domingo, 4 de agosto de 2013

Emirates Cup - Nápoles 1 FC Porto 3

04/08/2013 - Com uma grande segunda parte e golos de Ghilas, Fernández (p.b.) e Licá, o FC Porto despediu-se em grande estilo da Emirates Cup 2013, batendo o Nápoles por 3-1 num jogo em que até esteve em desvantagem no marcador, uma vez mais na sequência de uma grande penalidade. Só de penalaty os adversários dos Dragões, nesta competição, conseguiram marcar.
Curiosamente, também foi assim que o Nápoles chegou ao golo no jogo de hoje. Já perto do intervalo, o juiz inglês Anthony Taylor descortinou uma falta de Fernando sobre Pandev dentro da área portista. O próprio avançado macedónio assumiu a responsabilidade de cobrar o castigo máximo e desfeiteou Helton, apontando o golo que fazia a diferença ao intervalo.
Na segunda parte a exibição da equipa portista já foi diferente para muito melhor. A equipa já teve uma actuação muito mais próxima do seu real valor e como resultado a marcha do marcador favorável em três golos ao conjunto azul e branco. Pelo que após apenas
cinco minutos depois do reatamento, um passe de grande qualidade e visão de Juan Quintero colocou Ghilas na cara de Rafael e o internacional argelino, num toque em habilidade, tão subtil quanto preciso, fez a igualdade no Estádio Emirates (50m).

Já depois de Varela e Fernando terem ficado a centímetros do 2-1, Federico Fernández desviou um cruzamento do mesmo Varela para a própria baliza, começando confirmar-se alguma supremacia da equipa portista o que provocou a tal reviravolta que se adivinhava.
Mesmo em vantagem, o FC Porto não abrandou, continuou em bom ritmo, e Licá passado pouco tempo finalizou em velocidade uma bela jogada.
No lance, Licá pleno de crença e insistência,
aproveitou alguma atrapalhação na defensiva do Nápoles e, com toda a tranquilidade do mundo, fez o 3-1 de pé esquerdo (78m). O FC Porto termina esta Emirates Cup 2013 com uma vitória e uma derrota, trazendo ainda um saldo de golos positivo (3-2) .


Sem Jackson e após uma primeira parte algo incaracterística, os dragões após o descanso já surgiram com outra predisposição e desse modo conseguiram dar uma outra imagem do seu futebol, muito mais próxima do seu nível, do seu real valor!
Marcaram-se três excelentes golos e a equipa provou que quando estiver mais afinada, ou seja, o conjunto melhor entrosado, com os seus talentos mais confiantes, então sim, poderemos ter uma palavra a dizer nos jogos da Champions League.
Curiosamente, não tenho gostado das exibições do Licá e hoje surpreendeu-me pela positiva, com a jogada do excelente golo que marcou, pela velocidade e capacidade técnica que provou dispor! É capaz ser um jogador capaz de fazer a diferença num esquema táctico de contra ataque.
Outro futebolista que muito apreciei foi o Iturbe. E acredito que se o treinador apostar nele, o Iturbe com um pouco mais de ritmo e de confiança nas suas possibilidades, é alguém que vai fazer a diferença.
Na defesa gostei do Helton, muito sereno a sair da baliza e a jogar com os pés. Fucile diligente, esforçado, mas fraco a centrar. Dos centrais acho que neste momento o Otamendi é o melhor, ou seja, o mais eficaz. O Mangala tem velocidade, mas vai ter de moderar o seu ímpeto nas entradas aos adversários, porque os juízes do apito normalmente penalizam essas situações. Na esquerda Alex Sandro tem provado ser bom, só que não me parece que neste momento pelo menos, tenha estaleca para aguentar os 90 minutos. No meio campo: o Fernando quase só sabe destruir. Josué tem um excelente pé esquerdo mas é outro a quem falta força física para aguentar os 90 minutos. Herrera é um jogador com boa técnica e combativo, faltando-lhe apenas estar mais adaptado e entrosado ao futebol da equipa. Varela é sempre o mesmo: alterna lances bem gizados com outros menos conseguidos. Ghilas marcou um belo golo e parece-me ser jogador de contra ataque: tem velocidade e técnica. O Quintero para já demonstrou que é bom a passar e a marcar os lances de bola parada: livres e pontapés canto.
Quanto aos jogadores que foram substituir os colegas: Ricardo, Carlos Eduardo, Diego Reyes e Tiago Rodrigues cumpriram sem dar nas vistas até porque tiveram pouco tempo para desenvolver o seu futebol.
Soluções, construir lances de ataque
Dado que os dragões já estão a defender relativamente bem, vou só fazer um reparo a respeito dos lances ataque. É importante que os avançados não fiquem parados à espera que a bola lhes venha ter aos pés, porque nessa altura terão sempre mais possibilidades de serem desfeiteados (ficarem sem a bola). O esférico tem de ser metido num espaço vazio e o colega a quem é endereçada a bola tem de estar mobilizado e sincronizado para a ir receber em movimento. Mas para isso porém é preciso um muito bom entendimento entre eles de modo a jogarem duns para os outros de olhos fechados.
 
FICHA DE JOGO
Estádio Emirates, em Londres

Árbitro: Anthony Taylor (Inglaterra)
Assistentes: Peter Bankes e Gary Beswick

NÁPOLES: Rafael; Zuniga, Fernández, Gamberini e Radosevic; Dossena, Dzemaili (cap.) e Calaiò; Callejón, Mertens e Pandev
Substituições: Hamsik e Higuaín por Radosevic e Calaio (ao intervalo), Maggio por Pandev (56m), Raul Albiol por Gamberini (62m), Behrami por Callejón (74m) e Novothny por Zuniga (83m)
Treinador: Rafa Benítez

FC PORTO: Helton (cap.); Fucile, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Herrera e Josué; Varela, Ghilas e Quintero
Substituições: Ricardo por Alex Sandro (65m), Iturbe por Quintero (72m), Carlos Eduardo e Licá por Josué e Varela (77m), Diego Reyes por Ghilas (83m) e Tiago Rodrigues por Herrera (89m)
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 1-0
Marcadores:
Pandev (43m, pen.), Ghilas (50m), Fernández (68m) e Licá (78m)
Disciplina: cartão amarelo a Dossena (64m).


04/08/2013 - A opinião do Mr. Paulo Fonseca
"FIZEMOS UM BOM TORNEIO"
Paulo Fonseca faz um balanço positivo na participação do FC Porto na Taça Emirates 2013. O técnico dos Dragões sublinha o facto de só de grande penalidade terem surgido os golos sofridos na competição, revelando optimismo e confiança em relação ao futuro próximo do tricampeão nacional.
“Só sofremos golos de grande penalidade frente a duas excelentes equipas, e isso é algo que nos deve deixar orgulhosos. No cômputo geral, creio que fizemos um bom torneio e deixámos excelentes indicações, pelo que só tenho de estar optimista e confiante quanto à nossa evolução como equipa”, começou por dizer Paulo Fonseca logo após o triunfo sobre o Nápoles.
Relativamente ao jogo, o treinador dos azuis e brancos faz uma avaliação globalmente positiva da exibição frente aos italianos. “Tivemos bons momentos na primeira parte, mas fomos francamente superiores na segunda, na qual chegámos à vantagem por mérito próprio. Parece-me que até poderíamos ter feito mais golos, mas soubemos controlar o jogo e até aproveitámos para lançar alguns jovens num ambiente como este”.
Juan Quintero, que se estreou como titular com a camisola do FC Porto, foi um dos principais protagonistas da vitória sobre o Nápoles. “Acima de tudo, estou feliz por ter tido a oportunidade de ajudar a equipa a conseguir este triunfo, que é muito importante para nos dar ainda mais confiança. Sinto-me bem e jogo onde o treinador quiser. Quero ajudar o FC Porto a ganhar e a conquistar títulos. E no próximo fim-de-semana temos mais um para conquistar”, afirmou o jovem colombiano.

Sem comentários: