terça-feira, 1 de outubro de 2013

Champions League- FC Porto 1 Atlético de Madrid 2

01/10/2013 - Ao intervalo - FC Porto 1 Atlético de Madrid 0
Estes foram os melhores 45 minutos desta época.
Os médios portistas vão ter de ajudar muito os nossos defesas porque os avançados madrilenos são muito perigosos...
Força Porto!

Aconteceu o que eu temia! Já aqui fiz referencia ao facto dos Dragões esta época não conseguirem ter os 90 minutos nas pernas, ou seja, não conseguem manter um ritmo certo/regular, nos 90 minutos de jogo
A equipa portista só tem estofo para jogar 45 minutos a um ritmo elevado! Além disso está mal orientada defensivamente.
Paulo Fonseca até pode ter sucesso na Liga portuguesa, mas vai ter muito que aprender até conseguir impor-se na Liga Europa.
O técnico do Atlético de Madrid, Diego Simeone, deu-lhe hoje uma lição táctica que tão cedo não esquecerá...!
PS - Inacreditável
O que é que o Mister Fonseca pretendia conseguir ao pôr a jogar o Ghilas só aos 85 minutos...?!
 
O FC Porto foi, esta terça-feira, derrotado pelo Atlético de Madrid, no Dragão, na 2.ª jornada da Champions League, por 1-2.


 Realizando uma primeira parte de alto nível, o tricampeão nacional não conseguiu manter a bitola na segunda metade, sofrendo dois golos em lances de bola parada.

Conforme lhe competia, o FC Porto entrou em campo à procura do golo, empurrado por um público incansável no apoio à sua equipa. Com uns primeiros 20 minutos absolutamente irrepreensíveis, jogando a um ritmo extremamente elevado, não surpreendeu por isso que a equipa portista chegasse à vantagem, à passagem do minuto 16, num cabeceamento de Jackson após a cobrança de um livre por parte de Josué.
Logo de seguida, Lucho podia ter aumentado a vantagem, mas o seu remate de fora da área saiu por cima da baliza do Atlético. O primeiro lance de perigo dos espanhóis veio apenas aos 32 minutos, mas a reacção dos madrilenos foi algo tímida. Nos últimos cinco minutos da primeira parte, Varela e Josué tiveram oportunidades para aumentar a vantagem do FC Porto – o remate do primeiro foi interceptado por Courtois, o do segundo saiu por cima da barra.
A segunda parte começou com a equipa espanhola a dominar as operações e, fruto dessa entrada, o Atlético conseguiu, à passagem do minuto 58, empatar a partida, num cabeceamento de Godín, após a cobrança de um livre do lado direito do seu ataque. O FC Porto reagiu e começou, novamente, a assumir as despesas do jogo, mas o contra-ataque madrileno foi sempre ameaçador para a baliza de Helton. Quintero teve a última grande hipótese de vantagem do FC Porto aos 70 minutos, mas enviou o remate, a partir de um livre directo, ao lado da baliza.
Os lances de bola parada atormentaram novamente os Dragões aos 86 minutos quando, num livre estudado, Turan, beneficiando de um passe de Gabi e da posição de fora-de-jogo, marcou o segundo golo dos madrilenos. Até ao final, o Atlético manteve a vantagem, infligindo a primeira derrota da época, em todas as competições, ao FC Porto.

FICHA DE JOGO - UEFA Champions League, 2.ª jornada
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 33.989 espectadores

Árbitro: Howard Webb (Inglaterra)
Assistentes: Michael Mullarkey e Darren Cann
Assistentes adicionais: Michael Oliver e Michael Jones
Quarto árbitro: Stephen Child

FC PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Varela
Substituições: Josué por Licá (60m), Lucho por Quintero (68m) e Mangala por Ghilas (89m)
Não utilizados: Fabiano, Fucile, Maicon e Herrera
Treinador: Paulo Fonseca

ATLÉTICO DE MADRID: Courtois; Juanfran, Godín, Miranda e Filipe Luís; Tiago, Gabi, Raul García e Arda Turan; Villa e Baptistão
Substituições: Villa por Cristian Rodríguez (46m), Baptistão por Koke (73m) e Raúl Garcia por Torres (79m)
Não utilizados: Aranzubia, Alderweireld, Insúa e Guilavogui
Treinador: Diego Simeone

