terça-feira, 19 de julho de 2011

Benfica TV incita à violência e ao ódio clubístico

Conduta da Benfica TV reprovada e advertida pela ERC
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) reprova a conduta da Benfica TV e reitera anteriores advertências por forma a "evitar situações de incitamento à violência e ódio clubístico", conforme deliberação a que a Lusa teve hoje acesso.
A ERC censura a conduta da Benfica TV "por não ter zelado devidamente pela conformidade dos conteúdos transmitidos com os princípios ético legais".
Quanto ao reiterar de advertências, a deliberação salienta "que a responsabilidade social que recai sobre o operador obriga ao cuidado da escolha e tom de intervenção (...), por modo a evitar situações susceptíveis de ser interpretadas como incitadoras à violência e ódio clubístico".
A deliberação do Conselho Regulador da ERC refere-se às palavras de Sérgio Bordalo, comentador do programa Debate, emitido por daquele canal televisivo por cabo a 6 de Abril, que afirmou: "Desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este".
Dias antes, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, havia dedicado o título conquistado no Estádio da Luz, em vitória sobre o Benfica, por 2-1, aos falecidos Pôncio Monteiro e José Maria Pedroto.
A frase de Sérgio Bordalo, proferida no programa de 6 de Abril, na Benfica TV, motivou várias queixas, tendo as mesmas motivado o processo sobre o qual o Conselho Regulador da ERC deliberou no passado dia 5 de Julho, conforme documento a que a Lusa teve acesso.

Sem comentários: