domingo, 20 de março de 2011

Jogo da Liga - FC Porto 3 Académica de Coimbra 1

Na partida referente à 24ª jornada da Liga Zon/Sagres o FC Porto conseguiu mais uma excelente vitória. Após este triunfo, a equipa de André Villas-Boas pode fazer a festa do título no Estádio da Luz, quando defrontarem o Benfica à 25. ª jornada.
O técnico decidiu poupar Sapunaru e Otamendi, porque faziam parte do grupo de seis jogadores que estavam em risco de exclusão por acumulação de amarelos.
A primeira parte começou com o FC Porto a dominar mas sem tirar proveito desse domínio e   foram os “estudantes” os primeiros a chegar ao golo. Decorria o minuto 31, quando numa jogada de contra-ataque, conduzida por Sougou na direita, Addy, no coração da área, picou a bola por cima de Beto. Uma pequena "traição" do ganês que está na Briosa por empréstimo do FC Porto.
Antes do intervalo, destaque para uma boa jogada individual de Hulk. O brasileiro rompeu pelo meio e obrigou Peiser a brilhar para evitar o tento do empate. Peiser defendeu com os pés o remate do “Incrível”.
Na segunda parte, nota alta para os pequenos retoques que André Villas-Boas fez no seu onze.
No início da segunda parte, era visível a predisposição da equipa do FC Porto para tentar mudar o rumo dos acontecimentos, situação que levou os “dragões” a imprimir mais velocidade nas suas acções ofensivas.
Aos 54, os portistas chegaram mesmo ao empate. Belluschi conduziu a bola até à entrada da grande área, deixou para Guarín, e o colombiano, com um remate de pé esquerdo, igualou a contenda. Quarto jogo consecutivo a marcar de Guarín.
Aos 60, e já a pensar na partida frente ao Benfica, Villas-Boas tirou Fernando, em risco de exclusão, para colocar João Moutinho.
O 8 do FC Porto ainda nem tinha tocado na bola quando a sua equipa consumou a reviravolta no resultado. Depois de um canto batido da direita, Maicon, de cabeça, completou a cambalhota no marcador.
O terceiro golo acabou mesmo por chegar aos 74 minutos. Depois de Rolando ter mandado a bola à barra, Varela, com um remate forte, fez o tento para os “dragões”.
Antes do final, Villas-Boas ainda fez algumas poupanças. Retirou Varela e depois Hulk, para as entradas de Ruben Micael e Mariano, respectivamente.
Pouco tempo depois, final da partida. O FC Porto fica apenas a uma vitória do título de campeão nacional.
Estádio do Dragão - Assistência: 46.006 espectadores. 
Árbitro: André Gralha, de Santarém.
Marcadores: 0-1, Addy, 31 minutos. 1-1, Guarin, 54. 2-1, Maicon, 62. 3-1, Varela, 73.
FC Porto: Beto, Fucile, Rolando, Maicon, Alvaro Pereira, Fernando (João Moutinho, 60), Guarín, Belluschi, Hulk (Mariano, 80), Falcao e Varela (Ruben Micael, 75).
(Suplentes: Helton, Sereno, James Rodríguez, Rúben Micael, Cristian Rodriguez, João Moutinho e Mariano).
Académica: Peiser, Pedrinho, Luiz Nunes, Berger, Addy, Diogo Melo, Nuno Coelho, Hugo Morais (Bischoff, 75), Hélder Cabral (Laionel, 46), Sougou e Diogo Valente (Carreño, 67).
(Suplentes: Ricardo, Pedro Costa, Paulo Grilo, Bischoff, Pape Sow, Laionel e Carreño).
Acção disciplinar: cartão amarelo para Diogo Melo (12), Maicon (28), Hugo Morais (38), Addy (49), Belluschi (53), Diogo Valente (56) e Luiz Nunes (65).
Tal como vi o jogo na primeira parte, parecia que as coisas se iriam complicar para o lado dos dragões. Ainda bem que Villas-Boas rectificou as marcações e fez entrar Moutinho para o meio-campo. Depois das alterações processadas os azuis e brancos passaram a jogar muito melhor acabando por fazer jus à vitória!

Destaques da equipa azul e branco
Beto - Não jogou mal mas dá-me a impressão que não tem estatura para guarda-redes. Nos lances aéreos sobre a baliza e pontapés de canto parece-me muito falível.
Fucile - Bom nos lances ofensivos e menos bom a defender.
Rolando - Exibição manchada pela "abébia" que deu no lance do golo da Académica. No resto esteve bem.
Maicon - Muito bom o cabeceamento que deu o segundo golo ao FC Porto e alternou com altos e baixos a defender e a atacar.
Álvaro Pereira - Uma exibição razoável, já lhe temos visto fazer muito melhor.
Fernando - Uma actuação abaixo das que nos habituou.
Guarin - Muito bem! Não só pelo excelente golo que marcou, mas também a jogar e a fazer jogar.
Belluschi - Alternou o bom com o menos bom.
Varela - Não fora o excelente golo que marcou e teria nota negativa. É um dos casos de abaixamento de ritmo. Joga lento, assiste mal os companheiros e deixa-se antecipar com facilidade.
Hulk - É outro dos elementos da equipa que me parece estar a passar uma fase menos boa.
Falcao - O Falcao antes de se lesionar estava a jogar muito bem. Lesionou-se esteve muito tempo parado e agora parece estar à procura da sua melhor forma. Para já parece estar a jogar só a 50% do seu rendimento normal.
Moutinho - Logo que entrou a equipa passou a jogar muito melhor!
Mariano - Após a longa paragem sem jogar, surgiu agora sem ritmo para grandes voos. 
Rúben Micael - Teve alguns lances mais ou menos, mas falhou um golo à boca da baliza o que prova que está sem ritmo e fora de forma.


Sem comentários: