terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

MST - Analisa o momento da equipa do FC Porto

2 – Pois, a saída do Guarin e do Belluschi, em troca do regresso de Lucho, é uma jogada de alto risco. Imagine-se que o Lucho se lesiona: quem é que resta como médios de ataque, criativos e capazes de rematar à baliza as segundas bolas? Ninguém: resta o defour e o Moutinho, dois médios do tipo par, escute e olhe, com os quais nenhum ataque consegue ser apoiado a partir de trás. O mesmo se diga do risco corrido com a contratação dum ponta-de-lança que não pode jogar a Liga Europa, deixando o FC Porto, como já sucedera na Liga dos Campeões, entregue à improvável inspiração do Kléber.
Dito isto, foi muito bom ver em acção as novas aquisições do FC Porto, e só foi pena que Vítor Pereira tenha prosseguido o seu processo de destruição e desmotivação de Iturbe – afastado da Liga Europa, do campeonato e, agora também até da Taça da Liga. É um perigo um treinador que acha que o Maicon é melhor defesa direito que o Danilo, que acha que o Defour é melhor que o Belluschi e que acha o Cristian Rodriguez melhor que o James (que só joga por pressões da crítica e dos adeptos).
Depois de ver Danilo contra o Setúbal, vai ser muito difícil a Vítor Pereira tirá-lo da equipa. A aposta é que ele o puxe para médio, para manter Maicon a defesa. Será um disparate, sobretudo para consumo interno: a aposta devia ser a do Maicon no lugar do Rolando ou do Otamendi, mas, para isso, é preciso coragem. Já Lucho, que regressou na sua versão de luxo, tornou-se imediatamente intocável. Com ele em jogo, voltamos a lembrar o que é um médio de ataque, capaz de antecipar a jogada seguinte antes de receber a bola, capaz de rematar à baliza sem ser para se desfazer da bola, capaz de levar todo o jogo para a frente com passes ao primeiro toque, de abrir linhas de desmarcação fatais, que só não foram melhor aproveitadas porque nos flancos estavam o Cristian Rodriguez e o Varela, dois pesos pesados, esforçados mas inúteis. (Mas, assim que entrou o James e o Lucho o desmarcou, logo resultou uma assistência para o segundo golo). E até Marc Janko, não tendo deslumbrado (nem ninguém esperava tal), mostrou as qualidades essenciais dum ponta-de-lança – coisa de que também andávamos esquecidos. Enfim, tirando o facto de não termos ponta-de-lança para enfrentar o Manchester City, se Lucho não se magoar e continuar a mostrar o que se viu no seu regresso, pode ser que toda a equipa suba de rendimento, pois até Moutinho e Defour melhoraram, por contágio, com Lucho a mostrar como sefaz.

Sem comentários: