quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Champions League: Saborosa vitória dos Dragões na Austria

18/09/13 - Áustria de Viena 0 FC Porto 1
Excelente vitória da equipa portista no difícil terreno do adversário!
Os austríacos senhores duma técnica muito razoável e duma capacidade física assombrosa, que lhes permite correr o campo todo durante os 90 minutos do jogo, não foram "pera doce" para os Dragões que tiveram de recorrer a toda a sua capacidade de: luta, técnica e paciência; para conseguir levar de vencida esta equipa do Áustria muito difícil de bater no seu terreno. 
De realçar portanto o espírito de luta, a atitude e capacidade atlética da equipa azul e branca, bem treinada pela equipa técnica do Paulo Fonseca.
Só tenho dois reparos a fazer:
1 - As substituições pareceram-me tardias. Transpira cá para fora a sensação de que o Paulo hesita muito na hora de alterar o sistema, ou seja, o plano "B" ainda não parece estar bem definido...!
2 - Na minha opinião não há justificação para o Ghilas não jogar. Um atleta possante como ele e bom de bola, deve pelo menos jogar sempre os últimos 30 minutos do jogo.
O FC Porto iniciou a 18.ª presença na Champions League com uma vitória por 1-0 frente ao Áustria de Viena, graças a um golo de Lucho González, que assim marca pela nona época consecutiva na prova milionária. O Ernst Happel foi, mais uma vez, acolhedor para os Dragões, na estreia de Paulo Fonseca, Licá, Josué, Herrera e Quintero na competição.
A equipa portista que neste jogo adoptou o equipamento branco, comemorativo dos 120 anos do clube, brilhou apenas na segunda parte. Mais concentrada e segura de si, a equipa reentrou bem em campo e chegou ao golo aos 55 minutos, num entendimento brilhante entre Lucho e Danilo - jogada começada pelo argentino e finalizada também por ele.
Com o resultado e o tempo a correr contra si, a equipa do Áustria de Viena abriu mais as linhas e isso permitiu que o FC Porto pudesse trocar a bola com mais certezas. O resultado não sofreu alterações até ao final, apesar de algumas boas combinações no (reforçado) meio-campo portista, fruto das mudanças operadas por Paulo Fonseca, e duma iniciativa de Jackson cortada “in extremis” pela defesa austríaca.

FICHA DO JOGO
UEFA Champions League, 1.ª jornada - Estádio Ernst Happel, em Viena

Árbitro: Craig Thompson (Escócia)
Assistentes: Alan Mulvanny e David McGeachie Assistentes adicionais: Steven McLean e Kevin Clancy

ÁUSTRIA DE VIENA: Lindner; Rogulj, Ortlechner (cap.), Suttner, Koch; Mader, Holland, Royer; Jun, Hosiner, Stankovic
Substituições: Simkovic por Jun (68m), Kienast por Hosinere e Okotie por Holland (83m) Não utilizados: Grünwald, Rotpuller, Leovac e Dilaver.
Treinador: Nenad Bjelica

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Josué e Lucho (cap.); Varela, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Izmaylov por Licá (67m), Herrera por Varela (79m) e Quintero por Lucho (87 m) Não utilizados: Fabiano, Fucile, Reyes e Ghilas
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 0-0
Marcador:
Lucho (55m)
Disciplina: Cartão amarelo a Koch (43m), Alex Sandro (44m), Hosiner (67m) e Varela (73m).

1 comentário:

Dragaoatento disse...

O que a inveja faz a certos atrasados mentais (lampiões) que aqui vêm dizer asneiras...!