domingo, 30 de dezembro de 2012

Taça da Liga- Estoril 2 FC Porto 2

30/12/12 - Resultado ao intervalo 1 - 1
Esta equipa do Estoril é servida por alguns bons jogadores no ataque mas acima de tudo é muito matreira a jogar, os médios e os  defesas além de sarrafeiros, entram sempre em falta nas disputas de bola, desde entradas subtis às pernas dos adversários, puxões na camisola, agarrões, tudo serve desde que o árbitro não veja. É por isso que está a ser difícil jogar contra eles... com um juiz do apito mais rigoroso a fazer cumprir as regras, alguns canarinhos já teriam sido expulsos antes de acabar a primeira parte. 
Um penalti inventado por este árbitro de Braga concedeu o empate ao Estoril.
O Estoril é uma equipa organizada, lutadora e com avançados bastante rápidos, mas não tinha até então criado lances de perigo. 
Os Dragões, por seu lado, veriam Otamendi ser derrubado à entrada da grande área do Estoril, sem que Jorge Ferreira assinalasse qualquer falta. Segundos depois, o juiz não hesitou em mostrar o cartão amarelo a Lucho, num lance praticamente idêntico. Seguindo esse critério, fica igualmente por mostrar o segundo amarelo a João Coimbra, num derrube a Lucho.
Com Defour no lugar de Jackson após o descanso, o FC Porto prolongou a superioridade que vinha evidenciando desde o golo do colombiano. Defour atirou por cima da trave aos 51 minutos e depois foi Kelvin, após cruzamento de Varela, a cabecear para fora, no coração da área. O Estoril respondeu e, aos 53, Helton defendeu dois remates consecutivos de Luís Leal.
O FC Porto tinha mais posse de bola, mas foi o Estoril a chegar ao golo, num lance em que o árbitro assinalou um toque de Otamendi com a mão num lance completamente involuntário. Steven Vitória converteu o penálti, aos 61 minutos, e a formação estorilista passou a defender a magra vantagem. João Moutinho esteve perto de a anular, aos 70, mas Mário Matos defendeu o remate rasteiro.
A justiça no marcador chegou já perto do fim, aos 89 minutos: João Moutinho teve uma nesga de espaço à entrada da área estorilista e disparou sem hipótese de defesa para Mário Matos. O FC Porto nunca desistiu de chegar ao golo e conseguiu-o com justiça, recorrendo ao carácter e ambição do grupo de trabalho.

Ficha do Jogo - Taça da Liga, grupo A, segunda jornada
Estádio António Coimbra da Mota, no Estoril - Assistência: 3.287 espectadores
Árbitro Principal: Jorge Ferreira (Braga)
Árbitros auxiliares: Inácio Pereira e João Loureiro Dias
Quarto árbitro: Manuel Oliveira

ESTORIL: Mário Matos; Anderson, Bruno Miguel, Steven Vitória e Tiago Gomes; Gonçalo, João Coimbra (cap.) e Evandro; Carlitos, Luís Leal e Licá
Substituições: João Coimbra por Elizeu (69m), Luís Leal por Carlos Eduardo (85m) e Evandro por Pedro Henrique (90m)
Não utilizados: Vagner, Bruno Nascimento, Jefferson e Dieguinho
Treinador: Marco Silva
FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, João Moutinho e Lucho (cap.); Kelvin, Jackson e Varela
Substituições: Jackson por Defour (46m), Fernando por Atsu (67m) e Kelvin por Sebá (79m)
Não utilizados: Fabiano, Quiño, Castro e Abdoulaye
Treinador: Vítor Pereira

Marcadores: Steven Vitória (15m e 61m, pen.), Jackson (31m) e (20m)
Cartões amarelos: Danilo (14m), João Coimbra (21m), Lucho (26m), Steven Vitória (58m) e João Moutinho (90m+2) 

PS - Vítor Pereira explica ausência de Jackson
"Revelámos muito carácter e qualidade para conseguir novo empate. O resultado não satisfaz, mas a atitude da equipa, sim. Este resultado pemite que o FC Porto dependa apenas de si para qualificar-se".
"O Jackson fez uma viagem longa, com jet lag, é natural em que não estivesse nas condições ideiais. Ao intervalo apresentou queixas e preferimos não arriscar", explicando depois que o colombiano sofreu uma mialgia de esforço.
A ausência do Jackson afectou a equipa. "É a referência, é o que joga no meio, que segura.... Não foi possível mantê-lo até ao fim, mas com o Varela a ponta-de-lança continuámos à procura do golo". Entretanto também se referiu ao estado do terreno, que no seu ponto de vista explicou o lance em que o árbitro assinalou grande penalidade por mão na bola de Otamendi.


Declarações de Villas-Boas ver aqui


Sem comentários: