sábado, 14 de janeiro de 2012

Liga Portuguesa- FC Porto 2 Rio Ave 0

Num jogo sempre muito disputado debaixo de chuva quase torrencial o árbitro Marco Ferreira, da Madeira, decidiu ser a vedeta do jogo! Sempre muito rigoroso a sancionar as faltas do FC Porto e nem sempre a ajuizar bem ficando por marcar algumas faltas favoráveis aos portistas! Gostaria de ver os árbitros a adoptarem critérios tão rigorosos como os que hoje foram aplicados à equipa azul e branca, nos jogos em que intervém o clube da águia e aplicados aos jogadores encarnados.
À atenção do Vítor Pereira!
Dragaoatento, destaque: sem dúvida o James Rodriguez pelos dois excelentes golos que marcou. Na defesa destaque também para Álvaro Pereira e restantes elementos da defesa. No meio campo há a salientar as  acções do Fernando e Defour. E para terminar resta-me formular os votos para que a lesão do Hulk não seja grave, pois é indubitavelmente um elemento que faz a diferença na linha da frente, e por isso, faz realmente muita falta à equipa dos dragões.
Por vezes nem sei o que pensar...! É que os adversários vêm jogar ao Dragão tão bem organizados e compactos que dou comigo a pensar se o Plantel do FC Porto é assim tão melhor do que os Planteis das equipas do meio da tabela classificativa. E a minha conclusão é a seguinte: ou a diferença entre os Planteis não é tão acentuada como em teoria deveria ser, ou os jogadores portistas por excesso de confiança facilitam, ou então o seu Líder não tem competência para conseguir tirar o máximo rendimento da matéria prima que dispõe! 
Outra conclusão a que chego, é que actualmente em face do bom jogo exibido pelas equipas consideradas teoricamente mais fracas, a equipa portista tem de jogar sempre nos limites, isto é, se realmente quiser provar que é mais forte do que as outras equipa contrárias.
Na minha opinião, a equipa defensivamente até estará muito próximo do rendimento ideal, o problema é a estratégia ofensiva, a qual não me convence devido ao fraco rendimento exibido. E não é só pela dificuldade (inépcia, falta de rematadores) que a equipa dos dragões demonstra em desfeitear os guarda-redes contrários, mas também em grande parte devido à imperfeita circulação de bola e aos muitos passes (transviados) imprecisos. É que por vezes os adversários parecem ter os automatismos a funcionar melhor do que os da equipa azul e branca!
FICHA DE JOGO - Liga portuguesa 2011/12, 15.ª jornada
14 de Janeiro de 2012 - Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 24.419 espectadores
 Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)
Assistentes: José Lima e Nelson Moniz
Quarto árbitro: Sílvio Gouveia
 FC PORTO: Helton (cap.); Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro; Fernando, Defour e Belluschi; Rodríguez, Hulk e James
Substituições: Hulk por Kléber (32m), Belluschi por Iturbe (65m) e Rodríguez por Varela (76m)
Não utilizados: Bracali, Mangala, Souza e Alex Sandro
Treinador: Vítor Pereira
 RIO AVE: Huanderson; Jean Sony, Gaspar (cap.), Jeferson e Tiago Pinto; Bruno China, Wires e Jorginho; Kelvin, João Tomás e Yazalde
Substituições: Jorginho por Braga (59m), Kelvin por Mendes (70m) e Yazalde por Saulo (79m)
Não utilizados: Paulo Santos, Pateiro, Zé Gomes e Éder
Treinador: Carlos Brito
 Ao intervalo: 1-0
Marcadores: James (42m e 80m)
Cartões amarelos: Maicon (49m), Gaspar (53m), Bruno China (61m) e Iturbe (83m)
Cartão vermelho: Rolando (94m)

FC Porto um a um – Pedro Marques Costa n’Ojogo
James: simplicidade genial
Helton 6 - Teve de jogar mais com os pés do que com as mãos, o que atesta a noite tranquila que teve. No registo ficou apenas duas defesas simples a remates de Kelvin e Yazalde.
Maicon 5 - As dificuldades para acrescentar qualidade ao jogo ofensivo foram ontem mais evidentes do que nunca. No entanto, nota positiva para o que melhor sabe fazer: defender.
Rolando 5 - Estava a lidar com facilidade com a presença de João Tomás, até que, no último minuto, teve de recorrer à falta - foi expulso - para travar o avançado. Exibição com algumas falhas pouco significativas.
Otamendi 7 - Apesar de o Rio Ave ter criado poucos problemas, teve uma exibição a roçar a perfeição, sobretudo na forma como antecipou - e ganhou - quase todos os lances.
Álvaro Pereira 6 - Terá sido dos jogadores que mais quilómetros correram na noite de ontem. Impressionante disponibilidade física para fazer todo o corredor, embora nem sempre tenha estado bem na hora de cruzar.
Fernando 7 - Está num grande momento de forma e ontem voltou a conseguir manter um ritmo elevado durante toda a partida. Curiosamente, até surgiu mais vezes integrado nas combinações de ataque do que o próprio Defour.
Belluschi 6 - Na ausência de Moutinho e numa noite de menor inspiração ofensiva de Defour, tentou ser, muitas vezes sem sucesso, o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Na segunda parte, surgiu mais aberto sobre o lado direito e, quando estava a subir de produção, acabou por ser substituído.
Defour 5 - Jogou perto de Fernando e, provavelmente por indicação de Vítor Pereira, raramente procurou movimentos de ruptura no meio-campo ofensivo. Apesar disso, foi importante no equilíbrio defensivo da equipa.
Cristián Rodríguez 6 - O mesmo registo esforçado de sempre e um momento em que quase marcou, de cabeça, logo no arranque da segunda parte (47'). Combinou bem com Álvaro Pereira.
Hulk 5 - Uma lesão retirou-o precocemente do jogo, quando até estava a ser um dos mais inspirados da equipa.
Kléber 5 - Continua a parecer um corpo estranho à equipa, sobretudo quando procura jogar longe da área. Teve uma boa oportunidade para marcar, com um remate cruzado, mas Huanderson fez uma grande defesa (57'). Conclusão do dragaoatento: é um elemento que ainda está verde e por isso precisa de ganhar experiência.
Iturbe 4 - Entrou com vontade de se mostrar, mas faltou-lhe o discernimento necessário. Esteve demasiado precipitado
Varela 4 - Regressou à equipa para fazer um bom remate em arco já perto do final (87').

Sem comentários: