domingo, 31 de agosto de 2014

Um jogo disputado no rasgadinho

Ao intervalo FC Porto 0 Moreirense 0

A quem estará a procurar agradar o sr. Bruno Esteves de Lisboa?!

Este sr. árbitro, Bruno Esteves de Lisboa, mas inscrito na AF de Setúbal, é um juiz do apito que tem olhos de lince para detectar/inventar faltas contra a equipa portista, mas já é deliberadamente vesgo (cego dum olho) quando devia assinalar falta a favor dos azuis e brancos (extremamente permissivo a favor do adversário dos dragões) e não o faz!
Exemplo disso foi uma falta nítida sobre o Jackson ainda na primeira parte, a que Bruno Esteves pelos vistos não viu ou ajuizou mal.


Destaques no FC Porto: toda a equipa cumpriu bem, mas, há que realçar as actuações de: Fabiano melhor a jogar com os pés, Danilo, Maicon (está outra vez confiante) em grande forma, Martins Indi, José Ángel (na 2ªparte), Rúben melhor do que Casemiro, Óliver, Adrián e Brahimi e Quaresma a espaços. Ah! E Jackson claro!




FC PORTO
MOREIRENSE
3.ª JORNADA
70'  Óliver Torres 82'  Jackson Martínez (c) 87'  Jackson Martínez (c) 
0










Domingo, 31 Agosto 2014 - 18:00

Competição: Primeira Liga - Estádio: Dragão, Porto - Assistência:35.509

Árbitro: Bruno Esteves (Setúbal)

Assistentes: Rui Teixeira e Mário Dionísio

4º Árbitro: Iancu Vasilica

FC Porto: 12 Fabiano, 2 Danilo, 4 Maicon, 3 Martins Indi, 14 José Ángel, 6 Casemiro

8 Brahimi, 30 Óliver Torres, 7 Ricardo Quaresma, 9 Jackson Martínez (c), 18 Adrián López

Suplentes: 25 Andrés Fernández, 5 Ivan Marcano, 10 Quintero, (84' Óliver Torres),

15 Evandro, 16 Herrera, (75' Ricardo Quaresma), 21 Ricardo, 36 Rúben Neves, 


(66' Casemiro)

Treinador: Julen Lopetegui

Moreirense: 87 Marafona, 2 Paulinho, 4 Danielson (6'), 26 Marcelo (85'), 

André Marques (53'), 6 Filipe Melo (c), 8 André Simões, 10 João Pedro, 77 Arsénio, 9 Alex, 

11 Edivaldo

Suplentes: 12 Gideão, 3 Anilton, 7 Diogo Cunha, 17 Jorge Monteiro, (76' Arsénio)

20 Cardozo, (67' Alex), 23 Vítor Gomes, (6' Edivaldo), 70 Gerso

Treinador: Miguel Leal

Opinião portista



Jackson Martínez 2 golos na vitória por 3-0 sobre o Moreirense

​Depois de uma primeira parte desinspirada, em que faltou velocidade e qualidade na circulação de bola, uma segunda parte a nível francamente superior catapultou o FC Porto para uma vitória por 3 - 0 contra um aguerrido conjunto do Moreirense.
Mantendo a baliza de Fabiano inviolada, o conjunto liderado por Lopetegui bateu mesmo um recorde: os Dragões não sofreram golos nos cinco primeiros jogos da temporada, algo inédito na história do clube, ultrapassando o arranque de Villas-Boas, em 2010/11.

O jogo iniciou-se numa toada lenta, sem que os Dragões conseguissem aumentar a velocidade da circulação de bola. O FC Porto não conseguia encontrar espaços na bem montada muralha defensiva da equipa de Moreira de Cónegos e, para além disso, falhava muitos passes no ataque. Entre os 20 e os 30 minutos, os Dragões criaram três boas oportunidades para inaugurar o marcador, no que foi o melhor período dos portistas na primeira parte: Danilo (por duas vezes), José Ángel (após jogada estudada num canto) e Brahimi (que não recebeu um passe de Jackson nas melhores condições) não conseguiram dar o melhor seguimento aos lances.

Este ligeiro ascendente durou pouco pois o Moreirense, logo a seguir, conseguiu voltar a equilibrar a partida, remetendo os Dragões às trocas de bola à saída do seu meio-campo e impedindo que conseguissem chegar com perigo à baliza guardada por Marafona, e a primeira parte terminou com um remate de Danilo por cima da trave.

Consciente de que este resultado não interessava, a equipa portista entrou na segunda parte disposta a alterar o rumo dos acontecimentos e, começou a criar lances de ataque que colocaram mais pressão na defensiva do Moreirense. Foi então que aos 52 minutos, Adrián fez jus a essa disposição, com um remate por cima da trave, seguido por uma bola na barra de Jackson Martínez a um canto de Quaresma e de mais um remate de Danilo no seguimento dum canto (67m). Sentindo que o meio-campo não estava a render o esperado, Lopetegui trocou Casemiro por Rúben Neves e foi este quem começou a jogada do 1-0: passe longo para Quaresma, que descobriu Brahimi no meio da área e o argelino cruzou para conclusão fácil de Óliver Torres ao segundo poste (70m).

Faltava ainda aparecer Jackson Martínez na partida e o colombiano deixou a sua marca para os últimos 10 minutos do jogo. Aos 82m, aproveitando uma saída em falso do guarda-redes Marafona (lance em que Óliver Torres acaba por sair lesionado), deu o melhor seguimento a um cruzamento de José Ángel , com um cabeceamento que selou o seu 64.º golo ao serviço do FC Porto, no jogo 50 que realizou no Estádio do Dragão. Quintero, aos 86m, ainda falhou um penálti, a castigar falta na área sobre o mesmo Jackson Martínez – mas a noite não ia terminar sem mais um golo: Jackson Martínez aproveitou um passe de Adrián López, aos 87m, para rematar à entrada da área, sem hipóteses para Marafona, sentenciando o 3-0 final.


Lopetegui: “Moreirense obrigou-nos a trabalhar muito”

​Lopetegui disse não estar surpreendido com as dificuldades encontradas na primeira metade do jogo, salientando as várias razões para o sucedido: “Durante os 90 minutos de cada jogo temos de trabalhar, amadurecer, criar e encontrar espaços. Foi um jogo complicado, porque isto é futebol profissional, porque ninguém dá nada a ninguém e tudo o que se passou na segunda parte também foi possível pelo que fizemos na primeira parte”. Lopetegui definiu ainda o jogo com o Moreirense como “muito difícil”: “Não há jogos fáceis no futebol. Tivemos pela frente uma equipa que nos obrigou a trabalhar muito e que defendeu bem. Creio que a vitória foi justa e que merecemos vencer por 3-0”.

Afirmando que a entrada de Rúben Neves adveio de uma necessidade de refrescar o meio-campo, por Casemiro ter feito “quatro jogos em 10 dias” e à vontade de ter um jogador que imprimisse “mais ritmo”, Lopetegui realçou o facto do plantel dos Dragões permitir várias soluções: “Procuramos soluções diferentes para jogos diferentes. Temos um plantel em que podemos usar vários jogadores, para jogos diferentes, mantendo sempre a mesma matriz. Penso que somos uma equipa muito fácil de definir. Tentamos, sempre, melhorar a nossa resposta ofensiva e defensivamente consoante as situações”.

Lopetegui recusou dar importância à estrutura de capitães do FC Porto - “não estou habituado a muitos capitães: o capitão é o Jackson e ponto final” – e falou da “nota negativa e triste do dia”: a lesão de Óliver Torres, na jogada que deu o 2-0 ao FC Porto. “Esperemos que não esteja demasiado tempo parado. É uma baixa importante que esperamos recuperar o mais rapidamente possível. Tentaremos encontrar soluções numa posição em que estamos um pouco “justos”.

Falta entrosamento à equipa do FC Porto "B"

FC Porto “B” uma equipa sem consistência, a precisar de muito trabalho

​​Está visto porque o FC Porto “B” não vence os seus jogos e não convence. Uma das razões é porque tem uma equipa inferior à do ano passado. E uma equipa constituída por jogadores habilidosos mas muito jovens, a quem falta experiência e maturidade para enfrentar equipas com futebolistas já maduros, experientes e bem entrosados. Além disso, nas jogadas de ataque (ofensivas) os médios e avançados fartam-se de perder lances devido à falta de precisão dos seus passes e porque ficam parados à espera que a bola lhes chegue aos pés. O resultado é o adversário jogar em antecipação e anular a maior parte dos lances de ataque da equipa …!
O FC Porto B ainda procurou remar contra a maré, mas encontrou uma muralha difícil de ultrapassar e mesmo dispondo de três oportunidades flagrantes de golo, negadas por Serginho a Gonçalo Paciência, Tomás Podstawski e Frédéric, não conseguiu chegar ao triunfo devido a alguma inépcia sua e do árbitro Pedro Vilaça que fez vista grossa a uma grande penalidade cometida sobre Roniel, tendo Ruizinho estabelecido o resultado final na marcação de um livre directo que Kadú (aselhice) não conseguiu segurar (90m+3).


FICHA DE JOGO - FC Porto B - 0 Santa Clara - 1

Segunda Liga, 5.ª jornada - 31 de Agosto de 2014 - Estádio de Pedroso

Árbitro: Pedro Vilaça (Porto)

FC PORTO B: Kadú; Victor Garcia, Reyes, Igor Lichnovsky e Rafa; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro Silva; Frédéric, Gonçalo Paciência (cap.) e Ivo Rodrigues
Substituições: Victor Garcia por David Bruno (46m), Francisco Ramos por Graça (46m) e Ivo Rodrigues por Roniel (64m)

 Não utilizados: Caio, Zé António, Leander Siemann e Pavlovski

 Treinador: Luís Castro

SANTA CLARA: Serginho; Luís Dias, Amoreirinha, Accioly e Mike; Malafaia, Pacheco (cap.) e Davide; Tiago Ronaldo, Ely e Clemente
Substituições: Malafaia por Patas (73m), Davide por Nuno Silva (79m) e Tiago Ronaldo por Ruizinho (85m)

 Não utilizados: Pedro Freitas, Diego Zilio, Guilherme e Materazzi

 Treinador: Cláudio Braga

Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Ruizinho (90m+3)
Disciplina: cartão amarelo para Clemente (14m), Francisco Ramos (38m), Ely (75m), Tiago Ronaldo (81m), Graça (82m), Luís Dias (90m), Leandro Silva (90m+3)

As verdades desportivas dos rivais da segunda circular

31/08/2014 - Dedicado aos lampiões que aqui vêm desatinar

Sobre os casos de corrupção no futebol_Ver aqui

sábado, 30 de agosto de 2014

Convocados para o Moreirense

30/08/2014 - Dois regressos para o jogo com o Moreirense

​Os defesas Marcano e José Ángel são as novidades da convocatória elaborada por Julen Lopetegui tendo em vista a partida com o Moreirense, agendada para este domingo, às 18h00, no Estádio do Dragão, a contar para a terceira jornada da Liga. Comparativamente com a convocatória elaborada pelo técnico espanhol para a recepção ao Lille, para a segunda mão do play-off da UEFA Champions League, saem das escolhas Diego Reyes e Alex Sandro.

Lista de 18 convocados: Andrés Fernández e Fabiano (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, José Ángel, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Óliver Torres e Rúben Neves.


Contra estas equipas é proibido perder pontos, porque é nestes jogos, defrontando equipas do meio da tabela, que por vezes se ganham e perdem campeonatos. Por conseguinte a equipa não pode facilitar e, estou convencido que se jogar o seu normal, isto é, concentrada e com atitude, não há dúvida que os Dragões, ainda para mais, jogando no Dragão, não deixarão fugir os 3 pontos da ordem, que é o que interessa.
Por isso, nada de facilidades e vamos tratar da vida... que amanhã se faz tarde...

Equipa inicial provável: Fabiano
Defesa: Danilo, Maicon, Marcano e Martins Indi
Meio campo: Casemiro, Evandro (Rúben) e Herrera (Quintero)
Ataque: Óliver Torres, Jackson Martinez e Brahimi (Quaresma ou Adrián López)

Entre parentesis as possíveis substituições

Árbitro: 
​​​Bruno Esteves 

Assistentes: Rui Teixeira e Mário Dionísio

Lopetegui, põe em sentido os jornalistas desportivos

29/08/2014 - Lopetegui: “O Moreirense é uma equipa tremendamente organizada”

Domingo 18h00, no Dragão

​Esta sexta-feira, em conferência de imprensa de antevisão da partida de domingo, Julen Lopetegui disse que os Dragões vão encontrar uma equipa “que sabe o que quer em todas as situações de jogo”, acrescentando que os portistas terão de se “apresentar a 100%” para derrotar os minhotos.

Ciente das dificuldades que o FC Porto vai encontrar na partida com a equipa de Moreira de Cónegos, Lopetegui realçou o histórico de resultados tangenciais no confronto entre as equipas: “Vamos encontrar um adversário tremendamente organizado e que ainda não sofreu golos. É uma equipa com maiúsculas, que sabe o que quer em todas as situações de jogo. É uma boa equipa, bem treinada pelo Miguel Leal, e sabemos que vamos encontrar dificuldades”.

FC Porto com quase 100 por cento de favoritismo: "Matemática e futebol não casam. Ele [Arsénio, jogador do Moreirense], disse que temos 99% de favoritismo...Lopetegui realçou que a partida da terceira jornada “começa empatada 0-0”, como todas as outras, e que o FC Porto tem de dar o seu melhor para ultrapassar o Moreirense.
É preciso trabalhar muito para vencer este jogo e temos de nos apresentar a 100%, porque o adversário assim o vai exigir”.

Questionado sobre um recorde que os Dragões podem bater (cinco vitórias seguidas sem sofrer golos no arranque de uma época, superando as quatro alcançadas pelo grupo liderado por André Villas-Boas, em 2010/11), Lopetegui foi lapidar: “Assino já ganhar por 5-4 no domingo. O recorde é-me igual, pois matemática e futebol não casam. Estatísticas, recordes, não me dizem nada: 
existem os objectivos, e tentar superar um rival difícil e conseguir os três pontos numa partida muito importante.


Referindo ainda não saber se pode contar com Alex Sandro para o encontro com o Moreirense, que tem realizado tratamento nas últimas sessões de treino dos Dragões, o técnico espanhol recusou, novamente, falar sobre Ricardo Quaresma, dizendo que “não há nada a falar”: “É mais um jogador, está tudo dito. Quando não há nada a dizer, não se fala. Está a trabalhar bem, como todos, como todos têm que fazer”.

Lopetegui refutou ainda falar sobre o dérbi entre Benfica e Sporting, referindo que “fazer contas no futebol não vale de muito”: “Temos é de conseguir ganhar os nossos três pontos. Todos vamos jogar contra todos. O nosso trabalho está no nosso estádio e em sermos capazes de ultrapassar um rival que nos vai ditar muitas dificuldades”.

"Até ao fecho, o mercado nunca está fechado para nenhum clube. Mas essa é uma questão que não me preocupa neste momento. O importante são os jogadores que estão connosco neste momento e que vão tentar vencer o Moreirense. Depois disso, o mercado é uma questão do clube. O clube já sabe o que pensamos e a partir daí não há muito mais a dizer".

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Jordy Clasie renova pelo Feyenoord

29/08/2014 - 1,5 milhões de euros. Foi este o valor proposto pelo Feyenoord e aceite por Jordy Clasie para renovar o contrato, prolongando o vínculo ao clube por quatro temporadas.

Clasie era um dos alvos dos dragões para reforçar o meio campo, mas a renovação, que liga o médio ao emblema holandês até 2018, inviabiliza uma eventual transferência para os dragões.

"Sinto que posso evoluir no Feyenoord", referiu Clasie, citado pela imprensa holandesa.

Com a renovação, o jogador de 23 anos passa a ser o mais bem pago do plantel e o terceiro em todo o campeonato holandês.

Brasão abençoado de Pedro Marques Lopes

29/08/2014 - Pedro Marques Lopes um preclaro cronista!

Extracto da sua crónica  em A Bola

…Claro que a equipa ainda mostra debilidades, claro que falta transformar em oportunidades de golo o enorme caudal ofensivo e a esmagadora posse de bola, claro que ainda há faltas de concentração (menos a cada jogo, diga-se), claro que não será fácil para Lopetegui gerir um plantel com tanta qualidade e, sobretudo, com tantos jogadores ambiciosos, claro que ao que Lopetegui quer – uma equipa sem equipa base – é dificílimo e exige muito tempo, claro que impor os mesmos níveis de motivação em jogos do campeonato e da Liga dos Campeões em jogadores com horizontes, digamos, muito largos não será fácil. Mas, se com nem dois meses de trabalho em conjunto, com treze novos jogadores, com uma enorme pressão logo de início (não havia jogador que não soubesse da importância da qualificação para a Champions), com esquemas táticos novos, com jogadas de bola parada estudadas (temos vários marcadores e os cantos não são despejos de bolas para a área, aleluia) já se veem tantas coisas boas, há boas razões para os portistas estarem otimistas.
Este FC Porto está a convencer. Mais, estou absolutamente convicto que esta equipa do FC Porto vai dar a todos os portistas grandes alegrias e vai passar à históriacomo uma das mais brilhantes de sempre.

Ainda a procissão vai no adro, “mister”
Lopetegui, na conferência de imprensa após o jogo com o Lille, disse que o adversário não foi suficientemente valorizado – aparentemente, para muito boa gente, um terceiro lugar no campeonato francês é como ficar em terceiro na distrital de Bragança.
O treinador do FC Porto ainda não sabe mas verá que os adversários do FC Porto são sempre acessíveis e que um eventual desaire será uma vergonha sem nome. Por outro lado, as nossas vitórias serão sempre contra uns pernas de pau e remetidas para notas de rodapé.
Bem vindo à nossa realidade, Mister.

Os grandes
Real Madrid, Barcelona, Manchester United e FC Porto. Eis os quatro clubes europeus que contam com 19 presenças na mais importante competição de futebol do mundo. Todos ganharam a prova.
Numa altura em que, como nunca, o investimento na construção das equipas é gigantesco, em que muitas equipas gastam muitos milhões, em que as televisões são a cores e já não se joga de chuteiras de travessas, o FC Porto faz parte da mais estrita elite futebolística. E consegue pertencer a este grupo gastando, comparativamente, tostões.
Não há conversa que altere a realidade, mas, felizmente, há muitos antiácidos disponíveis no mercado.

Reforço dos sub-19 e Evandro

29/08/2014 - Um reforço para os sub-19 e Evandro
Leonardo Ruiz

Jovem colombiano vai jogar na Cidade Invicta por uma temporada, por empréstimo do Atlético Nacional.

Leonardo Acevedo Ruiz, jovem de 18 anos, convenceu a equipa técnica dos sub-19 do FC Porto e vai jogar por uma época no Dragão, por empréstimo do Atlético Nacional. Os dragões ficam com opção de compra.
O atacante colombiano esteve à experiência no Porto e, após 12 golos em cinco jogos, convenceu os responsáveis dos azuis e brancos.

Evandro - "Segredo? Marcação forte e posse de bola"

Evandro o médio que Lopetegui lançou na última meia hora do jogo com o Lille, na segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões, revelou o segredo da equipa para os bons resultados no arranque da época.

"O segredo tem sido a marcação forte e a nossa posse de bola. Sempre que perdemos a bola, os jogadores que estão mais perto recuperam-na rapidamente. Como a bola está quase sempre no nosso pé, desgastamo-nos menos".

O médio brasileiro revelou ainda estar confiante e não temer a forte concorrência. "Confiança em mim eu sempre tive. Respeito muito a concorrência, mas isso só me serve de motivação".

Imbróglio (da autoria do Bruno)

29/08/2014 - Vamos ver até onde vai dar a trapalhada provocada pela arrogância, para não dizer petulância, do novo fanfarrão dos leões, que impõe as regras que bem entende e "mai nada" ...!

Ó Bruno descalça lá esta bota…!


O jornal Daily Mail refere esta quinta-feira que a Premier League está a investigar a transferência do argentino do Sporting para o Manchester United.

A Premier League ainda não reconheceu o contrato de Rojo e a utilização do argentino no próximo jogo do Manchester United, este fim de semana ante o Burnley, está em risco.
Em causa, refere o Daily Mail, está o envolvimento do fundo Doyen Sports no passe do defesa sul-americano e, como se sabe, a participação de terceiros no passe dos jogadores é proibida pela Premier League.

O defesa central argentino Rojo, contratado pelo Manchester United ao Sporting, ainda não é opção para o jogo dos red devils com o Sunderland, na segunda jornada da Liga inglesa. O jogador ainda não tem visto de trabalho para jogar em Inglaterra.

"Ele está em condições de jogar, mas ainda não tem o visto", afirmou Louis Van Gaal, treinador do Manchester United.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Champions League: FC Porto no grupo H e Lopetegui

28/08/2014 - ​Na minha opinião, embora parecendo um grupo fácil para o FC Porto, é no entanto um grupo que pode surpreender porque teoricamente é constituído por, além dos portistas, mais duas equipas, pelo menos, Atl. de Bilbao e Shakhtar Donestsk, que são candidatas, ou seja, com justificadas pretensões, a passar à fase seguinte.
Atenção, que também não convém desvalorizar o BATE Borisov que recentemente em sua casa, aviou o Slovan Bratislava com 3-0!

E não é, como certos comentadores desportivos da nossa praça (televisões), que já à partida consideraram o grupo H um grupo acessível ao FC Porto, talvez com o intuito de desvalorizarem, retirarem mérito ao FC Porto se passar à fase seguinte.


O sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2014/15, que se realizou esta quinta-feira em Nyon, na Suíça, colocou o FC Porto no Grupo H da competição, juntamente com Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Atl. Bilbao (Espanha) e BATE Borisov (Bielorrússia).

O Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano na época passada, vai cumprir a décima presença na fase de grupos da UEFA Champions League, sendo que o melhor que conseguiu foi atingir os quartos-de-final da competição. O croata Srna e os brasileiros Douglas Costas e Luiz Adriano são algumas das principais figuras da equipa comandada por Mircea Lucescu.

O Atl. Bilbao, quarto classificado na passada edição da Liga espanhola, participou apenas por uma vez na fase de grupos da UEFA Champions League (1998/99). Com uma equipa 100 por cento basca, eliminou o Nápoles com um agregado de 4-2 no play-off de acesso (1-1 em Nápoles, 3-1 em Bilbau).

O BATE Borisov, campeão em título da Bielorrússia, parte para a quarta participação na fase de grupos da UEFA Champions League. Na temporada transacta ficou-se pela segunda pré-eliminatória, mas na presente levou a melhor sobre o Slovan Bratislava no play-off de acesso (1-1 em Bratislava, 3-0 em Borisov).

Grupo A
Atlético de Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Olympiakos (Grécia)
Malmö (Suécia)

Grupo B
Real Madrid (Espanha)
Basileia (Suíça)
Liverpool (Inglaterra)
Ludogorets (Bulgária)

Grupo C
Benfica (Portugal)
Zenit (Rússia)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Mónaco (França)

Grupo D
Arsenal (Inglaterra)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)

Grupo E
Bayern Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra)
CSKA Moscovo (Rússia)
AS Roma (Itália)

Grupo F
FC Barcelona (Espanha)
PSG (França)
Ajax (Holanda)
APOEL (Chipre)

Grupo G
Chelsea (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
Sporting (Portugal)
Maribor (Eslovénia)

Grupo H
FC PORTO (Portugal)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Atl. Bilbao (Espanha)
BATE Borisov (Bielorrússia)


Fase de grupos (datas dos jogos)
FC Porto - BATE Borisov         (17 de Setembro)
Shakhtar Donetsk- FC Porto   (30 de Setembro)
FC Porto - Athlétic Bilbao        (21 de Outubro)
Athlétic Bilbao - FC Porto        (5 de Novembro)
BATE Borisov - FC Porto         (25 de Novembro)
FC Porto - Shakhtar Donetsk  (10 de Dezembro)


Lopetegui: “É um grupo difícil e duro”

​​O técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, comentou, em declarações exclusivas ao Porto Canal e a www.fcporto.pt, o resultado do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, que colocou Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov no caminho dos Dragões. O treinador basco assumiu que a discussão do apuramento será “equilibrada e difícil".

“Sabemos que na Champions é sempre complicado. É um grupo difícil e duro, e creio que vai ser muito equilibrado. O Shakhtar Donetsk é um clube que está habitualmente nas rondas de qualificação, nas fases de grupos e nas eliminatórias; o Athletic de Bilbau é uma equipa com uma energia tremenda e com muitíssima força, que mereceu passar a esta fase contra o Nápoles. O BATE Borisov é uma equipa que vai dar origem a complicações por muitas questões diferentes. É um grupo equilibrado e difícil, como não podia ser de outra maneira”, referiu o treinador.

Quanto à visita ao País Basco, de onde é originário, Lopetegui afirma que será “especial”: “É um regresso a Euskadi, à minha terra e isso é sempre bonito. Mas o mais bonito é fazer um bom jogo, num estádio espectacular, com uns adeptos maravilhosos, contra uma equipa muito boa. Vai ser um jogo bonito”.

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

FC Porto B vence o Feirense em Santa Maria da Feira

27/08/2014 - ​Os "bês" assumiram o controlo da partida desde o apito inicial, criando várias oportunidades para se adiantar no marcador, uma das quais a de Víctor García (aos 19 minutos) e duas de Frédéric (tal como no jogo anterior, um dos mais inconformados do FC Porto B) que, com um remate ao poste e um cabeceamento desviado pelo guarda-redes adversário, poderia ter inaugurado o marcador. Esse momento estava reservado, no entanto, para Gonçalo Paciência que, de grande penalidade, fez o 1-0 com que o encontro chegou ao intervalo.

A perder, o Feirense entrou na segunda metade com vontade de dar a volta aos acontecimentos, mas o FC Porto B não se desleixou no ataque: Frédéric correu mais de metade do campo com a bola, tirou Tonel do caminho e rematou colocado, à passagem dos 62 minutos. Foi já à entrada dos dez minutos finais que o Feirense conseguiu reduzir a vantagem dos portistas, com Barge a rematar forte e colocado, sem hipóteses para Kadú.

Até ao final, a equipa da casa pressionou, mas os Dragões conseguiram manter o 2-1 e somaram o primeiro triunfo na competição. A próxima partida dos "bês" é no domingo, com o Santa Clara, às 11h00, no Estádio de Pedroso.

FICHA DE JOGO – Feirense 1 FC Porto B 2

Segunda Liga, 4.ª jornada - 27 de Agosto de 2014
Estádio Marcolino de Castro, em Santa Maria da Feira

Árbitro: Cosme Machado (Braga)
Assistentes: Alfredo Braga e Pedro Fernandes
Quarto árbitro: José Gomes

FEIRENSE: Paiva; Carvalho, Igor, Tiago Jogo, Cafú, Fabinho, Gonçalo Abreu, Tonel, Cris, Fonseca, Barge
Substituições: Cris por Hélder Rodrigues (56m), Gonçalo Abreu por Zé Mário (68m) e Fabinho por Ruben (75m)
Não utilizados: Makandze, Joca, Micael e Leandro
Treinador: Pedro Miguel

FC PORTO B: Kadú; Víctor García, Igor Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Francisco Ramos e Leandro Silva; Frédéric, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues
Substituições: Leandro Silva por Pavlovski (46m), Kayembe por David Bruno (60m) e Gonçalo Paciência por André Silva (75m)
Não utilizados: Caio, Graça, Leander Siemann e Roniel
Treinador: Luís Castro

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Gonçalo Paciência (40m, g.p.), Frédéric (61m) e Barge (81m)

Disciplina: cartão amarelo para Diogo Fonseca (9m), Paiva (20m), Francisco Ramos (29m), Leandro Silva (32m), Igor Lichnovsky (38m), Carvalho (44m), Barge (57m), Gonçalo Paciência (75m), Kadu (90+3m), André Silva (90+4m) e Hélder Rodrigues (90+5m). Cartão vermelho para Tonel (90+2).

Quaresma e os seus tiques de vedeta

27/08/2014 - A Quaresma pede-se humildade e o reconhecimento de que o colectivo esteja sempre em 1º lugar...

1 - É bom que o Quaresma se lembre que foi no FC Porto onde ganhou a maior notoriedade de sempre.

2 – Que foi por imposição sua que saiu do FC Porto para o Inter de Mourinho e  que a partir daí nunca mais conseguiu impor-se nem com o treinador Mourinho, nem com ninguém.

3 – Mais, Quaresma parece esquecer-se que está na curva descendente da sua carreira e se é verdade que lhe sobra experiência, também é verdade que já lhe vai faltando velocidade de pernas, pelos menos já não consegue realizar aqueles piques explosivos de há uns anos atrás.
Por isso, é lógico que Lopetegui opte por jovens que estão na plenitude dos seus recursos físicos e que além disso possuem atributos técnicos que não são de desprezar.

4 – Conclusão: a Quaresma pede-se humildade e o reconhecimento de que a equipa está e estará sempre, em primeiro lugar relativamente às suas ambições individuais (egoísmos).
Os shows para a bancada podem até ser muito bonitos e entretidos, mas nos jogos em que o resultado esteja feito e portanto não seja necessário porfiar/forçar mais, mas só nessas alturas…

Treino após o jogo e René Girard

27/08/2014 - Alex Sandro sofre mialgia na coxa esquerda

Obrigado a deixar o jogo antes ainda do intervalo, devido a uma mialgia na coxa esquerda, Alex Sandro foi a principal ausência do treino do FC Porto, esta manhã, o primeiro depois de garantida a passagem à fase de grupos da Liga dos Campeões.

O lateral-esquerdo, que voltou a ser convocado para a seleção brasileira, juntou-se a Tello, Helton e Opare no boletim clínico dos portistas.

Os titulares do encontro de terça-feira, juntamente com Evandro e Diego Reyes, passaram de forma breve pelo relvado do Olival, tendo recolhido ao ginásio para concluir o trabalho de recuperação.

RENÉ GIRARD: "O FC Porto fez um grande jogo"

"De facto o FC Porto fez um grande jogo", atirou o treinador dos franceses, quando questionado se o resultado (2-0 favorável aos dragões) era justo.

Girard apontou o golo de Brahimi (49') como o ponto de viragem na actuação da sua equipa. "Nos primeiros 15 minutos fomos pressionados, conseguimos reagir e tivemos 20 minutos como queríamos, mas depois tivemos a pouca sorte de sofrer o golo", ressalvou o treinador do Lille, que realçou ainda a superioridade dos portistas no capítulo da preparação física.

"Não havia hipótese em termos físicos e agora é seguir em frente e não olhar mais para trás", finalizou René Girard.

À atenção dos dirigentes da FC Porto- Futebol, SAD

27/08/2014 - Atenção aos reforços da concorrência

Trata-se dum jogador relativamente barato com uma compleição física impressionante, e que se os atributos técnicos equivalerem ao físico, não será de desdenhar estudar uma possível competição pelo passe do atleta...
Por aquilo que pude apreciar é um jogador veloz, rápido a executar, chuto fácil em corrida, potente e preciso.


Sacko: acordo iminente
(trata-se duma excelente aquisição)

Hadi Sacko, sde 1,83 m e 75 kg, deixa o Bordéus para se tornar prestes a ser o 11º reforço para o plantel de Marco Silva

Ainda não é jogador do Sporting, mas segundo consta, o acordo está iminente para a contratação de Sacko por cerca de um milhão de euros, a serem pagos ao Bordéus. Esta quarta-feira, o jornal francês L'Équipe refere que leões e Bordéus chegaram a acordo por 1.4 milhões de euros, tendo ficado ainda definida uma percentagem a receber pelo clube francês numa futura transferência.


PS - É sempre a somar, só sucesso...!


"Agradeço ao Benfica e ao seu presidente, mas prefiro esperar por uma outra oportunidade num outro campeonato", afirmou Abel Hernández, ao sítio "Tuttomercatoweb".


PS1 - Raúl Gudiño (Goalkeeper) por empréstimo

O FC Porto acaba de assegurar mais um reforço mexicano. Trata-se do jovem guarda-redes Raúl Gudiño, do Chivas, internacional de sub-17 que se sagrou vice-campeão Mundial em 2013 na competição disputada nos Emirados Árabes.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

FC Porto de novo na fase de grupos da Champions League

26/08/2014 - FC Porto 2 Lille 0

Numa autêntica noite de Champions, parabéns para a equipa portista que se exibiu em grande estilo. Toda a equipa mostrou grande empenho, atitude e profissionalismo, exibição parecida com as dos bons velhos tempos!


Na minha opinião os melhores

Destaques: em primeiro lugar Casimiro, uma exibição de se lhe tirar o chapéu!
Logo seguido de: Danilo, Maicon, Indi, Herrera, Óliver, Brahimi e Jackson, com os restantes muito perto.


FC PORTO
LILLE
PLAY-OFF, 2.ª MÃO
249'  Brahimi 69'  Jackson Martínez (c) 
0









Competição: UEFA Champions League - Estádio: Dragão, Porto


Assistência:45.208

Árbitro: Svein Oddvar Moen

Assistentes: Kim Thomas Haglund e Frank Andas; Ken Henry Johnsen e Svein-Erik Edvartsen

4º Árbitro:Sven Erik Midthjell

FC Porto: 12 Fabiano, 2 Danilo, 4 Maicon, 3 Martins Indi, 26 Alex Sandro, 6 Casemiro,

36 Rúben Neves, 30 Óliver Torres, 16 Herrera, 8 Brahimi, 9 Jackson Martínez (c)

Suplentes: 25 Andrés Fernández, 13 Reyes, (39' Alex Sandro), 15 Evandro,

(62' Rúben Neves), 10 Quintero, 21 Ricardo, (84' Casemiro), 7 Quaresma, 18 Adrián López

Treinador: Julen Lopetegui


Lille: 1 Enyeama, 18 Béria, 22 Rozehnal, 14 Kjaer (89'), 23 Souaré, 24 Mavuba (c),

5 Gueye (70'), 4 Balmont (81'), 2 Corchia, 26 Roux, 27 Origi,

Suplentes: 16 Elana, 6 Delaplace, (77' Gueye), 9 Rodelin, 13 Soumaoro, 15 Sidibé,

17 Marcos Lopes, (71' Corchia), 20 Ryan Mendes, (67' Roux)

Treinador: René Girard

Opinião da crítica portista:
Ao ultrapassar esta eliminatória com a formação francesa, os Dragões garantiram a 19.ª presença na principal competição europeia de clubes, registo que só FC Barcelona, Real Madrid e Manchester United conseguem igualar.

Primeira parte do FC Porto mas sem golos.

O momento da noite haveria de surgir pouco depois do reatamento. No seguimento duma reentrada forte por parte dos Dragões, Brahimi abriu o livro na cobrança exímia de um livre directo (espectacular) que deixou Enyeama sem reacção (49m).
Os mais de 45 mil portistas nas bancadas festejaram exuberantemente a obra de arte assinada pelo internacional argelino, que ainda se deu ao luxo de assistir Jackson Martínez para o segundo golo da noite (69m). Com um passe açucarado Brahimi serviu Jackson e o capitão portista fez o que melhor sabe, de frente para a baliza rematou de pronto (instintivo, sem preparação) e converteu, mostrando que a veia goleadora exibida neste início de época não é obra do acaso. Em relação à defesa e meio campo, é de realçar que a equipa continua intransponível ao fim de quatro jogos oficiais, zero golos sofridos.

Com classe e, acima de tudo, mérito, o FC Porto ultrapassou o Lille e está na fase de grupos da UEFA Champions League, uma competição que conhece como poucos. Este Dragão merece e a Europa agradece.
Lopetegui: "Fizemos dois jogos magníficos"

​“Foi muito difícil, pois tivemos pela frente um grande adversário. A equipa fez dois jogos magníficos e está de parabéns, pois mereceu ultrapassar esta eliminatória. Os adeptos foram maravilhosos e ajudaram-nos a concretizar um objectivo muito importante para nós, que era estar na UEFA Champions League”, afirmou o técnico espanhol.

“Estamos a construir uma equipa e continuamos a precisar de melhorar em vários aspectos. Fizemos dois grandes jogos frente a uma equipa forte e que exigiu o máximo de nós. Só conseguimos vencer o Lille porque trabalhámos muito para isso”.

“Começámos bem o jogo, mas perdemos fulgor na parte final da primeira parte. Reentrámos forte na segunda e o grande golo do Brahimi deu-nos mais tranquilidade, sabendo, ainda assim, que nunca poderíamos relaxar frente a uma equipa como o Lille”.

Julen Lopetegui : “Uma equipa que quer ser bem sucedida tem de ser forte em todos os sectores”. "Estamos a responder bem em termos defensivos, mas podemos ser ainda melhores. Estamos felizes por estar na UEFA Champions League. É algo muito importante para o clube e para os nossos adeptos”.

Jackson: “Estamos preparados para perseguir as vitórias”

​​ “Fizemos um bom trabalho frente a uma equipa que lutou muito. Estava a ser difícil controlar o jogo e soubemos esperar e organizá-lo, para conseguirmos jogar mais perto uns dos outros. Estou contente pelo apuramento. Penso que tivemos muitas ocasiões de golo e que estivemos bem defensivamente”, destacou o avançado colombiano.

“Os triunfos são colectivos e são mais importantes do que aquilo que posso alcançar individualmente. O importante é que eu esteja bem quando surgirem ocasiões de golo para poder marcar”. Em relação aos adversários futuros, Jackson deixa o aviso: “Há jogos mais difíceis, outros mais tácticos, e temos de tratar de entrar sempre como temos trabalhado na pré-época. Sempre preparados para perseguir as vitórias, como esta, que foi importante”.

“Penso que os adeptos têm de aprender a ajudar a equipa a ultrapassar os momentos difíceis. Em qualquer competição, em qualquer jogo, toda a gente tem de apoiar a equipa - é disso que precisamos. A equipa entrega-se, dá sempre o seu melhor e o apoio ajuda-nos a ultrapassar as dificuldades”.

Maicon: “Foi uma vitória mais do que merecida”

O central brasileiro referiu que a equipa esteve em excelente plano, tanto no Dragão, como no Pierre-Mauroy, em Lille: “Estudámos bastante a equipa do Lille, eliminámos os pontos fortes deles e creio que foi uma vitória mais do que merecida. Somos uma equipa jovem, com personalidade, que gosta de jogar em posse e que foi superior nos dois jogos”.

Maicon afirmou também que “o plantel tem alternativas, com jogadores que completam quem está a jogar” e realçou a justiça do resultado: “A equipa procurou sempre a vitória e conseguimos o nosso principal objectivo, que era a qualificação”.

Lille, Rúben, Moreirense e Sacko

26/08/2014 - Eles aí estão cheios de... confiantes!
Eis a razão porque Lopetegui chamou a atenção da equipa para o perigo de não se levar a sério este Lille que fora joga melhor do que em casa. É que eles em Lille têm de jogar em ataque continuo (algo em que não são bons), o que é muito diferente de colocar um autocarro em frente à sua baliza e explorar o contra ataque venenoso sempre que consigam conquistar a posse da bola, sistema em que normalmente são exímios, hábeis e assertivos!


RENÉ GIRARD

O treinador do Lille afirmou que a sua equipa jogará "com vontade de ganhar" ao FC Porto, na terça-feira, contando com Salomon Kalou para isso.

"Temos que ser eficazes e jogar com determinação, pois trata-se de um jogo com a intensidade própria da Liga dos Campeões", afirmou René Girard, em conferência de imprensa de antevisão da partida marcada para o Estádio do Dragão (19h45).

Segundo René Girard, na primeira mão da eliminatória que decide a passagem à fase de grupos, "o FC Porto não teve mais oportunidades" do que o Lille, "mas esteve melhor", razão pela qual entende que, para discutir o jogo, "há que evitar os erros".

"Temos mais a ganhar do que a perder", disse o treinador, que pretende que a sua equipa faça "um jogo sério, com mais confiança", mesmo sabendo que "não se ganha facilmente a uma equipa como o FC Porto".

Confirmando que o central Marko Basa não poderá jogar (lesionou-se na passada jornada), René Girad revelou que Salomon Kalou se encontra entre as opções: "Está bem fisicamente e poderá fazer parte do onze".

Relativamente a Rony Lopes, médio português, de 18 anos, emprestado ao Lille pelo Manchester City, não confirmou a sua possível utilização, mas elogiou-o: "É um belíssimo jogador, embora ainda novo".

Nolan Roux, avançado do clube francês, admitiu que o Lille tem andado "com dificuldades em concretizar", mas tem fé num bom resultado: "Se não acreditássemos, nem teríamos vindo".

PS - “Um caso sério” por Jorge Maia

Em Lille, Rúben Neves mostrou que pode ser a melhor escolha possível para mais do que um lugar, ganhando ainda espaço no onze de Lopetegui

Em algumas equipas de futebol, como em alguns clássicos da ficção científica, o espaço é a última fronteira. No FC Porto de Lopetegui, por exemplo, a extensão do plantel significa que não há espaço para toda a gente no onze, como de resto ficou evidente em Lille. Aliás, o espanhol já abordou a questão, garantindo que não há titulares, embora provavelmente, e atendendo à qualidade da mão de obra que tem à disposição, o mais correto fosse dizer que são todos titulares. Ora, sendo uma inevitabilidade imposta pelas leis do jogo que alguns deles acabem por ficar de fora, não deixa de ser significativo que Lopetegui tenha feito questão de não abdicar de Rúben Neves no onze inicial, mesmo numa partida que pedia outro tipo de jogador para o lugar de trinco.

No final da vitória do FC Porto sobre o Marítimo, na primeira jornada do campeonato, entre os elogios à exibição do miúdo e à coragem do treinador em lançá-lo, não faltou quem tivesse a clarividência de questionar a viabilidade da aposta do espanhol a longo prazo, desde logo atendendo à presença de Casemiro no plantel, mas também às notícias da iminente chegada de Clasie à equipa. Em Lille, Rúben Neves mostrou que pode mesmo ser a melhor escolha para mais do que um lugar, garantindo, para lá de qualquer dúvida razoável, que é muito mais do que um capricho passageiro de Lopetegui.

PS1 - Moreirense (bazófia?)

Miguel Leal treinador do Moreirense, após o empate com o Braga, referiu que ninguém esperaria ver a sua equipa com quatro pontos somados em duas jornadas

Jogo no Dragão: "As dificuldades vão aumentar de forma significativa, mas como acreditamos no trabalho e isso dá-nos confiança, iremos para o Dragão enfrentar as feras com confiança".

PS1 - E é capaz de não ser só bazófia…!

PS2 - Sacko ...aproveitar os olheiros alheios... (?): L'Équipe 

Este internacional francês, de 20 anos, cujo contrato com o Bordéus expira em 2015, chegou a ser também alvo dos ingleses do Stoke City, mas tudo indica que no seu destino será Alvalade. No domingo passado informou o treinador da equipa francesa, Willy Sagnol, quanto ao seu desejo de mudar de ares.

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Convocados, Árbitro nomeado, Lopetegui e Danilo

25/08/2014 - Para manhã fazer frente ao Lille pede-se um Porto sereno, personalizado, profissional, empenhado, determinado e que a sorte que costuma ajudar os audazes nos acompanhe...

Três regressos para defrontar o Lille

​​​Danilo, Reyes e Quaresma são as novidades da convocatória de 18 atletas elaborada por Julen Lopetegui, tendo em vista o encontro com o Lille, marcado para esta terça-feira, às 19h45, e a disputar no Estádio do Dragão. Comparativamente com a convocatória elaborada pelo técnico espanhol para a deslocação a Paços de Ferreira, para a Liga, saem das escolhas do técnico basco os defesas Marcano e José Ángel e o avançado Tello.

Lista de 18 convocados: Andrés Fernández e Fabiano (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Casemiro, Quaresma, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Reyes, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres e Rúben Neves.

Árbitro norueguês nomeado para o jogo no Estádio do Dragão

Árbitro: ​O norueguês de 35 anos Svein Oddvar Moen
Assistentes: 
Kim Thomas Haglund e Frank Andas
Assistentes adicionais: Ken Henry Johnsen e Svein-Erik Edvartsen
4º Árbitro: Sven Erik Midthjell


LOPETEGUI: «Temos de ser perfeitos»

​​Sem esconder a importância do jogo que se segue no calendário portista, o técnico do FC Porto voltou a garantir que o FC Porto é uma equipa com vontade de ser protagonista na UEFA Champions League. No lançamento da segunda mão do play-off de acesso à fase de grupos da competição, frente ao Lille, o técnico espanhol acredita que a sua equipa tem de atingir a perfeição para repetir o triunfo do primeiro jogo.

“O que espero e acredito é que será um jogo tremendamente complicado, frente a uma equipa que quererá dar a volta à eliminatória. Vamos ver o que teremos de mudar na nossa estratégia, mas temos de ser perfeitos para conseguir vencer o Lille, defensiva e ofensivamente. Estamos no intervalo de um jogo em que temos de fazer as coisas ainda melhor. O Lille tem a intenção de ser protagonista e cabe-nos a nós contrariar isso”, começou por afirmar Julen Lopetegui.

Considerando que o jogo frente ao Lille será “diferente” do de Paços de Ferreira, o treinador portista alerta para a necessidade dos Dragões se preocuparem essencialmente com o seu próprio trabalho. “Vai ser um jogo diferente do último que jogámos. A exigência será maior e teremos de ser muito fortes em dois processos: a defender e a atacar. O Lille quer vencer e passar a eliminatória, mas temos de preocuparmo-nos acima de tudo com aquilo que temos de fazer”.

Em jogo está a 19.ª presença do FC Porto na fase de grupos da UEFA Champions League, um registo histórico apenas partilhado por FC Barcelona, Real Madrid e Manchester United. “É um jogo importante, não o negamos. Aceitamos a responsabilidade com esperança e vontade de sermos protagonistas. É uma grande oportunidade para estarmos na UEFA Champions League. Temos consciência do que vamos encontrar frente ao Lille, mas acredito que a equipa está preparada para responder às exigências”.

Sobre Aboubakar, o mais recente reforço do plantel que comanda, Julen Lopetegui deixou elogios ao avançado internacional camaronês ex-Lorient (França). “É um jogador que apreciamos e estamos felizes por tê-lo connosco. Poderá ajudar-nos muito ao longo da temporada”, considerou o técnico.

DANILO: “As expectativas são elevadas”

​​Sem menosprezar o valor do Lille, que chegará ao Estádio do Dragão com o intuito de dar a volta à eliminatória, Danilo garante que a motivação do grupo de trabalho está em alta para o decisivo jogo do play-off de acesso à fase de grupos da UEFA Champions League. O defesa portista acredita ainda que o Estádio do Dragão voltará a encher no apoio à equipa.

“As expectativas são elevadas e estamos muito motivados para este jogo. Temos de estar ao nosso melhor nível para conseguirmos voltar a vencer o Lille e ultrapassarmos esta eliminatória. Queremos muito estar na UEFA Champions League”, assegurou Danilo, ao lado do treinador Julen Lopetegui, na conferência de imprensa de antevisão à recepção ao Lille, marcada para esta terça-feira, às 19h45.

Ao fim de três jogos oficiais, o FC Porto continua sem sofrer golos, registo que, para o camisola 2, “é mérito de toda equipa”. Danilo garante que o plantel está “100 por cento focado no Lille” e espera um Estádio do Dragão em efervescência esta terça-feira. “Não preciso chamar os adeptos do FC Porto, pois eles estão sempre connosco. Tenho a certeza de que vamos ter o estádio cheio a empurrar-nos para a vitória”.

Lopetegui: equipa cansada, Aboubakar e Rúben

25/08/2014 - Como já aqui referi, é público e Lopetegui reconheceu, a segunda parte dos dragões não foi famosa porque diz o técnico a equipa está cansada e é preciso recuperar, mas quero crer, que além disso, temos de atribuir algum mérito à equipa do Paços que tentou recuperar, aventurou-se mais no ataque, pressionou com coragem, passando a jogar pelas alas com competência e assim conseguiu construir boas jogadas pelos flancos criando muito perigo na extrema defesa azul e branca.

Julen Lopetegui
O FC Porto venceu o Paços de Ferreira por 1-0, na segunda jornada do campeonato e o treinador dos dragões, destacou os primeiros 45 minutos realizados pelos azuis e brancos.

"Penso que na primeira parte fomos superiores. Na segunda, demos um passo atrás. Ainda assim, a equipa soube sofrer e trabalhámos para conseguir os três pontos", começou por dizer, na zona de entrevistas rápidas.

Relativamente ao jogo com o Lille, na segunda mão do play-off de acesso à Liga dos Campeões, Lopetegui sublinhou que a equipa precisa recuperar do esforço físico para garantir um lugar na fase de grupos da competição.

"Vai ser uma partida muito dura e a equipa está muito cansada. Temos de recuperar".

O sonho de Aboubakar

No dia em que foi anunciado como reforço do FC Porto para as próximas quatro temporadas, o internacional camaronês Vincent Aboubakar declarou ao Porto Canal que o salto do Lorient (França) para o Dragão é a realização de um sonho. "Sei que estou num grande clube da Europa. É um clube muito respeitado.

Convidado a definir-se, escolheu o predicado "solidário": "Estou pronto para ajudar e espero conseguir coisas grandes com o FC Porto".

As metas para a primeira etapa de Aboubakar no FC Porto já estão definidas: "Coletivamente, sei que o mais importante é recuperar o título, é dar de novo essa alegria aos nossos adeptos. Tenho de corresponder à aposta que fizeram em mim. Individualmente, passa por acrescentar algo mais à equipa. Vim para ajudar".

Questionado acerca da escolha da camisola 99, com a qual sucede a Vítor Baía, Aboubakar explicou estar consciente do estatuto que esse número implica, embora o desafio de estar à altura do antigo guarda-redes não o intimide. "Sei que é difícil, sei que ele foi muito grande aqui. Com trabalho, penso que tudo se pode conquistar".

Rúben Neves

Rúben Neves mereceu a confiança de Lopetegui pela terceira vez consecutiva, e até voltou a fazer uma exibição segura no meio-campo, mas nem por isso deixou de ouvir constantemente o seu nome a ser gritado pelo treinador.

Lopetegui fartou-se de lhe corrigir a posição em campo, a maior parte das vezes a pedir-lhe para baixar no terreno para oferecer linhas de passe na saída de bola.

domingo, 24 de agosto de 2014

FC Porto B 1 União da Madeira 1 e sub-19 vencem Oliveirense

23 de Agosto de 2014 - Segunda Liga, 3.ª jornada
Estádio de Pedroso, Vila Nova de Gaia

Árbitro: João Capela (Lisboa)
Assistentes: Paulo Soares e Pedro Felisberto
Quarto árbitro: Sérgio Jesus

FC PORTO B: Kadú; David Bruno, Lichnovsky, Zé António e Kayembe; Tomás Podstawski, Frédéric e Francisco Ramos; Pavlovski, Gonçalo Paciência (cap.) e Ivo
Substituições: Frédéric por Roniel (67m), Pavlovski por Graça (73m) e Gonçalo Paciência por André Silva (82m)
Não utilizados: Caio, Rafa, Siemann, e Célestin
Treinador: Luís Castro

U. MADEIRA: Pedro Trigueira; Carlos Manuel, Zarabi (cap.), Diogo Coelho e Dasse; Soares, Zé Luís e Roberto; Élio, Fidalgo e Calé
Substituições: Diogo Coelho por Frédéric Mendy (62m), Calé por Kisley (62m), Hélio por Ayerton (75m)
Não utilizados: Ricardo Campos, Michel Babo, Edson Almeida e André Vinícius
Treinador: Vitor Oliveira

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Hélio (45m) e Gonçalo Paciência (55m, pen.)

Disciplina: cartão amarelo a Roberto (54m), Soares (57m), Gonçalo Paciência (57m), Kayembe (64m), Zarabi (70m)

Triunfo expressivo em Oliveira de Azeméis (5-0)

​A equipa Sub-19 venceu este sábado a UD Oliveirense (5-0), no Campo Quinta do Covo, em jogo a contar para a terceira jornada da primeira fase do Campeonato Nacional de Juniores A

Depois da derrota frente ao Rio Ave na ronda anterior (1-2), os jovens Dragões regressaram assim às vitórias num jogo dominado do princípio ao fim pelos azuis e brancos. Rui Pedro, que brilhou com um hat-trick (19, 64 e 88m), Ruben Macedo, de grande penalidade (42m) e Bruno Costa (52m) foram os marcadores de serviço nos portistas

A equipa comandada por António Folha alinhou com João Costa (g.r.), Rui Silva, Jorge, Verdasca, David, Fidelis, Bruno Costa (José Pedro, 70m), Clever (cap.), Rui Pedro, Elvis (João Cardoso, 64m) e Ruben Macedo (Luís Mata, 70m).


PS- A atitude de Quaresma_Dragão até à morte

Vincent Aboubakar o novo reforço do ataque portista

24/08/2014 - ABOUBAKAR É REFORÇO

​​Vincent Aboubakar, internacional camaronês de 22 anos, é o novo reforço do FC Porto. O avançado, proveniente do Lorient (França), assinou um contrato válido até 30 de Julho de 2018.

Vincente Aboubakar já presente no regresso ao trabalho

​Internacional camaronês foi a novidade do treino, marcado também pelas ausências de Helton, Opare, Alex Sandro e Tello

​Aboubakar, internacional camaronês e novo reforço do FC Porto, foi a principal novidade no regresso ao trabalho dos Dragões após a vitória em Paços de Ferreira, deste sábado, por 1-0, para a segunda jornada da Liga. No treino deste domingo, que marcou o início da preparação para a segunda mão do play-off da Champions League, com o Lille, agendado para terça-feira, pelas 19h45, no Estádio do Dragão, Julen Lopetegui não pôde contar com quatro atletas.

Helton (treino condicionado e trabalho de ginásio), Opare (tratamento), Alex Sandro (tratamento a uma contusão na face externa da coxa esquerda) e Tello (tratamento a uma microrrotura na face posterior da coxa direita) foram os únicos jogadores que não estiveram às ordens de Julen Lopetegui na única sessão de trabalho do dia, realizada no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.

Os Dragões voltam a treinar na segunda-feira, às 11h00, no Estádio do Dragão, com 15 minutos do ensaio abertos à comunicação social. Pelas 12h45, Julen Lopetegui e um jogador farão, em conferência de imprensa, a antevisão da segunda mão do play-off da Champions League.

Vincent Aboubakar_Ver aqui

sábado, 23 de agosto de 2014

Uma vitória suada em Paços Ferreira

O FC Porto vence o Paços Ferreira pela margem mínima o que diz bem das dificuldades que a equipa portista enfrentou para levar de vencida esta equipa do Paulo Fonseca bem organizada e entrosada, a praticar um futebol de contra ataque, defendendo cá atrás com muita gente mas distendendo-se também com bastantes elementos sempre que de posse da bola.
A primeira parte foi nitidamente dos Dragões, e, sendo que no tempo complementar o Paços cresceu, veio mais para a frente e tentou com grande atitude e algumas jogadas pelos flancos de belo efeito marcar, pelo que esteve quase, só não marcou por um triz.
A equipa portista pareceu acusar o esforço na segunda parte, mas acredito que mais pelo mérito do Paços do que demérito da equipa portista esta oscilou entre o bom e o menos bom. Uma prática que a equipa do FC Porto deve abandonar são os passes para trás para o Fabiano, pelo menos enquanto ele não revelar segurança com a bola nos pés.

Outro elemento que se destacou mas por ser inofensivo foi o Adrian Lopez. Não sei se por falta de ritmo competitivo, se por ainda não estar bem entrosado na equipa, o que é certo é que foi pouco menos que inofensivo na área do Paços.

FC PAÇOS DE FERREIRA
FC PORTO
2.ª JORNADA
0
140'  Jackson Martínez (c.) 








Sábado, 23 Agosto 2014 - 18:00

Competição:Primeira Liga - Estádio: Capital do Móvel, Paços de Ferreira

Árbitro: Manuel Mota (Braga)

Assistentes: Paulo Vieira e Jorge Oliveira

4º Árbitro: Cosme Machado

Paços Ferreira: 1 Rafael Defendi, 13 Jailson, 6 Ricardo Ferreira (56'), 19 Ricardo, 5 Hélder

Lopes (15'), 88 Seri (5'), 10 Sérgio Oliveira (88'), 7 Minhoca (61'), 81 Manuel José (c) (36'),

9 Cícero, 16 Hurtado

Suplentes: 45 António Filipe, 3 Flávio Boaventura, 8 Valkenedy, 15 Nélson Pedroso, 17 Vasco Rocha, (72' Manuel José), 30 Barnes Osei, (30' Hurtado), 77 Rúben Ribeiro
(80' Minhoca)

Treinador: Paulo Fonseca


FC Porto: 12 Fabiano, 21 Ricardo, 4 Maicon (64'), 3 Martins Indi, 26 Alex Sandro (53'),

6 Casemiro, 36 Rúben Neves, 15 Evandro (23'), 11 Cristian Tello, 9 Jackson Martínez (c.)

18 Adrián López

Suplentes: 25 Andrés Fernández, 5 Marcano, 8 Brahimi, 10 Quintero, (18' Cristian Tello)

14 José Ángel, 16 Herrera, (57' Evandro), 30 Óliver Torres (79'), (65' Rúben Neves)

Treinador: Julen Lopetegui

A voz da crítica portista

Jackson Martínez foi a figura do encontro deste sábado, em que o FC Porto venceu o Paços de Ferreira (1-0), ao marcar o seu terceiro golo em três épocas no estádio dos pacenses, confirmando a segunda vitória consecutiva do FC Porto na Liga 2014/15. Num campo tradicionalmente difícil, os Dragões repetiram o resultado da época passada, exactamente com o mesmo protagonista, num bom presságio para o jogo de terça-feira, com o Lille, da segunda mão do play-off da Champions League (19h45).

Com quatro novidades na equipa inicial face ao encontro em Lille - Ricardo, Evandro, Tello e Adrián López foram titulares em vez de: Danilo, Herrera, Brahimi e Óliver; os Dragões começaram o jogo a tentar impor o ritmo que tem sido a marca do seu Técnico: posse de bola e domínio territorial do desafio. Aos 18 minutos, surgiu a primeira contrariedade para os portistas, com Tello a sair lesionado, dando lugar a Quintero. Só à passagem dos 20 minutos é que a formação visitada subiu um pouco mais no terreno, tentando surpreender a defensiva do FC Porto com lançamentos longos que eram resolvidos com tranquilidade.

Na frente, faltava um clique, algo que desse continuidade ao amplo domínio de jogo do FC Porto. E esse clique veio aos 40 minutos, a partir dum alívio a um canto (o 8.º do jogo para os Dragões): Alex Sandro recuperou a bola, colocou-a em Quintero que, desmarcado na direita, lançou a bola para Jackson. O capitão, no segundo poste, não desperdiçou a oportunidade e marcou o seu terceiro golo em três jogos no campo do Paços de Ferreira, fazendo o resultado ao intervalo (1-0).

O primeiro remate da segunda parte foi de Casemiro (49m), mantendo-se a toada da partida, com o domínio territorial dos comandados de Julen Lopetegui (a posse de bola, ao intervalo, era de 70%, favorável aos portistas) e a equipa do Paços mais na expectativa , à espreita de espaços nas costas da defesa portista. No entanto, as duas melhores oportunidades do início da segunda parte foram mesmo da equipa do Paços: Cícero cabeceou por cima da baliza de Fabiano aos 55m e, cinco minutos depois, foi Hélder Lopes que enviou a bola por cima do travessão.

A entrada de Herrera e Óliver foram a forma encontrada por Lopetegui para tentar estancar o futebol do Paços Ferreira , e, evitar males maiores na baliza portista. Refrescando o meio-campo portista e tentando forçar de novo o Paços de Ferreira a concentrar-se no seu meio campo. Herrera rematou aos 70 minutos à figura de Defendi (após grande jogada de Ricardo na direita), numa altura em que o jogo estava mais “partido”, com ambas as equipas a tentar impor mais pressão sobre o portador da bola.

O meio-campo portista passou então comandar o jogo e o Paços de Ferreira não criou mais oportunidades de perigo até ao final, apesar de algum ascendente no jogo. O último sinal "mais" na partida até foi do FC Porto, com Quintero, aos 90 minutos, a rematar a bola por cima da baliza de Defendi. O encontro terminou mesmo com a vitória dos portistas por 1-0, na 12.ª vitória em 17 jogos em Paços de Ferreira para a Liga, num jogo em que os Dragões demonstraram a sempre necessária capacidade de sofrimento com que se fazem as equipas vencedoras.


Lopetegui : “Vencemos um jogo difícil”

Jackson Martínez realçou a importância do triunfo em Paços de Ferreira

​Satisfeito pela segunda vitória consecutiva no campeonato, que é a terceira em outros tantos jogos oficiais, Julen Lopetegui considera que o FC Porto foi melhor nos primeiros 45 minutos, mas sentiu “maiores dificuldades” na segunda (tal como considerei no meu comentário). Agora, o técnico basco já aponta baterias para o segundo jogo frente ao Lille, referente à segunda mão do play-off de acesso à UEFA Champions League, agendado para terça-feira, às 19h45, no Estádio do Dragão.

“Fomos superiores na primeira parte, mas demos um passo atrás na segunda e sentimos maiores dificuldades. Soubemos sofrer e vencemos um jogo difícil, frente a uma equipa muito aguerrida e organizada. Foi um jogo muito exigente e a equipa sente-se cansada, pelo que agora o importante é recuperar os jogadores para o próximo jogo, que é já na terça-feira e que todos sabemos ser importante para nós”, afirmou Julen Lopetegui no flash interview que se seguiu ao triunfo sobre o Paços de Ferreira (1-0).

Jackson Martínez, o autor do único golo do jogo em Paços de Ferreira, salientou a importância da vitória e voltou a declarar que é feliz de Dragão ao peito. “Sabíamos que íamos sentir dificuldades, depois do que vimos no Benfica-P. Ferreira. Foi um jogo difícil, que se definiu em pequenos detalhes e estamos satisfeitos por termos conquistado uma vitória importante. Apenas prometo dar o máximo em todos os jogos, os golos são consequência do trabalho da equipa, pois eu não os marco sozinho. Fala-se sempre, mas estou concentrado no meu trabalho e no meu clube, que é o FC Porto”.


PS - Paços Ferreira 0 FC Porto 1_ Resumo do jogo

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Convocados para Paços Ferreira e Paulo Fonseca

22/08/2014 - Atenção que o Paulo Fonseca (podendo-se considerar brio profissional, complexo de frustração, ou tentar provar qualquer coisa) que não teve sucesso no Dragão é muito capaz de ter preparado o Paços Ferreira para criar alguma surpresa, isto é, tentar derrotar o seu ex-clube.

MARCANO em estreia nos convocados para Paços Ferreira

​A chamada de Marcano é a grande novidade da convocatória de 18 atletas elaborada por Julen Lopetegui, tendo em vista o encontro com o Paços de Ferreira, marcado para este sábado às 18h00, e a disputar no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira. Comparativamente com a convocatória elaborada pelo técnico espanhol para a deslocação a Lille, saem das escolhas do técnico basco Danilo, Quaresma e Reyes.

No último ensaio antes da deslocação ao recinto dos pacenses, que se realizou na manhã desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto-Gaia, treinaram 25 jogadores.

Lista de 18 convocados: Andrés Fernández e Fabiano (g.r.); Martins Indi, Maicon, Marcano, Casemiro, Brahimi, Jackson Martínez, Quintero, Tello, José Ángel, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Alex Sandro, Óliver Torres e Rúben Neves.

Lopetegui quer a equipa 100% focada no Paços Ferreira

Técnico espanhol defendeu “mentalidade competitiva elevada” como chave para o jogo da segunda jornada da Liga

​Julen Lopetegui realçou que o FC Porto vai encontrar “um adversário que esteve toda a semana a trabalhar o jogo com muito cuidado e esmero”, enquanto o FC Porto aterrou "há pouco menos de 24 horas" proveniente de Lille: “Vamos encontrar um adversário que fez um bom jogo contra o Benfica. Teve uma primeira parte muito boa, com várias acções de golo e até dispôs de um penálti. É uma equipa bem trabalhada pelo Paulo Fonseca, que é um magnífico treinador e já fez um bom trabalho anteriormente no Paços de Ferreira e também no FC Porto, mesmo não obtendo os resultados que pretendia”.

Lopetegui realçou que só há uma forma de encarar a partida que marca o regresso ao campeonato nacional após a vitória em Lille, por 1-0, no play-off da Champions League: “Temos de estar mental e fisicamente preparados para enfrentar um adversário duríssimo e forte. A motivação e a mentalidade competitiva têm de ser elevadas e é preciso que a energia esteja focada a 100% no jogo de Paços de Ferreira”.
O técnico do FC Porto revelou que pretende uma equipa personalizada para a partida com os pacenses: “Quando tivermos a bola, vamos tentar jogar da maneira que trabalhámos e nos sentimos confortáveis, e sem bola vamos tentar fazer o mesmo. Queremos competir bem, atacar bem e defender bem, joguemos onde joguemos. Nós temos uma ideia, o adversário tem outra: queremos ser nós próprios, sabendo que temos um adversário que vai utilizar as suas próprias armas”.

O técnico basco destacou o facto dos Dragões terem vários elementos para uma mesma posição para garantir que a equipa está preparada para as oscilações naturais dos jogadores durante a época: “Temos um plantel de equipa grande. Tentaremos estar preparados para o momento de cada um dos jogadores e atentos para que esse momento nos faça idealizar uma equipa inicial, pois só jogam 11 e, depois, mais três suplentes. Quando se joga a cada três dias, há muitos factores a ter em conta e temos de tentar tomar a decisão correcta face a todas as variáveis de cada jogo”.

