sexta-feira, 18 de março de 2011

Europe League-FC Porto vence o CSKA de Moscovo e está nos quartos-de-final


O FC Porto recebeu e venceu o CSKA de Moscovo por 2-1, com golos de Hulk e Freddy Guarín para os azuis e brancos. Tozic fez o tnto de honra para o emblema moscovita.
O FC Porto começou o jogo no estádio do Dragão com uma eficácia impressionante, aos 2 minutos já os dragões venciam através da cobrança dum livre marcado na direita por Hulk. O livre é marcado para a área do CSKA à espera dum desvio, que não apareceu e a bola seguiu para o fundo da baliza de Akiinfeev, o qual foi surpreendido pela trajectória da bola.
A equipa azul e branca após o golo continuou a tentar impôr o seu futebol, procurando controlar a partida fazendo circular a bola por todos os seus elementos, pelo que conseguiu com isso impedir os russos de pôr em prática os seus contragolpes rápidos e letais.
Entretanto o CSKA começou a aproximar-se mais da baliza do FC Porto tendo apenas criado algum perigo através dum canto, mas a defesa portista a actuar em bom plano ia afastando  as situações de perigo eminente.
Embora com a partida mais equilibrada era o FC Porto quem continuava a ter mais posse de  bola, conseguindo voltar a criar situações do golo que se estava a adivinhar.
O FC Porto chegou ao 2-0 por intermédio de Freddy Guarín. A jogada começou num mau atraso do defesa para o guardião Akiinfieev que tentou afastar a bola face à presença dum contrário. Porém a bola acabou por sobrar para James que de pronto a centrou para 2º poste  onde aparece o Guarin que de primeira aumentou a vantagem azul e branca para 2-0, estavam ultrapassados os 24 minutos da primeira parte.
O CSKA de Moscovo aos 29 minutos ainda conseguiu reduzir por intermédio de Tozic passando o resultado para 2-1. O avançado sérvio isolou-se e frente a Hélton não perdoou.
Entretanto André Villas Boas resolveu lançar em jogo Fernando Belluschi para o lugar do colombiano James Rodríguez. Com esta alteração o esquema táctico azul e branco mudou de um 4-3-3 para um 4-4-2 o que já habitual na equipa do FC Porto.
O FC Porto voltou a chegar com perigo à baliza do CSKA perto dos 60 minutos, através da cabeça de Rolando que num pontapé de canto conseguiu chegar primeiro que o seu marcador directo encostando mas a cabeçada não saiu com a direcção desejada.
Durante a segunda parte do jogo, os dragões conseguiram controlar as operações, tendo por conseguinte conseguido travar as transições rápidas dos russos e não permitiram espaços à referência atacante moscovita, Wagnér Love.
Em termos atacantes o FC Porto continuava a imprimir dinâmica nos lances ofensivos e ia conseguindo criar perigo. Aos 78 minutos Belluschi cobra um livre para área onde apareceu Rolando que introduziu a bola na baliza. Mas a jogada foi prontamente invalidada pelo árbitro porque Rolando teria tocado a bola com a mão! A mim pareceu-me mais "bola na mão" do que mão na bola.
E o jogo acabou com uma tentativa protagonizada pelo Wagner Love através duma jogada individual de insistência em que arranja espaço para o remate que não saiu longe da baliza de Hélton, Esta foi a última situação perigosa do CSKA de Moscovo.
17/03/2011 - Ficha do Jogo 

UEFA Europa League, oitavos-de-final, segunda mão
Estádio do Dragão, no Porto
Assistência: 32.712 espectadores
Árbitro: Kevin Blom (Holanda)
Assistentes: Nicky Siebert e Patrick Langkamp
Quarto árbitro: Danny Makkelie
Assistentes adicionais: Tom Van Sichem e Reinold Wiedermeijer
FC PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile; Fernando, Guarín e João Moutinho; Hulk, Falcao e James
Substituições: James por Belluschi (52m), Falcao por Varela (77m) e Hulk por Cristian Rodríguez (87m)
Não utilizados: Beto, Sereno, Souza e Rúben Micael
Treinador: André Villas-Boas
CSKA MOSCOVO: Akinfeev; Nababkin, Berezutski, Ignaschevich e Schennikov; Tosic, Aldonin, Honda e Dzagoev; Doumbia e Vágner Love
Substituições: Doumbia por Necid (65m), Tosic por Oliseh (72m) e Dzagoev por Mark González (74m)
Não utilizados: Chepchugov, Semberas, Berezutski e Rahimic
Treinador: Leonid Slutski
Ao intervalo: 2-1
Marcadores: Hulk (1m), Guarín (24m) e Tosic (29m)
Disciplina: cartão amarelo para Ignaschevich (30m), Fucile (37m), Tosic (45m), Aldonin (48m), Vágner Love (72m) e Honda (84m).

Declarações de Villas-Boas: «MAIS UM SINAL DE COMPETÊNCIA»
A vitória e a qualificação para os quartos-de-final da UEFA Europe League tem, para André Villas-Boas, uma leitura óbvia: indicia mais «um sinal de competência» dos Dragões. No caso, sublinha ainda o treinador, frente a uma equipa que distinguia como um dos principais candidatos à vitória na competição.
Golo tranquilizou
«Este jogo revelou uma equipa alimentada por uma grande crença e o primeiro golo, obtido cedo, tranquilizou. Apesar do calendário apertadíssimo, transmitimos mais um sinal de competência, ao vencer uma equipa que era candidata à vitória e apresentava um excelente percurso.»
Belluschi para desacelerar
«A entrada do Belluschi permitiu-nos desacelerar o jogo e reduzir as transições do CSKA, garantindo-nos, em simultâneo, maior posse de bola, o que não deslustra a exibição do James, que teve, inclusive, uma participação decisiva no segundo golo.»
Algo importante
«As diferentes estruturas apresentadas durante o jogo pouco importam. Importa, isso sim, a concentração, para se conquistar algo de importante esta época.»
Vitória portuguesa
«A partir de agora, qualquer das equipas alimenta o sonho de ganhar a competição. Caíram grandes candidatos, numa ronda que simboliza uma vitória portuguesa. Portugal é o único país a colocar três equipas nos quartos-de-final.»

Destaques
CSKA - Tem uma equipa muito homogénea, e além disso tem alguns jogadores que são realmente craques, casos dos: keeper, médios muito trabalhadores e dos avançados muito bons, com realce para o Honda, um tecnicista muito rápido, resistente, boa visão de jogo e  grande qualidade de passe. Tem estofo este Honda! Jogando atrás a distribuir o Honda por si só distribuiu muito jogo para a sua equipa e criou muitos problemas à equipa do FC Porto.
FC Porto - Toda a equipa foi competente mas uns mais do que outros claro.
Começando pela defesa: Helton, Sapunaru, Rolando, Otamendi e Fucile cumpriram sem grandes sobressaltos. No meio-campo: Fernando e Moutinho a defender, Guarin a defender e no ataque muito oportuno/eficaz, estiveram muito esforçados. No ataque: os avançados alternaram lances muito bons com jogadas menos conseguidas como assistências para o adversário ou transviadas. Falcao então, é um caso notório de que ainda não está na sua melhor forma.

Sem comentários: