segunda-feira, 28 de maio de 2012

Equipa B e entrevista do Janko

O FC Porto, na próxima época, vai ter uma equipa B a competir na Liga de Honra. 
Falta saber onde se vão realizar os jogos da equipa “B”. Se no Olival ou no Dragão.
Por mim dava-me muito mais jeito se os jogos fossem realizados no campo do Padroense (já lá actuam algumas das equipas de juniores do FC Porto).
 Os dragões vão formalizar hoje, data-limite, a inscrição da mesma junto da Liga de clubes, dispondo-se a pagar os 50 mil euros necessários à inscrição, valor que chegou a ser objeto de alguma contestação.
Termina assim um período de indefinições em torno de um projeto que o FC Porto abraçou desde o início, mas que esteve perto de abandonar devido aos constrangimentos de ordem financeira impostos pela Liga de Clubes: primeiro a propósito dos valores previstos para as transmissões televisivas, depois por causa da dita inscrição.
Com o regresso da equipa B assegurado - desde 2005/06 que o projeto estava abandonado -, os jovens portistas terão um espaço de integração facilitada no futebol profissional. Além disso, talentos como Kelvin ou Atsu dispensarão o empréstimo a que foram votados na época passada, pois estando na equipa secundária, ficam sempre à disposição de Vítor Pereira para qualquer eventualidade.
Além de alguns jovens contratados especificamente para o efeito, como o zambiano Mbola, esta equipa será constituída maioritariamente por ex-juniores. Foi isso que aconteceu no passado, e com sucesso reconhecido; afinal, jogadores como Ricardo Costa, Hélder Postiga, Bruno Alves, Hugo Almeida, Evaldo, Paulo Machado, Nuno André Coelho, Vieirinha ou Hélder Barbosa passaram por lá.
Janko reconhece a enorme categoria de "Falcao"
Janko tem consciência de que ainda está a uma distância considerável de poder ombrear com Falcao. "É enorme! É um dos maiores avançados do mundo, e só me resta trabalhar para entrar nesse círculo", confessou o austríaco ao sítio Laola1.at. Naturalmente contente pelos feitos alcançados em quatro meses, Janko sublinhou não estar ainda ao nível que pretende: "Sentimo-nos sempre orgulhosos quando chegamos a um clube e somos logo campeões. Depois, ainda há o facto de jogar num clube deste nível, onde não temos lugar garantido, mas ainda tenho três anos de contrato e até a mim quero provar que tenho qualidade para estar onde estou." Por isso diz-se completamente focado no FC Porto. "É claro que podem aparecer interessados, mas sinto-me muito bem. É um clube de topo, e quero festejar muitos títulos", confessou. O primeiro, nunca o esquecerá : "Aqui, as coisas são mais quentes. Os adeptos celebram cada título como se fosse o primeiro."

Sem comentários: