terça-feira, 6 de julho de 2010

Jogada de mestre! FC Porto antecipa-se à concorrência

James Rodriguez desviado para o Dragão (jogador pretendido por vários clubes) Craque do Banfield é alto e internacional - James Rodríguez deve comemorar o 19º aniversário em plena pré-época do FC Porto já que nasceu a 12 de Julho de 1991, em Tolima, Colômbia. Este extremo, que também joga como médio interior, mede 1,80 metros e pesa 75 quilos. Jogou no Envigado (Colômbia) e no Banfield (Argentina). Além disso é internacional Sub-17.  
PS - James Rodríguez fechado por quatro anos (Hugo Sousa - Frederico Del Rio n'OJOGO) James Rodríguez será jogador do FC Porto nos próximos quatro anos. O médio, que se despediu anteontem dos companheiros do Banfield, já tem viagem marcada e é esperado no Porto este fim-de-semana para se juntar ao plantel de André Villas-Boas, devendo falhar apenas o primeiro dia oficial de trabalho ou, na pior das hipóteses, os dois primeiros dias.  ...Mais ainda: segundo foi possível apurar, a vontade de James Rodríguez acabou por ser determinante na bem-sucedida operação portista, porque, garantem, haveria propostas financeiramente mais vantajosas para o jogador. A rapidez e a determinação do FC Porto foram igualmente factores decisivos. É verdade que Rodríguez estava há muito referenciado no Dragão - porque brilhara nas selecções jovens da Colômbia... a verdade é que, à imagem do que já se passara com Lisandro ou Falcao, só para citar exemplos recentes, acaba por ser inevitável enquadrar esta contratação de James Rodríguez no braço-de-ferro de mercado protagonizado por FC Porto e Benfica... James Rodríguez junta-se a Falcao e Guarín, compatriotas que já defendem as cores portistas, e passa a ser o quarto reforço oficial, considerando Ukra, Sereno e Souza. A entrada de Rodríguez, que se adapta à posição de extremo ou médio-interior, reforça a ideia de que o plantel portista sofrerá reajustes. Ver video do James Rodriguez no Youtube http://www.youtube.com/watch?v=u9rFR-KFnAs   
PS1 - Características do James (declarações de Eduardo Lara - extracto n'OJOGO)  Apesar de muito novo, respondeu sempre à altura por causa da personalidade que tem", lembra. "Quem o vê de fora, parece muito tímido, introvertido e calado. No balneário e no campo, solta-se mais. Desde sempre, habituei-me a vê-lo como um miúdo sério, responsável e muito profissional. Conheço a família dele, e esse núcleo familiar ajuda a explicar o seu bom carácter."   Traçado esse perfil psicológico, Lara apressa-se a chegar ao relvado. "Começou como um típico 10, mas os que jogam à antiga nessa posição limitam-se a fazer passes para golo e pouco mais. O James foi sendo trabalhado noutro sentido e hoje é um jogador mais completo. A evolução que teve na Argentina foi enorme, graças à exigência do Julio Falcioni, que o treinou no Banfield. Hoje é um extremo ou um médio, volante, que faz o lado esquerdo com grande espírito de sacrifício, garantindo equilíbrios à equipa não só na maneira como defende, mas também nos movimentos de ataque. Devo sublinhar que, além da habilidade que mostra no ataque, é tacticamente disciplinado na recuperação de bola." Parece perfeito, não é? Eduardo Lara diz que é mesmo. "O FC Porto acertou em cheio, contratando um jogador que, apesar de jovem, tem já muita experiência." Se quiser e se puder resistir ao apetite de outros clubes, os portistas têm, insiste Lara, "um jogador para muitos anos". E há outro factor potencialmente favorável que não foi esquecido. "Ter o Falcao e o Freddy [Guarín] por perto será uma grande ajuda. Fazendo a adaptação ao país com a ajuda deles, não me parece que futebolisticamente venha a ter dificuldades, até pela forma como se impôs na Argentina em tão pouco tempo." Personalidade |"Quem o vê de fora, parece muito tímido, introvertido e calado. No balneário e no campo, solta-se mais. Desde sempre, habituei-me a vê-lo como um miúdo sério" Remate | "A principal qualidade é o remate com o pé esquerdo: tem força e precisão. É atrevido e dispara quase de qualquer parte do campo. Além disso, sabe usar esse remate forte na marcação de livres" Disciplina | "É um extremo ou um médio que faz o lado esquerdo com grande espírito de sacrifício, garantindo equilíbrios à equipa não só na maneira como defende, mas também nos movimentos de ataque".

Sem comentários: