sexta-feira, 16 de julho de 2010

Como vai a China/O Mundo do futuro

Vai ser lindo, vamos ficar na mão dos amarelos até para comprar alfinetes!
Chamo a atenção para este texto.
Infelizmente, o preconizado irá acontecer no mundo ocidental, em Portugal
está a acontecer, e não vejo nem governantes, nem empresários, tomar medidas
para evitar o inevitável.
Quem trabalhou na área comercial ou em marketing, perceberá perfeitamente o
alerta vindo deste texto.
A China do futuro e o resto do mundo!
A  verdade é que agora, tudo o que compramos é made in China. Eis um aviso
para o futuro!
Quem liga a esse aviso? Ninguém! Agora é só aproveitar!
E depois para os nossos filhos?
COMO FICARÁ A CHINA DO FUTURO???
(Luciano Pires é diretor de marketing da Dana e profissional de comunicação)
Alguns profissionais meus conhecidos voltaram da China impressionados. Um
determinado produto que o Brasil fabrica em um milhão de unidades, uma só
fábrica chinesa produz quarenta milhões...
A qualidade já é equivalente. E a velocidade de reação é impressionante. Os
chineses colocam qualquer produto no mercado em questão de semanas... Com
preços que são uma fração dos praticados aqui.
Uma das fábricas está de mudança para o interior, pois os salários da região
onde está instalada estão altos demais: 100 dólares.
Um operário brasileiro equivalente ganha 300 dólares no mínimo que
acrescidos de impostos e benefícios representam quase 600 dólares.
Quando comparados com os 100 dólares dos chineses, que recebem praticamente
zero benefícios.... estamos perante uma escravatura amarela e alimentando-a.
Horas extraordinárias? Na China? Esqueça!!!
O pessoal por lá é tão agradecido por ter um emprego que trabalha horas
extras sabendo que nada vai receber por isso...
Essa é a grande armadilha chinesa.
Não se trata de uma estratégia comercial, mas sim de uma estratégia de
poder.
Os chineses estão tirando proveito da atitude dos marqueteiros ocidentais,
que preferem terceirizar a produção e ficando apenas com o que ela "agrega
de valor": A marca.
Dificilmente você adquire nas grandes redes comerciais dos Estados Unidos da
América um produto "made in Estados Unidos".
É tudo "made in China", com rótulo estadunidense.
As Empresas ganham rios de dinheiro comprando dos chineses por centavos e
vendendo por centenas de dólares...
Apenas lhes interessa o lucro imediato e a qualquer preço. Mesmo ao custo do
fechamento das suas fábricas. É o que se chama de "estratégia preçonhenta".
Enquanto os ocidentais terceirizam as táticas e ganham no curto prazo, a
China assimila essas táticas para dominar no longo prazo.
Enquanto as grandes potências mercadológicas que ficam com as marcas, com os
designes... Os chineses estão ficando com a produção, assistindo e
contribuindp para o desmantelamento dos já poucos parques industriais
ocidentais.
Em breve, por exemplo, já não haverá mais fábricas de tênis ou de calçado
pelo mundo ocidental.
Só as haverá na China.
Então, num futuro próximo veremos os produtos chineses aumentando os seus
preços, produzindo um "choque da manufatura", como aconteceu com o choque
petrolífero nos anos setenta.
Então já será tarde de mais. E o mundo perceberá que reerguer as suas
fábricas terá um custo proibitivo e irá render-se.
Perceberá que alimentou um enorme dragão e que dele ficou refém.
Dragão que aumentará ainda mais os preços, já que será ele quem ditará as
novas leis de mercado pois quem manda é ele.
É ele e apenas ele quem possui as fábricas,  inventários e empregos. É ele
quem vai regular os mercados e não os "preçonhentos".
Iremos, nós e os nossos filhos, assistir a uma inversão das regras do jogo
que terão impacto de uma bomba atômica... chinesa.
Nessa altura é que o mundo ocidental irá acordar, mas já será tarde.
Nesse dia, os executivos "preçonhentos" olharão tristemente para os
esqueletos das suas antigas fábricas,  para os técnicos aposentados,  para
as sucatas dos seus parques fabris desmontados, etc.
E então lembrarão, com saudade, o tempo em que ganharam dinheiro comprando
baratinho dos "escravos" chineses,  vendendo caro aos seus conterrâneos.
E então, entristecidos, abrirão suas "marmitas" e almoçarão as suas marcas
que já deixaram de ser moda e, por isso, poderosas.
PEDE-SE A TODOS QUE REFLITAM E COMEÇEM A COMPRAR - JÁ - PRODUTOS DE FABRICO
NACIONAL, FOMENTANDO O EMPREGO DO SEU SEMELHANTE, DO SEU AMIGO, DO SEU
VIZINHO E ATÉ MESMO O SEU...

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