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Jackson (16m), Godín (58m) e Tuaran (86m)
Disciplina: Cartões amarelos a Josué (29m), Tiago (55m), Juanfran (62m) e Mangala (85m)


Paulo Fonseca: "É um resultado extremamente injusto"


Paulo Fonseca era um treinador desapontado depois da derrota caseira diante do Atlético de Madrid (1-2), em jogo referente à 2.ª jornada do grupo G da UEFA Champions League. O técnico portista realçou a valia do opositor mas considera que o resultado não se adequa ao que se passou dentro do campo.
“Este resultado é extremamente injusto para aquilo que o FC Porto fez e produziu. Estivemos melhor na primeira parte, mas não quebrámos o rendimento na segunda e soubemos reagir depois de sofrer o primeiro golo. Defrontámos uma grande equipa, que lidera em Espanha e que ainda não perdeu. Houve mais mérito do Atlético de Madrid do que demérito nosso”, afirmou o treinador dos Dragões, que garante a ambição de sempre para os jogos que restam nesta fase de grupos.
“Não podemos estar satisfeitos com este resultado, mas está tudo em aberto. Como sempre, o FC Porto vai entrar em qualquer jogo e em qualquer estádio para ganhar. Continuamos a depender de nós próprios e acreditamos no nosso trabalho”.

 
Discordo em alguns aspectos do discurso do Mr. Paulo Fonseca. Na minha opinião os Dragões baixaram de rendimento no tempo complementar e a defesa pareceu-me mal batida nos lances de bola parada (golos do Atlético). Os centrais não se mostraram seguros no futebol aéreo e os laterais foram excessivamente permeáveis nos seus corredores. O meio campo passou a não segurar a bola e a errar muitos passes. Quanto aos avançados denunciaram falta de precisão nos remates à baliza adversária.

2 comentários:

Dragaoatento disse...

Na minha opinião o FC Porto realizou uma primeira parte brilhante e uma segunda em que baixou muito de rendimento: com algumas precipitações, atabalhoamentos, de alguns jogadores que motivaram jogadas muito assertivas e objectivas dos colchoneros.
Quando se perde parte da condição física acontecem os falhanços... etc...etc...

Insisto, na minha opinião o PF para consumo interno até pode servir, mas ainda lhe falta muito traquejo para conseguir ter sucesso na Liga dos Campeões. A Liga dos campeões é uma competição muito exigente em termos de equipas mas também em termos tácticos, onde só os técnicos mais preparados e mais competentes têm êxito!
Não é indiferente ter à frente da equipa um José Mourinho, um Wenger, ou um Paulo Fonseca, ou seja, são os treinadores que fazem as grandes equipas e o Simeone (na minha opinião) deu uma lição ao nosso PF.

FC Porto sempre!

Dragaoatento disse...

Críticas que me parecem assertivas!
1 - O que vi foi uma equipa com vontade mas sem saber pressionar, sem saber ter bola, sem saber defender as bolas paradas e sempre mas mesmo sempre a viver dos fogachos de alguns belíssimos jogadores que de facto possuímos. A equipa quer mas não pode e agora vamos ter o mister a justificar-se com as injustiças, Pensando que está tudo bem mas não está e o problema é que é chegada a hora de o dizer chama-se Paulo Fonseca. É um treinador banal, sem capacidade de comunicação, sem capacidade de ler o jogo, sem capacidade de pôr a equipa a jogar. É um treinador para equipas do meio da tabela como tantos proliferam por aí. Definitivamente estou desiludido com este Porto esforçado, incapaz de fazer 2 jogos ou pelo menos 2 partes do mesmo jogo pelo menos parecidas. Caro DVP a tampa saltou-me ainda antes do golo do empate. Ver o meu Porto de forma ostensiva a queimar tempo aos 53 minutos é simplesmente demais. Não admito isto a nenhum treinador muito menos ao Paulo Fonseca.

Julgo que devemos dar tempo ao tempo e seguramente este senhor vai crescer e melhorar, até lá e se houver paciência, vamos sofrer mais dissabores como de resto previ aqui algum tempo atrás.
2 - Estas equipas têm dinâmicas, preparação sob pressão, mentalidade, etc....que uma equipa que muda permanente de jogadores, mete jogadores novos e, como se isso não bastasse também de treinador...precisamos de mais tempo! A equipa não é má! E quando estiver bem e melhor, vendem-se jogadores e treinador e voltamos ao mesmo....estaca zero...