domingo, 18 de agosto de 2013

Sport TV1 - Comentadores mais parecem adeptos do Vitória de Setúbal

18/08/2013 - Ao intervalo Vitória de Setúbal 1 FC Porto 0!
Os jornalistas da SportTV1 designados para comentar o jogo mais parecem adeptos ferrenhos e facciosos dos sadinos, tal o tipo de comentários que vêm fazendo, vestindo nitidamente a camisola do Vitória, ou seja, declaradamente anti-portistas.
Resultado Final: Vitória de Setúbal 1 FC Porto 3
Vitória mais que justa dos Dragões que tiveram contra si, ou seja, de lutar contra a excessiva agressividade que o árbitro Capela permitiu aos sadinos.
Tal como era de prever os comandados do Mota treinador do Vitória foram incentivados pelo seu treinador a usarem e abusarem do jogo duro porque sabiam que podiam contar com o critério largo do Capela que só não permitiu que os vitorianos fizessem penalty, mas usou de dualidade de critério no ajuizar das faltas permitindo entradas à margem das leis (duríssimas) contra os portistas e sancionando entradas legais dos azuis e brancos, de modo a emperrar o jogo da equipa azul e branca . Fartou-se de inventar faltas à entrada da área dos dragões contra o FC Porto.
Vitória número 1500 do FC Porto no campeonato.
O facto de o golo do Vitória de Setúbal ter surgido aos 13 minutos ajuda a explicar o falhanço da primeira parte dos Dragões. Antes de Rafael Martins inaugurar o marcador nesse terrível 13.º minuto, já Ruben Vezo tinha cortado sobre a linha um chapéu magistral de Jackson Martínez a Kieszek (5m), o mesmo guardião polaco que, pouco depois, desviou para canto um cruzamento venenoso de Defour (10m). Em desvantagem no marcador e a jogar num relvado muito irregular, o FC Porto prosseguiu na tentativa do empate, que poderia ter chegado em cima do intervalo. Defour deixou Jackson Martínez na cara do golo, mas o cabeceamento do avançado colombiano foi desviado instintivamente por Kieszek, outra vez ele aos 44'.
A segunda parte começou como acabou a primeira, com Kieszek como principal protagonista. Mas entretanto Josué cobrou muito bem uma grande penalidade a castigar falta indiscutível de Dani sobre Jackson Martínez aos 49m. No minuto seguinte ao do golo do empate, o guarda-redes polaco agrediu o médio portista e viu o cartão vermelho directo, deixando os sadinos reduzidos a dez unidades. Paulo Fonseca lançou então Quintero para o jogo e, foi Quintero quem numa jogada genial colocou os dragões a vencer apenas um minuto depois de ter entrado. É caso para dizer, o jovem craque colombiano chegou viu e venceu. Com toda a magia do mundo no seu pé esquerdo, o camisola 10 tirou um defensor sadino do caminho e disparou rumo à glória (61m).
Ainda com bastante tempo para jogar, os portistas continuaram na procura do golo de modo atentar aumentar a vantagem, acabando por consegui-lo
já perto do final, com Jackson Martínez a finalizar em grande estilo uma combinação deliciosa entre Quintero e Josué (88m). E foi ao ritmo de Cha Cha Cha que o tricampeão nacional se despediu do Bonfim...
FICHA DE JOGO
Liga – 1.ª jornada - Estádio do Bonfim, em Setúbal
Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: José Lima e Bruno Trindade

VITÓRIA DE SETÚBAL: Kieszek; Pedro Queirós, Rúben Vezo, Cohene e Nélson Pedroso; Dani, Paulo Tavares e Tiago Terroso; Bruno Sabino, Ramón Cardozo e Rafael Martins
Substituições: Adilson por Bruno Sabino (52m); Jorginho por Rafael Martins (68m); Miguel Pedro por Paulo Tavares (78m)
Não utilizados: Pedro Tiba, Ney Santos, François e Bruninho
Treinador: José Mota

FC PORTO: Helton (cap.); Danilo, Otamendi, Mangala e Alex Sandro; Fernando, Defour e Lucho (cap.); Josué, Jackson Martínez e Licá
Substituições: Quintero por Defour (60m); Herrera por Lucho (82m); Ricardo por Licá (90m+5)
Não utilizados: Fabiano, Abdoulaye, Carlos Eduardo e Ghilas
Treinador: Paulo Fonseca
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Rafael Martins (13m), Josué (49m, pen.), Quintero (61m), Jackson Martínez (88m)
Disciplina: Cartão amarelo a Bruno Sabino (24m), Ramón Cardozo (37m), Fernando (37m), Dani (48m); Josué (50m), Nélson Pedroso (80m), Alex Sandro (84m); Cartão vermelho directo a Kieszek (49m)

 
12’ Rafael Martins.marca. Fernando num mau atraso, que o V. Setúbal aproveita para castigar. Rafael Martins recebe à vontade na área, remata para a primeira defesa de Helton e ainda tem tempo para a recarga.
18’ O FC Porto já soma cinco cantos, mas só Jackson esteve perto do golo.
44’ Excelente passe de Defour e Jackson a cabecear para excelente voo de Kieszek. O empate negado pelo polaco.
48’ Penalty. Castigo máximo para o FC Porto. Falta sobre Jackson e João Capela aponta para a marca dos 11 metros.
49’ Josué marca superiormente sem hipóteses para o Keeper sadino. Bola para um lado e Kieszek para o outro.
49’ Kieszek expulso por tentativa de agressão sobre Josué.
Curiosa a atitude de Kieszek : enquanto jogou no FC Porto foi uma nódoa e por isso foi dispensado, mas agora parecia apostado em provar qualquer coisa…!
53’ Grande confusão junto à tribuna presidencial. Os rufiões sadinos insultam Pinto da Costa. Já há seguranças na zona . É caso para perguntar : afinal o que é que eles querem?! Será que Pinto da Costa pode ser responsabilizado pela inépcia dos sadinos?! Afinal nem é Pinto da Costa que marca os golos do FC Porto! A raiva que certa gente do Sul tem a Pinto da Costa é doentia, é de gente acéfala, sem miolos…!
60’ Entra Quintero para o lugar de Defour
61’ Golo! Magia de Quintero. Classe pura. Sai bem de uma finta e, à entrada da área, remata sem qualquer hipótese de defesa.
82’ Sai Lucho entra Herrera
88’ Golo! Jackson marca de pé esquerdo após passe de Josué.
Notas finais
Os dragões alternaram períodos  de bom futebol com outros menos conseguidos. Notaram-se lapsos comprometedores de alguns jogadores. A defesa ficou mal na fotografia no lance do golo dos sadinos.
Defour e Fernando, apesar de muito esforçados revelaram deficiências.
No ataque Jackson apesar do golo (3º) que marcou revelou não estar a passar um bom momento. Pois foi preciso entrar Quintero para desbloquear um jogo que parecia muito difícil de resolver. Mais uma vez Quintero provou que é craque e que quando estiver completamente adaptado ao futebol dos dragões, será muito difícil tirarem-lhe o lugar na equipa.

Sem comentários: