quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Champions League: FC Porto no grupo H e Lopetegui

28/08/2014 - ​Na minha opinião, embora parecendo um grupo fácil para o FC Porto, é no entanto um grupo que pode surpreender porque teoricamente é constituído por, além dos portistas, mais duas equipas, pelo menos, Atl. de Bilbao e Shakhtar Donestsk, que são candidatas, ou seja, com justificadas pretensões, a passar à fase seguinte.
Atenção, que também não convém desvalorizar o BATE Borisov que recentemente em sua casa, aviou o Slovan Bratislava com 3-0!

E não é, como certos comentadores desportivos da nossa praça (televisões), que já à partida consideraram o grupo H um grupo acessível ao FC Porto, talvez com o intuito de desvalorizarem, retirarem mérito ao FC Porto se passar à fase seguinte.


O sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League 2014/15, que se realizou esta quinta-feira em Nyon, na Suíça, colocou o FC Porto no Grupo H da competição, juntamente com Shakhtar Donetsk (Ucrânia), Atl. Bilbao (Espanha) e BATE Borisov (Bielorrússia).

O Shakhtar Donetsk, campeão ucraniano na época passada, vai cumprir a décima presença na fase de grupos da UEFA Champions League, sendo que o melhor que conseguiu foi atingir os quartos-de-final da competição. O croata Srna e os brasileiros Douglas Costas e Luiz Adriano são algumas das principais figuras da equipa comandada por Mircea Lucescu.

O Atl. Bilbao, quarto classificado na passada edição da Liga espanhola, participou apenas por uma vez na fase de grupos da UEFA Champions League (1998/99). Com uma equipa 100 por cento basca, eliminou o Nápoles com um agregado de 4-2 no play-off de acesso (1-1 em Nápoles, 3-1 em Bilbau).

O BATE Borisov, campeão em título da Bielorrússia, parte para a quarta participação na fase de grupos da UEFA Champions League. Na temporada transacta ficou-se pela segunda pré-eliminatória, mas na presente levou a melhor sobre o Slovan Bratislava no play-off de acesso (1-1 em Bratislava, 3-0 em Borisov).

Grupo A
Atlético de Madrid (Espanha)
Juventus (Itália)
Olympiakos (Grécia)
Malmö (Suécia)

Grupo B
Real Madrid (Espanha)
Basileia (Suíça)
Liverpool (Inglaterra)
Ludogorets (Bulgária)

Grupo C
Benfica (Portugal)
Zenit (Rússia)
Bayer Leverkusen (Alemanha)
Mónaco (França)

Grupo D
Arsenal (Inglaterra)
Borussia Dortmund (Alemanha)
Galatasaray (Turquia)
Anderlecht (Bélgica)

Grupo E
Bayern Munique (Alemanha)
Manchester City (Inglaterra)
CSKA Moscovo (Rússia)
AS Roma (Itália)

Grupo F
FC Barcelona (Espanha)
PSG (França)
Ajax (Holanda)
APOEL (Chipre)

Grupo G
Chelsea (Inglaterra)
Schalke 04 (Alemanha)
Sporting (Portugal)
Maribor (Eslovénia)

Grupo H
FC PORTO (Portugal)
Shakhtar Donetsk (Ucrânia)
Atl. Bilbao (Espanha)
BATE Borisov (Bielorrússia)


Fase de grupos (datas dos jogos)
FC Porto - BATE Borisov         (17 de Setembro)
Shakhtar Donetsk- FC Porto   (30 de Setembro)
FC Porto - Athlétic Bilbao        (21 de Outubro)
Athlétic Bilbao - FC Porto        (5 de Novembro)
BATE Borisov - FC Porto         (25 de Novembro)
FC Porto - Shakhtar Donetsk  (10 de Dezembro)


Lopetegui: “É um grupo difícil e duro”

​​O técnico do FC Porto, Julen Lopetegui, comentou, em declarações exclusivas ao Porto Canal e a www.fcporto.pt, o resultado do sorteio da fase de grupos da UEFA Champions League, que colocou Shakhtar Donetsk, Athletic Bilbau e BATE Borisov no caminho dos Dragões. O treinador basco assumiu que a discussão do apuramento será “equilibrada e difícil".

“Sabemos que na Champions é sempre complicado. É um grupo difícil e duro, e creio que vai ser muito equilibrado. O Shakhtar Donetsk é um clube que está habitualmente nas rondas de qualificação, nas fases de grupos e nas eliminatórias; o Athletic de Bilbau é uma equipa com uma energia tremenda e com muitíssima força, que mereceu passar a esta fase contra o Nápoles. O BATE Borisov é uma equipa que vai dar origem a complicações por muitas questões diferentes. É um grupo equilibrado e difícil, como não podia ser de outra maneira”, referiu o treinador.

Quanto à visita ao País Basco, de onde é originário, Lopetegui afirma que será “especial”: “É um regresso a Euskadi, à minha terra e isso é sempre bonito. Mas o mais bonito é fazer um bom jogo, num estádio espectacular, com uns adeptos maravilhosos, contra uma equipa muito boa. Vai ser um jogo bonito”.

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Prognóstico do Pedro Pinto:

Sobre o sorteio:

O FCP teve um grupo equilibrado e tem hipóteses de passar nos 2 primeiros lugares.

O SLB teve um grupo equilibrado e poderá nem sequer ficar apurado para a Liga Europa.

O SCP, é um corpo estranho nesta fase de grupos e irá tentar a sua sorte para ficar no 3º lugar.

Em Dezembro cá estaremos se Deus quiser, para ver se acertei ou não.