quinta-feira, 3 de maio de 2012

Porque precisa o FC Porto de vender o Hulk?!

Porque precisa o FC Porto de vender o Hulk no fim desta época (2011/2012)?
E tem necessidade de vender pelo menos um jogador todos os anos para equilibrar as finanças?!
Esta é uma questão que está claramente dependente do tipo de gestão adoptado e portanto acredito que uma das razões é porque em certos capítulos a FC Porto-Futebol,SAD gasta à larga…! E um dos aspectos que na minha óptica podiam ser reduzidas, eram as despesas com os vencimentos do PESSOAL (dirigentes inclusive). Parece-me evidente que há na SAD do FC Porto muita gente com vencimentos excessivos, que não justificam!
Eu acho que quem verdadeiramente tenha amor ao clube não deve permanecer no FC Porto para se governar mas para servir o clube do seu coração, auferindo vencimentos mais acessíveis, ou seja, consentâneos com o que o FC Porto possa pagar sem causar embaraços à tesouraria do clube.
Vou dar um exemplo. Já anda muita gente a referir que a SAD do FC Porto vai ter de abrir mão do Hulk no final desta época! E na minha opinião, não deveria ter de fazê-lo. O Hulk tem contrato com os Dragões, porem se entretanto se valorizou, há que negociar com ele, e se preciso for,aumentar-lhe o vencimento na medida da sua valorização e do razoável para a FC Porto-Futebol,SAD. É que acredito que se possa poupar nos vencimentos do pessoal e outras despesas, mas procurar pagar aos jogadores de acordo com o seu rendimento ao longo da época, porque são eles com as suas performances (rendimento), que em último caso, quem garante os êxitos do FC Porto.
Outra questão é o facto dos jogadores acreditarem que indo jogar para o Barcelona, Manchester United, ou Real Madrid, se vão valorizar mais…! E embora esta seja uma verdade indiscutível no capítulo financeiro, os dirigentes do FC Porto podem sempre contestar este tipo de ideias argumentando o seguinte: se os profissionais de futebol querem dar nas vistas, podem fazê-lo no clube azul e branco, porque os Portistas disputam todos os anos a Champions League, e esta é reconhecidamente por todos, uma montra que lhes permite dar nas vistas sem ter de recorrer a outras Ligas mais importantes do que o campeonato português de futebol, para terem hipóteses de se imporem e jogarem pelas respectivas selecções dos seus países.
Vou dar um exemplo: toda a gente sabe que o Messi é o melhor futebolista do mundo, e no entanto como é que o Barça consegue mantê-lo nas suas fileiras?! Por vários tipos de razões: sendo a principal, o facto de existir uma espécie de cultura de filiação ao clube blaugrana . Lembram-se do alarido que Figo provocou na Imprensa da Catalunha, e não só, quando trocou a Catalunha por Madrid, foi acusado de traidor, peseteiro, …etc…etc…! E não me venham agora dizer que não há mais clubes no mundo que estejam dispostos a pagar mais pelo astro argentino! Claro que há, só que Messi não está preocupado, nem motivado, para ir jogar para qualquer outro clube, isto porque sente a camisola blaugrana, e está profundamente ligado ao ambiente que o rodeia na Catalunha!
É por estas razões que eu acho que também deveria ser criado no FC Porto e no Norte de Portugal uma mentalidade, uma mística, como agora se diz, sensibilizando os profissionais de futebol para que ao abraçarem um projecto no FC Porto, não virem já a pensar nos Dragões como um trampolim para as suas carreiras.

5 comentários:

Penta disse...

caríssimo:

ponto 1)
« parece-me evidente que há na SAD do FC Porto muita gente com vencimentos excessivos, que não justificam »
a Assembleia Geral de Accionistas da SAD pensa o contrário, tendo-os premiado pelo seu desempenho de gestão desportiva desde a sua constituição - e sem referir o ano transacto, a todos os níveis notáBel

ponto 2)
« eu acho que quem verdadeiramente tenha amor ao clube não deve permanecer no FC Porto para se governar mas para servir o clube do seu coração »
não confundir a SAD do clube com este último; o nosso grande presidente não recebe qualquer vencimento enquanto presidente do clube

ponto 3)
« é que acredito que se possa poupar nos vencimentos do pessoal e outras despesas, mas procurar pagar aos jogadores de acordo com o seu rendimento ao longo da época »
tal já acontece, com a celebração de contratos por objectivos - os quais também são consagrados nas vendas de direitos desportivos de antigos atletas nossos (exp.: Paulo Machado)