Reforçando a juventude e as várias mudanças que foram operadas no plantel, Lopetegui afirmou ainda que há muito trabalho pela frente: “Se uma equipa que está feita e construída tem de melhorar continuamente, nós ainda temos mais para fazer. Estamos em Agosto e temos de estar atentos para melhorar em muitos aspectos”.


ÁRBITRO: Manuel Mota (37 anos)

ASSISTENTES: Paulo Vieira, Jorge Oliveira

4º ÁRBITRO: Cosme Machado

OBSERVADOR(ES): Joel Amado

DELEGADO(S): Fernando Silva, António Soares

Rúben Neves e Quaresma

22/08/2014 - Rúben um médio formado no clube na posição de trinco, e que tanto no clube como nas selecções jogou sempre nessa posição, mas que Lopetegui dadas as suas características: qualidades técnicas, maturidade e profissionalismo; viu nele condições para jogar mais à frente, e vai daí resolveu experimentá-lo nos treinos numa espécie de 8 de modo a ver se se confirmava a sua teoria, porque a resultar tenciona confiar-lhe outras tarefas na equipa e eventualmente ter o Rúben a desempenhar em mais do que uma função na equipa.
O que é certo é que Rúben Neves mostrou-se confortável nas suas novas funções no jogo de Lille, correspondendo ao que Lopetegui vinha ensaiando nos treinos há já algumas semanas e que pretende consolidar ao longo da época. Pelos vistos Lopetegui entende que há jogos que pedem outro perfil de pivô defensivo, mas que tal não será um entrave à convocação de Rúben Neves para desempenhar outras missões na equipa. Daí estar atentar prepará-lo nos treinos para poder potenciá-lo noutras funções, e os testes a que tem sido submetido em competição comprovam o acerto das ideias do Técnico.

Rúben Neves foi, dizem as estatísticas da Opta, o jogador que mais bolas colocou na área no Lille-FC Porto (9), mas também o que mais dribles completou (5) e o que mais ensaiou o remate (3). Dados que, a par do que foi visível e amplamente reconhecido, confirmam Rúben Neves como solução para mais do que uma tarefa em campo, mas que também lhe dão garantias de grande utilidade ao longo da temporada. Isto é muito importante na medida em que a sua titularidade parecia ameaçada à luz da previsível chegada de mais um médio e da afirmação de Casemiro competente nas missões que lhe foram confiadas em Lille.



Também eu sou de opinião que o Rúben possui características físicas e técnicas que lhe permitem jogar em qualquer posição do meio campo, e por isso estou 100% de acordo com Lopetegui, pois dadas as características do Rúben pode  jogar mais à frente como uma espécie de interior...

Até tenho uma dúvida: não estará ali um pequeno "Deco" em potência?! Domina bem a bola, recepção e passe com precisão, dribla bem, remata bem à baliza... é preciso mais?


Declarações de Quaresma

"Muito chateado? Não. É normal que todos os jogadores queiram jogar. Eu não fujo à regra", começou por dizer, antes de revelar o que lhe disse Lopetegui no final do encontro.
"Deu-me os parabéns, tal como aos meus companheiros. Nada mais".
Sobre a saída repentina para o balneário, após o apito final, Quaresma não se alongou nos comentários, dando apenas a certeza de que não há qualquer problema com o treinador. "Não comecem a fazer filmes. Não me foi chamar nem aconteceu nada disso. Fui para o balneário normalmente. A minha equipa está de parabéns".

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Aboubakar, Abel Hernández e árbitros nomeados

21/08/2014 - Treinador do Lorient confirma saída de Aboubakar

Sylvain Ripoll, treinador do Lorient:  "Perdemos um jogador importante".

"O Aboubakar está de saída, parece que o dia de hoje será decisivo", disse esta quinta-feira Sylvain Ripoll, treinador do Lorient. O avançado camaronês do clube da Ligue 1 foi hoje dado, pelo jornal francês L'Équipe, como reforço do FC Porto.
"Perdemos um jogador importante, mas é assim o futebol", referiu Ripoll.

PS - Abel Hernández referenciado pelo FC Porto

O avançado uruguaio joga no Palermo, tendo sido o melhor marcador da equipa da Série B na temporada passada.

Abel Hernández é um dos avançados referenciados pelo FC Porto, avança esta quinta-feira a Antena 1. A rádio pública aponta o avançado uruguaio do Palermo como a opção para o caso de Jackson deixar o Dragão antes do encerramento do mercado de transferências, a 31 de Agosto.
Hernández, que este verão tem sido ligado ao Newcastle, da Premier League, tem 24 anos e joga no Palermo desde 2009, tendo somado 31 golos em 11 jogos.

PS1 - I LIGA - Árbitros nomeados para a 2ª jornada

Manuel Mota estará no Paços de Ferreira-FC Porto, Marco Ferreira dirigirá o Boavista-Benfica e Nuno Almeida o Sporting-Arouca.

Sexta-feira

V. Guimarães - Penafiel, Pedro Proença

Sábado

Marítimo - Académica, Vasco Santos

P. Ferreira - FC Porto, Manuel Mota

Sporting - Arouca, Nuno Almeida

Domingo

Belenenses - Nacional, Carlos Xistra

V. Setúbal - Gil Vicente, Hugo Miguel

Estoril - Rio Ave, Olegário Benquerença

Boavista - Benfica, Marco Ferreira

Segunda-feira

Moreirense - Braga, Bruno Paixão

Brahimi feliz por estar no FC Porto

21/08/2014 - "Não estou triste por não ter assinado por Bayern ou PSG. A minha ambição era representar um clube grande, e consegui. Estou aqui para aprender ainda mais. O FC Porto é outro mundo. Está muito à frente de qualquer coisa que já tenha experimentado. Tudo é fantástico. O estádio,as infraestruturas, os adeptos... todas as condições estão reunidas para trabalhar e crescer (evoluir). Estou muito feliz", começou por dizer, em declarações à imprensa argelina.

"Qualquer jogador gostaria de jogar no PSG mas, por enquanto, estou feliz no FC Porto. A minha ambição é impor-me no FC Porto e passar um bom tempo aqui. Quero explodir as minhas estatísticas e marcar o máximo de golos possível".

Lopetegui mais uma escolha acertada da SAD do FC Porto

21/08/2014 - Constato que Julen Lopetegui é mais uma excelente aposta dos dirigentes do FC Porto, porque está a revelar-se: um gentleman, um técnico muito competente, um grande líder e uma personalidade responsável, por isso lhe tiro o chapéu: bravo Lopetegui!
Na minha opinião é mais que compreensível o facto de Lopetegui ter adoptado uma táctica cautelosa no jogo de ontem e no campo (ambiente) do adversário, neste caso o Lille.
Estamos no início da época, os profissionais ainda não jogam, nem podiam jogar, dado o pouco tempo que se conhecem (em que jogam juntos), duns para os outros de olhos fechados, e por conseguinte a opção de jogar pelo seguro é mais que louvável porque as responsabilidades são grandes e o competente e avisado técnico que é Lopetegui não podia responsavelmente agir de modo diferente.


PS - Julen Lopetegui: "Sabíamos da importância do jogo"


O técnico espanhol realçou a concentração com que a equipa encarou a partida

​Após a vitória em Lille (1-0), no jogo da primeira mão do play-off da Champions League, Julen Lopetegui era um treinador com a noção de que apenas 90 minutos de uma eliminatória complicada tinham passado, dizendo que a equipa estava “responsabilizada” e que sabia “da importância do jogo”.

Ressalvando que Quaresma é, como “qualquer outro jogador, um jogador da equipa e que todos podem jogar, pois estão ao serviço do FC Porto”, o técnico espanhol defendeu que o 1-0 é um resultado que não dá garantias absolutas para o encontro da segunda mão (terça-feira, no Dragão, às 19h45): “Estamos a defrontar uma equipa muito difícil, que no ano passado esteve quase a tirar o segundo lugar ao Mónaco e tem um treinador fantástico, bem como um grupo de jogadores de qualidade. Fizemos um jogo muito sério, suficiente para chegar ao 1-0, e agora toca-nos dar o nosso melhor e ter um bom resultado na segunda mão”.

Lopetegui deixou ainda uma palavra à recente chamada à selecção brasileira de Alex Sandro e Danilo: “Estou muito contente, pois são dois grandíssimos trabalhadores e merecem a convocatória”.

PS1 - Aboubakar

http://www.lequipe.fr/Football/Actualites/Aboubakar-a-porto/491984


PS2 - Declarações de Simeone

"Está claro que a estrutura da equipa não vai mudar do ponto de vista da intensidade, da intencionalidade e da agressividade no jogo. A base - Juanfran, Godín, Miranda, Tiago, Arda, Mario e Koke - mantém-se e isso dá-nos estabilidade para continuar com a mesma ideia de jogo".

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Sub-19 perdem com o Rio Ave

20/08/2014 - Dragões perderam por 2-1, com o único golo azul-e-branco a ser marcado por Rui Pedro

​Os Dragões fizeram uma primeira parte de alto nível e criaram várias oportunidades de golo, tendo concretizado apenas uma, por Rui Pedro, aos 44 minutos. Na segunda parte, a qualidade do futebol praticado diminuiu, com algumas perdas de bola que originaram mais transições perigosas para o adversário, tendo os jovens Dragões soçobrado já nos últimos cinco minutos da partida.

O próximo jogo dos Sub-19 é dia 23, no reduto da Oliveirense, pelas 17h00.

O FC Porto alinhou com: João Costa, Rui Silva, Jorge, Verdasca, Tomás Mota, Fidelis, Clever (cap.) (Bruno Costa, 87m), Elvis (João Cardoso, 72m), Luís Mata (Mesquita, 64m), Rui Pedro e Ruben Macedo.