quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Champions League - Ainda o FC Porto vs Atlético de Madrid

Temos de partir do princípio que Paulo Fonseca ainda não conquistou prestígio suficiente para ter um estatuto que lhe permita exigir dos seus jogadores o máximo rendimento. E nessa perspectiva é preciso consciencializar os profissionais que jogar no FC Porto é obrigatório levar uma vida 100% regrada em termos de alimentação e vida sadia…etc, de modo a conseguirem aplicar-se a 100% nos treinos para renderem 100% nos jogos. Conquistar a colaboração e estar nas boas graças dos futebolistas é útil mas não chega.
É obrigatório ter capacidade para motivar e exigir a máxima contribuição física dos jogadores. E isto pelos resultados obtidos, Paulo Fonseca ainda não é capaz de conseguir.

Pelo que se viu, a grande diferença entre os portistas e os madrilenos está nas equipas técnicas dos dois clubes. 

A equipa técnica do Atlético é mais experiente e competente em termos: técnicos e tácticos. Pois os colchoneros provaram estar habituados a jogar a ritmos mais exigentes ( liga espanhola), e demonstraram possuir uma condição física e técnica superior à dos dragões!

Quanto a recursos relativamente aos dois planteis o FC Porto até terá melhores soluções. Quem dera por exemplo ao Simeone ter na sua equipa um Jackson. Este é só um dos vários exemplos que poderíamos citar.

Por conseguinte, e, por aquilo que pude ajuizar, os métodos de treinamento da equipa técnica do Atlético de Madrid devem ser muito mais eficazes atendendo ao rendimento das duas equipas. Depois a experiência do Simeone em termos técnicos e tácticos fez o resto…!

É preciso ter a noção de que são os treinadores mais competentes que fazem as grandes equipas. 

Não é por acaso que técnicos como JMourinho, Guardiola, Wenger, Carlo Ancelotti…etc, são muito requisitados!


Insisto na minha opinião: são os melhores treinadores, os mais competentes que fazem as grandes equipas, caso contrário qualquer um podia ser treinador.
Quanto a recursos (plantel) eles estão lá, só precisam de ser competentemente trabalhados.
Mais, não é por acaso que é vulgar dizer-se: diz-me como treinas durante a semana e dizer-te-hei como jogas ao domingo...
Conclusão: acho que o plantel não está a ser devidamente aproveitado e treinado eficazmente, como gostaríamos.
E viva o FC Porto!

Sem comentários: