quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O pecado original por Manuel Martins de Sá (Sole mio) em A Bola

O longo historial de episódios polémicos protagonizados por Bruno Paixão sempre que dirige o FC Porto só terá fim quando este árbitro pendurar o apito. Se se considerar que esta continuada sucessão de incidentes não pode ser atribuída ao acaso, restam duas explicações: incompetência ou má fé ou, então, as duas juntas. Como quer que seja, o maior culpado não é ele mas sim quem o designa para arbitrar esses jogos, ou seja, Vítor Pereira a quem a verdade desportiva parece interessar pouco. É aí que está o pecado original. 
Já o mesmo não pode ser dito em relação ao outro Vítor Pereira, o treinador. Embora também aqui estejamos perante um manifesto exemplo de incapacidade, o principal responsável pela desastrada época da equipa é Pinto da Costa, o patron do clube. Primeiro, porque não soube escolher um técnico à altura das exigências e da herança de Villas-Boas e, depois, porque não viu e tinha obrigação de ver, a cratera que a partida de Falcao abriria no sector atacante.
Escrevi isso neste espaço depois de encerrado o mercado de Verão e voltei a fazê-lo em meados de Novembro quando a Liga dos Campeões e a Taça de Portugal já tinham ido à vida. O pior é que, entretanto, veio o mercado de Inverno e a verdade é que o problema se não ficou em aberto só se resolveu(mal) à última hora. Mal, porquê? Porque Janko só pode jogar nas competições internas e porque a sua qualidade está por demonstrar. Finalmente, porque não veio a tempo de resolver coisa nenhuma. A Liga Europa já lá vai, o campeonato está mais que comprometido e a Taça da Liga joga-se na Luz! Resta um objectivo: defender com unhas e dentes o 2º lugar no campeonato, cada vez mais em sério risco.
PS - Resolvi dar aqui relevo ao texto de Manuel Martins de Sá porque logo no início da época, a seguir às primeiras exibições da equipa azul e branca, eu percebi que as coisas estavam a funcionar mal. E logo tratei de chamar a atenção dos responsáveis para o facto. Só não vê quem não quer. E ou eu estou muito enganado, ou esta época vai acontecer o que aconteceu no ano do Benfica de Trapattoni, em que o timoneiro dos dragões andava entretido ...

Sem comentários: