sábado, 3 de setembro de 2011

Só gosto deles quando perdem


2011-09-01 : 
António Pedro Vasconcelos, benfiquista dos sete costados, afirmou no programa da RTPN, Trio de Ataque, de 2011-08-30, que viu o jogo entre o Barcelona e o FC Porto, final da Supertaça Europeia de 2011, e torceu pelo Barcelona. Tiro o meu chapéu a esta afirmação do António Pedro, despida que estava de hipocrisia. Disse ainda que nenhum benfiquista torceria pelo FC Porto assim como o contrário. Dizer o inverso seria o politicamente correcto mas, também, ninguém iria acreditar.
Noutros tempos (os tempos eram outros, dizia ele), em 1987, quando o FC Porto disputou a final da liga dos campeões europeus, em Viena, frente ao então colosso do futebol europeu Bayern de Munique, disse ter torcido pelo Porto, também não admira. Nessa época o Benfica ainda dava um ar da sua graça, ainda tinha a auréola de uma grande equipa mas, depois, quem diria... Apareceu um clubezito lá de cima da província, um clube regional (como lhes dá tanto gozo chamar) que desperta tal como um dragão adormecido, desde a pré-história, e começa a ganhar títulos cá dentro e lá fora. Ganha dimensão europeia e passa a ensombrar o prestígio do Benfica tornando-se o seu principal rival e, quiçá, o seu grande pesadelo.
Os tempos mudaram e, com o ressurgimento do grande FC Porto, os benfiquistas começaram a sentir o tal pesadelo e deixaram de “gostar de futebol”… o futebol, na sua nova perspectiva de o olhar, passou a ser para parolos e tudo isso porque tinham acabado de perder o seu reinado e passaram a andar perturbados e inseguros. Era uma situação nova e ao mesmo tempo estranha para quem estava habituado a ganhar e a mandar no futebol português… a província tinha perdido o respeito pela capital.
O António Pedro Vasconcelos abriu o seu coração benfiquista e demonstrou uma grandeza de alma que é de registar. Os verdadeiros adeptos, a torcida genuína (infelizmente no Benfica, a engrossar a legião dos seis milhões!? a maior parte deles não são genuínos, usam duas ou mais bandeiras, apenas são anti-porto) só torce pelo seu clube e quem disser o contrário ou é um grande hipócrita ou pretende ser, apenas, politicamente correcto. Eu, nestas coisas, não sou hipócrita nem politicamente correcto, só gosto deles quando perdem.
Com um abraço azul e branco e umas baforadas de calor do dragão, para aquecer este final de verão que já vai esfriando…
Por : José Peixoto

Sem comentários: