domingo, 16 de maio de 2021

FC Porto B 4 Feirense 2

A equipa do FC Porto B é pouco consistente a defender. É demasiado permeável pelas faixas laterais e permite que os contrários centrem muitas bolas para as costas dos centrais resultando frequentemente no desgaste prematuro destes. Os médios têm de fazer asa com os laterais (sofreram 2 golos do Feirense devido ao que aponto). Ah, e o keeper Diogo Costa tem de aprender a sair mais rápido (velocidade) aos cruzamentos, não pode permitir que os adversários, cabeceiem bolas na pequena área, que é a zona da sua jurisdição.

Ficha do jogo-Estádio de Pedroso-16 de Maio de 2021-
Liga Portugal 2, 33.ª jornada

Árbitro: Nuno Almeida da AF do Algarve
Assistentes: André Campos, Carlos Campos
Quarto árbitro: Marcos Brazão

FC PORTO B: Diogo Costa; Carraça, João Marcelo, Malang Sarr, Rodrigo Conceição, Mor N’diaye, Romário Baró, Fábio Vieira, Francisco Conceição, Evanilson e Danny Loader

Substituições: João Marcelo por Pedro Justiniano (79m), Danny Loader por Rodrigo Valente (79m, Romário Baró por Gonçalo Borges (79m), Carraça por Carlos Gbriel (85m) e Francisco Conceição por Bernardo Folha (86m)
Não utilizados: Ivan Cardoso, Rafael Pereira, Rodrigo Pinheiro e Igor Cássio

Treinador: António Folha

FEIRENSE: Brígido; Diga, Guilherme Ramos, Ícaro Silva, Zé Ricardo, Latyr, Marcus, Fábio Espinho, João Tavares, Feliz e Platiny

Substituições: João Tavares por Mica (45m), Feliz Vaz por Edson Farias (45m), Marcus por Fabrício Simões (60m), Diga por Diogo Viana (63m) e Fábio Espinho por Ruca (63m)
Não utilizados: Igor Rodrigues, Sérgio Silva, Cris e João Victor

Treinador: Rui Ferreira

Marcadores: Fábio Vieira (18m), Evanilson (21m, pen., 76m), Carraça (52m), Platiny (75m) e Fabrício Simões (83m)

Disciplina: Cartão amarelo a Guilherme Ramos (23m), João Tavares (30m), Zé Ricardo (45m), Diga (50m), Ivan Cardoso (71m) e Carraça (74m).

O FC Porto B recebeu e venceu o Feirense (4-2), em jogo da 33.ª jornada da Liga Portugal 2, e saiu da zona de despromoção. Evanilson (bis), Fábio Vieira e Carraça fizeram os golos que colocam o FC Porto B a depender de si próprio, na última jornada, para assegurar a manutenção.
Um jogo, duas equipas, uma final e dois objectivos diferentes. O FC Porto B entrou em campo a necessitar de vencer para continuar a batalhar pelo seu posto na segunda liga da próxima temporada, enquanto o Feirense foi a Pedroso a precisar dos três pontos para ainda tentar almejar a subida ao principal escalão do futebol português. Com várias alterações no onze inicial dos bês portistas, o jogo iniciou-se com intensidade elevada e grande equilíbrio, mas os azuis e brancos, focados no triunfo, adiantaram-se cedo no marcador e, num ápice, ampliaram a vantagem. Primeiro, aos 18 minutos, Francisco Conceição entrou na área, no que é o seu movimento típico pela direita, e deixou o esférico em Fábio Vieira que, depois de puxar para o seu pé esquerdo, colocou a bola no ângulo superior esquerdo da baliza de Brígido. Três minutos volvidos do primeiro tento, Danny Loader foi carregado pelas costas dentro da área adversária e Nuno Almeida assinalou prontamente a grande penalidade. Evanilson assumiu… e não desiludiu, estava feito o segundo à passagem do minuto 21 da partida. O Feirense foi à procura de reduzir a desvantagem no placar, mas até ao intervalo manteve-se o equilíbrio em campo e a vantagem portista no marcador.
Com o Feirense fora da subida ao intervalo, dado o resultado que se registava aos 45 minutos, a equipa de Rui Ferreira precisava de se balancear para o ataque no segundo tempo. Com alterações para a etapa complementar, os fogaceiros até começaram melhor, com Mica a enviar uma bola ao poste da baliza de Diogo Costa (47m), mas Carraça, no que já demonstrou ser a sua especialidade, converteu, de forma exímia, um livre direto frontal à baliza de Bruno Brígido e aumentou ainda mais a diferença no marcador (52m). Apesar do controlo azul e branco, em que os portistas iam pautando o ritmo do jogo, sendo a equipa mais equilibrada, foi o Feirense que, primeiro, ameaçou com uma bola à trave de Guilherme Ramos, na sequência de um canto (70m), e depois reduziu a desvantagem na partida, com um golo de Platiny, na sequência de um livre lateral (74m). O FC Porto não sentiu o golo adversário e, logo no minuto seguinte, Diogo Costa bateu desde a sua baliza, Guilherme Ramos fez um mau alívio, que Evanilson aproveitou para bisar na partida e fazer o 4-1, que selava as contas da partida. Ainda assim, o Feirense ainda reduziu por Fabrício Simões, que apareceu solto para cabecear no coração da área portista (83m). Com esta vitória, o FC Porto soma 32 pontos e ascende, provisoriamente, ao 15.º lugar, duas posições acima da zona de despromoção na tabela classificativa, e fica a depender de si próprio na última jornada da Liga Portugal 2 para conseguir a manutenção.
“Nada está decidido, vai ser até à última, somando mais três pontos dá mais alento, mais conforto, ainda falta uma jornada e temos de encará-la da mesma forma que esta. Este era um adversário dificílimo com excelentes jogadores e a jogar muito bem, o FC Porto foi competente, fez um excelente jogo, os jogadores não tiveram medo de assumir o jogo, ganhámos e estamos todos de parabéns. Quando desce um ou outro jogador com esta qualidade, faz uma diferença enorme e ainda bem que todos aqui dentro concordam nesta ajuda à equipa B. Neste tipo de jogos, há muito respeito entre os atletas, são jogadores de selecção, e com todo o respeito com que defrontamos o Benfica, encarámos outras equipas. É um jogo extremamente difícil contra uma equipa que fez um excelente campeonato. Cabe-nos trabalhar muito , focarmos-nos muito, espero que a equipa esteja bem e que possamos vencer o jogo. Sabemos que é um jogo importante, decisivo no crescimento destes jogadores não será, porque estes jovens vão continuar a crescer, seja em que campeonato for, mas nesta divisão eles crescem muito mais pelos adversários que enfrentam ao domingo, porque merecemos pelo que a equipa fez na época toda, vai ser um jogo como todos os outros. Aqui, no FC Porto, encaramos todos os jogos de igual forma, com a mesma seriedade. Temos de nos focar no treino e, na hora do jogo, focarmos-nos no que temos de fazer e ganharmos o jogo. Mesmo não vencendo, a vida de toda a gente tem que continuar, porque aqui há muito futuro para continuar a crescer", afirmou António Folha, treinador do FC Porto B, no final da partida.
O FC Porto B desloca-se, na próxima quarta-feira, ao Seixal, para defrontar o Benfica B, em jogo da 34.ª e última jornada da Liga Portugal 2.

Sem comentários: