domingo, 23 de fevereiro de 2014

Paulo Fonseca não é treinador para o FC Porto

23/02/2014 - Ao intervalo 0-0

A equipa portista esforça-se mas não é suficiente porque a estratégia adoptada não é a melhor. Além de que os atletas azuis e brancos denunciam má forma física e técnica.
Não se aproveita um lance de bola parada: pontapés de canto e até livres frontais, dando a sensação que estes lances não são bem trabalhados durante a semana. Depois Paulo Fonseca & Cª dão mostras de que têm dificuldades em ler o jogo e em encontrar soluções para contrariar as estratégias dos adversários.
Não é por acaso que cada vez vão menos adeptos portistas ver os jogos, os dragões estão a começar a desertar do seu palco dos sonhos!


 PORTO
ESTORIL-PRAIA
20.ª JORNADA
0
178'  Evandro  (pen)









Competição:Primeira Liga- Estádio:Dragão, Porto
Assistência:25.807

Árbitro: Vasco Santos (Porto)
Assistentes: Alexandre Freitas e Luís Cabral
4º Árbitro: Manuel Mota
FC Porto: 1 Helton (c), 2 Danilo, 23 Abdoulaye, 22 Mangala (77'), 26 Alex Sandro (90+1')

25 Fernando, 16 Herrera, 8 Josué, 7 Quaresma, 9 Jackson Martínez, 17 Varela

Suplentes: 24 Fabiano, 4 Maicon, 10 Quintero, 11 Ghilas, (71' Herrera)

19 Licá, 20 Carlos Eduardo (90'), (62' Josué), 21 Ricardo

Treinador: Paulo Fonseca

Estoril: 1 Vagner (c), 12 Mano (90+2'), 2 Yohan Tavares, 26 Rúben Fernandes

6 Tiago Gomes, 8 Filipe Gonçalves (74'), 25 Diogo Amado, 55 Babanco

20 Carlitos (51'), 7 Balboa (68'), 15 Evandro (72')

Suplentes: 87 Ricardo Ribeiro, 4 Bruno Miguel, (88' Balboa), 5 Anderson

10 Gerso, 11 João Pedro Galvão, (81' Evandro), 22 Emídio Rafael

99 Bruno Lopes, (65' Babanco)

Treinador: Marco Silva


FC Porto - Site

O Estoril jogou no erro e venceu no Dragão
O FC Porto sofreu este domingo, frente ao Estoril (0-1), a primeira derrota em casa, para a Liga portuguesa, em mais de cinco anos, terminando assim um ciclo invicto de 81 jogos. Os Dragões, que até tiveram mais oportunidades do que um adversário cínico, mas organizado, caíram face a um penálti convertido por Evandro, após falta de Mangala, que foi expulso.
 A primeira parte revelou duas equipas agressivas na pressão sobre o adversário e um Estoril rigoroso nos seus equilíbrios defensivos, jogando com o tempo e um empate que lhe era favorável. Aliás, essa estratégia chegou a ser levada para lá do aceitável, com o aproveitamento de todas as situações possíveis para parar o encontro. No entanto, nunca o contra-ataque da equipa da Linha criou perigo para as redes de Helton, que viu o adversário fazer apenas um remate.
  Apesar dos primeiros 45 minutos terem sido algo monótonos e pouco fluídos - houve muitos lances confusos, de luta quase corpo a corpo -, as únicas verdadeiras ocasiões para inaugurar o marcador foram dos portistas. A mais flagrante foi de Varela, aos 41 minutos, que rematou cruzado para uma defesa muito apertada de Vagner. O guarda-redes forasteiro teve ainda de sacudir um remate de fora da área de Josué, aos 35, e viu Varela chegar atrasado a um cruzamento de Danilo, aos 15.
  No segundo tempo, o FC Porto surgiu em campo mais intenso e veloz no ataque, posicionando as suas linhas uns metros mais à frente no terreno. Como resultado, o Estoril foi asfixiado nos primeiros 15 minutos, face a um Dragão que conseguiu melhores trocas de bola e criar mais espaços junto da área canarinha. Quaresma, aos 54 minutos, num lance individual, viu Vagner negar de novo o golo.
  O Estoril manteve-se sempre à espera do erro do adversário e, aos 65 minutos, criou o primeiro lance de perigo, com um remate, ao lado, de Balboa. A verdade é que, a partir daí, os forasteiros passaram a respirar com mais tranquilidade, enquanto os Dragões arriscaram com as entradas de Carlos Eduardo e depois de Ghilas, que foi fazer companhia a Jackson no centro do ataque.
  O cinismo do Estoril - e a palavra é usada sem se negar a qualidade da sua organização - acabou por dar frutos aos 77 minutos, quando Evandro se isolou e o árbitro assinalou uma carga de Mangala, expulsando o central francês. O brasileiro converteu o castigo máximo e tornou tudo muito complicado para os portistas, que ficaram com menos um homem.
  Os Dragões pressionaram, como lhes competia, até ao apito final, e estiveram perto do empate aos 85 minutos, quando Quaresma, na conversão de um livre, obrigou Vagner a defender para a frente; Jackson atirou por cima na recarga, quando estava em excelente posição para fazer o empate. De novo Quaresma, já nos descontos, na conversão de um livre, esteve perto do golo, mas Vagner evitou-o e já não havia tempo para mais.

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Durante o FC Porto - Estoril fiquei com os nervos em franja...!
Há uma coisa que me intriga: como é que o Jorge Nuno dá cobertura à situação actual! O presidente do FC Porto é uma pessoa inteligente, perspicaz, arguta, e com muita experiência do futebol, porque será que ele não actua, como actuou por exemplo nos casos de: Quinito, Octávio e Del Neri, Vítor Fernandez...etc...?!
Por vezes pergunto-me: será um caso de teimosia, ou será que ele se deixou enredar pela conversa mole do Paulo Fonseca?!
É que o Paulo Fonseca já se viu que é um moço humilde, bom rapaz, e até tem um discurso aceitável. O caso porém é que lhe falta talento para treinar o plantel do FC Porto, e na minha opinião, falha nos capítulos de: estratégia (táctica), motivação, metodologias de treino (aspectos físico e técnico), e, além disso, parece ler mal o jogo porque as substituições são sempre realizadas tarde e a más horas, pelo que normalmente não produzem o efeito desejado...!
Até quando iremos suportar esta situação...?!

Madureira disse...

Culpa da SAD toda esta miserável situação! Primeiro na escolha deste treinador depois porque perdeu ambição!! A construção deste plantel é inacreditável, vendeu-se Moutinho, James, Atsu que renderam mais de 70M e o que se fez para aumentar a qualidade do plantel??? NADA!!! Toda a gente via a falta de extremos de qualidade, remendou-se com Quaresma á 7 meses sem jogar que entrou de caras nesta equipa. Veja-se a qualidade deste 11... meus amigos sem ovos não se fazem omeletes e se o treinador tem culpa a SAD NÃO TEM MENOS!

Dragaoatento disse...

Madureira!
Infelizmente tenho de lhe dar razão.
Pergunto-me: que se estará a passar para o grande timoneiro estar a assim a modos que inactivo?! Será que não queriam dar o braço a torcer pelo fracasso da escolha desta equipa técnica? Será que estavam a tentar manter o Paulo Fonseca por ser um técnico barato e estariam a ver se ele ao fim e ao cabo conseguia levar as coisas a bom porto, evitando a indemnização? Há actualmente algumas coisas que se estão a passar e que me intrigam...!

AM

Dragaoatento disse...

Quanto à relativa inacção do Jorge Nuno, intriga-me, mas o melhor é aguardar e ver como é que ele vai resolver este grandíssimo problema...

AM