sua opinião tinha lugar nesta equipa dos Dragões, quanto mais não seja, como alternativa ao Jackson. Ederzito: grande atleta! Potente, corajoso, rápido, lutador, rematador, enfim, goleador!
Segundo parece, foi Villas-Boas que quis trazê-lo para o FC Porto, e agora aparece a jogar no Braga e na selecção nacional!
Quanto à hipótese do Walter regressar! Walter é um avançado que remata bem, tem um chuto poderoso e colocado, mas é algo lento a movimentar-se e pouco mexido na área. É um avançado que não vem atrás buscar jogo e prefere ficar na área à espera que as bolas vão ter com ele.
PS - Comentários que me parecem assertivos
Já em Braga, além da lentidão de leitura e reacção ao jogo de VP, os nossos atletas não tiveram a perspicácia de entender que havia um Larápio em campo, e que portanto é preciso ronha e manha.
Ontem em Paris
Falta nervo, velocidade, determinação, pressão alta à equipa.
Mais uma vez, Jackson marca um golo difícil e falha o fácil. Faltam opções ofensivas, sobram grandes soluções no eixo da defesa. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Champions League PSG 2 FC Porto 1

Ao intervalo PSG 1 FC Porto 1
Parabéns aos valentes Dragões que têm sido autênticos guerreiros em: atitude, coragem espírito de sacrifício, e técnica; show de bola! Se continuar neste ritmo os portistas vão arrancar uma saborosa vitória.
Resultado Final PSG 2 FC Porto 1
Uma infelicidade do Helton traiu a equipa portista.
Que dizer dum jogo muito bem disputado que só por um pequeno detalhe conseguiu definir  o vencedor.
A equipa azul e branca: porfiou, lutou quanto pode; teve pelo menos duas oportunidades de baliza aberta na segunda parte mas não conseguiu marcar, pelo que aquele pequeno deslize do Helton acabou por comprometer as aspirações da equipa.
Em resumo, embora perdendo o jogo, a equipa do FC Porto segue em frente e quem sabe, se calhar até será bom para os Dragões, que desta maneira evitam tubarões como: Real Madrid, Milan...etc...
Ficha do jogo
04-12-2012 19:45 - Liga dos Campeões - Grupo A
6ª Jornada - Parque dos Princípes – 45512 espectadores
Árbitro Principal: Craig Thomson
Árbitros auxiliares: Derek Rose e Alasdair Ross
4º árbitro:
PARIS SG (titulares): Sirigu, Van der Wiel, Alex Costa, Thiago Silva, Maxwell, Chantôme, Matuidi, Pastore, Menez, Ibrahimovic e Lavezzi.
Suplentes: Rabiot, Armand, Sissoko, Sakho, Jallet, Nené, Nicolas Douchez e Marco Verratti.
FC PORTO (titulares): Helton, Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro, Lucho González, Fernando, João Moutinho, Varela, Jackson Martínez e James Rodríguez.
Suplentes: Fabiano Freitas, Defour, Castro, Miguel Lopes, Kléber, Abdoulaye e Christian Atsu.
PS - Infelizmente já não é a primeira vez que o Helton em momentos cruciais (liga dos campeões) deixa ficar mal a equipa...!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

FC Porto "B" x Leixões (domingo)

Iturbe e Kelvin foram convocados para a equipa B do FC Porto, que este domingo defronta o Leixões, em jogo da 16ª jornada da II Liga. Quiñones e Lima Pereira são também eles novidades na lista do treinador Rui Gomes, de onde saíram Anderson, Diogo, Frédéric e M"Bola.

Lista de convocados:
Stefanovic e Elói (guarda-redes); David, Dellatorre, Edu, Fábio Martins, Iturbe, Kelvin, Lima Pereira, Mikel, Pedro Moreira, Quiño, Sebá, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé, Vion e Zé António.

Dragaoatento: o Kléber era um dos que também deviam ser convocados para evoluir na equipa "B".

Convocados para Paris e Juiz escocês nomeado

O regresso de Helton aos convocados para o jogo de terça-feira, em Paris, frente ao PSG, é a única novidade na lista dos 18 de Vítor Pereira.
O guarda-redes Helton volta à lista dos 18 chamados pelo treinador do FC Porto, Vítor Pereira, para o último jogo do Grupo A da Liga dos Campeões, esta terça-feira, em Paris, frente ao Paris Saint-Germain.
A equipa treinou esta manhã à porta fechada no Complexo do Olival e a equipa técnica dos dragões só não pôde contar com Maicon (a recuperar da lesão sofrida frente ao Dínamo de Kiev), enquanto Rafa treinou de forma condicionada.
Eis os 18 eleitos por Vítor Pereira:
Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martinez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.
A comitiva do FC Porto viaja pelas 9 horas desta segunda-feira para a capital francesa, estando prevista a conferência de imprensa de antevisão do jogo e o treino de adaptação ao relvado do Parque dos Príncipes para as 19 horas locais (18h00 em Portugal continental).

A UEFA nomeou hoje o árbitro escocês Craig Thomson para o jogo de terça-feira entre o Paris Saint-Germain e o FC Porto, da sexta e última jornada do Grupo A da Liga dos Campeões em futebol.
Internacional desde 2003, Craig Thomson, de 40 anos, vai arbitrar o segundo jogo da fase de grupos da "Champions" desta época, depois de apitar um jogo dos "Play-off" do Dínamo de Kiev, que também integra o Grupo A.
Paris Saint-Germain e FC Porto defrontam-se terça-feira em Paris, a partir das 19h45, num jogo que servirá para definir o primeiro e segundo classificados do Grupo A, pois as duas equipas já garantiram o apuramento para os oitavos de final.
Para o FC Porto, que lidera o agrupamento com mais um ponto que os franceses, basta o empate para garantir o primeiro posto.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Luiz Adriano, será?!

Será que a FC Porto-Futebol,SAD está a pensar neste jogador para ter uma alternativa válida ao Jackson?
Segundo adianta hoje o jornal italiano Corriere dello Sport, a Juventus continua muito interessada no avançado brasileiro, mas terá nos últimos dias sido confrontada com um alegado interesse do FC Porto.
Notícias ligando Luiz Adriano ao clube azul e branco não são novidade. Aliás, duram desde o Verão, ainda que pareça óbvio que se trata de um jogador cujo valor do mercado estará bem acima do que habitualmente o FC Porto paga.

sábado, 1 de dezembro de 2012

Vítor Pereira : "Merecíamos mais"

30/11/2012 - No final do encontro no terreno do SC Braga, que ditou o afastamento do FC Porto da Taça de Portugal, Vítor Pereira elogiou o comportamento da equipa, apesar das alterações no “onze”. Lucho González estranhou os critérios da arbitragem, admitindo que os Dragões cometeram dois erros que pagaram caro.
Vítor Pereira
Gestão consciente: “Assumo plenamente a gestão que fiz, mas quero dar os parabéns à equipa, que se bateu bem durante a partida. Creio que não foi um jogo para dez amarelos e um vermelho. A equipa ficou muito condicionada pela expulsão, mas mesmo com um jogador a menos tivemos du:as oportunidades claras. Fiz a gestão necessária para apresentar uma equipa o mais fresca possível e acho que merecíamos mais.

”Próximo objectivo - Champions: “Mesmo com um jogador a menos queríamos ganhar. Surgiu o segundo golo do SC Braga, mas mesmo assim tivemos duas oportunidades claras que não conseguimos concretizar. Saímos da Taça, que era um objectivo que tínhamos, mas trabalhámos muito para chegar ao final do jogo com outro resultado. Vamos continuar a trabalhar e preparar já a equipa para terça-feira, frente ao paris Saint-Germain. Todos ambicionamos a conquista de títulos e desta vez não foi diferente. Fomos eliminados por uma boa equipa, bem organizada, no seu campo. Batemo-nos bem, mesmo com estas alterações.”
Lucho González: “Empurrões” e erros
“Na parte final, deu a sensação de que nos quiseram empurrar para o nosso meio-campo, sem que isso tivesse acontecido por mérito do nosso rival. São coisas do futebol, muitas vezes atirar a culpa para os árbitros ajuda. Cometemos dois erros e pagámos caro.”
Resultado injusto: “A expulsão surge como consequência do facto de cada falta contra nós dar sempre direito a um cartão amarelo. Não é normal num jogo, mas são coisas que acontecem. Temos de dar mérito ao SC Braga e continuar a trabalhar da mesma maneira. Se analisarem o jogo, penso que o resultado não foi justo, mas isto é futebol. Para ganhar temos de marcar golos, eles fizeram dois e nós apenas um.”
PS - O segundo amarelo ao Castro foi uma aberração "olegária"!

FC Porto "B" 4 alterações para receber o Leixões

Aqui está uma boa oportunidade para rodar e aperfeiçoar o Kleber

01/12/2012 - As chamadas de Iturbe, Kelvin, Lima Pereira e Quiño constituem as maiores novidades da lista de convocados do FC Porto B para o encontro com o Leixões (domingo, 16h00, Estádio de Pedroso), referente à 16.ª jornada da Segunda Liga. Em sentido inverso, Anderson, Diogo, Frédéric e M’Bola saem das opções de Rui Gomes.
O técnico orientou na manhã deste sábado o último treino antes da partida com os matosinhenses, após o qual divulgou a citada convocatória.
Lista de convocados: Stefanovic e Elói (guarda-redes); David, Dellatorre, Edu, Fábio Martins, Iturbe, Kelvin, Lima Pereira, Mikel, Pedro Moreira, Quiño, Sebá, Sérgio Oliveira, Tiago Ferreira, Tozé, Vion e Zé António.

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Braga elimina FC Porto da Taça nos 8.º de final

Que aconteceu hoje ao Vítor Pereira para fazer as substituições que fez! Mesmo admitindo que seria forçoso fazer a gestão do Plantel, e, não foi por isso que a estratégia do treinador falhou, não se compreende que ele não tenha notado que o Kleber por muito boa vontade que tenha não consegue dar seguimento a uma única jogada e que portanto a determinada altura do jogo, havia que substitui-lo por alguém mais eficaz na finalização, ou seja, pelo Jackson.
Só um homem perturbado faz as substituições que ele fez, pois com a estratégia dele entregou nitidamente o "ouro ao bandido"! A equipa durante o jogo até produziu jogadas de belo efeito, mas acabaram sempre por revelar a inépcia dos avançados na finalização!
Taça de Portugal - Braga 2 FC Porto 1
Quanto à arbitragem só posso dizer que hoje tivemos por juiz do apito um "pulha" que adoptou sempre dois critérios e duas medidas na marcação das faltas e na atribuição (exibição) dos cartões amarelos que penalizaram nitidamente o FC Porto.
FICHA DE JOGO - Taça de Portugal, oitavos-de-final
30 de Novembro de 2012 - Estádio Municipal de Braga
Árbitro: Olegário Benquerença (Leiria)
Assistentes: Bertino Miranda e Luís Marcelino
Quarto Árbitro: Vasco Santos
SC BRAGA: Quim; Salino, Douglão, Nuno André Coelho e Ismaily; Custódio e Hugo Viana; Alan (cap.), Mossoró e Ruben Amorim; Éder
Substituições: Ruben Amorim por Ruben Micael (61m), Mossoró por Paulo César (88m)
Não utilizados: Beto, Hélder Barbosa, Elderson, Djamal e Carlão
Treinador: José Peseiro
FC PORTO: Fabiano; Miguel Lopes, Abdoulaye, Otamendi e Mangala; Fernando (cap.), Castro e Defour; James, Kleber e Atsu
Substituições: Miguel Lopes por Danilo (59m), Fernando por Lucho (59m) e Atsu por João Moutinho (81m)
Não utilizados: Kadú, Jackson, Varela e Alex Sandro
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Mangala (13m), Danilo (74m, p.b.), Éder (80m)
Cartões amarelos: Castro (18m e 72m), Miguel Lopes (20m), Otamendi (64m), Custódio (65m), Mossoró (68m), Lucho (74m), Ruben Micael (75m), Kleber (86m), Mangala (90m)
Cartão vermelho: Castro (72m)

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Taça- Lista dos convocados para Braga

29/11/2012 - Kadú entra nas contas da Taça de Portugal


A chamada de Kadú, em detrimento de Helton, é a maior novidade da lista de convocados do FC Porto para a deslocação a Braga, desta vez a contar para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
No último treino antes do encontro, Maicon foi o único que não trabalhou no relvado, mantendo-se em tratamento. Rafa voltou a cumprir treino integrado condicionado.
O SC Braga-FC Porto disputa-se esta sexta-feira, a partir das 20h15, no Estádio Municipal de Braga.
Lista de convocados: Fabiano, Kadú, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


Olegário Benquerença foi nomeado para arbitrar, na próxima sexta-feira, o encontro entre Sp. Braga e o F.C. Porto relativo aos oitavos de final da Taça de Portugal, anunciou esta quarta-feira a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
O juiz de Leiria vai ser auxiliado por Bertino Miranda e Luís Marcelino, cabendo a Vasco Santos a função de quarto árbitro, numa decisão que foi tomada pelo Conselho de Arbitragem da FPF.

PS - Coerências do Coroado
Ver: http://www.dragaodoente.blogspot.pt/

Vítor Pereira sobre o jogo da Taça em Braga

28/11/2012 - "Espero ter o mesmo desgaste e ganhar no fim"


O FC Porto regressa a Braga (sexta-feira, 20h15), desta feita em encontro dos oitavos-de-final da Taça de Portugal. Em conferência de imprensa, Vítor Pereira admitiu que o jogo de domingo foi desgastante, mas acrescentou que não se importa de repetir a experiência e “ganhar no fim”. O treinador frisou ainda o facto de a Taça ser um objectivo importante desta época.
Este jogo será necessariamente diferente do jogo do campeonato, por ser a eliminar?
Não acredito num jogo muito diferente. Será complicado, tanto para nós como para o SC Braga, mas sabemos que não há volta a dar: ou o resultado nos permite avançar na prova ou nos elimina. Só isso poderá em determinados momentos abri-lo mais.
Os números não lhe dizem grande coisa, mas o FC Porto é única equipa europeia sem derrotas e já leva 18 jogos oficiais. Isso é fruto da seriedade e da competência da equipa?
Só acredito na competência, no espírito e capacidade competitiva que a equipa tem, na união entre eles, que eu sinto que existe. É nisso que acredito e continuarei a acreditar na minha vida.
Confessou que o jogo de domingo foi desgastante. Espera não ter desta vez este desgaste?
Espero ter o mesmo desgaste e ganhar no fim. Há jogos mais exigentes… O último exigiu muita concentração, o resultado esteve indefinido até ao fim. Só quem passa por este lado percebe que chegamos ao fim com a sensação de que o jogámos. E jogamos emocionalmente. Há jogos mais tranquilos, em que o resultado se define mais cedo, mas isto faz parte da profissão.
De que forma o jogo de terça-feira, frente ao Paris Saint-Germain, condiciona o encontro em Braga?
Para que fique claro, queremos ganhar os dois. A Taça de Portugal é um objectivo claro, que queremos seguir, e a Champions League prestigia o clube e quem aqui trabalha. Temos jogadores com qualidade para gerir nestes dois jogos e procurar os resultados que pretendemos. Acredito totalmente no plantel e farei a gestão que achar necessária.
Após derrota com o FC Porto, o SC Braga apresenta-se, em teoria, mais pressionado. Será um encontro mais difícil devido a isso?
Sinceramente, não consigo responder. Sabemos o que queremos e vamos a Braga para passar à próxima eliminatória. Essa é uma questão para o José Peseiro.
Espera um SC Braga ferido pela derrota?
Espero um SC Braga idêntico ao que jogou no campeonato, a criar-nos dificuldades. Nós, com a nossa identidade, vamos procurar impor o nosso jogo e passar a eliminatória.
Sentiu algum desconforto com a saída de campo do Lucho, quando foi substituído em Braga?
Absolutamente nenhum. O Lucho é um jogador ambicioso, como todos no plantel. Quem sai quando o jogo ainda não está definido fica sempre com aquela vontade de ficar em campo a ajudar a equipa, para se conseguir o resultado.
Que leitura faz do facto de, nas primeiras dez jornadas da Liga portuguesa, a assistência ter caído em 100 mil espectadores?
O papel dos treinadores é promover os melhores espectáculos possíveis, ainda que as equipas possam estar mais ou menos inspiradas. A vida não está fácil para ninguém e é natural que o futebol se torne um espectáculo caro. Acredito que o gosto de vir ao futebol continue, a vida é que mudou para muita gente.
O SC Braga continua a ser um candidato ao título ou o campeonato “partiu-se”?
É uma equipa com qualidade. Há um mês, por aquilo que li e vi, praticava o futebol mais espectacular e era a formação mais surpreendente. Não entendo que o SC Braga e o José Peseiro percam de repente qualidade, após dois ou três resultados negativos. Não consigo entender esta forma incoerente de ler as coisas.
Ontem foi divulgada uma lista dos treinadores mais bem pagos do mundo e o seu nome não constava da lista.
Deixe-me rir… Estou muito feliz no FC Porto, num grande clube, trabalho para ter os melhores jogadores à disposição para conseguir os melhores jogos possíveis. Sou exigente e gosto de futebol bonito e é isso o que mais me motiva. Claro que o dinheiro tem importância, porque tenho três filhos, mas acredito no trabalho, na competência e não na sorte. Sorte teria sido, aos quatro minutos do jogo em Braga, estarmos a ganhar 2-0, como poderia ter acontecido. Não aconteceu e tivemos de trabalhar até ao último minuto. Acredito na competência. O dinheiro é importante mas não é o que me faz andar e respirar; o que me faz correr é a paixão pela profissão que tenho.