domingo, 31 de julho de 2011

Jogo de preparação - Lyon 2 FC Porto 1

Que desilusão Vítor Pereira ! Ainda bem que não foi a doer, mas a jogarmos assim não vamos longe. 
Até parece ter-mos voltado ao tempo do Jesualdo, em que a equipa jogava bem no meio campo mas era completamente inofensiva no capítulo da finalização! Os remates mais parecem passes ao guarda-redes adversário!
Começo por discordar, em parte, com o critério utilizado para os jogadores escalados para este jogo. Era um jogo de preparação e por muito em baixo de forma que o Walter esteja é na ausência de: Falcao, Guarin e James, o melhor rematador do Plantel a par com o Hulk, em termos de potência e precisão. 
Outra situação menos boa é a falta de capacidade de choque que se verifica na equipa. O futebol não é para senhoras, e na Europa pratica-se um futebol muito físico. Depois nota-se na equipa a falta de espontaneidade, potência e precisão no capítulo de remate. Mais, sem o Guarin na equipa não há quem remate de meia distância! 
Constatação: zero % no aproveitamento dos lances de bola parada. Então nos pontapés de canto não conseguimos nem sequer assustar a defesa adversária! Enfim muitos aspectos a trabalhar e a rever. Insisto, no capítulo da finalização a equipa, está neste momento, muito atrasada.
Quanto ao Fernando deixem-no ir embora, neste momento só estorva!
Como jogou a equipa do Lyon
Utilizando uma estratégia muito pouco simpática, mas terrivelmente eficaz! 90 minutos encolhidos no seu meio-campo, sempre atrás da linha da bola, defendendo-se com unhas e dentes, nunca permitindo aos avançados contrários chutarem à sua baliza à vontade, ou seja, com possibilidades de êxito, porque sabe que tem um guarda-redes muito bom e dois avançados letais, demolidores aos quais as equipas adversárias não podem dar a mínima "abévia" que eles aproveitam 100%, e foi o que aconteceu: a defesa portista vacilou duas vezes e eles facturaram!
Jogo no Estádio de Genebra.
Ao intervalo: 1-1 - Marcadores: 0-1, Lisandro López, 08 minutos.
1-1, Ruben Micael, 11. 1-2, Michel Bastos, 81.
Equipas:
- FC Porto: Helton, Sapunaru (Sereno, 77), Rolando, Otamendi (Maicon, 77), Fucile, Souza (Fernando, 63), João Moutinho (Castro, 77), Rúben Micael (Belluschi, 63), Varela (Christian Atsu, 77), Hulk e Kléber (Djalma, 65).
(Suplentes: Beto, Maicon, Sereno, Fernando, Castro, Belluschi, Christian Atsu e Djalma).
- Lyon: Vercountre, Réveillère, Cris, Lovren, Cissokho, Gonalons (Koné, 78), Källström, Michel Bastos, Briand (Pied, 84), Gomis (Belfodil, 71) e Lisandro López.
(Suplentes: Anthony Lopes, Mensah, Gassama, Chavalerin, Koné, Pied e Belfodil).
Assistência: cerca de 15.000 espectadores.

Walter...o Porto Canal... Mangala e ainda Defour

O rendimento do Walter! Não sei se é esse o caso: o facto de gostar de sair à noite! Claro que se for é altamente condenável num profissional…!
 Apesar de contar cinco golos na pré-temporada, Walter não terá conseguido ainda convencer Vítor Pereira. Da mesma forma que na época passada não convenceu Villas-Boas.
O Walter já deu a perceber que não é muito rápido, ou seja, aquilo que se designa por jogador mexido,é essencialmente um finalizador, um jogador de área, e, se for bem assistido, já provou chutar com potência e precisão às balizas adversárias.
Porto canal: Programação - Rubricas fixas - FLASH PORTO
De segunda a domingo,às 21h45 com repetição às 23h15
SOMOS PORTO
Segundas-feiras, das 22h às 23h, com comentários de Pedro Madeira Froufe e Rita Moreira
O clube no canal
- Emissões especiais antes e depois dos jogos de futebol
- Directo das conferências de Imprensa do treinador
- Transmissão dos jogos das modalidades
"Mangala no FC Porto? Para já é só um rumor"
Eliaquim Mangala, o central que, nos últimos dias, o Benfica parecia destinado a perder para o Valência, foi ontem associado ao FC Porto pela Imprensa belga. A notícia, avançada pelo sítio Sudpress.be, dava ontem conta de uma suposta entrada dos dragões na corrida pelo internacional sub-21 francês, que estaria reticente em aceitar a proposta do clube espanhol, já que, alegadamente, teria recebido uma oferta bem mais tentadora do campeão português. "Para já é só um rumor", indicou o italiano representante do jogador, reservando mais novidades sobre o tema para os próximos dias. "O FC Porto seria um excelente clube para Mangala, mas neste momento ele é jogador do Standard.
Fabrizio Ferrari confirmou que "não há nenhum acordo assinado" entre Mangala e o Valência. 
Em todo o caso, não é de agora que o FC Porto tem sido associado a centrais: de Coates a Toloi, passando por Mário Fernandes ou Felipe Lopes, foram muitos os nomes apontados. As vagas existentes no plantel para o eixo da defesa estão preenchidas por Otamendi, Maicon, Sereno e Rolando. Este último chegou a admitir querer sair, mas agora o seu empresário já diz que, afinal, Rolando fica no Dragão...

Especulação?! 
Imprensa Belga volta a colocar Defour como alvo Azul e Branco

A ausência de Steven Defour dos jogos com o Zurique, da pré-eliminatória da Liga dos Campeões, e com o Mons, relativo à primeira jornada da Jupiler League (assim como Mangala), levou a Imprensa da Bélgica a ressuscitar um tema antigo: o alegado interesse do FC Porto no médio do Standard de Liège. Segundo a "RTL Sport", o internacional belga, de 23 anos, está a aproveitar o fim-de-semana para analisar todas as propostas que tem em carteira, entre as quais uma dos azuis e brancos e outra do... Sporting. Ainda de acordo com aquele canal televisivo, um clube espanhol cujo nome permanece no segredo dos deuses também terá entrado na corrida pela contratação de Defour, que na última temporada se cotou como um dos melhores elementos dos diables rouges, realizando 27 jogos e marcando três golos no campeonato.

O primeiro sapo do Carlos

Cuspiu para o ar...!
Leões sofrem primeira derrota da pré-temporada na apresentação frente ao Valência. Sporting 0 Valência 3
Deixa lá ó Carlos, como ainda não foi a doer, foi só um sapinho pequenino, fácil de engolir.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O Carlos "deita bolas fora" do Sporting!

Carlos Barbosa vice-presidente do conselho directivo para a Comunicação e Marketing do Sporting, à pergunta se os leões tinham equipa para grandes voos, respondeu assim:
Não acho. Tenho a certeza. Temos uma equipa que está a ser construída para que possa competir com qualquer clube. Não é o FC Porto que nos preocupa. Preocupa-nos é, se formos à Champions, o Barcelona e o Real Madrid, para também podermos competir. Porque, daqui a um ano, um ano e tal, o FC Porto já não fará parte do nosso campeonato. O campeonato do Sporting daqui a um ano ou dois será o Barcelona, o Ajax, o Real Madrid. Isso para nós é que vai ser importante. Não vou competir com o Pinto da Costa, vou competir com a equipa do FC Porto no terreno. O que Pinto da Costa diz não me interessa rigorosamente nada.
Pelo acima descrito não será difícil concluir que o dito especialista em comunicação e marketing do Sporting, é essencialmente um fala barato que procura impressionar os incautos sportinguistas com frases bombásticas do género das que produz! Além disso descobriu a já velha máxima de que o simples facto de falar do Pinto da Costa dá protagonismo aos seus autores. Contudo há que dar-lhe corda para se enforcar, a seu tempo terá de (engolir) corrigir tudo o que disse de menos plausível !
Aliás ele próprio já confessou algures perceber pouco de futebol.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

FC Porto-Futebol: movimentações no Mercado de jogadores

Villas-Boas: "O João Moutinho é obviamente um jogador ultra-interessante, mas temos um meio campo ultra-competitivo", referiu em declarações ao correspondente da RTP em Hong Kong.

Villas-Boas voltou ontem a elogiar o João Moutinho. Mas apressou-se a dizer que não está a pensar ir ao mercado para a posição dele. Apenas estratégia negocial ou somente um elogio ?!  O médio foi ontem de novo apontado pela Imprensa Londrina ao Chelsea, e sabe-se que Villas-Boas tem grande apreço por ele, porem dado o facto do Chelsea ter contratado Oriol Romeu ao Barcelona B, um jogador que a Imprensa catalã mencionou ter estado na época passada referenciado pelos portistas, talvez a decisão esteja a marinar por enquanto. No entanto dado que Romeu joga numa posição mais defensiva do que Moutinho, em Londres insiste-se que o português é o médio preferido do treinador e admitem que até 31 de Agosto o negócio possa avançar. A cláusula de rescisão, como se sabe, é de 40 milhões de euros e Pinto da Costa não aceita negociar nem por menos um cêntimo.
Villas-Boas: "Tivemos uma lesão grave, do Essien, mas vem agora um jogador para acrescentar ao meio campo, o Romeu Oriol ", explicou, acrescentando que só vai às compras se acontecer um novo imprevisto. 
Na minha opinião, Villas-Boas está ainda a estudar o plantel do Chelsea a ver se tem mesmo de ir ao mercado ou não. Ou então dado os valores em causa, 40 milhões, está a ver se consegue encontrar outra solução mais barata. E depois, até 31 de Agosto tem tempo de decidir.
Relativamente ao Falcao acho que dado que o Aguero está a negociar com o City e o Chelsea tem o Fernando Torres, dos restantes, só o Real Madrid tem capacidade económica para contratar o Falcao. Portanto se o Real não o contratar, acredito que acabe por ficar no FC Porto.
Quanto ao Rolando parece ter reconsiderado e já fala em continuar no FC Porto!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Tem a palavra o Mister: "HÁ MUITO PARA EVOLUIR"


24/07/2011 - Quase satisfeito. Vítor Pereira gostou da exibição frente ao Peñarol, em especial a partir do momento em que a equipa soube gerar espaço, mas não fica absolutamente encantado com o desempenho, seguro de que ainda há uma larga margem para progredir e para tornar a sua equipa mais precisa e letal.
Consistência
"A equipa tem muito para evoluir ainda, mas estou satisfeito. Tivemos períodos muito bons, outros em que circulámos a bola de forma lenta, sem encontrar espaços, frente a um adversário que se fechou muito. A partir do momento em que começámos a encontrar espaços, fomos criando oportunidades. Conseguimos esta vitória graças a comportamentos consistentes."
Objectivo: diversificar
"Na época passada tínhamos boa circulação de bola, com uma boa transição defensiva. Este ano queremos diversificar mais os movimentos ofensivos, sermos mais agressivos no último terço, e queremos uma transição defensiva ainda mais forte, com encurtamento das linhas. Estamos a caminhar nesse sentido."
Responsabilidade boa
"Com o plantel que temos não precisamos de grandes mexidas. A responsabilidade é boa, pois o grupo tem muita qualidade, e também acreditamos no nosso trabalho. Não podemos prometer títulos, mas vamos trabalhar para eles."

domingo, 24 de julho de 2011

FC Porto-Futebol: Jogo de apresentação do plantel aos sócios

FC Porto 3 Peñarol 0
Começou a época, numa festa que contou com a participação especial de cerca de 2.000 detentores de Dragon Seat. No relvado, em torno de uma longa “passerelle”, os mais fiéis adeptos do FC Porto receberam os jogadores e, ainda antes, cada um dos sete troféus internacionais conquistados pelos azuis e brancos.
Logo no início do jogo se notou a predisposição dos Dragões para o ataque. E o jogo começou revelando mais velocidade e competência por parte dos azuis e brancos. Nem foi preciso esterar muito para Kléber confirmar a intenção atacante da equipa. Ainda antes dos 10 minutos, a insistência do brasileiro deu frutos, aproveitando uma defesa incompleta de Sosa, a remate de Hulk.
No segundo tempo ainda não tinham decorrido dois minutos, e os mesmos intérpretes (Varela e Kleber), ficaram a centímetros do segundo golo. Agora com a diferença de a bola ter batido no poste.
 E o 2 a 0 chegou aos 71 minutos, na transformação de uma grande penalidade. Hulk sofreu falta à entrada da área adversária e o mesmo Hulk transformou, com o guarda-redes Sosa para um lado e a bola para o outro.
A seguir Vítor Pereira procedeu a 11 alterações, apresentando uma equipa completamente diferente, tendo a equipa continuado a produzir o seu futebol, o que permitiu que Walter fechasse o resultado a três minutos do final, na sequência de um lance mágico de Kelvin, na esquerda, o qual, com um repertório de dribles inesperados, baralhou a cabeça dos opositores, tendo a bola sobrado para Walter que não se fez rogado e com um remate expontâneo à meia-volta fusilou nitidamente o guarda-redes contrário.
Destaques: de salientar o já bastante bom entrosamento e a excelente condição física da equipa atendendo a que estamos no início da época! 
Toda a equipa demonstrou tranquilidade e confiança. Porém gostei especialmente de: Helton (confiante) João Moutinho, Souza, Ruben Micael e Kléber! Bons apontamentos de Kelvin um fantasista! Quanto ao Walter que até ao golo que marcou não tinha feito nada digno de realce, pelo excelente lance que protagonizou merece uma referência especial: mostrou que é essencialmente um jogador de área e que se for bem assistido provou que é capaz de produzir remates de grande precisão e potência! Como tal: bravo Walter!
FICHA DE JOGO
Apresentação Oficial 2011/12 - Estádio do Dragão, no Porto
24 de Julho de 2011 - Assistência: 40.359 espectadores
Árbitro: Jorge Sousa (Porto)
Assistentes: Filipe Ramalho e Bruno Rodrigues
4.º Árbitro: José Rodrigues
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Maicon e Fucile; Souza, João Moutinho e Rúben Micael; Hulk, Kleber e Varela
Jogaram ainda: Bracali, Otamendi, Castro, Belluschi, Djalma, Walter, Sereno, Addy, David, Christian e Kelvin
Treinador: Vítor Pereira

PEÑAROL: Sosa; González, Valdez, Rodríguez e Albin; Corujo, Freitas, Torres, López; Zalayeta e Palacios
Jogaram ainda: Perez, McEachen, Pastorini, Amodio, Siles, Guichón
Treinador: Diego Aguirre
Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Kleber (10m), Hulk (71m, g.p.) e Walter (87m)
Disciplina: cartão amarelo a Sosa (25m), Rúben Micael (61m) e Freitas (89m)

Acontecimentos: jogos de pré-época

Ontem vi a primeira parte do jogo SCP 2 Juventus 1, e pude constatar que já se nota o dedo do Domingos Paciência no sistema de jogo da equipa dos leões! Se dúvidas houvesse elas seriam desfeitas pelos resultados obtidos pelos sportinguistas nesta pré-época! Conclusão: por aquilo que vi, estou certo que o Sporting esta época vai dar muita luta na disputa do campeonato nacional. À semelhança das equipas mais evoluídas os leões jogam com uma linha de quatro defesas subida no terreno e fazem pressão alta no meio-campo. E os avançados cumprem o seu papel chutando sem cerimónia à baliza adversária.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Rio Ave 1 FC Porto 3 Apresentação do Rio Ave aos sócios vilacondenses

Árbitro: João Lamares (AF Porto).
RIO AVE: Paulo Santos; Zé Gomes, Eder, Gaspar e André Dias; Bruno China, Vítor Gomes e Braga; Pateiro, João Tomás e Saulo.
Substituições: Paulo Santos por Huanderson (46m), André Dias por Tiago Pinto (46m), Eder por Tiago Costa (46m), Zé Gomes por Jeferson (46m), Bruno China por Tarantini (46m), Vítor Gomes por Dinei (46m), Braga por Jorginho (46m), Pateiro por Wires (46m) e João Tomás por Feliz (46m), Saulo por Gilmar (74m) Feliz por Rafinha (85m).
Treinador: Carlos Brito
FC PORTO: Bracali; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, João Moutinho e Ruben Micael; Djalma, Kléber e Varela.
Substituições: Bracali por Beto (46m), Fernando por Souza (46m), Rolando por Sereno (60m), Otamendi por Maincon (60m), Fucile por Addy (60m), Moutinho por Bellushi (60m), Ruben Micael por Castro (60m), Varela por Christian (60m) e Kléber por Walter (60m), Djalma por Kelvin (68m), Sapunaru por David (75m).
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 1-2

Golos: Kléber (7m e 59m), João Moutinho (12m), João Tomás (35m) (GP).
Disciplina: Cartão amarelo para Addy (76m).

Vítor Pereira: não tendo Falcao na equipa, Kléber vai aproveitando para fazer golos. "Está a entrar dentro dos nossos comportamentos e princípios. Vai ajudar-nos muito esta época. Pode ser alternativa ao Falcao ou até podem jogar juntos", observou, aplaudindo, por fim, as contratações de Danilo e Alex Sandro. "São jogadores de qualidade e conheço-os bem. Numa dinâmica forte, podem acrescentar mais alguma coisa, mas estou muito satisfeito com o plantel que tenho".

quinta-feira, 21 de julho de 2011

O desfazer das dúvidas


Felizmente que podemos contar mais êxitos que fracassos no consulado de Pinto da Costa. (na minha opinião só contabilizo um desaire no currículo dele que foi a perda do campeonato ganho pelo Trapattoni porque o presidente nessa altura andava distraído com a escritora).
Relativamente às disputas com os arqui-rivais, se não tivesse-mos sido hábeis e céleres onde estariam agora: James, Falcao, Palito, Iturbe, Kelvin…etc…

Aos que têm dúvidas ácerca da qualidade (talento) do Danilo!
"Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo".
O ex-lateral esquerdo do SLB, Léo, não tem dúvidas que Danilo terá sucesso em Portugal. O actual jogador do Santos é colega do reforço portista e não se cansa de o elogiar.
Não tenho a menor dúvida que o Danilo vai ter sucesso no Porto. É forte fisicamente e tecnicamente, é um jogador completo. Joga em duas posições e até em três. Marca golos. Acho que tem todas a condições para vencer, já que é muito equilibrado dentro e fora de campo.
E pronto! Creio que a explicação acima mencionada já responde às dúvidas dos mais cépticos! Eu acredito ! E você?!

E as disputas continuam. A fim de acautelar a possível saída de Rolando? Talvez!
 Sebastián Coates é incapaz de decidir entre Benfica e FC Porto. De acordo com informações prestadas pelo seu empresário, bem como pelo Nacional de Montevideu, águias e dragões disputam o central uruguaio. "Neste momento não consigo escolher entre um ou o outro. Mas é bom que Benfica e FC Porto estejam interessados em mim", afirmou o futebolista do Nacional de Montevideu após a vitória da sua selecção sobre o Peru (2-0), que levou o Uruguai à final da Copa América.
"Comigo, ninguém falou, mas sei que houve contactos com o meu representante. Para mim, é um orgulho muito grande que dois clubes tão importantes como Benfica e FC Porto estejam interessados em contratar-me", adiantou o jovem de 21 anos, garantindo que nesta altura está apenas concentrado em ajudar o Uruguai a vencer a Copa América. "Depois vou pensar no meu futuro. Mudar-me para a Europa seria um passo muito importante na minha carreira", justificou.

…E temos de jogar sempre na antecipação.
Eis aqui uma ideia que me agrada pois é muito positiva!

Mais um depoimento sobre as características do Danilo 
Danilo está ansioso por jogar no FC Porto e fê-lo saber a Muricy Ramalho, seu actual treinador no Santos. "Ele está com muita vontade de ir para Portugal. Falou comigo e pediu-me para o libertar para ir já para a Europa. Eu aconselhei-o a pensar bem porque o futuro é dele, mas disse que achava que devia jogar o Mundial de clubes pois é uma competição que pode ser importante para a sua carreira. Ele concordou e em princípio vai ficar", contou a O JOGO o treinador.
Muricy Ramalho, que Pinto da Costa muito admira e que inclusive disputou com André Villas-Boas o cargo de treinador há pouco mais de um ano, só lamenta não poder fazer o mesmo com Alex Sandro. "Nesse caso, o Santos não tem como o segurar, pois o passe não é nosso. Vai fazer muita falta", sublinha, embora reforce que o médio é mais importante na sua equipa: "Para a posição do Alex ainda temos o Léo. Eles costumam rodar, mas temos dois. Agora o Danilo é indiscutível há muito tempo. É dos melhores que temos e será uma grande perda."
O valor da dupla de reforços portistas é inequívoco. E não achem caros os 13 milhões pagos por Danilo nem os 9,5 que se diz valer Alex Sandro. "Se o negócio é bom para alguma parte é para o FC Porto. Eu acho que foram baratos", surpreende. "Eles fazem um ou dois anos no FC Porto e serão revendidos para outro clube europeu pelo menos pelo dobro, como aconteceu com o Ramires. Parece caro, mas não é. Trata-se de um excelente negócio", garante. "Têm muitas chances de chegar em breve à selecção principal, pois já são titulares das selecções mais jovens e do Santos. Por isso é um bom investimento", acrescenta.
A adaptação ao Porto [clube e cidade] será muito fácil, a julgar pela maturidade da dupla. "São dois jogadores com experiência internacional. Já jogaram muitas vezes fora do país. São novos, mas desde garotos que viajam muito com as selecções. Por isso, estão prontos para ir para a Europa", avaliza, assegurando também que o Porto gostará deles. "São excelente carácter. Não são muito de falar e criam bom ambiente. Como profissionais cuidam-se muito e não tenho qualquer razão de queixa", elogia.
A julgar pela honestidade do discurso não há muito para duvidar. O FC Porto parece ter acertado.
Há muitas dúvidas sobre a posição que Danilo ocupará no FC Porto. Lateral- direito ou médio-interior? "Médio, claro. No Santos é assim que joga preferencialmente. Na final da Libertadores, por exemplo, jogou como lateral. Mas eu prefiro como médio", responde Muricy Ramalho, que tal como muitos outros o compara com Ramires. "São muito parecidos, na medida em que ambos são um segundo volante que aparece muito no ataque. Só tem uma diferença: remata mais que Ramires, é mais forte nesse capítulo e faz muitos golos. Por ser forte fisicamente também joga como lateral, mas craque mesmo é como médio. É aí que ele mais rende", diz, em jeito de conselho a Vítor Pereira.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Christian! O despontar dum talento!

CHRISTIAN: «O FC PORTO TEM UMA EQUIPA FORTE E UM GRANDE TREINADOR» 
Campeão Nacional de Juniores na temporada passada, Christian iniciou a sua primeira época como sénior no plantel principal dos Dragões, não alimentando, para já, muitas expectativas em relação ao que vai acontecer. Sobre o que tem visto, não lhe restam dúvidas: «o FC Porto tem uma equipa forte e um grande treinador».
O extremo ganês falou à comunicação social esta quarta-feira, na superflash realizada antes do ensaio matinal, no relvado do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival.
A treinar da melhor maneira
«Tenho treinado da melhor maneira, sem nenhuma expectativa em especial. Vim para trabalhar, e é o que estou a fazer, mas não sei o que vai acontecer.»
Época pode ser ainda melhor do que a anterior
«Acho que esta época pode ser ainda melhor do que a anterior. A equipa está a trabalhar muito bem.»
Favoritos no campeonato
«Acredito que o FC Porto é favorito no campeonato, não só porque tem uma equipa muito forte, mas também um grande treinador.»
Admiração pela seriedade do treinador
«O que mais admiro no mister Vítor Pereira é o facto de ser muito sério a treinar e muito flexível com todos os jogadores.»
Velocidade e técnica
«As minhas principais características são a velocidade e a técnica.»
A aprender muito com Hulk
«O meu jogador favorito é o Hulk. Por sermos parecidos? Não… (risos) Ele é muito melhor do que eu. É rápido e forte, e muito bom a driblar. É o meu ídolo; estou a aprender muito com ele.»

PS - Curiosidades: Domingos já domina o Leão
O 4x1x3x2 que o treinador, Domingos Paciência de 42 anos, utilizou nos encontros de preparação – que foram subindo de dificuldade ao longo do estágio – reflete uma identidade de jogo que parece já estar minimamente assimilada por parte dos jogadores. Para lá de uma defesa sólida e de um ataque demolidor, aquilo que mais saltou à vista foi a dinâmica imprimida pelo meio-campo sportinguista.

Danilo: Finalmente a resolução e mais uma vitória da FC Porto-Futebol,SAD

Mais uma situação em que o jornal desportivo Record fica muito mal na fotografia! 
Além de outra estrondosa derrota do Vieira a somar a muitas outras...!
E viva a FC Porto-Futebol,SAD que está de parabéns por mais esta rotunda vitória dos seus dirigentes sobre os arqui-rivais da Luz!
Danilo "comprado" ao Santos por 13 milhões de euros
O FC Porto anunciou hoje, em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a contratação de Danilo, futebolista internacional brasileiro sub-20, pagando 13 milhões de euros ao Santos, clube que detinha o seu passe.
"A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD vem comunicar (...) ter chegado a um acordo com o Santos Futebol Clube para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do atleta Danilo Luiz da Silva", refere o documento.
O jogador brasileiro encontra-se entre os convocados que vão disputar o Mundial da categoria, que se disputa na Colômbia, em Agosto.
Danilo Luís da Silva tem 20 anos e é sempre apresentado como médio direito, embora actue com frequência na lateral defensiva desse corredor.
Ao serviço do clube paulista, esta época marcou quatro golos na Copa dos Libertadores da América e um no campeonato brasileiro, ao fim de 10 jornadas.
Danilo!  "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo".
PS - O elogio de Danilo

O ex-lateral esquerdo do SLB, Léo, não tem dúvidas que Danilo terá sucesso em Portugal. O actual jogador do Santos é colega do reforço portista e não se cansa de o elogiar.
“Não tenho a menor dúvida que o Danilo vai ter sucesso no Porto. É forte fisicamente e tecnicamente, é um jogador completo. Joga em duas posições e até em três. Marca golos. Acho que tem todas a condições para vencer, já que é muito equilibrado dentro e fora de campo”.

terça-feira, 19 de julho de 2011

FC Porto : Comunicado

19/07/2011 - AS MENTIRAS DE “A BOLA”
Quem não inventa não é artista, diz o povo, quem inventa é mentiroso, dizemos nós. A desinformação do jornal “A Bola” não tem limites, pelo menos no que ao FC Porto diz respeito. O mesmo jornal que tanto gosta de disfarçar o que se obtém no terreno de jogo, é hoje peremptório a afirmar que o FC Porto contratou o jogador israelita Eliran Atar por quatro anos. É falso, é mentira. Eliran Atar não é nem será jogador do FC Porto.
Depois de semanas a noticiar a chegada de carradas de jogadores para outros e a saída de carradas de jogadores do FC Porto, que como se tem visto é falso, eis que agora se anuncia a chegada de um que nunca esteve nos planos do FC Porto, nem podia estar visto ter o nosso plantel dos melhores avançados do mundo.
A obsessão do jornal “A Bola” em escrever mentiras sobre o FC Porto terá um objectivo e cumprirá um plano que servirá interesses de alguém, mas a verdade é que já não há pachorra para tanta falsidade.

Benfica TV incita à violência e ao ódio clubístico

Conduta da Benfica TV reprovada e advertida pela ERC
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) reprova a conduta da Benfica TV e reitera anteriores advertências por forma a "evitar situações de incitamento à violência e ódio clubístico", conforme deliberação a que a Lusa teve hoje acesso.
A ERC censura a conduta da Benfica TV "por não ter zelado devidamente pela conformidade dos conteúdos transmitidos com os princípios ético legais".
Quanto ao reiterar de advertências, a deliberação salienta "que a responsabilidade social que recai sobre o operador obriga ao cuidado da escolha e tom de intervenção (...), por modo a evitar situações susceptíveis de ser interpretadas como incitadoras à violência e ódio clubístico".
A deliberação do Conselho Regulador da ERC refere-se às palavras de Sérgio Bordalo, comentador do programa Debate, emitido por daquele canal televisivo por cabo a 6 de Abril, que afirmou: "Desejo muito sinceramente que o presidente do FC Porto festeje o próximo título junto daqueles a quem dedicou este".
Dias antes, Pinto da Costa, presidente do FC Porto, havia dedicado o título conquistado no Estádio da Luz, em vitória sobre o Benfica, por 2-1, aos falecidos Pôncio Monteiro e José Maria Pedroto.
A frase de Sérgio Bordalo, proferida no programa de 6 de Abril, na Benfica TV, motivou várias queixas, tendo as mesmas motivado o processo sobre o qual o Conselho Regulador da ERC deliberou no passado dia 5 de Julho, conforme documento a que a Lusa teve acesso.

FC Porto- Futebol,SAD: Contratação de Danilo mais uma vitória

A confirmar-se a contratação do Danilo, jovem valor brasileiro de apenas 20 anos, promissor lateral-direito capaz de desempenhar as funções de lateral e médio pelo FC Porto será mais uma grande vitória dos actuais dirigentes da FC Porto-Futebol,SAD sobre os arqui-rivais do clube das águias!
A abordagem escolhida por cada um dos clubes interessados no jogador, teria feito toda a diferença ao ponto de ter sido suficiente para ultrapassar uma oferta financeira superior. Nem os 13 milhões que ontem, à última da hora, Luís Filipe Vieira fez pelo promissor lateral-direito, serviu para convencer o Santos do Brasil. 
O FC Porto, igualmente interessado em Danilo, encetou conversações com o Santos - a quem cabia uma opção de compra, que agora exercerá junto do grupo de empresários que formam o DIS - e com o América, clube que também detém parte dos direitos desportivos e económicos. Uma atitude por parte do FC Porto que os dirigentes do Santos consideraram a mais correcta na hora de decidir com quem acordariam a transferência do Danilo.
A partir deste momento, ficam apenas por acertar as questões com Danilo, a quem, naturalmente, cabe a palavra final. Por revelar estão ainda alguns detalhes do negócio, sabendo-se que os dragões pagarão menos do que os 13 milhões oferecidos ontem pelo Benfica, mas mais do que os dez da primeira oferta encarnada. A possibilidade de que Danilo permaneça no Santos até Dezembro é outro dado por confirmar.
PS - Curiosa a notícia publicada pelo Record que conta a história ao contrário
Ao contrário do jornal OJOGO o Record inverte os dados e refere que o acordo do clube da águia é com o Santos do Brasil, ao contrário da notícia publicada em OJogo que salienta que o FC Porto contactou precisamente em primeiro lugar o Santos do Brasil e só depois irá contactar o jogador!

Um clássico português ao rubro no Brasil. Eis o dossiê Danilo, lateral/médio direito do Santos cobiçado por Benfica e FCPorto. A águia procura a todo o transe chegar a acordo com o Peixe, cuja decisão é soberana dado estar na posse dos direitos federativos: a faca e o queijo estão nas mãos do emblema paulista. Por seu turno, o dragão possui um entendimento com o grupo DIS, que detém uma percentagem idêntica à do Santos no passe (37,5), embora seja sempre obrigado a sujeitar-se à decisão do Peixe. Com o grupo DIS conquistado, o clube da Invicta aguarda pela hora certa para acertar com o Santos. Filipe Vieira sabe que a empreitada só tem pernas para andar com o “sim” do clube e, por isso, está no Brasil a tentar fechar a negociação. Record sabe que o presidente dos encarnados reuniu-se com o Santos no Hotel Renaissance, em São Paulo, para contratar Danilo, com quem tem um acordo verbal (o FCPorto nunca falou com o lateral nem com o seu agente). O Benfica tem colocada em cima da mesa uma única proposta por escrito, no valor de 10 milhões de euros, a qual foi apresentada há oito dias. Porém, já terá subido verbalmente a fasquia para os 13 milhões.

A SPORTTV e a verba exigida pelo clube da águia pelos direitos televisivos

O SLB exige 40 milhões pelos direitos televisivos do seu futebol ! E o que é desconcertante é que num País em crise como o nosso se possa oferecer tanto dinheiro por um espectáculo que em Portugal nem é o melhor! Mas o que é certo é que segundo parece o patrão da TVI Miguel Pais do Amaral estará disposto a pagar um valor próximo dos 30 milhões de euros pelos direitos televisivos relativos aos jogos do clube da águia!
Pela minha parte estou verdadeiramente atónito como alguém pode conceder 30 milhões a um clube que pode ter muitos adeptos mas que não é nem de longe nem de perto aquele que produz melhores espectáculos em Portugal!
A ser assim, nessa altura, então a equipa de futebol do FC Porto quanto mereceria?
É que nos últimos anos com excepção do campeonato do Trapattoni e o dos túneis, os dragões têm sido incomensuravelmente melhores do que os vermelhos! E não só em Portugal, mas também na Europa! Aliás na última Assembleia para Aprovação do aumento de cotas eu fui à tribuna referir que a FC Porto-Futebol,SAD devia exigir mais dinheiro da SPORTV pelas transmissões televisivas do futebol dos azuis e brancos. Pelo menos os mesmos valores que pagam aos benfas.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ecos da Imprensa desportiva sobre o mercado de jogadores

O que escreve A Bola sobre Fucile .
Em Itália, aponta-se insistentemente o Dragão como o mercado predilecto da Roma para reforçar a sua defesa.
Depois de Sapunaru, tantas vezes associado aos gialorossi - aqui desvenda-se mais um episódio da rivalidade com a Lazio, clube que também seguiu os passos do romeno -, Fucile virou primeira página na imprensa transalpina.
Por ali se vai escrevendo que o uruguaio é a última perdição do clube, visto como o substituto ideal de Riise no corredor esquerdo, após o norueguês se ter transferido para o Fulham (Inglaterra). Cissokho, que já vestiu de azul e branco, é outro candidato ao lugar.
Futuro de Danilo definido até amanhã por Redacção d’A Bola
O futuro do médio Danilo, pretendido pelo Benfica, vai ficar definido, ao que tudo indica, até amanhã. O Santos já recebeu uma proposta de 10 milhões de euros por parte dos encarnados mas tenta agora exercer o direito de compra dos restantes 37,5% do passe do jogador, que pretencem à empresa DIS, por 3.75 milhões de euros.
 «Recebemos a proposta do Benfica e até terça-feira vamos definir o futuro mas tudo indica que vamos exercer a nossa preferência», referiu Pedro Luiz Conceição, director do Santos.
 Segundo o treinador do clube brasileiro, Muricy Ramalho, a intenção de Danilo é ficar no Santos mais uma época, até ao Mundial de Clubes, e só depois rumar ao futebol europeu.
 Recorde-se que os direitos de Danilo são repartidos entre o Santos (37,5%), DIS (37,5%) e América-MG (25%), o clube onde o médio foi formado.

PS - Métodos de Villas-Boas semelhantes aos de Mourinho
O avançado Salomon Kalou considera que os métodos de trabalho de André Villas Boas são semelhantes aos de José Mourinho, pelo que acredita que o Chelsea está no bom caminho.

Futebol - FC Porto. Vítor Pereira: "Temos um plantel que nos dá garantias e trabalhámos com qualidade”

17/07/2011 FOTO DO DIA: A DESPEDIDA DE MARIENFELD
Vítor Pereira: Acreditamos todos que vamos conseguir lutar pelos nossos objectivos", explicou o técnico após o triunfo por 3-1 no reduto do SC Verle.
Vítor Pereira: "Acredito que o plantel se vai manter. Mas, independentemente disso, trabalho para fazer evoluir os jogadores que tenho comigo. Tento potenciar os jogadores e o colectivo".
Vítor Pereira: os dois internacionais colombianos chegarão quando o clube entender: "Quando acharmos que é a altura para se integrarem, eles integrar-se-ão".
O treinador também não quis adiantar dispensas: "Temos de fazer a avaliação final. Ficámos satisfeitos com o que fizeram no estágio e daremos sequência a isso em Portugal".
Verl 1 FC Porto 3 - Estádio Na Der Poststrasser |Alemanha
Árbitro: Christian Bandurski [Alemanha]
Verl: Milos Mandic; Julian Schmitd, Andreas Saur, Guerino Capretti e Fabian Grosseschallau; Jannik Schroder, Lauretta, Jeton Arifi e Janos Bluhm; Marco Schneider e Matthias Haeder
Jogaram ainda: Arne Kampe, Lukas Brenk, Marco Kaminski, Martin Fuhsy, Dennis Buschening, Tim Manstein, Alaadin Nas, Schubert, Siebrecht e Mário Bertram
Treinador: RAIMUND BERTELS
FC Porto: Beto; Sereno, Otamendi, Maicon e Addy; Fernando, Castro e Kelvin; Hulk, Djalma e Kléber
Jogaram ainda: Kadú, Fucile, Rolando, Souza, Christian, Belluschi, Rúben Micael, Varela, João Moutinho, Sapunaru
Treinador VÍTOR PEREIRA
Ao intervalo 1-2 - Golos:  Jeton Arifi, 2', Kléber, 26', Hulk, 37' g.p. e Kléber, 52'
Esta a avaliação de Ojogo peca por falta de objectividade, pois não tiveram em conta que o jogo foi disputado com apenas um dia de descanso entre dois jogos.
Como jogaram os novos: Djalma sem lugar na equipa de Castro. 
Addy: Regular. Não deu nas vistas por bons nem maus motivos. Limitou-se a cumprir na cobertura defensiva e no apoio tímido ao ataque.
Castro: Foi, até sair, a referência dos colegas e o primeiro impulsionador do ataque. Por aí se explica a quantidade impressionante de passes feitos: 34. E só falhou dois! Faltou alguma verticalidade.
Kelvin: O treinador notou-lhe falta de objectividade e não foi por acaso. O excelente toque de bola leva-o a alguns excessos, especialmente em jogos cuja dificuldade é mínima. Melhor no meio do que na ala.
Djalma: Foi, a par de Kléber, o rei das perdas de bola. A diferença é que o avançado jogou sozinho no meio de dois centrais e o angolano teve sempre espaço para decidir melhor. Exibição pouco conseguida e dois remates tortos.
Kadú: Aos 16 anos, recebeu um excelente prémio pela aplicação diária. Mas não teve qualquer oportunidade de mostrar serviço. 
Apresentação do Plantel aos sócios : Falcao e Guarín falham a apresentação
Tudo indica que o FC Porto fará a apresentação no dia 24, num jogo contra o Peñarol que se vai disputar no Estádio do Dragão sem Falcao e Guarin. "Eles têm de descansar. Falcao e Guarín precisam de alguns dias de férias para depois estarem ao seu melhor nível.

sábado, 16 de julho de 2011

Borussia Monchengladbach 0 – FC Porto 0

Segundo jogo do estágio da pré- época futebolística 2011/12, no Niederrheinstadion, em Oberhausen, na Alemanha, frente a uma equipa bem estruturada, pertencente à primeira divisão alemã . Um teste diferente do projectado, com um árbitro que estragou quase tudo e uma equipa a dos azuis e brancos a reagir bem às adversidades. 
O jogo ficou muito cedo marcado por uma inesperada e irresponsável decisão do autoritário juiz do apito alemão Thorsten Kinhofer, que estragou o espectáculo e o propósito da partida expulsando Hulk aos 22 minutos.
Uma decisão muito criticada até por Lucien Favre, treinador dos germânicos.
Hulk começou por ser admoestado por alegadas palavras sobre uma decisão do árbitro e, de seguida, por aplaudi-lo por tão severa disciplina num jogo particular.
Antes, Hulk havia sido protagonista de duas grandes oportunidades de golo e um par de jogadas bem conseguidas que estava a entusiasmar os cerca de 2.000 portugueses presentes no estádio.
Vítor Pereira, que até então tinha adoptado para equipa um determinado tipo de estratégia, nomeadamente na intermediária, com Souza a trinco, atrás de Ruben Micael e João Moutinho, foi obrigado inesperadamente a alterar a táctica inicialmente utilizada.
Na segunda parte, Kléber entrou para o lugar de Walter, lesionado no final do primeiro tempo, e Bracali substituiu Helton na baliza.
Mesmo em inferioridade numérica, os dragões conseguiram sempre equilibrar as operações não dando chances aos alemães. No segundo tempo, foram mesmo os Dragões os primeiros a criar perigo junto da baliza do Monchengladbach, com Varela a rematar certeiro mas algo fraco permitindo a defesa de Stegen e através de um desvio de cabeça de Kléber, que fez a bola passar ao lado do poste.
Aos 56 minutos, Vítor Pereira trocou meia equipa, entrando Fucile, Otamendi, Fernando, Castro e Christian, que deram mais frescura ao jogo portista.
Aos 59 minutos, Kléber surgiu isolado, porem rematou com pouca convicção permitindo que o guardião germânico conseguisse defender anulando o lance. Passados 5 minutos Fucile também tentou a sua sorte mas a bola foi amortecida por um defesa contrário facilitando a tarefa do guarda-redes alemão, que foi só o melhor jogador da equipa dos germânicos.
Pouco depois o jogo terminou com mais um lance mal ajuizado pelo juiz da partida alemão, ao não assinalar uma grande penalidade a favor do FC Porto, por mão dum defesa alemão na sua grande área. 

BORUSSIA MÖNCHENGLADBACH: Marc-Andre Ter Stegen; Tony Jantschke, Martin Stranzl, Dante e Filip Daems (cap.); Havard Nordtveit, Roman Neustädter, Marco Reus e Lukas Rupp; Mike Hanke e Igor de Camargo
Substituições: Martin Stranzl por Roel Brouwers (69m); Mike Hanke por Raul Bobadilla (69m); Filip Daems por Oscar Wendt (69m); Havard Nordtveit por Julian Korb (69m); Igor de Camargo por Patrick Herrmann (82m) e Roman Neustädter por Torben Marx (82m)
Treinador: Lucien Favre
 FC PORTO: Helton (cap.); Sapunaru, Rolando, Maicon e David; Souza, Rúben Micael e João Moutinho; Walter, Hulk (sub-cap.) e Varela
Substituições: Helton por Bracali (46m); Walter por Kleber (46m); David por Fucile (56m); Maicon por Otamendi (56m); Souza por Fernando (56m); Rúben Micael por Castro (56m); Varela por Christian (56m); João Moutinho por Djalma (75m) e Sapunaru por Sereno (75m)
Treinador: Vítor Pereira
Ao intervalo: 0-0
Disciplina: cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Hulk (24m); cartão amarelo para Fernando (83m), Patrick Herrmann (88m) e Castro (90m)
Assistência: Cerca de 4.000 espectadores.
Domingo, o FC Porto volta a jogar com o SC Verl, às 18:00 (17:00 em Lisboa), regressando ao Porto após o encontro.
Comentário final: Já gostei d’alguns aspectos do futebol da equipa do FC Porto, a qual , por exemplo: mostrou grande atitude, muito esforço e vontade de vencer, porem foi notória a preparação já mais avançada dos germânicos e ainda alguma inépcia por parte dos dragões na hora de finalizar: torna-se necessário mais convicção e espontaneidade na hora dos avançados azuis e brancos chutarem à baliza adversária.

sexta-feira, 15 de julho de 2011

FC Porto-Futebol,SAD: mais dois reforços de peso em perspectiva

Danilo:  Alto e forte fisicamente
 Capacidade para fazer todo o corredor direito
 Polivalente e completo
 Cruza bem e marca golos com facilidade
Alex Sandro:  Grande qualidade ofensiva
 Precisa melhorar o aspecto defensivo
 Enorme margem de progressão
 Maior facilidade para chegar à selecção principal
Tanto quanto me foi dado saber, Alex Sandro já é Dragão! 
Relativamente ao Danilo segundo consta continuam as conversações, se bem que pelo que foi anunciado pelos: Bruno Misorelli, empresário de Danilo, e Guilherme Miranda, representante do grupo Sonda, que detém 37,5 por cento do passe do jogador, neste momento só os águias terão apresentado uma proposta pelo jogador ao Santos do Brasil.
Ney Franco é o actual seleccionador brasileiro de sub-20
Liderou os dois jogadores na última vitória no Sul-Americano.
Sobre Danilo. "Ele é muito forte, tem uma grande potência muscular, para além de ser alto. Começou a carreira como lateral, numa linha de quatro jogadores, mas actualmente, no Santos, tem jogado no meio-campo. No entanto, aqui na selecção será defesa". E a aposta em Danilo para lateral é justificada pelas suas características. "É alto, bom no jogo aéreo, marca bem e tem força para fazer todo o corredor. Para além dessa disponibilidade física, cruza bem, marca golos e ainda bate cantos. É um jogador muito completo e só lhe falta amadurecer para chegar ao topo". E o "topo", para Ney Franco, é a selecção principal. Nesta matéria, sobra a certeza de um potencial enorme de um jogador polivalente. "Danilo foi muito importante na nossa vitória no Sul-Americano e tem qualidade para substituir, no futuro, Dani Alves e Maicon na selecção principal.
Dragão atento: Atendendo a estas informações seria muito mau para os dragões que a FC Porto-Futebol,SAD o deixasse ir para os nossos arqui-rivais!
PS - O que consta no Mercado de jogadores
O avançado israelita Eliran Atar, do Maccabi Telavive, está a ser apontado ao FC Porto. Trata-se de um jogador de 24 anos, segundo melhor marcador do campeonato local, e que está avaliado em 4 milhões de euros. A O JOGO, o agente Avini Mni admitiu contactos com dois clubes de Portugal, não comentando nomes. Noutro âmbito, a Imprensa italiana deu conta do interesse do Roma em Jorge Fucile.

FC Porto-Futebol,SAD: Cláusulas de rescisão

A FC Porto-Futebol, SAD e muito bem, tratou de atempadamente blindar os seus jogadores mais talentosos, a fim de tentar resistir à cobiça dos clubes mais endinheirados.

As 5 cláusulas de rescisão mais significativas do plantel dos Dragões:

1 - Hulk M€ 100
2 - James M€ 45
3 - Falcao M€ 45
4 - João Moutinho M€ 40 (esta cláusula devia ser aumentada)
5 - Kléber M€ 40
Os meus parabéns à FC Porto-Futebol,SAD pelas suas decisões relativas à gestão do plantel! Os grandes "tubarões" do futebol europeu se cobiçarem algumas das jóias da coroa dos portistas vão ter de pagar caro! 
Quanto aos outros clubes, é como o povo diz: "quem não tem dinheiro não tem vícios". 
Somos FC Porto, somos grandes, e não podemos estar à mercê de quaisquer "zé ninguém", ou seja, de clubes menores!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

FC Porto: Comunicado


O FC Porto, a FC Porto – Futebol, SAD e o Banco BMG S.A., do Brasil, vêm informar que celebraram, na presente data, um acordo por meio do qual o Banco BMG S.A. suportará os custos da construção do novo Museu do FC Porto, pelo que terá assegurado o direito de utilização de determinados espaços publicitários para a divulgação e promoção de seu nome, bem como de apor o nome do BMG ao do Museu do FC Porto e em materiais, referências e empreendimentos a ele conexos.

Porto, 13 de Julho de 2011

A Direcção do FC Porto
A Administração da FC Porto, SAD
Banco BMG S.A.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Avaliação dos métodos da actual equipa técnica!

 Parece cada vez mais evidente que este FC Porto, versão Vítor Pereira, tem ordens para pressionar mais alto do que com Villas-Boas. Na prática, logo à saída da área contrária,(como convém e fazem as grandes equipas) na tentativa de obrigar o adversário ao erro, impedindo-o de respirar. Para isso, o FC Porto terá de aumentar os níveis de intensidade e agressividade, questões que têm sido privilegiadas neste estágio em terras alemãs.
Dragão atento: Parabéns Filipe Almeida és o maior! 
No início do treino Filipe Almeida, o novo preparador-físico dos dragões, preferiu um exercício sem bola que fez os jogadores recuarem ao tempo da escola. Numa versão simplificada, tratava-se de correr atrás do companheiro até o apanhar, mas com várias dificuldades pela frente: estacas, bonecos e barreiras. A ideia era ir contornando esses obstáculos, usando-os para "fintar" o perseguidor. "Quero intensidade máxima", pediu Filipe Almeida, depois de um ligeiro puxão de orelhas um dos grupos que estavam a conversar enquanto o adjunto explicava o que pretendia. "Estou a falar, ok? Depois vão-se enganar", atirou, exigindo respeito e silêncio. Aliás, a imposição de autoridade por parte de Filipe Almeida tem sido uma constante neste estágio, que se entende pelo seu feitio e pela idade. Aos 30 anos, é um jovem preparador-físico duma equipa de elite, consciente de que só com essa postura conseguirá manter os jogadores na ordem. O que não quer dizer que seja um ditador nos relvados, aliás a opinião geral é de que o FC Porto acertou em cheio - métodos inovadores e grau de exigência máxima - na escolha do substituto de José Mário Rocha.
Dragãoatento: Faço votos para que estes processos (métodos) resultem, pois a equipa vai ter um exame muito difícil, ao ter de disputar a Supertaça europeia com o Barça que é só a melhor equipa do mundo, praticamente a abrir a época e se lograr êxito, será uma entrada em grande e altamente moralizadora para o início da época com repercussões (consequências) futuras! Seria entrar na nova época com o pé direito...! Por isso, muitas felicidades é o que desejo ao Vítor Pereira e à sua equipa!

Entrevista do presidente do FC Porto a Fátima Campos Ferreira

Dragãoatento: mais uma entrevista altamente esclarecedora do presidente do FC Porto! Como sempre Jorge Nuno foi objectivo, preciso e elucidativo nos temas que abordou!

Jorge Nuno: "Villas-Boas teve medo do fantasma de José Mourinho". Mais do que o dinheiro envolvido na transferência, mais do que o desafio de treinar um dos clubes mais ricos do mundo, Pinto da Costa explica a saída de André Villas-Boas para o Chelsea com o receio que o treinador teve de não conseguir repetir a conquista da Liga dos Campeões que José Mourinho assinou ao serviço do FC Porto. "Disse que 'quase tinha a certeza' de que ele ficaria e nesse quase cabem muitas libras", referiu, garantindo ter dormido bem no dia em que a rescisão se confirmou. "Já tinha o plano B antes dele se demitir. Aliás, se calhar ele ainda tinha dúvidas que ia sair, e eu já tinha o Vítor Pereira de prevenção", assegurou, garantindo que não foram só as libras a convencer o antigo técnico. "Isso ajudou, mas acho que o que Villas-boas teve foi algum receio", explicou. "Disse-lhe que em condições normais, aos 33 anos devia estar a treinar a Académica ou a Naval para aos 40 estar num grande, que aos 33 anos já tinha ganho no FC Porto e ia ter muitas oportunidades de ganhar mais. E ele respondeu: 'isso é muito bonito, mas se levar três ou quatro do Barcelona e se me correr mal a Champions já ninguém me quer'...! Ele tem um complexo e está sempre a pensar no fantasma do Mourinho. Como o Mourinho ganhou a UEFA e a Champions, ele não quis continuar porque teve medo de não ganhar o mesmo. Se fosse pai dele, dizia-lhe o que lhe disse como presidente e amigo: que devia ficar mais um ano no FC Porto. Lembrei que o Mourinho levou cinco do Barcelona e não foi por isso que deixou de ser o melhor treinador do mundo. No futebol, quando se pensa num grande clube europeu, a bitola não é o Chelsea, é o Real Madrid, o Barcelona ou o Manchester." E Pinto da Costa foi ainda mais longe, dizendo a Villas-Boas que esta seria a última época de Guardiola no Barcelona e que, esse sim, seria um clube para ele, "mas ele teve medo das comparações com o Mourinho e foi-se embora".
"Na equipa só Hulk é insubstituível"!” Admito que possa sair alguém, mas também não ficaria nada admirado que não saísse ninguém. Se sair, temos substitutos para 10 jogadores. Se saírem dez, eu tenho um para cada lugar e até ficam mais baratos. Há um para quem não tenho substituto, que é o Hulk. Posso substituir qualquer jogador, melhor ou pior, menos o Hulk. Se sair o Álvaro Pereira tem um substituto. O Falcao faria falta, mas também encontrámos alguém para o substituir... Se sair o Hulk, entrará outro, mas como não há nenhum com as características dele e o nosso jogo teria de ser diferente" revelou. Apesar de tudo, acredito que o Incrível vai continuar no Dragão, mesmo sublinhando que "Abramovich tem libras para o vir buscar, mas não tem coragem".
Sobre o actual técnico: "Vítor Pereira nunca disse que está na cadeira de sonho, está no banco"! O actual treinador mereceu os elogios do presidente Pinto da Costa que garantiu haver poucas diferenças entre os dois. "Um é ruivo, o outro é mais moreno... e um pouco mais velho" resumiu, acrescentando que "em termos de treino, não há diferença, o que se compreende porque o treino já era dado pelo Vítor Pereira...". De resto, considerou que ambos partilham o mesmo estilo. "Em boa hora avisei o Vítor Pereira de que o Villas-Boas podia ir embora...!  Ele não acreditava, mas perguntei se estava em condições de tomar conta da equipa e ele disse logo que sim", revelou, acrescentando que a rapidez na apresentação do novo treinador teve uma explicação: "Se demorasse mais começavam logo a dizer que era a quarta escolha". Aliás, a demora podia ter outras consequências. "O Vítor Pereira era o treinador convidado por nós, mas Villas-Boas quis levá-lo para o Chelsea". Não conseguiu, talvez porque Vítor Pereira também "é sócio do FC Porto, mas nunca disse que está na cadeira de sonho. Está no banco...!"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Futebol - FC Porto: Vítor Pereira, Rolando e o que se consta

 Vítor Pereira "Estamos a crescer em termos de comportamentos e a refinar alguns aspectos”
O treinador do FC Porto considerou que a goleada de hoje (10-1) ao FC Gutersloh, no primeiro jogo do estágio na Alemanha, ficou a dever-se à "boa atitude de quem quer continuar com o hábito de ganhar".
Hulk?! "A equipa é que é insubstituível. O Hulk joga num colectivo forte, que, se não o for, não aparece o Hulk nem qualquer outro jogador", frisou.
Segundo Vítor Pereira, é uma continuidade: "Este FC Porto vive disso e já o praticava no ano passado. Não estou minimamente preocupado com a possível saída deste ou daquele, porque a equipa vale pelo seu todo e não por qualquer individualidade", referiu.
Neste jogo: "procurámos comportamentos de qualidade contra uma equipa que se mostrou organizada e tentou jogar de forma apoiada, mas que encontrou um FC Porto agressivo, com envolvimentos e constantes mudanças de alas, que cansaram o adversário", finalizou.
PS - Rolando! Mais um deslumbrado com as notícias que o dão como pretendido por clubes ricos! Rolando já ferve! Diz que fica mas se lhe fizerem uma boa oferta está pronto para sair.
Rolando chegou ao FC Porto em 2008 e sente que o ciclo no clube está a terminar depois de ter ganho praticamente tudo. "Estou aqui há três anos, tenho dado muito ao clube, e chega a uma certa altura em que as pessoas começam a ver a minha saída como normal. Se continuar será com naturalidade, mas também acho que esta era uma boa altura para sair porque ganhei muito no FC Porto e quero continuar a ganhar, aqui ou noutro lado", insistiu. À Juventus, ao Roma e ao Manchester United juntou-se recentemente o Chelsea na lista de potenciais interessados. O central não escondeu que reencontrar-se com Villas-Boas seria excelente. 
Apesar de considerar que Vítor Pereira foi um excelente adjunto de André Villas-Boas na época passada, Rolando ainda não tem uma opinião formada sobre o seu trabalho enquanto chefe de equipa. 
Dragãoatento: Eis aqui um facto surpreendente! Então ainda não deu para constatar a qualidade do novo líder?!
Dragãoatento: "mais um meias tintas"!  
Com um discurso evasivo, Rolando não abdicou da sua postura diplomática quando aborda os temas do FC Porto. Ou seja, só surpreendeu mesmo pela contundência do seu sonho de carreira, vincado na necessidade de se projectar para um campeonato de maior dimensão.
PS1 : A organização no FC Porto: a Red, a pedido do clube, enviou há cerca de duas semanas para Marienfeld uma equipa de tratadores de relva para deixar tudo conforme Vítor Pereira e os jogadores gostam. Até por aqui se percebe o nível de organização do FC Porto. Há seguranças nacionais, os responsáveis pela publicidade também viajaram de Portugal, assim como todo o staff de apoio à equipa, do nutricionista aos roupeiros.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

FC Porto-Futebol: Perspectivas para 2011/12 e a nova equipa Técnica

Estou a tentar resistir a "embandeirar (já) em arco", mas o que é certo é que para já a nova equipa técnica dá garantias, e, o Plantel idem aspas! Aqui para nós que ninguem nos ouve, até quero confessar-vos que ainda estou um tanto incrédulo com a evolução dos acontecimentos! É que ainda não chegaram todos os craques ao Dragão e os que cá estão já estão a dar show, e que show!

A propósito eis aqui dois depoimentos de colegas da profissão
Pedro Fontes, capitão do Tourizense que já jogou na Académica, aceitou analisar a exibição dos Azuis e Brancos, com especial relevo para os quatro reforços que se estrearam no FC Porto. Relativamente a esses, o destaque foi inteirinho para a dupla composta por Kléber e Kelvin. "Estiveram os dois muito bem", começou por afirmar o médio do Tourizense. 
Kléber, é um jogador possante, alto, que sabe segurar a bola e cria imensas dificuldades aos defesas. Aliás, se sair o Falcao, como se diz, ele vai ser um excelente substituto". Têm o mesmo estilo, são jogadores de área, mas que trabalham muito para a equipa. Para além disso, têm os dois uma grande capacidade goleadora". A seguir comentou sobre Kelvin. "Pareceu-me um miúdo muito mexido e habilidoso. Jogou sobre o lado direito do ataque, com o Varela do outro, e demonstrou uma grande capacidade técnica", explicou Pedro Fontes. Quanto a Bracali e Djalma, o entusiasmo não foi o mesmo, mas apenas devido às suas posições na equipa.

No arranque da época passada o FC Porto venceu o Tourizense por 4-1, desta vez, já com Vítor Pereira no lugar de André Villas-Boas, os números foram ainda mais concludentes (7-0). Pedro Fontes explicou: "Estão muito fortes. Se não deixarem sair ninguém, vai ser novamente difícil derrotá-los". Tambem aceitou falar sobre o Moutinho e referiu: esteve muito bem quando entrou  na segunda parte. Foi ele que fez jogar a equipa. No meio-campo, teve a companhia de James, que também se exibiu a grande nível. Para além destes dois, o Hulk também merece destaque. Marcou dois golos e fez grandes jogadas. Mas este nem precisa de grandes elogios, porque já toda a gente sabe do que ele é capaz de fazer".
Os elogios de Pedro Fontes à exibição do FC Porto foram também confirmados por Tonau, treinador do Tourizense, que confidenciou ter ficado admirado com a exibição dos campeões nacionais . "Quer a primeira, quer a segunda equipa revelaram uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase", admitiu. Tonau diz ter ficado surpreendido com a "dinâmica muito forte" da equipa liderada por Vítor Pereira, sobretudo para uma fase tão precoce da temporada e ainda com poucos dias de trabalho. "Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser ainda mais forte. Demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época"!
KELVIN: Atrevimento e improviso - A forma "atrevida" como encarou os adversários foi um dos aspectos que mais surpreenderam no jovem brasileiro. "Tem muita habilidade e uma grande técnica. Gostei de o ver jogar", contou Pedro Fontes.
KLÉBER: Golos e muito trabalho - Tal como Kelvin, Kléber também marcou na estreia. Pedro Fontes realçou as semelhanças do brasileiro com Falcao na forma de jogar. "É muito difícil de travar. Segura a bola e finaliza bem", sintetizou.

quinta-feira, 7 de julho de 2011

FC Porto Primeiro ensaio. As politiquices do futebol

O treinador do Tourizense, Tonau,  mostrou-se admirado com a “dinâmica muito forte” demonstrada pelos dragões no jogo de treino efectuado ontem no Olival, que terminou com a Vitória do FC Porto por 7-0.
Em declarações à Antena 1, Tonau afirmou: “Penso que este FC Porto, com a continuidade de praticamente todo o plantel e a entrada de reforços, pode ser ainda mais forte. Já demonstrou uma dinâmica muito interessante para este início de época”. “Quer na primeira quer na segunda parte a equipa revelou já uma dinâmica e uma entrega muito grandes. Não esperava um FC Porto tão agressivo nesta fase”!
PS - A direcção da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decidiu hoje "por unanimidade" solicitar à Comissão Eleitoral que desencadeie todos os mecanismos necessários à marcação de eleições para os novos corpos sociais "no mais curto prazo de tempo possível". A nota da FPF refere que o ato eleitoral deve estar "de acordo e nos termos dos novos estatutos recentemente aprovados". Depois dos sócios ordinários comunicarem à FPF a identificação dos 55 delegados efectivos e dos 55 suplentes, seguir-se-á a verificação do preenchimento dos requisitos estatutários e a tomada de posse dos delegados, após o que se abrirá o prazo para apresentação de candidaturas com vista à marcação de uma Assembleia-Geral eleitoral.

FC Porto- Futebol - A condição física

James: Tenho o sonho de ganhar o Mundial, mas, para isso, temos de estar bem fisicamente".
Eis aqui a confirmação do que sempre tenho referido: no futebol a condição física é fundamental!
Sem uma óptima preparação física não há talento individual que resista!
A seguir vêm os aspectos psicológicos e motivacionais.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

FC Porto-Futebol: Falcao ja fala em desertar!

O ponta de lança colombiano do FC Porto, Radamel Falcao, afirmou em declarações à Sky Sports que está pronto para mudar de ares e que a Premier League seria um destino atractivo.
“Estou maduro e pronto para jogar em qualquer liga. Tenho o sonho de jogar num clube mas não vou divulgar qual é. Gostava imenso de jogar na Premier Legue, gosto da Liga Espanhola também mas a atmosfera que rodeia os jogos em Inglaterra é a melhor.”- Disse o portista que tem sido associado com frequência ao FC Porto.

terça-feira, 5 de julho de 2011

André villas-Boas já dá show em Inglaterra

Se dúvidas houvesse que Villas-Boas é essencialmente um fantástico comunicador, elas seriam dissipadas agora face às declarações dum jogador que é uma legenda do futebol inglês!
Paul Scholes: “Na frente doméstica acho que os principais adversários vão ser o Chelsea e o City. Nunca tinha sequer ouvido falar do novo treinador do Chelsea, mas a forma como ele falou foi impressionante”, afirmou Paul Scholes ao jornal The Guardian.
“Surge como alguém que sabe exactamente o que quer e tem boas bases, com Mourinho e Bobby Robson. O City vai tentar crescer a partir dos progressos que fez na última época”, referiu.