sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Rúben Neves e Quaresma

22/08/2014 - Rúben um médio formado no clube na posição de trinco, e que tanto no clube como nas selecções jogou sempre nessa posição, mas que Lopetegui dadas as suas características: qualidades técnicas, maturidade e profissionalismo; viu nele condições para jogar mais à frente, e vai daí resolveu experimentá-lo nos treinos numa espécie de 8 de modo a ver se se confirmava a sua teoria, porque a resultar tenciona confiar-lhe outras tarefas na equipa e eventualmente ter o Rúben a desempenhar em mais do que uma função na equipa.
O que é certo é que Rúben Neves mostrou-se confortável nas suas novas funções no jogo de Lille, correspondendo ao que Lopetegui vinha ensaiando nos treinos há já algumas semanas e que pretende consolidar ao longo da época. Pelos vistos Lopetegui entende que há jogos que pedem outro perfil de pivô defensivo, mas que tal não será um entrave à convocação de Rúben Neves para desempenhar outras missões na equipa. Daí estar atentar prepará-lo nos treinos para poder potenciá-lo noutras funções, e os testes a que tem sido submetido em competição comprovam o acerto das ideias do Técnico.

Rúben Neves foi, dizem as estatísticas da Opta, o jogador que mais bolas colocou na área no Lille-FC Porto (9), mas também o que mais dribles completou (5) e o que mais ensaiou o remate (3). Dados que, a par do que foi visível e amplamente reconhecido, confirmam Rúben Neves como solução para mais do que uma tarefa em campo, mas que também lhe dão garantias de grande utilidade ao longo da temporada. Isto é muito importante na medida em que a sua titularidade parecia ameaçada à luz da previsível chegada de mais um médio e da afirmação de Casemiro competente nas missões que lhe foram confiadas em Lille.



Também eu sou de opinião que o Rúben possui características físicas e técnicas que lhe permitem jogar em qualquer posição do meio campo, e por isso estou 100% de acordo com Lopetegui, pois dadas as características do Rúben pode  jogar mais à frente como uma espécie de interior...

Até tenho uma dúvida: não estará ali um pequeno "Deco" em potência?! Domina bem a bola, recepção e passe com precisão, dribla bem, remata bem à baliza... é preciso mais?


Declarações de Quaresma

"Muito chateado? Não. É normal que todos os jogadores queiram jogar. Eu não fujo à regra", começou por dizer, antes de revelar o que lhe disse Lopetegui no final do encontro.
"Deu-me os parabéns, tal como aos meus companheiros. Nada mais".
Sobre a saída repentina para o balneário, após o apito final, Quaresma não se alongou nos comentários, dando apenas a certeza de que não há qualquer problema com o treinador. "Não comecem a fazer filmes. Não me foi chamar nem aconteceu nada disso. Fui para o balneário normalmente. A minha equipa está de parabéns".

Sem comentários: