sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O momento do futebol azul e branco (extracto de ojogo)

É mais ou menos consensual que o técnico não está a deslumbrar à frente do FC Porto. Apontam-lhe uma certa falta de traquejo, deficiente leitura de jogo a partir do banco, opinião escudada nas opções discutíveis quando resolve mexer na equipa.
Além destes, há outros reparos em relação à condição física dos jogadores, que, segundo os adeptos ouvidos por O JOGO, não parece ser a ideal. De atenuante apenas o facto de ter herdado um FC Porto a seguir a uma temporada em que a fasquia ficou elevada, depois da conquista de quatro troféus, entre eles a Liga Europa. Apesar da visão crítica, Vítor Pereira recebe um voto de confiança da maioria dos adeptos ouvidos por O JOGO.
Dragaoatento: é evidente que pelos menos para já não está em causa a permanência do Vítor Pereira no comando do Plantel que até é bom, mas simplesmente as suas opções e o actual rendimento da equipa dos dragões. Talvez haja gente que não saiba, ou a quem não lhe ocorre, que o rendimento maior ou menor duma equipa depende da liderança e dos métodos de treinamento. Quero com isto dizer o seguinte: quando a liderança é forte, competente e esclarecida, os métodos de treino são bons e os jogadores trabalham com empenho, os resultados forçosamente acabam por aparecer. Por exemplo: a motivação está relacionada com os aspectos psicológicos que um líder competente tem por obrigação dominar., caso contrário haverá sempre algum défice de rendimento. Depois existem os capítulos da preparação física, técnica e táctica. Destes últimos, a condição física dos jogadores é fundamental, porque ser capaz de correr atrás da bola durante 90 minutos não é para qualquer um. E nesta disciplina há que ter em conta pelo menos: a resistência, a velocidade, a elasticidade e os reflexos. Já dizia o famoso Baeta: o futebol é 90% transpiração e 10% de inspiração.
Relativamente aos aspectos técnicos e tácticos é crucial em primeiro lugar, que os jogadores se conheçam bem quanto às características de cada um, e, se entendam também bem uns com os outros a jogar, ou seja futebolisticamente falando. Seguidamente vem o aperfeiçoamento técnico individual de cada jogador. Depois as jogadas, as quais é mais importante recriar e ensaiar bem, aquelas que normalmente acontecem no decorrer dos jogos (há muitas que são previsíveis), onde entram os lances de bola parada (livres e pontapés de canto...etc). A seguir vem o futebol ao primeiro toque, o treino dos remates à baliza instintivos com repetição exaustiva a fim de aumentar a precisão e potência do chuto. E por fim os automatismos: um jogador coloca a bola num espaço vazio e aparece lá como por obra  e graça do espírito santo o colega para a receber...! Um dos reparos que faço é o facto dos avançados da equipa azul e branca, grande parte das vezes, ficarem parados à espera que a bola lhes chegue aos pés, e como resultado os adversários atentos e concentrados antecipam-se anulando-lhes o lance!
E termino este texto assegurando a quem quiser dar-se ao trabalho de me ler, o seguinte: cada vez mais, a precisão do passe e a velocidade de execução, são preponderantes no futebol moderno.
PS - Álvaro Magalhães, escritor: 
1) A avaliação é péssima, porque a equipa está sem condição física e desorganizada. Fez opções erradas contra o Feirense e piorou contra o Zenit, onde tirou o Fernando do lugar e afastou o homem que estava a segurar o meio-campo à frente da defesa. Depois, tirou o James, o que era impensável, e desequilibrou a equipa toda. Começou bem, mas depois entrou no delírio de começar a inventar, dar, o seu cunho pessoal e desorganizou tudo.
2) Walter finalmente vai ter uma oportunidade. Mas é inacreditável que o FC Porto não tenha mais nenhum ponta-de-lança, porque já se percebeu contra o Feirense que o Walter não conta. É uma lacuna inacreditável. Há o Kléber, porque é o único, mas mesmo o Kléber não me parece o ideal. Acabamos por trocar um ponta-de-lança como o Falcao por nada.
3) Se for o Hulk é uma opção horrível, porque não rende no centro do ataque e, além disso, desperdiça-se um jogador como ele que desequilibra pelas faixas. A solução vai passar por jogar à Barcelona, com três avançados como Hulk, James e Cristian Rodríguez, porque o Varela está numa forma lastimável.
PS1 - "O Atlético de Madrid ainda não pagou a transferência de Radamel Falcao e isso obriga ao adiamento de alguns pagamentos", escreveu a Lusa, com base na mesma fonte do FC Porto. Aliás, o campeão português chegou até a adiar o envio do certificado internacional do colombiano, mas fê-lo, entretanto, e aparentemente sem que a situação tenha sido resolvida!

Sem comentários: