sábado, 22 de maio de 2021

FC Porto B perde no Seixal mas continua na Liga II

FC Porto B perdeu no Seixal (2-1) mas garantiu a manutenção na Segunda Liga
A equipa B do FC Porto reservou um lugar na Liga Portugal 2 para 2021/22.
A permanência portista ficou selada no último suspiro do campeonato e graças à vitória do Vizela sobre o despromovido Vilafranquense. Com oito “emprestados” pela formação principal - Diogo Costa, Diogo Leite, Nanu, Romário Baró, Fábio Vieira, João Mário, Francisco Conceição e Evanilson -, os “bês” portistas regressaram do Seixal um ponto acima da linha de água, mas com um resultado negativo (2-1). Ainda assim, o objectivo da manutenção foi conseguido no final de uma temporada marcada pelas inqualificáveis arbitragens em constante prejuízo do FC Porto B.
Evanilson deu o primeiro aviso, logo a abrir, após cruzamento sobre a direita ao qual o brasileiro não deu a melhor resposta. Antes do quarto de hora foi a vez de Francisco Conceição ter o golo na canhota, mas uma defesa de Svilar com a perna direita impediu que o talentoso extremo inaugurasse o marcador. O primeiro remate do Benfica só surgiu a meio do tempo inaugural, altura em que era evidente o domínio do FC Porto no capítulo das finalizações, dos cantos e da posse de bola. Aos 38 minutos, Francisco Conceição tricotou pelo corredor central, bateu todos os defesas da casa que o tentaram desarmar e soltou em João Mário para o sanjoanense finalizar com classe por baixo do guarda-redes belga. Já dentro do período de descontos, o endiabrado esquerdino ofereceu o golo a Evanilson, porém o camisola 30 não acertou no esférico com a baliza à disposição.
No arranque do segundo tempo, a formação secundária do Benfica empatou num cabeceamento de Tiago Gouveia à queima-roupa que deixou Diogo Costa sem hipótese de defesa. Os jovens Dragões não mostravam o fulgor da primeira parte e o jogo passou a ser mais discutido, com ambos os conjuntos a projectarem-se regularmente até ao último terço. À entrada para os derradeiros vinte minutos, António Folha lançou Danny Loader para o lugar de João Mário e, no canto que se seguiu, os encarnados consumaram a reviravolta, novamente através do jogo aéreo. Já depois de Rodrigo Valente render Mor N’Diaye, Manuel Oliveira admoestou Kalaica com a segunda cartolina amarela e os visitados ficaram reduzidos a dez. Até ao apito final, Romário Baró deu a vez a Igor Cássio e o marcador não sofreu qualquer alteração.
“É um sentimento de dever cumprido. Foi uma segunda volta fantástica destes miúdos. Era muito difícil, mas desde que eu entrei a equipa acreditou que isto era possível. Estávamos muito atrás e sabíamos que ia ser uma tarefa muito complicada. Não é o resultado que queríamos, mas só veio demonstrar que a recuperação foi muito boa, porque nem precisamos deste resultado para continuar na Segunda Liga. Missão cumprida, os miúdos estão de parabéns, sofreram muito, não mereciam sofrer tanto. As coisas acontecem e não sabemos porquê, mas isso agora faz parte do passado. Vamos encarar o futuro com tranquilidade porque estes jovens merecem. Sabemos que o FC Porto e as pessoas do futebol têm de fazer melhor. Acho que o vamos fazer, temos de o fazer, e quem está no futebol também tem de melhorar”, declarou António Folha após término da contenda.

FICHA DE JOGO - Liga Portugal 2, 34.ª jornada-
Benfica Campus, no Seixal
22 de Maio de 2021 - 
BENFICA B 2 -FC PORTO B 1

Árbitro: Manuel Oliveira
Assistentes: Pedro Ribeiro e Tiago Leandro
Quarto árbitro: André Narciso

BENFICA B: Svilar (cap.); João Ferreira, Tomás Araújo, Kalaica, Godfried Frimpong, David Tavares, Diogo Mendes, Tiago Gouveia, Illija Vukotic, Umaro Embaló e Henrique Araújo
Substituições: Illija Vukotic por Rafael Brito (64m), Tiago Gouveia por Samuel Pedro (74m), Henrique Araújo por Daniel dos Anjos (83m), Diogo Mendes por Gonçalo Loureiro (84m) e João Ferreira por Filipe Cruz (84m)
Não utilizados: Fábio Duarte, Luís Lopes, Rafael Rodrigues e Martim Neto
Treinador: Nélson Veríssimo

FC PORTO B: Diogo Costa (cap.); Rodrigo Conceição, João Marcelo, Diogo Leite, Nanu, Mor N’Diaye, Romário Baró, Fábio Vieira, João Mário, Francisco Conceição e Evanilson
Substituições: João Mário por Danny Loader (71m), Mor N’Diaye por Rodrigo Valente (75m), Romário Baró por Igor Cássio (84m)
Não utilizados: Ricardo Silva, Pedro Justiniano, Carlos Gabriel, Rafael Pereira, Bernardo Folha e Gonçalo Borges
Treinador: António Folha

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: João Mário (38m), Tiago Gouveia (48m), Diogo Mendes (72m)
Disciplina: cartão amarelo a João Marcelo (17m), Diogo Mendes (20m), Kalaica (41m e 78m), Francisco Conceição (83m), Svilar (88m) e cartão vermelho a Kalaica (78m)

1 comentário:

Dragaoatento disse...

Conclusão: por aquilo que aconteceu o FC Porto B claudicou na segunda parte pois foi para o intervalo a vencer por 0-1...!!