quarta-feira, 29 de maio de 2024

FC Porto - De Casa

 André Villas-Boas já é Presidente do Conselho de Administração da SAD do FC Porto depois de aprovada, por unanimidade, a proposta apresentada durante a Assembleia Geral que decorreu no Auditório José Maria Pedroto. Eis a constituição dos recém-eleitos Órgãos Sociais da sociedade.

 Decidido a manter “o clube no rumo das vitórias”, “aquilo que todos mais desejam”, o Presidente do FC Porto falou no “completar de todo processo ditado pelo ato eleitoral”, mostrou-se desejoso de “conhecer o resto dos funcionários” e de lhes transmitir “as linhas orientadoras para o quadriénio”, pois a “participação ativa de todos é fundamental para uma boa organização”. “Vamos ao trabalho”, declarou à saída da reunião magna de acionistas.
 A nova administração reuniu de imediato e tomou uma série de deliberações: André Villas-Boas irá acumular o cargo de Presidente da Comissão Executiva com o de CEO, José Pedro Pereira da Costa juntará o papel de Vice-Presidente da Comissão Executiva ao de CFO; adicionalmente, também João Borges (Responsável Operações), José Luís Andrade (Responsável Legal e Compliance) e Tiago Madureira (Responsável Negócio) integrarão a Direção Executiva da SAD que terá Carlos Gomes da Silva como Lead Independent Director.
 João Borges recebeu uma delegação da FIFA que avaliou as condições do Estádio do Dragão tendo em vista a organização do Campeonato do Mundo de 2030, “um grande evento” que permitirá “fazer um conjunto de bem-feitorias nas instalações”. O vice-presidente descreve como “uma grande honra para o FC Porto” acolher “uma das maiores competições do desporto” e espera que “a participação do clube e da cidade no Mundial permita elevá-los a um patamar de excelência internacional”.

terça-feira, 28 de maio de 2024

Sérgio Conceição e Zé Pedro - Defesa central que secou Gyokeres

 Sérgio Conceição treinador do F. C. Porto ( sabe o JN) vê com bons olhos a possibilidade de trabalhar com nova estrutura, um diretor desportivo e um departamento de prospeção de talentos funcional.

A continuidade de Sérgio Conceição no F. C. Porto é o tema do momento e está longe de estar encerrado. O JN sabe que ainda não há uma decisão final e que o presidente André Villas-Boas e o treinador vão reunir-se esta semana. 

FC Porto: Zé Pedro superou Gyokeres e pode ter ganho uma vaga no plantel
Exibição monstruosa do central no Jamor; Evolução assinalável desde o início da temporada; Forte candidato a garantir lugar no onze
Não é fácil sair vencedor de uma intensa batalha, ao longo de 120 minutos, com Viktor Gyokeres, mas foi isso mesmo que Zé Pedro conseguiu, no domingo, frente ao avançado do Sporting.
Numa exibição a todos os níveis memorável, o defesa central dos dragões, de 26 anos, levou a melhor em quase todos os duelos com o sueco, que, apesar de muito sozinho, não teve uma tarde inspirada.
A capacidade de travar o maior artilheiro em Portugal na época que agora findou deu créditos a Zé Pedro, cuja temporada foi uma verdadeira montanha-russa.
O antigo defesa do Estrela da Amadora (chegou aos dragões em 2021), iniciou 2023/24 como titular absoluto da equipa B dos azuis e brancos, e acabou a época como titular da formação principal, suplantando Fábio Cardoso na hierarquia dos centrais e aproveitando (e de que maneira) a ausência do capitão Pepe, por lesão.

São já 17 partidas realizadas sob a égide de Sérgio Conceição, um cenário difícil de imaginar no verão passado. A estreia na equipa principal aconteceu, na verdade, em 2021/22, mas foi uma situação pontual, num duelo a contar para a Taça da Liga, diante do Rio Ave. Esta temporada, estreou-se na Luz, na ronda 7 do campeonato.
Se, antes da partida no Jamor, o desempenho do jogador natural de Guimarães já indiciava que teria lugar no plantel portista em 2024/25, independemente do treinador que oriente os destinos do clube, esta exibição catapultou o estatuto de Zé Pedro para um outro patamar.
No início de Agosto, ao que tudo indica, teremos novo ‘round’ do embate entre o central luso e o goleador leonino, na Supertaça Cândido de Oliveira.

A arbitragem portuguesa na época 2024/2025
Durante a cerimónia de entrega da Taça de Portugal, que decorreu esta segunda-feira, no Museu do FC Porto, Pinto da Costa deixou duras críticas à arbitragem ao longo da temporada que agora terminou.
«Estamos aqui para receber a 20.ª Taça de Portugal, o 11º troféu do mister Sérgio Conceição. Foi uma época muito difícil por razões económicas, por atuação do que havia de maquiavélico nos nossos jogos com arbitragens inacreditáveis, com penáltis por marcar e outros revertidos. Só a vossa força de vontade, capacidade e espírito de equipa conseguiram trazer esta taça para o Museu», frisou o presidente cessante da SAD azul e branca, que passa a pasta a André Villas-Boas esta terça-feira.

FC Porto - Da casa

 A Taça de Portugal conquistada no Jamor já está no Museu. Os vencedores da prova rainha juntaram-se a André Villas-Boas e a Jorge Nuno Pinto da Costa na sala de troféus portista para eternizarem a 20.ª vitória na competição.

Após receber a Taça das mãos de Pepe, o presidente da SAD começou por explicar as três razões que fazem do dia de ontem “especial”: foi a 27 de maio que o clube venceu a Taça dos Campeões Europeus, “o primeiro troféu internacional que haveria de dar aso a mais seis”; também nesse dia, em 2017, foi contratado Sérgio Conceição, obreiro dos últimos 11 títulos; ontem, Pinto da Costa viveu o último dia enquanto dirigente máximo da SAD portista.
A cerimónia marcou o final de uma época “de extrema dificuldade, por razões económicas, pelo que havia de maquiavélico nos nossos jogos com arbitragens inacreditáveis com penáltis por marcar e outros marcados e revertidos”. Só “a força de vontade, a capacidade e o espírito de equipa” dos jogadores permitiram “trazer a Taça para o Museu FC Porto”.

Recebido o 69.º título conquistado nos relvados “de um dos símbolos do clube, o capitão Pepe”, o histórico dirigente afirmou ser algo que dá “muita força para continuar a acompanhar e viver o FC Porto em todos os estádios deste país e deste mundo”. “Portista deixarei de ser só quando morrer”, frisou antes de abraçar Sérgio Conceição em nome de “todo o grupo do futebol” e André Villas-Boas para transmitir um “voto de felicidades para bem do FC Porto”.
Num “momento de grande emoção”, o Presidente do clube tomou da palavra e dedicou as primeiras ao antecessor num Museu que “reflete a vida que deu pelo clube”. Para o líder da instituição, as memórias “enquanto adepto e sócio” são “um peso de responsabilidade e de exigência para levar este clube no bom sentido, no sentido das vitórias e da sustentabilidade”.

Dirigido de seguida à equipa, André Villas-Boas parabenizou todos os presentes pela “taça conquistada” e expressou a exigência de que todos “continuem a honrar e dignificar o FC Porto”. Por último, em discurso direto para Sérgio Conceição, lembrou “sete anos de glória e títulos” que o fizeram expressar “um muito obrigado em nome do FC Porto por tudo aquilo que fez pelo clube”.
O treinador recorreu mais tarde às redes sociais para destacar a “prova superada”. A publicação contém um vídeo da conquista do passado domingo e uma fotografia da Taça que venceu pelo clube em 1998 como jogador. “Uma tão mágica quanto a outra, mas não tão boa como a próxima”, legendou. 
“É isso que nos move no FC Porto: ganhar o próximo jogo. Conquistar o próximo título”, pode ler-se ainda antes do agradecimento aos adeptos, “que foram fundamentais nesta conquista” e “serão sempre o primeiro jogador deste clube”.
A presidência de André Villas-Boas ganha hoje novos contornos. Realiza-se, às 11h30, no Auditório do Estádio do Dragão a Assembleia Geral Ordinária da SAD que irá deliberar sobre a eleição da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, do Revisor Oficial de Contas, da Comissão de Vencimentos e do Conselho Consultivo para o quadriénio 2024-2027. É nessa reunião de acionistas que o presidente do clube será também empossado como presidente da FC Porto – Futebol, SAD.
A assembleia marcará o fim do legado de Jorge Nuno Pinto da Costa, que durante 42 anos deu títulos, alegrias e muita esperança aos adeptos, mas sobretudo uma nova dimensão ao FC Porto. Sob a sua tutela, o clube que estava destinado a perder quando passava a ponte venceu sete títulos internacionais, toda a desvantagem em termos de troféus que os tempos a preto e branco criaram foi anulada e as várias modalidades dispuseram de condições para celebrarem milhares de vezes. 
O Museu precisa de continuar a ser alimentado e é para isso que a equipa de basquetebol vai esta tarde continuar a trabalhar. Às 19h00 (RTP 2), em Ovar, os atletas de Fernando Sá irão medir forças pela quarta vez com a Ovarense com o objetivo de garantirem já a presença na final do campeonato. Miguel Maria explicou que “os detalhes vão fazer uma grande diferença” e que é necessário “ir à procura do melhor lançamento” e garantiu que os portistas vão “lutar para ganhar

segunda-feira, 27 de maio de 2024

Época 2023/2024 - Dragões vencem final da Taça

 No Jamor - Dragões vencem final da Taça de Portugal


FC Porto - Informação

 A Taça é nossa.

O Sporting até se colocou na frente, mas Evanilson e Taremi - já no prolongamento - marcaram os golos que deram justiça ao resultado e deixaram o lado Sul do Jamor a festejar. O FC Porto conquistou a Taça de Portugal pela vigésima vez, a terceira consecutiva e a quarta nas últimas cinco temporadas.
Este triunfo tem vários significados especiais:
- foi o 85.º troféu oficial de futebol do FC Porto, que se isolou como o clube português mais titulado de sempre;
- foi o primeiro alcançado durante a presidência de André Villas-Boas, menos de três semanas depois da tomada de posse;
- foi o 69.º e último título de Jorge Nuno Pinto da Costa, o líder desportivo mais vitorioso da história;
- foi alargado para 21 o recorde, que já era azul e branco, de vitórias consecutivas em jogos da prova;
- Sérgio Conceição igualou o recorde de Taças de Portugal de José Maria Pedroto e Otto Glória e foi o primeiro treinador a conquistar quatro pelo mesmo clube;
- Galeno tornou-se o primeiro jogador a conquistar quatro Taças consecutivas.
Acima de tudo, foi “uma vitória especial por ser do FC Porto”, afirmou André Villas-Boas. O líder do clube classificou a conquista como “inteiramente merecida” e partilhou o desejo de que corresponda ao “arranque de uma nova era vitoriosa”. O momento em que celebrou com Jorge Nuno Pinto da Costa ficou marcado por “um abraço sentido de agradecimento” que “não foi uma despedida”.
Já o presidente da SAD explicou que viveu “um dia doce” coroado com “uma vitória importante”. Despede-se, por isso, “com tranquilidade, nada de especial de emoção, sentimento do dever cumprido e alegria por ter proporcionado noites felizes” aos adeptos. E com uma convicção que é também um desejo: “A vida continua e o FC Porto continuará a ganhar”.
Acabámos a época a fazer o que fazemos sempre, a ganhar”. Sérgio Conceição, que concluiu a sétima temporada consecutiva como treinador do FC Porto e alcançou troféus em todas, ficou “muito contente por levar esta taça para casa”. O treinador falou sobre “uma vitória justíssima” que resultou da qualidade de uma equipa “sempre concentrada, muito coesa e muito compacta”.
Sobre o futuro, projetou uma conversa com André Villas-Boas para “juntos” verem “qual é a melhor situação”. O objetivo é “unir o FC Porto, não dividi-lo”, e esta foi uma temporada em que se sentiu “muito essa divisão”. A busca do bem comum do clube é um princípio assumido e partilhado por todos.
Os jogadores em maior destaque foram Evanilson e Taremi. O avançado brasileiro reconheceu que a campanha de 2023/24 não foi “tão boa” como a equipa desejava, mas sublinhou que “fechar com um título é muito importante” e comentou que “agora é tempo de relaxar para na próxima época fazer uma grande temporada”.
O iraniano despediu-se do FC Porto e descreveu como “incrível” e “fantástico” o privilégio de representar o clube. Alcançar mais um título foi “uma honra” depois de “um período difícil” em que se falou “muito das coisas à volta do futebol”. Taremi parte para uma nova etapa com 91 golos, 47 assistências e seis troféus na bagagem.
Terminada a época 2023/24, o FC Porto já sabe que abrirá 2024/25 com uma repetição do jogo de ontem: o duelo com o Sporting pela Supertaça Cândido de Oliveira vai realizar-se a 3 ou 4 de agosto.
Falta uma vitória para garantir a qualificação para a final do playoff do campeonato nacional de basquetebol. Ontem o FC Porto foi ao pavilhão da Ovarense vencer por 86-83 num desafio em que Charlon Kloof (17 pontos) esteve em destaque. O próximo está marcado para as 19h00 de terça-feira, de novo na Arena de Ovar.
A secção de basquetebol também celebrou ontem o título nacional de sub-18, conquistado em Matosinhos com vitórias sobre o Sporting (69-63), o Benfica (71-66) e o Galitos (80-60). Foi o 17.º troféu neste escalão em que o clube é recordista.

domingo, 26 de maio de 2024

Tal como previ Fábio Veríssimo protegeu os sportinguistas

O desempenho do juíz do jogo
Fábio Veríssimo apercebeu-se que os sportinguistas criavam muito perigo nas bolas paradas e então tratou de colaborar: sempre que um jogador do Sporting se atirava para a piscina era falta contra o FC Porto e os leões aproveitavam para fazer o chuveirinho e tentar criar um lance duvidoso para chamar a atenção de Fábio Veríssimo!
Um pisão no pé de apoio de Francisco Conceição ficou sem a respectiva sanção, em contra partida sempre que os sportinguistas se atiram para a piscina é falta contra os portistas que estão a ser verdadeiros heróis perante tal dualidade de critérios.

Ficha de jogo – Estádio do Jamor – Taça de Portugal – 26/05/24

Árbitro: Fábio Veríssimo da AF de Leiria
Assistentes: Pedro Martins e Hugo Marques
4º Árbitro : André Narciso
VAR: João Pinheiro, assistido por Fábio Melo e Luciano Maia

O FC Porto nunca desistiu e acabou, já no prolongamento, por garantir a conquista da 20.ª Taça de Portugal. Evanilson empatou ainda nos primeiros 45 minutos e Mehdi Taremi festejou aos 97.

Análise à equipa Portista

Fábio Veríssimo apercebeu-se que os sportinguistas criavam muito perigo nas bolas paradas (grande área do FCP) e então tratou de colaborar: sempre que um jogador do Sporting se atirava para a piscina era falta contra o FC Porto e os leões aproveitavam para fazer o chuveirinho e tentar criar um lance duvidoso (cavar uma grande penalidade) para chamar a atenção de Fábio Veríssimo!

Conclusão
Na defesa portista notou-se a falta de Pepe, o que significa que o FC Porto precisa de defesas centrais melhores, mais eficazes, que transmitam confiança à equipa e dum substituto do Taremi, ou seja, um Jardel, Falcão, Bibota, etc... Dum avançado que faça a diferença, um goleador... Na equipa portista chuta-se muito para a bancada e nos lances de bolas paradas é inofensiva!

FC PORTO : 99Diogo Costa
23João Mário 45', 97Zé Pedro, 31Otavio, 18Wendell
22Alan Varela 85', 16Nico González 85', 10Francisco Conceição 119'
13Galeno, 11Pepê 113', 30Evanilson 103'

SUPLENTES:  14Cláudio Ramos
2Fábio Cardoso, 52Martim Fernandes 113', 8Marko Grujic 85', 6Stephen Eustáquio 85'
28Romário Baró 103', 70Gonçalo Borges 119', 19Danny Namaso, 9Mehdi Taremi 45'

TREINADOR : Sérgio Conceição

SPORTING CP: 51Diogo Pinto
3St. Juste, 4Coates, 25Gonçalo Inácio, 21Geny Catamo 71'
5Morita, 42Morten Hjulmand, 8Pedro Gonçalves 90', 
9Viktor Gyökeres, 11Nuno Santos, 17Trincão 71'

SUPLENTES : 99Francisco Silva, 47Ricardo Esgaio, 26Ousmane Diomande 71'
13Luís Neto, 72Eduardo Quaresma, 23Daniel Bragança 71', 20Paulinho
10Marcus Edwards, 80Koba 90'

Treinador do Sporting : Rúben Amorim

FCP Sub-19 - Nuno Capucho é um "flop"

  Nuno Capucho é um “flop”

A nossa equipa de Sub-19 fechou 2023/24 com uma derrota frente ao Farense (4-0), no Algarve, em jogo da 14.ª e última jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A, na qual os Dragões terminaram na quarta posição da tabela.

quinta-feira, 23 de maio de 2024

Taça - Fábio Veríssimo um árbitro conveniente para o SCP

Fábio Veríssimo é um juiz do apito que não dá garantias de utilizar um critério uniforme para no aspecto disciplinar julgar os lances de futebol dos jogadores das duas equipas.
É um árbitro que vai impor-se com os cartões (amarelo ou vermelho) intimidantes aos jogadores portistas, mas que será pusilânime quando tiver de enfrentar a contestação dos futebolistas leoninos. 
Os seus desempenhos nos jogos que até à data dirigiu demonstrou ser muito sensível (conveniente) a quem está no poder da arbitragem e tem competência para nomear, ou seja, aos dirigentes no poder do Conselho de Arbitragem,Nomeações da FPF; no caso em apreço o sportinguista Fontelas Gomes presidente do acima mencionado conselho de arbitragem.


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Fábio Veríssimo para arbitrar o jogo entre FC Porto e Sporting, agendado para o próximo domingo (17h15, RTP1), no Estádio Nacional, referente á final da Taça de Portugal.

O árbitro da Associação de Futebol de Leiria terá como assistentes Pedro Martins e Hugo Marques, sendo André Narciso o quarto árbitro. O VAR será João Pinheiro, assistido por Fábio Melo e Luciano Maia.



Árbitro: 
Fábio Veríssimo da AF de Leiria
Assistentes: 
Pedro Martins e Hugo Marques
4º Árbitro : 
André Narciso
VAR: 
João Pinheiro, assistido por Fábio Melo e Luciano Maia


domingo, 19 de maio de 2024

Bolas fora, deturpações, de António Salvador presidente do Braga

Por declarações deste tipo já os dirigentes do FCP foram alvo de queixas da APAF e do Conselho de Disciplina da FPF com multas pesadíssimas.

Oh António Salavador por estas vergonhosas declarações  se fosses presidente do FC Porto levavas uma multa pecuniária altissima e um castigo de três meses sem poderes falar

António Salvador acusou Nuno Almeida e a equipa de arbitragem de terem prejudicado o Braga, este sábado, frente ao F. C. Porto, na última jornada da Liga, que, os dragões venceram (0-1).
"Não foi possível ter outro resultado porque houve uma equipa que não deixou deixou. Gostaríamos que esta tivesse sido uma grande época e tudo fizemos para que esta final levássemos de vencida, mas não nos deixaram. Os jogadores foram inexcedíveis, são um grupo fantástico, com uma força anímica extraordinária, e mereciam que isto se traduzisse hoje numa grande época", lamentou.


André Villas-Boas presidente da direção do FC Porto

A multa da UEFA
“Era um processo que sabíamos já estar em curso e que, estrategicamente, foi omitido pela anterior direção do FC Porto e atual direção da SAD. Tínhamos perfeita noção da extensão do dossiê, mas, lamentavelmente e pela proximidade do ato eleitoral, as pessoas decidiram não comunicar a verdade aos associados. Independentemente de tudo isso é uma situação grave, que muito nos limita, e que muita pressão vai causar sobre a nosso gestão. Todo o cuidado é pouco e é importante que os associados conheçam o estado atual do clube e as dificuldades que temos diante de nós.”
Olival e Maia
“Estamos a estudar os dois dossiês. Houve uma notificação da Câmara Municipal da Maia para mais um reforço do pagamento do contrato, mas continuamos a ter as duas opções viáveis em cima da mesa. Tomaremos uma decisão muito em breve. Temos, como bem sabem, uma situação de tesouraria muito difícil, que causa muita pressão sobre a gestão financeira do clube, mas queremos tomar uma decisão estratégica para o futuro e por isso estamos a analisar a melhor solução de futuro. Ambas são muito diferentes, beneficiam o FC Porto e todos os sentidos e queremos tomar a melhor decisão.”
Pagamento de salários
“A notícia não corresponde totalmente à verdade. Arranjámos um grupo de investidores diferentes daqueles recentemente que tinham suportado alguns pagamentos da SAD, preferimos optar por outro caminho e sugerimos isso à SAD, que acabou por validar os diferentes contratos com esses investidores. A situação é essa, difícil, e obriga a uma gestão rigorosa porque o plano de sustentabilidade do clube é longo. Quando tomarmos conta dos dossiês haverá um processo de reestruturação financeira com o qual já estamos a trabalhar. Temos feito reuniões nesse sentido, não só com futuros investidores como com a banca internacional, também sobre o negócio com a Ithaka.”
O futuro de Sérgio Conceição
“Neste momento é importante haver tranquilidade no trabalho e foi sobre isso a minha conversa com o treinador da equipa principal, dar estabilidade ao grupo para que não aparecessem outros dossiês em cima da mesa que causassem disrupção ao ambiente de trabalho. Essa decisão será tomada depois da final da Taça.”
18 de Maio de 2011
“Há 13 anos, por esta hora, estávamos a preparar o jogo em Dublin e a viver momentos especiais da última vitória europeia do FC Porto que me dizem muito a mim e a todos os associados. Agora respondo perante eles em todas as tomadas de decisões desportivas e financeiras e tenho de corresponder às suas ambições. É uma responsabilidade maior e espero estar à altura dela.”
Operação Bilhete Dourado
“É um dossiê que está aberto em conjunto com a Operação Pretoriano. Está numa fase de recolha de informação e a minha mensagem para as pessoas do FC Porto é que colaborem com a justiça nesta fase, porque nós enquanto Direção já o estamos a fazer e continuaremos a fazê-lo depois de tomarmos posse na SAD. Os protocolos com as claques são para refazer, serão revistos e novos protocolos terão início num novo tipo de relação. Importa perceber a extensão em que o FC Porto sofreu na tesouraria e apurar responsabilidades.”
Dívidas e sanções
“Há uma série de dívidas que agora podem ter consequências mais gravosas. A nossa preocupação tem sido comunicar com os fornecedores, agentes e representantes dos jogadores para estabelecer prazos de pagamento alargados por dívidas anteriormente assumidas pelo clube. Ontem entrámos em contacto com os agentes do André Franco para perceber se podemos alterar os prazos. Relativamente à sanção da UEFA há um encontro de contas quando existem prémios em causa pela participação nas competições europeias que será feito à nascença.”
André Franco, Jorge Sánchez, Iván Jaime e Toni Martínez
“A temporada está a terminar e naturalmente que todas as decisões do treinador serão respeitadas.”

Antes a direção do FC Porto já tinha emitido um comunicado sobre a multa de 1,5 milhões de euros e a pena suspensa de impedimento de participação nas competições europeias aplicada pela UEFA ao clube na sequência do incumprimento das regras do fair play financeiro. Nesse texto esclareceu-se que a sanção “advém de atos de gestão imprudentes e inoperantes que são da inteira responsabilidade” dos corpos sociais cessantes.
O órgão encabeçado por André Villas-Boas acrescentou que “tudo fará para que todas as regras e regulamentos a que o clube está sujeito, incluindo os que dizem respeito ao fair play financeiro da UEFA, sejam sempre rigorosamente cumpridos” e que “investigará, interna e externamente, as razões pelas quais o clube incorreu nesta sanção e apurará as devidas responsabilidades”.

sábado, 18 de maio de 2024

Vitória difícil do Porto em Braga (Pedreira)

 

O desempenho de Nuno Almeida
Critério uniforme

O lance do golo
Na última jornada do campeonato, o FC Porto foi a Braga dominar durante 90 minutos e vencer por 0-1. Com este resultado, os portistas fecharam a edição 2023/24 da Liga na terceira posição, com 72 pontos, e garantiram o acesso direto à Liga Europa.
Eustáquio ganhou o duelo a Moutinho no meio-campo aos 84 minutos, deu para o iraniano que, à entrada do último terço, tirou Niakaté do caminho e rasgou autenticamente a defesa do SC Braga com um passe soberbo para Galeno. Galeno só teve de desviar de Matheus e facturar.


Ficha de jogo – Estádio Municipal de Braga – 34 jornada – 18/05/24

Árbitro: Nuno Almeida da AF Algarve (benfiquista)
Assistentes: Pedro Mota e Pedro Felisberto
4º Árbitro: João Gonçalves
VAR: André Narciso, assistido por Vasco Marques

SC BRAGA : 1Matheus
2Victor Gómez, 26Borja, 4Niakaté, 15Paulo Oliveira
28João Moutinho, 16Zalazar 67', 22Pizzi 20', 9Abel Ruiz
21Ricardo Horta, 27Bruma

SUPLENTES : 91Lukas Hornicek
5Serdar, 23Simon Banza, 14Álvaro Djaló 67', 10Cher Ndour
19Adrián Marín, 6Fonte, 18Vitor Carvalho 20', 20Rony Lopes

Treinador: Daniel Sousa

FC PORTO : 99Diogo Costa
52Martim Fernandes 45', 97Zé Pedro, 31Otavio, 18Wendell
16Nico González 76', 22Alan Varela, 10Francisco Conceição 76'
13Galeno, 11Pepê 90', 30Evanilson 89'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
23João Mário 45', 2Fábio Cardoso, 6Stephen Eustáquio 76', 8Marko Grujic 89'
28Romário Baró, 70Gonçalo Borges 90', 19Danny Namaso, 9Mehdi Taremi 76'

TREINADOR : Sérgio Conceição

O "scouting" do FC Porto funciona muito mal

Rúben Furtado 18 avançado do Braga, um futebolista a ter em conta!

Atendendo aos resultados dos Sub-19 Nuno Capucho não serve. Não tem competência para treinar, liderar na Formação do FC Porto.


O FC Porto Sub-19 empatou frente ao SC Braga (3-3), em Pedroso, num encontro relativo à 13.ª jornada do Torneio de Apuramento do Campeão Nacional de Juniores A.
Com este resultado, os Dragões passam a somar 16 pontos e continuam no quarto lugar, atrás do adversário desta tarde e campeão nacional (31), do Benfica (26) e do Vitória SC (20).

FC Porto Sub-19: Gonçalo Silva,
Fábio Amaral, Mamadu Queta, Luís Gomes, Bernardo Ferreira (Daniel Carrasco, 71m),
Mariano Regal, Alfa Baldé (João Pedra, 84m), André Oliveira, André Miranda
(Tiago Sousa, 67m), João Teixeira (Manuel Miranda, 71m) e
Afonso Leite (Gonçalo Paiva, 67m).

Treinador : Nuno Capucho

Segue-se uma deslocação a Faro na última jornada da prova para defrontar o Farense (sábado, 17h00).

Os atropelos de Pinto da Costa e seus comparsas

A Direção do FC Porto, através do website do clube, emitiu este sábado um comunicado sobre a multa da UEFA.
O comunicado na íntegra:
"O Comité de Controle Financeiro da UEFA confirmou ontem através de um comunicado que o FC Porto incorre numa multa de 1,5 milhões de euros e uma pena suspensa de um ano das Competições Europeias da UEFA durante as épocas de 2025/26, 2026/27 e 2027 /28. Ficou também ontem confirmado que esta sanção já havia sido formalmente notificada ao Clube no passado dia 19 de Abril de 2024.

A Direção do Futebol Clube do Porto vem por este meio esclarecer os Sócios que a sanção agora confirmada advém de atos de gestão imprudentes e inoperantes que são da inteira responsabilidade dos membros da anterior Direção do Clube e da sua Sociedade Desportiva e que resultaram no incumprimento das regras de fair play financeiro da UEFA, nomeadamente incumprimentos nos controlos de pagamentos relativos a funcionários, autoridade tributária/segurança social e clubes de futebol. Cumpre também salientar que a sanção aplicada se revelou especialmente gravosa devido à reincidência no incumprimento destas regras, bem como à comunicação de informação incorreta e incompleta à UEFA no âmbito do procedimento.
Em face do exposto, resta-nos informar os sócios que, não obstante as dificuldades existentes, a nova Direção eleita tudo fará para que todas as regras e regulamentos a que o clube está sujeito, incluindo as que dizem respeito ao fair play financeiro da UEFA, sejam sempre rigorosamente cumpridas.
A Direção investigará, interna e externamente, as razões pelas quais o Clube incorreu nesta sanção e apurará as devidas responsabilidades das pessoas envolvidas, tanto nos incumprimentos reiterados como na omissão dos factos.

A Direção do FC Porto".

quinta-feira, 16 de maio de 2024

FC Porto - Notícias - Equipa de arbitragem

 Após dupla folga, o plantel principal reagrupou no Olival e começou a preparar a deslocação a Braga ainda sem os lesionados Pepe, Marcano e Zaidu. O último desafio da Liga irá decidir quem fecha o pódio, está marcado para sábado às 20h30 (Sport TV), terá arbitragem de Nuno Almeida e lotação esgotada no setor visitante da pedreira.


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Nuno Almeida para arbitrar o jogo entre SC Braga e FC Porto, agendado para o próximo sábado (20h30, Sport TV), no Estádio Municipal de Braga, referente à ronda 34 do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol do Algarve terá como assistentes Pedro Mota e Pedro Felisberto, sendo João Gonçalves o quarto árbitro. O VAR será André Narciso, assistido por Vasco Marques.


Árbitro: Nuno Almeida da AF Algarve (benfiquista)
Assistentes: Pedro Mota e Pedro Felisberto
4º Árbitro: João Gonçalves
VAR: André Narciso, assistido por Vasco Marques



segunda-feira, 13 de maio de 2024

Ganância na velhice e saída pela porta pequena (?)

 Ultimamente já vinha sendo visível, demasiado evidente, as suspeitas de corrupção na bilhética do FC Porto com a conivência da FC Porto Comercial e a inação, inércia, abstinência de Pinto da Costa perante tal facto. 



FC PORTO B perde com ajuda de João Pedro Afonso

 O FC Porto B perdeu neste domingo diante do Paços de Ferreira (1-3), no Olival, em jogo referente à 33.ª e penúltima jornada da Liga Portugal 2. Após este resultado, os azuis e brancos seguem na nona posição na tabela, com os mesmos 44 pontos somados até aqui.

O Paços de Ferreira entrou melhor no encontro e ganhou vantagem logo aos 15’, com um golo de penálti do experiente Antunes, mas a verdade é que o FC Porto B dispôs de diversas oportunidades para chegar ao intervalo com outro resultado.
Por falta de pontaria ou pela inspiração do guarda-redes pacense, os portistas de António Folha recolheram aos balneários a perder por 1-0.
No início do 2º tempo, a tarefa portista ficou ainda mais complicada quando Miguel Moreno aproveitou uma infelicidade de Gonçalo Ribeiro para desfeitear o jovem guarda-redes dos Dragões e fazer o 2-0 favorável ao Paços de Ferreira (47m). Já dentro do último quarto de hora, um golo de belo efeito de Wendel Silva relançou o encontro e a incerteza no marcador (77m), mas a reação azul e branca não chegou alterar o resultado. Já em período de compensação, Tiago Ribeiro assinou o 3-1 final (90m+4).

Declarações de António Folha
no final do jogo
“Este resultado é ingrato, mas no futebol o que conta são os pontos e hoje não levámos nenhum, por muita tristeza nossa. Apesar de não termos entrado bem no jogo frente a uma equipa bem organizada, a forma como os golos acontecerem fizeram com que perdêssemos este jogo. Depois, há o penálti na nossa área que é penálti, mas o Gabriel Brás foi completamente abalroado na área do Paços de Ferreira e ninguém viu nada, é preciso ser coerente nestes lances. Tentámos tudo para pelo menos chegarmos ao empate e numa bola caricata levámos o 3-1. Queríamos mais uma vitória, por isso fica aqui um sabor amargo, pois foi um jogo estranho. Falta mais um jogo e há que continuar a trabalhar”.

Na 34.ª e última jornada da Liga Portugal 2, o FC Porto B desloca-se ao Benfica Campus para defrontar o Benfica B (data e hora a definir).

Ficha de jogo - CTFD PortoGaia, no Olival - Liga Portugal 2, 33.ª jornada – 12/05/24

Árbitro: João Pedro Afonso da AF de Bragança (do sistema, com défice de coerência: viu o penálti contra o FCP, mas fechou os olhos ao penálti a favor do FCP por carga ilícita na área do Paços Ferreira sobre o portista Gabriel Brás!)

 Assistentes: Alexandre Ferreira e Nuno Pereira
Quarto árbitro: Pedro Vieira
VAR/AVAR: Halim Shirzad e André Campos

FC PORTO B: Gonçalo Ribeiro;
Rodrigo Pinheiro, Romain Correia (cap.), Gabriel Brás, João Mendes,
Bernardo Folha, Vasco Sousa, Rodrigo Mora, Tiago Andrade,
Abraham Marcus e Wendel Silva

Substituições: Rodrigo Mora por Dinis Rodrigues (60m), Abraham Marcus por Anhá Candé (60m), Tiago Andrade por Gui Guedes (73m), Bernardo Folha por João Teixeira (81m) e
Vasco Sousa por Rodrigo Fernandes (81m).

Não utilizados: Diogo Fernandes, António Ribeiro, Braíma Sambú e Rui Monteiro

Treinador: António Folha

PAÇOS DE FERREIRA: Marafona;
Jójó, Ícaro Silva, Pedro Ganchas, Antunes (cap.),
Marcos Paulo, Gorby, Costinha, Miguel Moreno,
Pablo Felipe e Brian Cipenga

Substituições: Miguel Moreno por Uilton Silva (68m), Gorby por Tiago Ribeiro (68m),
Costinha por Simão Rocha (82m), Pablo Felipe por Matchoi (82m) e Antunes
por Rui Fonte (82m)

Não utilizados: Zé Pedro, Aldair, Erick Ferigra e Welton Júnior

Treinador: Ricardo Silva

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Antunes (15m), Miguel Moreno (47m), Wendel Silva (77m) e
 Tiago Ribeiro (90m+4)

Disciplina: cartão amarelo a Rodrigo Mora (12m), Jójó (30m), Antunes (32m), Pablo Felipe (63m), Gabriel Brás (72m) e João Teixeira (83m)

Declarações de Sérgio Conceição

Sobre a vitória de ontem, FC Porto 2 Boavista 1, também não há dúvidas: “Foi justíssima”.
O técnico não gostou do “muito tempo perdido” e as “constantes paragens” promovidas pela equipa do Bessa e explicou que nesta fase da temporada “o estado emocional é sempre um pouco mais agudizado”. Ainda assim, o resultado só “pecou por escasso” tendo em conta o “caudal ofensivo” azul e branco.

domingo, 12 de maio de 2024

O anti-jogo do Boavista, veio ao Dragão "dar pau"

O desempenho da equipa do Bessa
Jogar a bola dentro das regras é exigível, não sendo aceitável o método utilizado pelos boavisteiros que vieram ao Dragão para essencialmente "dar pau" a tentar intimidar, enervar, desestabilizar os portistas e procurar numa transição rápida aproveitar o facto da equipa da casa estar totalmente balançada no ataque para marcar e ser feliz.
Resumo
Os portistas estiveram a perder até ao minuto 81 e empatados até quase a terminar o jogo, porem os pupilos de Sérgio Conceição conseguiram dar a volta ao resultado no último minuto de jogo e recuperaram o terceiro lugar que será decidido no próximo jogo em Braga.
Cumprido o jogo de castigo por acumulação de cartões amarelos, Wendell e Galeno regressaram às opções e aos 12’ conseguiram marcar num cabeceamento de Evanilson por cima da baliza Sul que viria a ser anulado devido a posição irregular.
No 2º tempo regressaram os mesmos 22, mas já com Mehdi Taremi no lugar de Martim Fernandes que Bruno Lourenço teve tempo e espaço para desbloquear o marcador a favor dos forasteiros. Pedro Malheiro viu o segundo amarelo pouco depois, Danny Namaso rendeu Wendell logo a seguir, Francisco Conceição sofreu falta dentro da área e a justiça só começou a ser reposta já dentro da reta final, quando Zé Pedro cabeceou para o fundo das redes.
Zé Pedro que acumula a condição de atleta com a de sócio do FC Porto era o mais inconformado e provou-o ao disparar dois tiros que só não deram golo por acaso: o primeiro acertou no keeper e o segundo saiu a rasar o poste esquerdo de João Gonçalves. Entretanto Nico González saiu, Romário Baró entrou e, Evanilson, Taremi, Namaso desperdiçaram três oportunidades em zona privilegiada, o Taremi e Namaso repetiram a proeza no tempo de compensação e só no último minuto muito bem servido por Francisco Conceição, que tirou um cruzamento perfeito desde o flanco direito, Mehdi Taremi voou por entre os centrais boavisteiros para marcar o golo que fez explodir o Estádio do Dragão e que garantiu três pontos para os Dragões. 


Ficha de jogo - Estádio do Dragão - 33ª jornada da liga - 12/05/24

Árbitro: Artur Soares Dias AF do Porto
Assistentes: Paulo Soares e Pedro Ribeiro
4º Árbitro: Carlos Macedo
VAR: Gustavo Correia, assistido por Inácio Pereira

FC PORTO : 99Diogo Costa
52Martim Fernandes 59', 31Otavio, 97Zé Pedro, 18Wendell 66'
22Alan Varela, 16Nico González 83', 11Pepê, 10Francisco Conceição
13Galeno, 30Evanilson

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
23João Mário, 2Fábio Cardoso, 28Romário Baró 83', 8Marko Grujic
70Gonçalo Borges, 9Mehdi Taremi 59', 19Danny Namaso 66', 49Gonçalo Sousa

TREINADOR : Sérgio Conceição

BOAVISTA FC : 99João Gonçalves
23Vincent Sasso, 79Pedro Malheiro, 5Chidozie, 10Miguel Reisinho
16Joel Silva 77', 18Vukotic, 24Sebastián Pérez, 8Bruno Lourenço
7Salvador Agra 77', 11Luís Santos

SUPLENTES : 1César
26Abascal, 20Filipe Ferreira 77', 80Berna Conceição, 6Ibrahima Camará
13Masaki Watai 77', 42Gaius Makouta, 59Martim Tavares
9Bozenik

Treinador: Jorge Simão

sexta-feira, 10 de maio de 2024

FC Porto vs Boavista - Equipa de arbitragem

O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou Artur Soares Dias para arbitrar o jogo entre o FC Porto e o Boavista, agendado para o próximo domingo, às 20h30 (Sport TV), no Estádio do Dragão, referente à 33ª e penúltima jornada do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes Paulo Soares e Pedro Ribeiro, sendo Carlos Macedo o quarto árbitro. O VAR será Gustavo Correia, assistido por Inácio Pereira.


Árbitro: 
Artur Soares Dias AF do Porto
Assistentes: 
Paulo Soares e Pedro Ribeiro
4º Árbitro: 
Carlos Macedo
VAR: 
Gustavo Correia, assistido por Inácio Pereira

quarta-feira, 8 de maio de 2024

André Villas-Boas é oficialmente o 32º presidente do FC Porto

 André Villas-Boas é oficialmente o 32.º presidente do FC Porto. O novo líder do clube tomou ontem posse na Tribuna VIP do Estádio do Dragão, onde 450 convidados assistiram ao início de “uma nova era”.
Na “mesma sala” em que havia sido designado treinador em 2010/11, o dirigente máximo revelou “orgulho”, “emoção e reconhecimento” por estar à frente de “uma instituição fundamental para o crescimento cultural e social da cidade, da região e do país, um porta-estandarte dos valores e ideais das suas gentes”.
É altura de se erguer “um FC Porto dos associados, respeitador da sua génese, representativo da emoção e do amor de cada um por esta instituição, um clube dos sócios e para os sócios”, “um FC Porto vencedor, indomável, imortal, temido pelos adversários, que joga em cada campo e modalidade para ganhar” e “um FC Porto moderno, arrojado, organizado, estruturado, transparente e financeiramente sustentável”.
São estes os pergaminhos de um presidente que prometeu estar à altura do “legado” de Jorge Nuno Pinto da Costa - que “é eterno e será sempre respeitado” - e que apelou “ao bom senso da administração da SAD”, cuja “renúncia jamais seria considerada como um ato de fuga”: “Seria sempre uma renúncia que facilitaria processos. Processos de decisão e direção. A realidade é que a 30 ou 31 de maio é tarde. Os sócios ditaram uma mudança e essa tem de ser respeitada”.
No primeiro momento diante dos jornalistas, “deixou “uma mensagem de união, de força” aos sócios em que frisou que “o FC Porto tem de se encontrar rapidamente com o título nacional”, “a fonte principal da motivação” de Villas-Boas, que afirmou ainda que esta é “uma equipa feita para vencer” e que ele será “sempre o transportador do seu portismo”.
Pronto a “abraçar este projeto de corpo e alma”, visa “uma facilitação e angariação de novos sócios do FC Porto” como primeira medida do mandato. Em termos desportivos, conta apresentar os novos Órgãos Sociais “aos jogadores no Olival nesta semana e, a partir daí, começar a construção do futuro do FC Porto”.
Já com o retrato no Museu junto aos dos outros 31 homens que lideraram o emblema desde a sua fundação, o dirigente máximo pediu a convocação da “deliberação dos novos órgãos sociais” da SAD a José Lourenço Pinto, que o aceitou e marcou para as 11h30 de 28 de maio, uma terça-feira.
No arranque deste novo ciclo da história do clube, António Tavares foi o primeiro a ser empossado. Após receber palavras “de esperança e fé” e “um fortíssimo abraço” do antecessor, José Lourenço Pinto, o novo líder da Mesa da Assembleia Geral prestou-lhe “uma pública homenagem pela forma como nos últimos tempos soube dirigir e salvaguardar a reputação” do FC Porto e garantiu que irá “ser a consciência crítica do clube” para que este “continue na senda das vitórias”.
Além de António Tavares, de André Villas-Boas e dos restantes membros da Mesa da Assembleia Geral e da Direção, foram também investidos Angelino Ferreira e o novo Conselho Fiscal e Disciplinar, assim como Fernando Freire de Sousa e os candidatos ao Conselho Superior eleitos pelas listas A, B e D.
Tal como aconteceu com Américo de Sá e Jorge Nuno Pinto da Costa, os antepassados de André Villas-Boas estão intimamente ligados à história do FC Porto. O presidente é descendente de três irmãos com origem inglesa que participaram como jogadores em vários dos primeiros jogos do clube, tanto em 1893 como a partir de 1906. 
No célebre desafio frente ao Lisbonense, a 2 de março de 1894, Albert Kendall foi um dos médios e Alfred Kendall integrou a linha avançada, cinco meses após Edward Kendall - bisavô de André Villas-Boas - ter capitaneado os azuis e brancos no segundo encontro de sócios. Edward veio mesmo a ser um dos poucos jogadores a representar esta instituição tanto na primeira como na segunda fase da sua existência ao atuar em alguns jogos de maior importância, como a receção aos franceses do Vie au Grand Air du Médoc, em 1911.


terça-feira, 7 de maio de 2024

É o fim de uma era no Futebol Clube do Porto

 



É o fim de uma era no Futebol Clube do Porto.
André Villas-Boas é o novo presidente do Futebol Clube do Porto. O candidato da lista B venceu as eleições para o quadriénio 2024-2028, quebrando um ciclo de 15 mandatos e 42 anos de Jorge Nuno Pinto da Costa na liderança do Clube desde 17 de abril de 1982.
O ex-treinador do Futebol Clube do Porto, de 46 anos, torna-se assim o 32.º presidente da história do Clube.
- A eternidade do “Todos pelo Porto” com Jorge Nuno Pinto da Costa
Até hoje, larga maioria de nós, apenas tivemos um Presidente. Um. Primeiro, como chefe do departamento de futebol. Depois, eternizado como Rei. E ele foi isso. Sempre será. Um Rei. Eterno.
42 anos não são 42 dias. Nem 42 meses. Quase meio século de conquistas e histórias. Construiu o Futebol Clube do Porto. O Clube é o que é hoje graças a ele. Figura incontornável do Futebol Clube do Porto. Do futebol português. Do futebol mundial. Ninguém deve esquecer o que este Homem fez por este Clube. Ninguém!
Com ele ao leme, vivemos vidas infinitas em apenas 4 décadas. Combatemos o nosso Adamastor e viajamos pelo mundo inteiro. Saboreámo-lo. Juntos. Conquistando feitos e honrarias que, antes, nem nos atrevíamos a sonhar, com medo de despertar a ira dos Deuses. Fizemos de David frente a Golias. Cá dentro e lá fora.
Fomos Epopeia, fomos Ilíada, fomos Odisseia, Lusíadas e Ilha dos Amores em 5 Cantos, fomos Mensagem e Música no Coração. Mas fomos sobretudo BraveHeart e o desafio do Guerreiro em Momentos de Glória. O Mundo a Nossos Pés. Fomos e somos a Insustentável Leveza do Ser. Fomos conto de mil e uma noites... fomos Pullitzer, Nobel, Emmy, Florbela Espanca e Shakespeare. Fomos Obra!
Obrigado por Viena. Obrigado por Tóquio. Obrigado por Sevilha. Obrigado por Gelsenkirchen. Obrigado por Dublin. Obrigado por tanto. Obrigado por tudo. Obrigado, Presidente.



- O futuro do “Só há um Porto” com Luís André Villas-Boas
Reservado, próximo de todos, com o dom da palavra, atento ao detalhe. Eis André Villas-Boas, o homem por trás do adepto, do treinador, do agora eleito Presidente do Futebol Clube do Porto.
Bisneto do primeiro visconde de Guilhomil, André Villas-Boas entrou no Futebol Clube do Porto pela mão de Bobby Robson, de quem era vizinho, porque um dia lhe mostrou insatisfação por o avançado Domingos Paciência nem sempre jogar de início.
"Não quero ficar muito tempo no futebol, a treinar, uns 10 ou 12 anos e, depois, sair". Dizia André Villas-Boas, em 2011, quando estava prestes a sagrar-se campeão nacional pela primeira vez, como treinador, com apenas 33 anos, ao serviço do seu Clube de coração, o Futebol Clube do Porto. E cumpriu. Começou na temporada 2009/2010, então na Académica de Coimbra, e abandonou a carreira de treinador em 2020/2021, ao serviço do Marselha, do principal campeonato francês.
Os próximos quatro anos vão ser um desafio para André Villas-Boas. Habituado a tomar decisões no relvado, o ex-treinador vai agora desempenhar funções executivas. A situação não é a mais favorável, mas é das dificuldades que emergem os grandes líderes.
Que André Villas-Boas esteja à altura deste legado, e saiba corresponder ao massivo voto de confiança que lhe foi dado. Como diria o filho de Setúbal, "foi uma viagem inesquecível, mas não digam irrepetível".
- A união só pode ter a fusão de dois lemas: "Todos pelo Porto" e "Só há um Porto"
Os inimigos querem-nos desunidos, mas desenganem-se.
Na semana passada, no decorrer da final do campeonato nacional de voleibol feminino, retratado num abraço sincero, Jorge Nuno Pinto da Costa e André Villas-Boas, deram-nos um excelente exemplo de comportamento cívico, deixando para trás as diferenças que temporariamente os afastaram pelas razões sobejamente conhecidas. Fizeram-no, temos a certeza, no superior interesse do Futebol Clube do Porto. E é este o caminho!
Todos percebemos o significado desse gesto. A importância da união interna que é necessária restabelecer o mais urgente quanto o Futebol Clube do Porto merece e exige.
A história do nosso Clube, respeita a mudança de ciclo, mas não abdica do reforço da nossa paixão e do entusiasmo de que somos capazes para embalarmos com mais energia pelo caminho dos títulos de que tanto nos orgulhamos.
Um abraço, e viva o Futebol Clube do Porto.


segunda-feira, 6 de maio de 2024

20º título de campeão do SCP um tributo a Fontelas Gomes

Época 2023/2024 Liga Portugal de Futebol - O título de campeão do Sporting é um tributo a Fontelas Gomes presidente do Conselho de Arbitragem,Nomeações da FPF. 
A primeira volta foi caracterizada por erros grosseiros (Arbitragem) dos juízes do apito beneficiando descaradamente os sportinguistas!
houve vários jogos em que os sportinguistas no capítulo disciplinar foram muito beneficiados pela condescendência dos árbitros que permitiu ao Sporting vencer jogos subir na pontuação indevidamente, injustamente, sem mérito desportivo.

Está definido o calendário da temporada 2023/24 no plano interno. 

Relativamente à Liga Bwin , a primeira jornada joga-se no fim de semana de 13 de Agosto 2023 e a última a 19 de Maio de 2024.


10 mandamentos e as principais propostas do movimento “Só há um Porto”

O Estádio do Dragão acolheu as eleições mais participadas da história do FC Porto no passado dia 27 de abril, data em que 21.489 dos 26.876 associados que exerceram o direito de voto escolheram a Lista B e elegeram André Villas-Boas como 32.º presidente do clube. Em véspera da tomada de posse dos novos Órgãos Sociais, que acontece amanhã, a partir das 12h00, no Estádio do Dragão, é o momento ideal para recordar os 10 mandamentos e as principais propostas do movimento “Só há um Porto”.

domingo, 5 de maio de 2024

Habilidades do VAR Hugo Miguel antiportista primário

Hugo Miguel é um antiportista básico, primário e como tal, sempre predisposto a lançar a confusão contra o FCP!
Carlos Duarte especialista em arbitragem do Porto Canal desmontou o critério do VAR Hugo Miguel no lance do golo anulado ao FCP em Chaves. Perante a mínima dúvida ele decide sempre contra o FCP.

sábado, 4 de maio de 2024

Os Dragões passam com distinção em Chaves

O FC Porto venceu o Chaves (0-3), Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, jogo da 32ª jornada do campeonato. Francisco Conceição (27') Evanilson (46') e Mehdi Taremi (73'), de penálti, assinaram os golos dos Dragões, que seguem na terceira posição da tabela, com 66 pontos.

Os Golos
Francisco Conceição 27’, Evanilson 46’, Taremi 73’

Ficha de jogo-
Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira-32.ª jornada do campeonato

Árbitro: José Bessa da AF do Porto
Assistentes: Nuno Manso e Inácio Pereira
4º Árbitro: Rui Lima

VAR: Hugo Miguel (anti-portista primário)
AVAR: Bruno Jesus

GD CHAVES : 31Rodrigo Moura
77João Correia, 2Sylla, 3Ygor Nogueira, 20Rúben Ribeiro
28Nwakali, 70Hélder Morim, 23Héctor Hernández, 40Junior Pius
14Dário Essugo, 13Vasco Fernandes

SUPLENTES : 1Hugo Souza, 33Sandro Cruz, 4Bruno Rodrigues
19Steven Vitória, 21Guima, 7Benny Sousa, 9Paulo Victor
99Jô Batista, 6Cafu

TREINADOR : Moreno

FC PORTO: 99Diogo Costa
52Martim Fernandes 65', 97Zé Pedro, 31Otavio, 55João Mendes
22Alan Varela, 16Nico González 79', 10Francisco Conceição 84'
11Pepê, 30Evanilson 79', 9Mehdi Taremi 84'

SUPLENTES : 14Cláudio Ramos
2Fábio Cardoso, 6Stephen Eustáquio 79', 8Marko Grujic
28Romário Baró 65', 70Gonçalo Borges 84', 19Danny Namaso 79'
49Gonçalo Sousa 84', 50Wendel Silva

TREINADOR : Sérgio Conceição

sexta-feira, 3 de maio de 2024

André Villas-Boas 32º presidente do FC Porto

O sucessor tem raízes familiares ligadas à fundação do clube, era “ferrinho” no Estádio das Antas, trocou impressões com Bobby Robson sobre o ídolo Domingos durante a adolescência, treinou todos os escalões da formação portista, iniciou a carreira a solo em Coimbra, conquistou quatro troféus e um Dragão de Ouro na temporada seguinte, distinguiu-se como o mais jovem treinador de sempre a vencer uma competição europeia e reuniu o apoio dos sócios nas eleições mais concorridas da história azul e branca. André Villas-Boas toma posse na terça-feira e este é o percurso do 32.º presidente do FC Porto.


quarta-feira, 1 de maio de 2024

FC Porto Sub-19 de Capucho em 4º lugar

Torna-se imperioso reformular a Formação do FC Porto 
As equipas de futebol da formação têm de estar a disputar o 1º lugar da classificação geral

O FC Porto Sub-19 recebeu e bateu o Académico de Viseu, por 4-0, num encontro em atraso referente à nona ronda do Torneio de apuramento do Campeão Nacional de Juniores A. 
Com este resultado os Portistas mantêm o quarto lugar, passam a somar 14 pontos e a estar três atrás do Vitória SC. O SC Braga (24) lidera a tabela classificativa à frente dos vimaranenses (17) e do Benfica (21).

FC Porto Sub-19 : Gonçalo Silva,
Bernardo Ferreira, Mamadu Queta, Luís Gomes (Bernardo Lima, 80m),
Martim Cunha, André Oliveira (Vasco Santos, 80m), Alfa Baldé (Afonso Leite, 61m),
Tiago Campas (Mariano Regal, 8m), Tiago Andrade, Gil Martins e
Cardoso Varela (Gonçalo Paiva, 61m).

O Famalicão, campeão em título, visita o miniestádio do Olival no domingo às 11h00 (FC Porto TV/Porto Canal).

Chaves - FC Porto - Hugo Miguel anti-portista primário

No Olival, o duelo com o Chaves é prioridade. A equipa de Sérgio Conceição volta (10h30), ao relvado para continuar a preparar o duelo da 32.ª jornada da Liga, que está agendado para as 20h30 de sábado no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira.

FC Porto 11 provável: Diogo Costa;
Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e João Mendes;
Alan Varela e Nico González; Francisco Conceição, 
Pepê
Taremi e Evanilson.


O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol nomeou José Bessa para arbitrar o jogo entre Desportivo de Chaves e FC Porto, agendado para o próximo sábado (20h30, Sport TV), no Estádio Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, referente à ronda 32 do campeonato.
O árbitro da Associação de Futebol do Porto terá como assistentes Nuno Manso e Inácio Pereira, sendo Rui Lima o quarto árbitro. O VAR será Hugo Miguel, assistido por Bruno Jesus.


Árbitro: José Bessa da AF do Porto
Assistentes: Nuno Manso e Inácio Pereira
4º Árbitro: Rui Lima

VAR: Hugo Miguel (anti-portista primário)
AVAR: Bruno Jesus