domingo, 25 de julho de 2010

FC Porto 2 Sampdória 1



25/07/2010 - Apesar de ter ganho por duas bolas a uma esta equipa dos Dragões ainda precisa de trabalhar muito até se poder considerar que pratica um futebol ofensivo de qualidade ( a pressionar e a defender a equipa já está quase no ponto). Para começar necessita de afinar/aperfeiçoar mais a circulação de bola de modo a garantir mais precisão nos passes e por conseguinte mais eficácia ofensiva. Por enquanto o futebol praticado é ainda muito incipiente. A equipa erra muitos passes e denota falta de conjunto. Numa primeira fase os jogadores deviam jogar mais próximos uns dos outros a fim de procurarem acertar as entregas da bola aos colegas com passes curtos e bem medidos duns para os outros, e ainda praticar mais a entre-ajuda. É também evidente a falta de verdadeira classe entre os seus avançados, ou então, estão em baixo de forma e continua a faltar-nos um jogador tipo Jardel para os cruzamentos sobre a grande área. 
Golos de Fernando e Hulk  permitiram ao FC Porto vencer por 2-1 a Sampdoria, no jogo de apresentação da equipa azul e branca aos sócios. Curiosamente, foram os dois aniversariantes da equipa a apontar os tentos: Fernando (agora com 23 anos) e Hulk (24 anos).  No caso do médio, que marcou de cabeça, após livre milimétrico de João Moutinho. No caso de Hulk, o brasileiro controlou a bola na direita, tomou balanço, olhou para a baliza e saiu uma «bomba» de pé esquerdo.
 Os dois golos apontados de rajada (aos 21 e 24 minutos) foram uma espécie de aperitivo a prometer algo mais consistente por parte da equipa do FC Porto, o que acabou por não acontecer.

O tento adversário, surgiu através da conversão de uma grande penalidade, aos 27 minutos.
FICHA DE JOGO
 Apresentação oficial 2010/11
Estádio do Dragão, no Porto
 

Assistência: 39.425 espectadores
Árbitro: Jorge Sousa (AF Porto) Assistentes: José Ramalho e José Luís Melo Quarto árbitro: João Lamares
 
FC PORTO: Helton; Miguel Lopes, Rolando, Maicon e Rafa; Fernando, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Falcao «cap» e Rodríguez Substituições: Helton por Beto (46m), Rolando por Sereno (46m), Belluischi por João Moutinho (46m), Rodríguez por James (46m), Miguel Lopes por Sapunaru (64m), Rúben Micael por Souza (64m), Hulk por Varela (64m), Fernando por Castro (75m) e Falcao por Ukra (80m)
Não utilizados: Kieszek, Bruno Alves, Raul Meireles e Tomás Costa
 

Treinador: André Villas-Boas
SAMPDORIA: Curci; Stankevicus, Gastaldello, Lucchini e Accardi; Poli, Mannini, Dessena e Koman; Cassano «cap» e Pozzi Substituições: Accardi por Cacciatore (8m), Poli por Volta (64m), Mannini por Tissone (64m), Pozzi por Marilungo (64m), Stankevicius por Rossini (75m), Cassano por Foti (75m), Dessena por Obiang (86m) e Mannini por Bianco (86m)
Não utilizado: Fiorillo
Treinador: Domenico di Carlo

Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Fernando (21m), Hulk (24m) e Cassano (g.p., 27m) Disciplina: cartão amarelo para Mannini (20m), Hulk (39m) e Gastaldello (85m) 
Declarações do ANDRÉ VILLAS-BOAS: «EXIBIÇÃO BRILHANTE»
No final do encontro com a Sampdoria, que os Dragões venceram por 2-1, André Villas-Boas mostrou-se muito satisfeito com o desempenho da equipa, sublinhando a capacidade de posse e a velocidade reveladas pelos azuis e brancos. Lamentou apenas as oportunidades perdidas, embora sublinhando não andar obcecado com goleadas.  A crescer
«Continuamos um percurso em crescendo. Foi uma exibição brilhante, com uma quantidade incrível de oportunidades de golo. Só foi pena não termos conseguido um resultado mais volumoso em mais um registo positivo.»
 
Construir a nível superior
«Queremos continuar a apostar neste futebol. Somos uma equipa em construção a um nível superior e ainda com os jogadores uruguaios que estiveram envolvidos no Mundial a chegar.»
 
Posse e velocidade
«Andámos a cheirar o golo, constantemente à procura dele, com uma cultura de posse e velocidade, mas há jogos que são assim. Quanto mais golos de vantagem, melhor, mas não somos obcecados pela goleada, mas pela implementação de um novo método para esta equipa.»

O meu comentário : O André até pode ter razão só que a mim parece-me que em termos ofensivos a equipa ainda tem muito que evoluir. Adquirir mais precisão principalmente no último passe, ou seja na assistência para o golo. Isto se ambicionar conseguir bater adversários do nível dum Benfica por exemplo.
 
Souza a dar nas vistas
«Contra o Ajax, o Souza deu nas vistas a nº 8 e hoje voltou a dar nas vistas na mesma posição, mas também é uma opção válida para jogar a 6.»

4 comentários:

Dragaoatento disse...

Uma informação importante:

Muitas vezes os problemas neste tipo de situações está nos computadores de quem recebe os streams - aconselha-se uma limpeza da cache e um flash aos dns, bem como desligar todos os programas a correrem em background. Ao nivel das transmissões das amadoras na última época.

Dragaoatento disse...

...no forum do fcporto.ws

Dragaoatento disse...

Aqui está um bom comentário dum anónimo!

Não atribuam responsabilidades ao clube pelo Walter.
O clube nunca se pronunciou ou disse que ele vinha no dia seguinte.
E é livre de demorar o tempo que quiser nas negociações a defender os seus interesses.
O FCP não presta contas pelo que não diz.

Dragaoatento disse...

Por estar de acordo com ele registo aqui o comentário:

Tripeiro Conbictu disse...
A titularidade do Falcão não se coloca minimamente em questão! Quando falo num jogador alto e possante, quero com isso dizer que o FCPORTO precisa de ter atacantes de diferentes perfis, para poder ultrapassar as adversidades e dificuldades que determinadas equipas nos colocam (nomeadamente as equipas que possuem defesas sólidas com jogadores de porte atlético acima da média).