quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Futebol: pontos de vista

Paulo Fonseca é o principal responsável pelos desaires ou êxitos do futebol portista.
1 - Resposta a uma afirmação
Não é falácia nenhuma, não entendo como se pode afirmar uma coisa destas! Claro que o Paulo Fonseca é o principal responsável e só depois os jogadores. Então não há treinadores: uns mais competentes do que outros?! É a mesma coisa ter o JMourinho a treinar a equipa ou o Paulo Fonseca?!
Uma coisa eu sei: são os treinadores mais competentes que constroem as grandes equipas.
E os treinadores têm os assessores ou colaboradores: preparador físico e treinadores adjuntos que formam a equipa técnica.

Mas não vamos mais longe, o Simeone e a sua equipa técnica não estão a provar em Espanha ser mais competentes do que o PF e o seu staff em Portugal?
Até podemos aceitar que o PF poderá vir a ser um treinador de TOP, porem neste momento ainda não é.
Agora, podemos questionar que os colchoneros são mais e melhor equipa do que os dragões. E nesse caso quem tem o mérito? Simeone claro!
Mas o FC Porto tem um plantel tão bom ou melhor do que o Atlético. E para quem quiser discordar vou dar um exemplo: quem dera ao Simeone ter na sua equipa um Jackson! Este é só um exemplo de alguns que poderia citar.
Os treinadores competentes são aqueles que são capazes de lapidar os seus jogadores. E uma qualquer equipa técnica é responsável pelo desenvolvimento técnico/táctico e físico dos seus futebolistas...!Não é por acaso que o FC Porto vai ter dificuldades em segurar o Jackson. Depois o Atlético tem algum futebolista do nível do Jackson para ocupar a posição 9? É evidente que não tem.
2 - Continuação
O amigo anda desfasado da realidade, então porque é que tem vindo nos jornais que clubes como: o Atlético, o Barcelona, e, até em Inglaterra, Alemanha e Itália, o Jackson está a ser seguido por vários clubes...
Quanto desempenho do Simeone e do PF, garanto-lhe: para já o Paulo nem sequer teria acesso a treinar o Atlético porque não tem CV que lhe dê prestígio, estatuto para treinar um grande de Espanha e segundo, o Simeone se viesse treinar o FC Porto faria melhor de certeza porque tem prestígio e já conquistou um estatuto ao nível dos melhores treinadores, já provou e continua a provar a sua competência. Ou pensa que os dirigentes do Atlético de Madrid andam a dormir e que se não estivessem bem servidos, não teriam já alterado a situação!
Depois a Liga espanhola é um dos melhores campeonatos do mundo! A saber actualmente: a liga alemã, a britânica, a liga espanhola e a série A italiana...respectivamente!


PS - Filipe Vieira acusado de burla

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Insisto na minha: são os melhores treinadores os mais competentes que fazem as grandes equipas, caso contrário qualquer um podia ser treinador.

Quanto a recursos (plantel) eles estão lá, só precisam de ser competentemente trabalhados.
E o FC Porto tem esta época mais soluções do que tinha na época passada (afirmações de Quinta técnico adjunto)

Mais, não é por acaso que é vulgar dizer-se diz-me como treinas durante a semana e dizer-te-hei como jogas ao domingo...

Conclusão: acho que o plantel não está a ser aproveitado e treinado eficazmente, como gostaríamos.

E viva o FC Porto!

AM

Dragaoatento disse...

Para registo:

Depois de ler o post ocorreu-me o seguinte: cada um dá o que tem e o que sabe. Não lhe peçam mais...

A não ser que a determinada altura a pessoa se consiga superar, mas isto nem sempre acontece porque é muito difícil de realizar... mas veremos o que o futuro nos reserva...

FC Porto sempre!