terça-feira, 13 de setembro de 2011

Champions League, grupo G: FC Porto 2 Shakhtar Donetsk 1

13/09/2011 - Resultado magro contra uma excelente equipa mas a jogar a partir de determinado momento, primeiro com 10 e depois só com 9 elementos! A jogar contra 9 os Dragões perderam efectivamente uma grande oportunidade de golear o Shakhtar. Sendo, isto na minha opinião, o grande calcanhar de Aquiles da equipa azul e branca, a falta de capacidade na finalização (precisão e potência de remate).
É que a equipa do FC Porto farta-se de produzir futebol atacante que não consegue concretizar!

Para a qualidade de jogo portista ser materializada no marcador apenas faltou acerto no capítulo da finalização.
…Aos 12 minutos, Helton não conseguiu segurar um remate de Willian (com pouca força, mas traiçoeiro, já que a bola saltitou várias vezes sobre o relvado) e o Luiz Adriano que pareceu advinhar o lance , abriu o marcador na primeira ocasião de perigo criada pelos ucranianos.
…Hulk fez o empate aos 28 minutos, na conversão dum livre directo a uns bons 30 metros da baliza adversária. Uma autêntica “bomba. O empate deu aos azuis e brancos ainda mais a crença de que estavam no caminho certo. Aos 30 minutos, o “Incrível” parece ter voltado a ser carregado em falta dentro da grande área, mas o árbitro não assinalou. Dois minutos depois, na recarga a um livre directo, “queimou” as mãos de Rybka. Aos 40 minutos, Rakitskiy foi expulso depois de uma entrada violenta sobre João Moutinho.
A expulsão facilitou em parte a missão do FC Porto na segunda parte, mas quantas equipas se deixam surpreender por adversários em inferioridade numérica, ainda para mais quando têm jogadores fortes no um contra um, como é o caso do Shakhtar? Os ucranianos reentraram em campo muito fechados, mas seis minutos depois do reatamento os Dragões encontraram a chave para materializar a reviravolta no marcador: James deu um “nó cego” em Kucher e serviu Kléber que, à boca da baliza, só teve de encostar.
FICHA DE JOGO
UEFA Champions League, grupo G, primeira jornada
Estádio do Dragão, no Porto - Assistência: 36.612
Árbitro: Felix Brych (Alemanha)
Assistentes: Thorsten Schiffner e Mark Borsch
Quarto árbitro: Günter Perl
Assistentes adicionais: Peter Sippel e Christian Dingert
FC PORTO: Helton «cap.»; Fucile, Otamendi, Maicon e Alvaro; Fernando, Defour e João Moutinho; Hulk, Kléber e James
Substituições: Fernando por Belluschi (61m), Kléber por Djalma (69m) e Hulk por Varela (78m)
Não utilizados: Bracali, Mangala, Souza e Cristian Rodríguez
Treinador: Vítor Pereira
SHAKHTAR DONETSK: Rybka; Srna «cap.», Chygrynskiy, Rakitskiy e Rat; Eduardo, Fernandinho Mkhitaryan e Willian; Jadson e Luiz Adriano
Substituições: Eduardo por Kucher (42m), Jadson por Alex Teixeira (64m) e Willian por Hübschman (82m)
Não utilizados: Pyatov, Douglas Costa, Kobin, e Seleznyov
Treinador: Mircea Lucescu
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Luiz Adriano (12m), Hulk (28m) e Kléber (51m)
Disciplina: cartão amarelo para Luiz Adriano (26m), Chygrynskiy (31m e 80m), Srna (34m) e Moutinho (34m); cartão vermelho directo para Rakitskiy (40m) e, por acumulação de amarelos, para Chygrynskiy (80m).

1 comentário:

P. Ungaro disse...

Boas,

Mais uma inequívoca demonstração do valor do FC Porto, contra um adversário difícil fomos personalizados e tivemos uma atitude de garra e de determinação. Não nos deixamos abater por dois lances infelizes (a falha do Helton e do Hulk), voltamos a ter 3 bolas aos ferros, e demonstramos que temos equipa para chegar longe na champions.
Destaques: Hulk com um remate soberbo ... incrível (só o palhaço do Otávio machado achou que era um frango, mas coitado) e James !!! O miúdo joga à bola que é um prazer assistir.
Estamos no bom caminho.

Um abraço

http://fcportonoticias-dodragao.blogspot.com