ponto 4)
« os dirigentes do FC Porto podem sempre contestar este tipo de ideias argumentando o seguinte: se os profissionais de futebol querem dar nas vistas, podem fazê-lo no clube azul e branco, porque os Portistas disputam todos os anos a Champions League »
o problema é a Qualidade da nossa Liga (ou a falta dela) - por isso é que a vinda do Lucho é um caso especial

ponto 5)
« É por estas razões que eu acho que também deveria ser criado no FC Porto e no Norte de Portugal uma mentalidade, uma mística, como agora se diz, sensibilizando os profissionais de futebol para que ao abraçarem um projecto no FC Porto, não virem já a pensar nos Dragões como um trampolim para as suas carreiras »
cenário idílico, mas de todo impossível e pouco provável de acontecer.
ressalvando o Lucho novamente, temos o exemplo do Mangala que já por diversas vezes afirmou que o nosso clube é o seu «trampolim para um Grande da Europa»...

respondendo à sua pergunta inicial:
sim! pela sua gestão de risco - que envolve uma excelente prestação desportiva (logo financeira) na Champions e uma boa venda -, será de todo imperioso que o Hulk renda uma boa maquia para a nossa SAD equilibrar as suas contas

abr@ço (e desculpa a extensão do comentário)
Miguel | Tomo II

Anónimo disse...

É tudo verdade com o "pequeno" pormenor de que o Messi no Barça é apenas o jogador mais bem pago do mundo e que num mês ganha mais do que amioria dos nossos campeões.

bom senso disse...

se o barça actual fosse o de 2007 e 2008 que não ganhava nada não sei se messi ficaria no barcelona.

é óbvio que hulk queira ganhar mais $

Dragaoatento disse...

Caro Miguel!

Ponto1)- É claro que a Assembleia Geral de Accionistas que citas funciona como a Assembleia da República, na qual são os próprios interessados a estabelecer os seus vencimentos. Ao Povo congela-se os aumentos anuais, mas para eles aumentam-se todos os anos, por vezes 20%! Daí eu não acreditar na objectividade deles...!

Ponto2)- Pois Miguel já lá vai o tempo em que os dirigentes trabalhavam por amor à camisola...! Quanto ao facto de ser a FC Porto-Futebol,SAD a pagar, é isso mesmo, se o dinheiro vai para um lado, não pode ir para outro. Além disso eu não questionei só a gestão do clube mas também a da SAD. O que eu defendo é que são os profissionais de futebol (aqueles que justificam o estatuto de craques)como verdadeiros artificies das vitórias que devem ser premiados e não os dirigentes. Por exemplo, o Guilherme Aguiar accionista e interessado,vota contra.

Ponto3)- Na minha óptica deve haver dinheiro é para pagar o suficiente àqueles que mereçam a fim de mantê-los blindados no clube. Volto a referir, o que defendo é que são os profissionais de futebol (aqueles que justificam o estatuto de craques)como verdadeiros artificies das vitórias que devem ser premiados e não os dirigentes.
Infelizmente no nosso povo há a mania de que só os doutores é que podem ser dirigentes, quando estes só lá estão para se pavonear.
Eu não sou doutor e garanto que saberia rodear-me de funcionários necessários (elenco), entenda-se, competentes, para gerir o FC Porto diminuindo às despesas com os dirigentes para premiar (blindar da cobiça dos tubarões)os melhores talentos.

Ponto4)- Como expliquei no meu "post" a qualidade da Liga portuguesa é compensada com o facto de disputarmos todos os anos a Champions League, e, aí sim, quem quiser dar nas vistas, não tem melhor montra...!

Ponto5)- Acredito que pelo contrário, o que é preciso é criar a mentalidade certa. Tal como a Catalunha, não sei porque é que o Norte não possa também ter uma postura mais agressiva relativamente aos valores de desenvolvimento que defendemos para a nossa REGIÃO. E não é por acaso que o FC Porto decidiu participar na gestão do Porto-Canal.

Ponto6)- Como deves compreender pela minha exposição eu contesto a necessidade desta ideia!

Abraço

Penta disse...

caríssimo,

rebati os seus pontos por, no meu entendimento, (lamentavelmente) considerar que o "amor à camisola" é como a Tradição: já não é o que era... ;)

ps:
adenda ao seu ponto 3)
o clube e a SAD têm, nos seus quadros e para o Futebol, Reinaldo Teles - o histórico braço direito do nosso grande presidente ;)

abr@ço
Miguel | Tomo II