quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

As equipas de futebol não se medem pelo orçamento

O Manchester City começa por ser superior ao FC Porto em teoria e depois na prática porque a equipa azul e branca tem um treinador muito limitado em termos de competência estratégica, de comunicar com a equipa para a mobilizar, incentivar, e até treinar…! Muito dos portistas que procuram “tapar o sol com a peneira” e defendem o Vítor Pereira, esquecem-se de por exemplo: questionar sobre o currículo do actual Líder da equipa técnica. É preciso ver que o VP antes de treinar o FC Porto só tinha treinado os Juniores e o Santa Clara. Pergunto como é que um profissional sem provas dadas e sem experiência de grandes confrontos poderia assumir a gestão duma equipa como a do FC Porto e ter logo sucesso?! Só se fosse um iluminado, ou um fora de série, coisa que ele não é.
Entretanto, já aqui e noutros locais tenho referido e volto a frisar: se as equipas se medissem pelo orçamento de cada clube, então o FC Porto ganharia sempre todos os jogos do campeonato português, e como todos nós sabemos, isto não acontece, caso contrário o FC Porto não teria sido derrotado por 3-1 pelo modesto Gil Vincente. Mais, o orçamento é importante porque é evidente que as equipas de maior orçamento em princípio terão os melhores jogadores, porém não quer dizer que não possam ser batidas por equipas de orçamento mais modesto. O FC Porto quando foi campeão europeu, o seu orçamento era inferior ao da maior parte das equipas em confronto, e no entanto ganhou. Depois lembro-me do José Mourinho se ter referido a este assunto salientando que as vitórias dependem de muitos factores tais como: momento de forma dos jogadores, da sua motivação, dos métodos de treinamento (físico e técnico), e da competência de quem os dirige para sensibilizá-los, para incentivá-los e para prepará-los psicologicamente de modo a que os jogadores joguem tranquilos e descomplexados, e funcionem no máximo rendimento, ou seja, nos limites…etc…etc.
Como toda a gente sabe os treinadores são avaliados pelos resultados que conseguem obter. Porque não é indiferente ter um José Mourinho a treinar ou outro treinador qualquer.
E portanto o Vítor Pereira é o principal responsável porque como Líder da equipa tem obrigação de apresentar resultados, e não o tem feito, muito pelo contrário, tem falhado sempre em momentos decisivos. Os quais passo a citar (resumo dos maus resultados):
1º Momento 26/08/2011 – Barcelona 2 – FCP 0 Supertaça Europeia
Apesar da derrota reconheço que do outro lado estava a melhor equipa do mundo.
2º Momento 23/09/2011 – FCP 2 – SLB 2
No Dragão temos obrigação de ser nós a mandar. Depois de uma boa primeira parte a equipa encolheu-se e as alterações vindas do banco só prejudicaram.
3º Momento 23/11/2011 – Académica 3 – FCP 0 para a Taça de Portugal
A Académica, muito bem orientada, vence categoricamente o FCP, num jogo a eliminar.
4º Momento 23/12/2011 – FCP 0 – Zenit 0
Não conseguiu vencer nenhuma vez ao APOEL, mas chega à última jornada a depender apenas dele. Jogo decisivo no Dragão a encerrar a fase de grupos. O Porto jogava em casa e precisava de ganhar para se manter na Champions. O Zenit é uma boa equipa mas o nulo não se justifica.
5º Momento 7/01/2012 – SCP 0 – FCP 0
Em igualdade pontual com o SLB, o FCP não podia perder pontos em Alvalade para se manter na liderança. Mais um jogo decisivo e… deu empate.
6º Momento 29/01/2012 – Gil Vicente 3 – FCP 1
Estávamos avisados, o Benfica tinha perdido pontos em Barcelos e uma vitória seriam 2 pontos conquistados ao rival. Exibição vergonhosa e nem os erros “habituais” de Bruno Paixão justificam a derrota.
7º Momento 16/02/2012 – FCP 1 – M. City 2
Eliminatória difícil. Mas o FC Porto jogava no Dragão e como é lógico esperavamos um bom resultado. Uma boa primeira parte e o desaparecer da equipa azul e branca depois do intervalo.
8º Momento 22/02/2012 - M. City 4 – FCP 0
Depois do resultado no Dragão a eliminatória ficou praticamente sentenciada. Exigia-se atitude e carácter para limpar a imagem negativa do primeiro jogo, objectivo não alcançado.

Sem comentários: